30/12/21

Merece ficar














Notícia retirada do FogãoNet:

"Após pedido de garantias de elenco competitivo, Enderson responde ao Botafogo que fica".

Meu comentário: Não é o treinador dos sonhos (e até o momento, falta um trabalho bom em clube grande na Série A), mas fez por merecer a continuidade, pois foi determinante na recuperação do Botafogo na segunda divisão.

Por esse motivo, vale o voto de confiança e sucesso ao Enderson.

Mas eu só não gosto da ideia do clube buscar apenas indicações de treinador. Eles passam e os encostos (na maioria das vezes) ficam. E, querendo ou não, todo "professor" tem seus queridinhos ao longo da carreira...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

PAULO FERNANDO disse...

Meritocracia pura Rodrigo. Meu sincero desejo é que ele consiga mostrar na primeira divisão que é sim um técnico preparado e mais equilibrado (essa era uma das maiores críticas a sua postura em campo). Não o equilíbrio de temperamento dentro das 4 linhas, pois em se tratando de Botafogo acho importante alguém mais incisivo. O equilíbrio de que falam é o de manter o time com foco em um período maior de tempo. Essa é a crítica ao trabalho dele. Por enquanto mostrou que conseguiu superar essa questão, pois o time ficou bem focado. Outr questão é saber como ele performa com um time de mais qualidade técnica, lembrando que um grupo mais qualificado tem também mais gestão de pessoas do que um time médio o de cada um precisa mostrar superação para ser titular. Enfim, ele terá também que mostrar evolução na série A.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Paulo. Inegavelmente ele mereceu essa permanência e terá mais uma chance em time grande na Série A. Agora também precisa mostrar algo por lá. Continuo achando um treinador médio (nada de especial), mas como foi determinante em 21, acho justo iniciar a temporada.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Salve, Rodrigo e amigos. Dentro da nossa realidade - do clube e do próprio futebol brasileiro - não saberia indicar um treinador que gostaria de ver no Botafogo.
Não conhecia o Vojvoda - nem sei o nome direito, que se destacou no Fortaleza. Tem aquele outro argentino, Becaccece, ou algo assim. Mas mal conheço seus trabalhos, características, etc. Isto é atribuição do diretor de futebol.
Sei que os badalados de sempre - Mano Menezes, Dorival Jr, Abel, e mesmo os mais jovens, tipo Renato Gaúcho, R. Ceni, F. Diniz, nenhum destes me encanta.
Melhor, indiscutivelmente, a permanência do EM, que fez por merecer, com um trabalho que foi determinante na extraordinária recuperação do Botafogo na série B, salvando o ano que caminhava inexoravelmente rumo ao desastre.
Quanto à política de indicação de jogadores pelos "professores", da qual divirjo, espero que o clube se estruture e passe a ter um setor de mapeamento de mercado, inteligência, prospecção, sei lá, e seja eficiente em suas contratações. Simples assim.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, de pleno acordo. Minha única preocupação (no momento), é saber que os dois primeiros reforços podem ser duas indicações do EM. Nem entro no mérito se são bons ou ruins (realmente não conheço os dois que estão sendo especulados), mas espero que tenha sido feito um estudo e acompanhamento dos atletas...não buscando as contratações apenas por terem sido indicados.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Os resultados apontam que o E. Moreira merece continuar comandando o Botafogo.
Conforme consta no Post, o problema é seguir as indicações do técnico nas contratações dos jogadores...
Se os técnicos vivem reclamando que o calendário não permite tempo para treinamentos, já que os jogos se atropelam, é lógico afirmar que também não encontram tempo livre para acompanhar os muitos jogadores em múltiplos campeonatos e fazer uma análise objetiva.
Agora mesmo as noticias dão conta de que a pedido do E. Moreira, o Botafogo negocia com V. Lopes, que rescindiu com o Goiás...
Em 2021 o referido jogador esteve à disposição em 25 jogos e foi a campo em 18 oportunidades; das 18 vezes em que foi a campo, em 14 foi escalado entre os 11 inicias.
Só que na série B 2021, em tese o mais importante para o Goiás, de um total de 13 jogos à disposição, iniciou como titular em apenas 2 jogos e em 4 entrou com o jogo em andamento e, obviamente, em 7 não saiu do banco.
Claro que são apenas números e não assisti uma quantidade mínima de jogos deste jogador para emitir uma opinião mais lógica... Mas o E. Moreira trabalhou com ele no Goiás em 2020, de 28 de setembro a 17 de novembro...
É jogador para ser desenvolvido, já que tem 22 anos?
Chega para ser titular?
É para fazer parte do elenco?
E o departamento de futebol/inteligência aceitou a indicação por não ter um nome com capacidade?
Em resumo, reafirmo que o E. Moreira faz por merecer iniciar a temporada no comando, uma decisão acertada da diretoria, mas aceitar indicações acho uma temeridade, considerando que aceitaram as do técnico anterior, "rei dos acessos", e a grande maioria não trouxe resultado positivo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Amanhã a gente sabe que o treinador de hoje não mais estará no clube...mas aí ficam as bombas por eles indicados e que não serão utilizados pelos próximos comandantes.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO e amigos do CB, na atualidade o futebol é um bom negócio para a maioria dos dirigentes, empresários do ramo, treinadores e jogadores. Visam o lucro fácil com as negociações "mandrake$$$".
A paixão do torcedor é vista como um simples detalhe, sem muita importância.
Vamos aguardar para ver o que acontecerá com o BOTAFOGO nessa nova empreitada.
Um Feliz 2022 para todos os amigos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Jota, infelizmente essa é uma realidade e verdade. Excelente 2022, meu amigo!
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Acho que merece uma chance sim, pois sua chegada melhorou muito o time do Botafogo e a subida e o título foram fundamentais.
Quanto aos reforços, deixa com os profissionais que v~´ao arcar com as consequências das boas ou más contratações, afinal a grana é deles, nada de indicações de peixes de treinador. Abs e SB!

