23/12/21

Aguardemos o desfecho
















Antes de acompanhar a série Acesso Total (finalizada ontem), eu tinha uma admiração enorme pelo Kanu. Principalmente por ser prata da casa, além de um bom zagueiro, é claro. 

Mas à medida em que eu assistia os episódios, ficava com impressão diferente de muitos torcedores. O fato de gritar palavrões no vestiário nunca me soou como liderança. Na verdade, o ambiente interno de futebol é algo fútil, acéfalo..

Enfim, o tal líder deixou clara impressão de que só joga por dinheiro, bicho ou incentivo extra. 

Nada contra, afinal, são profissionais. Mas jogador de futebol já recebe muito bem e, em tese, o salário mensal é para entrar em campo para vencer. Só que a "dedicação a mais" só vem com os extras. 

Diante desse quadro, surge a notícia de que o Kanu deixou claro que não tem interesse em renovar com o Botafogo. E a partir de junho, entrará na mesma situação do Navarro, podendo assinar pré-contrato com outro clube e sair de graça no início de 2023.

Surgiu a notícia de um suposto interesse do Corinthians no zagueiro para agora. Ofereceriam um valor, abatimento de dívida na casa dos R$2 milhões e mais jogadores em definitivo ou empréstimo.

Eu só espero que, se houver a negociação, o GLORIOSO não aceite esmola e/ou refugos que são reservas do reservas. E mais: Que não cometa o mesmo erro de ceder o Kanu em definitivo e pegar empréstimos, podendo o Corinthians pegar de volta ou vender quando bem quiser. Igual, por exemplo, no caso do Rabello e Gabriel (Atlético/MG).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

18 comentários:

J. Daniel disse...

Que o Kanu seja é um bom zagueiro, ninguém dúvida, mas a exemplo de outras atletas que se projetaram graças ao Botafogo e não fizeram o mínimo para renovar contrato, este é mais um caso de ingratidão. Se o Kanu estivesse em qualquer time da série A, eu tenho muitas dúvidas se seria titular absoluto. Acho que a diretoria deveria se movimentar para negociar imediatamente o jogador, desde que não seja trocado por vinte pares de chuteira, senão vai sair de graça, como aconteceu com o Navarro e tantos outros. São exemplos de bom futebol e péssimo caráter. SA.

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, o problema hoje é vender o Kanu e vir outro Gilvan. Se for para ser assim, prefiro ficar com o Kanu (mesmo ele sem vontade) e perdê-lo de graça no final da temporada.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ele tem todo o direito de não desejar renovar o contrato, da mesma forma que se não estivesse correspondendo às expectativas, o Botafogo teria o direito de não desejar a renovação.
É a regra do jogo.
O que não pode e acho isso inadmissível é a postura divulgada em algumas negociações, como a fala do vice V. Assumpção em relação ao M. Benevenuto:

“Benevenuto já declarou que quer ficar no Fortaleza. Estamos dialogando, tentando achar as melhores condições, que sejam boas para ele, como jogador e profissional. Respeitamos a vontade dele, mas olhamos o lado do clube. Estamos procurando encontrar as cifras pelas quais achamos que ele possa ser vendido para termos desembolso de caixa e investir em outro jogador(...)"

https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/9667420/botafogo-aceita-negociar-marcelo-benevenuto-por-boa-proposta

