07/12/21

Hora de começar a estourar
















Tudo indica que o Matheus Nascimento será mais observado e efetivado entre os profissionais em 2022.

Palavras do Eduardo Freeland:

"- O Enderson adorou o atleta, acha que ele é acima da média. Ao longo da temporada, discutimos muito qual era o momento de ele ser cedido ao sub-20 e qual era o momento de ele ficar no profissional. Evitamos tirá-lo das convocações da Seleção Brasileira, que só no segundo semestre foram três, porque entendemos que a Seleção dá experiência e visibilidade. A gente tratou esse ano muito mais como uma transição".

Estou longe de criticar o rapaz, afinal, ficou claro que mesmo no último estadual e Série B, o futebol ainda distingue os homens das crianças. 

As poucas oportunidades não foram bem aproveitadas, mas não para desconsiderar todo o contexto em que ele foi lançado (na maioria das vezes com o time perdendo e na bagunça que era o esquema do Mecânico Chamusca). Talento, dizem, ele tem de sobra. Que seja trabalhado e aflore logo, afinal, apesar de jovem, quando o cara é craque (ou com potencial), logo fica evidente.

Vamos torcer...e aguardar.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

9 comentários:

Marcio disse...

Considerando todo o contexto em que recebeu as primeiras oportunidades, afirmo que até um Gerd Müller, que era do tempo que centroavante marcava gols e não o zagueiro adversário, teria enormes dificuldades.
O que é interessante e isso não se relaciona com fazer uma defesa apenas do M. Nascimento, faço de forma geral, é que em 2020 e com 16 anos recebeu 11 oportunidades na série a, com um time completamente bagunçado, desmotivado... Uma completa zona!
Depois que o time engrenou na série b 2021, não teve oportunidades... Mas o R. Moura foi a campo em todos os jogos, 34 para ser mais específico, e fez apenas um gol.
O M. Nascimento pode até não se tornar um grande centroavante, mas nada justifica terem insistido no péssimo R. Moura.
E essa conversa de que é bom de grupo, que é experiente me faz lembrar da despedida do Iniesta no Barcelona:

"(...)Sei o que significa a exigência de jogar ano a ano, sei o que é ser capitão desse clube... E sendo honesto comigo mesmo e com o Barça, que me deu tudo, entendo que minha etapa acaba esse ano pelo simples fato de que esse clube, que me acolheu com 12 anos, merece o melhor de mim como fiz até agora. No futuro próximo não poderei dar esse melhor de mim tanto no físico como no mental”

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/27/deportes/1524826401_242209.amp.html

E esse é nada mais nada menos do que o Iniesta, um dos maiores jogadores de meio de campo que vi jogar, que se olharmos quem anda frequentando o meio de campo do Barcelona, não é difícil afirmar que ainda tem vaga...
O fato é que o Navarro, que de fato foi muito bem, não teve concorrência pela posição e por isso o Moura não pode permanecer e impedir a chance do Nascimento mostrar ou não que tem valor.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, esse foi o grande problema....depois de terminar o ano com algumas oportunidades na bagunça de 2020, ele iniciou 21 sendo reserva do Rafael Moura e entrando apenas faltando 10 minutos e com os jogos perdidos ou no péssimo time do Chamusca.
Abs e SA!!!

Ricardo Rocha disse...

Mateus Nascimento é um engodo.

Sérgio Di Sabbato disse...

Guardadas as devidas proporções, o Matheus Nascimento que vi no sub 20 foi um jogador inteligente, habilidoso e que sabe encontrar espaços, ao contrário, nos profissionais eu vi um Matheus Nascimento que parecia uma barata tonta correndo atrás de atacantes adversários e jogando deslocado pela extrema completamente fora de posição e sintonia.
Acho que a maioria dos treinadores anteriores ao EM conseguiram queimar muitos jogadores e quase iam queimando o MN e o RN. É sempre bom lembrar que o Rafael Navarro ano passado e no começo dessa temporada não dava mostras de que seria um jogador bastante interessante como foi na série b.
Naturalmente não dá para comparar essa geração de jovens atuais com os do período de ouro da base alvinegra, mas cá prá nós, você subir tendo ao lado um Nílton Santos, Garrincha, Didi, Gérson, Leônidas, Manga e companhia de um time que jogava um futebol que encantava e sabia o que fazia em campo, atualmente é bem diferente, qual a referência que essa garotada têm? Lembra do Vitinho? Pois é, se não fosse a orientação do Seedorf eu duvido que o garoto tivesse evoluído tanto.
Acho que bem orientados e com um treinador que saiba montar um esquema que atenda às características dos seus jogadores, não só o MN pode surpreender mas também alguns outros jogadores que tem se destacado na base. O que é preciso é saber trabalhar a garotada. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, estou longe de achar um engodo...assim como estou longe de achar um diamante como muitos tentam pintar. Para mim, está na hora de começar a se provar entre os homens, afinal, já tem fama entre os garotos e certamente já recebe salário de gente grande. Mas não desconsidero a possibilidade de ser diferenciado.

Sim, Sergio. Concordo contigo. A impressão que tive, é que ele se assustou ao sair de jogos entre crianças e passar a encarar adultos.

Abs e SA!!!

Kim disse...

Considerando que ele tem idade de sub17 (juvenil) e é titular do sub20 (juniores), algum futebol ele deve ter.

Rodrigo Federman disse...

Kim, não estou dizendo que não....e nem que sim. Mas para mim, a diferença de sub qualquer coisa para profissional é muito maior do que entre as categorias de base que são todos meninos. Com adulto a parada é outra. E ele sentiu. Vamos ver se desabrocha agora.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Engôdo titular em todas as seleções brasileiras seria o melhor engôdo já criado no Botafogo. Menos Ricardo! E foi convocado por ser artilheiro também nos campeonatos onde participou. Gatito. Kanú, Navarro eu o Matheus jogaram no Botafogo rebaixado e nenhum dos 4 conseguiu mostrar nada naquele amaldiçoado time, sem gestão, sem planejamento, sem moral. Sem vergonha. Mas em outro ambiente pode sim mostrar que amadureceu e aí sim teremos condições de julgar seu futebol.

Rodrigo Federman disse...

Concordo contigo, Paulo.
Abs e SA!!!