PAULO FERNANDO disse...

A diferença que parece presente nessa compra da SAF é que o J.T. é do ramo de mídia digital e pra esses caras a audiência, volume de torcedores e engajamento são coisas relevantes. Se assim for os torcedores passam a ser parte importante das previsões de receitas dele. Outra coisa muito esquisita que tenho ouvido em parte da imprensa é que o cara vai aportar quase $ 200 M anuais no futebol, sendo $ 160 M em folha e $ 40 M em demais despesas, mas e as receitas que a SAF terá (futebol tem com transmissão de jogos, premiação, imagens, royalties, etc...)?
Parece até que o cara é sócio do banco central ou de uma gráfica de dinheiro e vai só imprimir e colocar no Botafogo! Não é um investidor, é um "Midas". Tem muito palpiteiro do "trem da alegria" esquecendo que existem contas de "passivos" e pela tal de "partida dobrada" existe em paralelo uma conta de "ativos" também. É claro que ele vislumbra LUCRO e essa conta deve fechar pra ele.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o meu medo é continuarem deixando o Freeland cono responsável por contratações.

Paulo, e que essa conta feche para ele e o Botafogo seja bem reforçado.

Abs e SA!!!

Jacob disse...

Pelo que fez merece continuar pra mostrar sua capacidade. Até porque, em princípio, pra 22 pode ter possibilidade de contratar jogadores de melhores qualidades. Ademais (que termo mais antigo), pra ter um Luxemburgo da vida nessa eterna dança das cadeiras desses caras chatos e ultrapassados. Então, que lhe seja dada a devida e merecida oportunidade de mostrar seu valor técnico. Quanto às suas indicações, bem, isso é da sua vontade mesmo, não há o que questionar. Qualquer um, mesmo o Guardiola (e não tô comparando) tem seus preferidos (sem comparar).

Rodrigo Federman disse...

Discordo, Pai. Tem que questionar sim. Pedir números e comprovações de que a indicação é boa e justificaria tal investimento. Não apenas por ele gostar do jogador. Até porque, nessa merda de futebol brasileiro, os "professores" atualmente gostam de jogadores "bons de vestiário". Eu quero saber de quem pode decidir dentro de campo e com a bola rolando. Essa fórmula de trabalho no Botafogo precisa de um fim. Urge a necessidade de um departamento ou head scout efetivo e permanente.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Pra isso dizem que tem um grupo interno, incluindo, o Braga encarregado de fazer esse trabalho de pesquisa/avaliação. Ele indica e o grupo compra ou não das propostas.

Rodrigo Federman disse...

Pai, o JB analisa aspectos financeiros. A questão maior é o aspecto técnico. Isso ele não tem conhecimento para avaliar. E por causa disso todo ano chegam vários Marcinhos e Warleys da vida.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Penso que o mais próximo do ideal seria o técnico indicar o perfil de jogador que deseja e o departamento de futebol apresentar-lhe os nomes que se enquadram no perfil que o técnico deseja e também no do Clube.
Embora eu não seja favorável aos técnicos por aqui fazerem indicações, não vou dizer que estão proibidos de fazê-las, mas devem ser estudadas em seus mínimos detalhes...
Os técnicos mal chegam aos clubes e se colocam a indicar este e/ou aquele jogador sem se darem ao trabalho de verificar se há nomes que são do clube, sejam base ou emprestados, que possam ser utilizados.
Eu posso estar completamente enganado, mas a minha sensação é de que todas as indicações feitas pelos técnicos do Botafogo são aceitas sem maiores questionamentos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio. Penso igual.
Abs e SA!!!