O regime é profissional e se existe uma multa ou algo equivalente para sair antes do prazo, que se responsabilize pelo pagamento e siga o caminho que bem desejar.
O futebol não é voluntariado e por isso eu entendo que o Kanu deseja sair, assim como procedeu o Navarro em busca de melhores condições de trabalho... O que não aceito é essa postura "submissa" do Botafogo às vontades dos jogadores quando desejam sair...
Alguns alegam que é melhor negociar do que ter um jogador insatisfeito... É um pensamento e sem dizer que está errado, não concordo.
O I. Rabello, hoje no A. Mineiro, recebeu uma proposta em 2018 de um clube da Chechênia e recusou, mesmo tendo o Botafogo aceitado a proposta. Tudo dentro do contexto...
Para terminar, muitas dessas posturas de hoje são reflexos de várias e várias péssimas negociações.
Todas as decisões tomadas por uma Organização, são em última análise um comunicado ao público interno e externo.
Para terminar, não há garantia que o Kanu terá um desempenho satisfatório, mesmo hoje não tendo concorrentes; assim, não necessariamente nos últimos seis meses de contrato o eventual interessado de hoje confirmará a proposta. O Navarro foi bem e contou com a mais completa e absoluta inoperância do R. Moura.
Kanu, por enquanto parece fazer a mesma aposta do Navarro.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo integralmente. É tudo consequência de anos de descaso, amadorismo e falta de gestão no clube.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Li um comentário interessante: ao lado do Carli qualquer zagueiro joga bem. Gosto do Kanu, mas não sei se ao lado de um zagueiro que não tenha experiência vá se dar bem. E digo isso porque sem o Carli a zaga do Botafogo era uma tragédia, com o Carli até o péssimo Gilvan foi razoável.
Uma pena que os jogadores hoje não tenham um mínimo de empatia com os clubes formadores, já foi o tempo.
Mas também há de se considerar a completa falta de inteligência nos contratos, e é sempre o clube que sai perdendo.
Kanu, quer ir embora, sem problemas, boa sorte, mas lembre-se, o Botafogo está entrando numa nova fase e, se é só dinheiro que interesse, tchau. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, tanto é verdade, que ele passou maus bocados ao lado do Gilvan.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, e pensar que um dia deixaram o Gerson Canhota, Craque, Capitao e Lider, sair do Botafogo e sem que ele desejasse mudar de clube.
Chega a ser surreal ver o Botafogo tentando manter o Navarro e o Kanu, sabendo que um dia deixou o Canhota ir embora.
Não é difucil explicar o jejum, a divida colossal...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é tudo autoexplicativo. Hehehe
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Márcio, eu ia comentar exatamente e que você comentou sobre o Canhota, e vou mais longe: quem viu o Botafogo se desfazer de Didi, Mauro Galvão, Amarildo, Amoroso,PC Caju, Jairzinho, Dodo, e muitos outros grandes jogadores, lamentar a saída de 2 jogadores que ainda estão longe do patamar de grandes jogadores é uma tristeza que nossa torcida esteja tão carente. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, temos a vocação para o erro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sergio, sem esquecer do "problematico" Seedorf, que desejou mudar tudo muito rápido...
Só porque jogou no Ajax, Real Madrid e Milan...
Que cara exigente!
SA!!!

Adelson disse...

Cono senpre, não contratamos peças de valor e ainda perdemos os medianos do time. Ficarão só as barangas.

Jacob disse...

Não tive saco de asssir a essa série. Só vi a 1° e a achei mto ruim. Mal editada, mal feita e recheada de palavrões em todos os níveis. Se o que vc falou do Kanu é vdd, entra no time do Navarro, ou seja, passo a ser torcedor contra o sucesso deles. Simples assim.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o errado era ele. Hehehe

Adelson, é uma triste rotina.

Pai, o Kanu passou a série inteira só feliz quando tinha bicho e xingando em vestiário. Mais do mesmo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Essa conversa de liderança, por vezes é confundida no futebol dito moderno...

Há uma história da copa de 1962 muito interessante, antes do confronto frente a Espanha, NILTON SANTOS repreendeu Didi :

"(...)pouco antes de entrar em campo para Brasil x Espanha na Copa de 1962, em Viña del Mar, no Chile, Didi abandonou a habitual elegância e teve de ser acalmado por Nilton Santos. “Vou mostrar para esse filho da puta que sei jogar bola”, esbravejou o inventor do chute folha seca. A mãe em questão era a de Alfredo Di
Stéfano, ídolo argentino que defendia a seleção ibérica, a quem o brasileiro sempre acusou de tê-lo boicotado no Real Madrid, e que, machucado, assistiria ao triunfo canarinho das tribunas. “Vai jogar tua bola, não vai mostrar nada a ninguém”, repreendeu a Enciclopédia do Futebol. "

https://placar.abril.com.br/coluna/entorta-varal/local-sagrado-como-funciona-a-montagem-de-um-vestiario-profissional/

Eu fico imaginando, como seria um "acesso total" em um time com NILTON SANTOS, Didi, Garrincha, Amarildo Zagallo, Pampolini, Manga, Rildo, Quarentinha, Gérson Canhota, Roberto, PC Caju e Jairzinho...
Iriam ficar sem saber o que fazer, dada a quantidade de lideres, técnicos, táticos, gerais...
O PC Caju diz que o coletivo parecia jogo, dada a quantidade de craques nos titulares e nos reservas.

Para terminar, estou na mesma linha do Jacob, a diferença é que não assisti a um único episódio.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, te conhecendo um pouco aqui pelos comentários, tenho certeza de que se você assistisse, teria as mesmas impressões que eu tive. E praticamente todas desagradáveis. Rs
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...

Pra mim o Kanu é carta fora do baralho. Jogar com má vontade e fazendo "panelinha" é melhor que se vá, e seja feliz no seu novo clube. O jogador muitas vezes não pode ser responsabilizado pelo amadorismo que tem sido a marca registrada dos dirigentes que sempre estiveram a frente do alvinegro. Com poucas excessões, quem não era ladrão, era amador, desde sempre. Feliz Natal para todos os botafoguenses.

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, mas a má vontade vem do caráter da pessoa. Por exemplo, o Navarro foi extremamente profissional durante todo o segundo semestre dessa atual temporada.
Abs e SA!!!