10/12/21

O tempo está passando...























Já tem praticamente 30 dias que o Botafogo confirmou o seu retorno à elite do futebol brasileiro.

Tempo que, em minha opinião, foi desperdiçado. Era hora de, em paralelo à briga pelo título, terem iniciado os processos de renovações e contratações dos reforços. Mas não, esperaram a última rodada, o churrasco pós-conquista e aí sim, parece que sentaram para discutir o planejamento de 2022.

Resultado: Dificuldade extrema para manter os poucos destaques (e que realmente valem a pena) e uma inércia que preocupa demais, considerando já ter passado um mês.

O presidente Durcesio Mello falou sobre a movimentação da diretoria:

"- O Enderson e o Freeland vão ficar. São importantíssimos nesse projeto de 2022. A gente está tentando viabilizar recursos para contratar alguns jogadores já e também para renovar com os atuais. Estamos muito próximos de eu anunciar esse recurso para poder começar as contratações em janeiro".

Desculpe, mas, repito, era algo para ter começado a pensar, discutir, negociar desde meados de novembro...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

JorgeFS disse...

Entre propostas contrapropostas, o Gatito certamente vale um bom contrato desde que nao sufoque o já combalido cofre alvinegro, que precisa da inegável qualidade do atleta mas sem suicídio financeiro,
É melhor deixar algun para renovar com o RM rsrsrs

Jorge Luiz vieira disse...

Bom dia, Rodrigo e amigos! Concordo, estamos muito parados já era pra estar contratando...
No mais, um amigo meu gremista doente ,me disse hoje que o Diego Souza estava fazendo a entrega do apto que residia em Porto Alegre e que perguntado por um repórter disse estar acertando sua volta para o nosso Botafogo...o que os amigos acham, caso seja verdade?
SAN e abs

Eduardo Samico disse...

Salve Rodrigo, amigos...

Cara, o que me preocupa é o fato de o Freeland não me inspirar a menor confiança. Trata-se do gestor que manteve, e queria manter por mais tempo, o Chamusca, que trouxe Rafael Carioca, He-Man, Ricardinho, Marcinho...

Pelo que me consta a situação do Botafogo continua prá lá de periclitante. E, salvo engano, li em algum lugar que o clube só irá receber uma grana mais alta, por conta da participação na série A, mais lá para meados do 2º trimestre. E o ci-i-ôu J. Braga vem atuando de modo a não compactuar com loucuras financeiras e rolos contábeis de outros carnavais que nos trouxeram até aqui.

Mas, tomara eu esteja me preocupando à toa, a dupla Freeland e EM, com o auxílio de profissionais para mapear/garimpar o mercado de jogadores (o Botafogo contratou uma empresa, não foi ?), consiga encontrar bons valores sem fazer nenhum tipo de loucura e a gente tenha uma série A em 22 sem sobressaltos. Tomara... (putz ! pra que eu fui lembrar que o Freeland atendeu o pedido do EM e trouxe aquela draga daquele Luis Henrique ? )

Abs

Eduardo Samico disse...

Ah, em tempo, o Marcio em comentário à postagem anterior disse: "O Grêmio, segundo as informações, tem uma folha de 14,5 milhões de reais e vários renomados no elenco... E foi rebaixado!
Folha salarial do Fortaleza, 3,3 milhões de reais... 4º colocado e classificação para a Libertadores.
São Paulo, folha salarial de 13 milhões... 13º colocado.
Isso significa que sem desprezar a importância do dinheiro, ter competência na hora de investir é primordial.
Não adianta ter o orçamento do Bayern e acreditar que o resto se arruma."

Perfeito !

Eu complemento, com a postagem do Matheus Mandy em seu twitter (@matheusmandy): "Em CLT, na folha salarial da Série A, Grêmio (5ª), Bahia (10ª), Sport (14ª) e Chapecoense (20ª) foram os rebaixados. América-MG com 17ª folha, consegue vaga na Libertadores. Menção honrosa ao Atlético-GO, 18ª folha."

Sem competência, profissionalismo, precisão, pouco adiante dispor de milhões... É dinheiro jogado fora.
Seria interessante saber das folhas salariais, ou dos custos com o futebol profissional (elenco, treinador, comissão técnica), dos times das séries A e B.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Jorge, mas mesmo o Gatito, nada de aumento salarial não!

Jorge Luiz, quando quer jogar ele é muito acima da média aqui. Mas é caro.

Eduardo, para mim também. O Freeland é fraco. E diferente de parte da torcida, assistindo o Acesso Total, está ficando ainda mais evidente como ele é fraco.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Jorge Luiz, eu não quero mais saber de Diego Souza no Botafogo.
O cara chegou com status de craque e projeto de ídolo. Recebido com festa em GS, falou da mãe, torcedora do Botafogo, etc e tals.
O tempo em que por aqui jogou sempre pareceu estar acima do peso e fora de forma.
Quando reapareceu no sul aparentava estar fininho e em boa forma. Não sei como se saiu por lá.
Por aqui não demonstrou estar muito a fim de nada, não. Tem bola, mas parece que já não tem mais gás.
O Botafogo precisa de jogadores comprometidos e interessados.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, eu também acho que figurinha repetida não interessa mais. Não completa álbum.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Amigo, estou tão enjoado dessas notícias do Botafogo e em geral do combalido e falido futebol brasileiro que a cada dia que passa fico mais sem vontade de acompanhar o velho esporte bretão, talvez seja a idade e a paciente vai se esvaindo.
Depois de exposto digo de forma bem simples: não espero nada do Terralivre pelo histórico desse ano, em especial ao manter o mecânico e aceitar os peixes perebas dele. Espero estar enganado, mas de onde menos se espera é daí que não sai nada mesmo já dizia o Barão de Itararé. Repito, espero estar enganado, mas em se tratando de Botafogo sempre somos enganados. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, somos dois. Eu infelizmente não consigo confiar no TerraLivre! E, repito, assistindo ao Acesso Total, fico ainda mais preocupado. Espero, muito, queimar a língua.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Como sabem, sou botafoguense aqui de Poa e me comunico muito com esse blog que muito admiro e com todos que aqui transitam.
Vejo muito jogo e treino por aqui e tenho indicações de atletas por observação. Não ganho nada com isto, sou advogado de carreira. Só que respiro futebol muitas horas por dia.
No passado, tive contato com gente do clube, fazendo observações sobre atletas que via por aqui.
Nesses novos tempos, nada.
Gostaria que me indicassem alguém a quem eu pudesse falar em nomes daqui com a circunstância que o clube precisa e nas condições do clube: salários relativamente baixos para os padrões que precisamos. A análise fica por conta dos responsáveis pelo clube.
Os nomes sulinos são de um lateral que atua nos dois lados, esquerdo e direito, um segundo volante muito jovem e que está sendo mal aproveitado onde se encontra, e um atacante de lado, de velocidade. Em princípio, não falo os nomes por aqui. Mas se em privado quiserem que nomine (para exame de alguém do clube) não tenho dúvida. Repito, não tenho nada profissional com o futebol, apenas seria fornecimento de observações de quem tá perto e até treinos e equipes de transição acompanha por aqui. Abraço e sds alvinegras
Paulo de Poa
Posso fornecer meu mail

Rodrigo Federman disse...

Muito bom, Paulo. Seria muito legal, mas infelizmente não tenho nenhum contato no clube. Já tentou enviar um e-mail ao Fale Conosco pelo site oficial?
Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Problema do Diego Souza é uma dividazinha deixada pelo famoso comitê cerca de mais de 3 milhões já que existia o famoso gatilho criado na administração do Anderson barros e rompido sem pagar.
Como o Jorge braga é diferente não rasga dinheiro não tome como surpresa se vier nos moldes do Joel carli.
Quanto a forma física do Diego Souza não tome como exemplo ele no Botafogo e sim nos times que jogou no Botafogo atual escolhe camisa nessa concordo com o Rodrigo.

Marcos Antonio disse...

Interessante a participação Em bola da vez na espn do Ederson Moreira.
Segundo Ederson quando o freeland convidou ele o mesmo perguntou o que estava acontecendo com Joel carli já que era fã do seu futebol e não estava sendo aproveitado.
Freeland falou que p Joel Carli desde de janeiro que só treinava e por opção do chamusca não era escalado falou que ele tinha tido um problema mais já tinha se recuperado,
Cada dia mim convenço da falta de inteligência do mecânico.
Sou contra sair dispensado técnicos mais o mecânico passou da conta.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, e a falta de pulso do Freeland, aceitando o Carli no banco do Gilvan sem exigir explicações do Mecânico.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Acho que ainda estão em ritmo de comemoração.
Alguns detalhes da próxima temporada não podem ser ignorados.
Por entrar direto nas oitavas da Copa do Brasil, o Botafogo iniciará a disputa provavelmente em maio, o que permite trabalhar tranquilamente a equipe durante o Carioca. Trabalhar e chegar à fase decisiva, claro!
Um outro detalhe importantíssimo é que 15 dos 20 clubes que disputarão a série A 2022 estarão envolvidos em competições continentais, que atravessam toda a temporada brasileira.
Serão no máximo 15 jogos no carioca, 38 brasileiro e no máximo 8 jogos na Copa do Brasil; total de 61 jogos.
O Botafogo precisa trabalhar de forma muito precisa na montagem do elenco e assim fazer uma série a "tranquila", claro que chegando à fase decisiva no Carioca e disputando a Copa do Brasil estando preparado para avançar.
De nada vai adiantar se não utilizarem o tempo disponível para resolver os problemas imediatos, já que a série B terminou mais cedo do que a A e o Botafogo resolveu o seu destino ainda mais cedo...
Será que o departamento de futebol/inteligência sabe onde estão os jogadores bons de bola e dentro do orçamento do Clube?
O Paulo de Poa que não recebe uma única moeda para tal, já "tem" um lateral que joga nos dois lados, um segundo volante e um atacante de lado.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. E diante desse cenário, passou um mês que confirmamos o acesso e nada parece ter sido feito, além das renovações automáticas de Daniel e Gilvan. Pouco, muito pouco.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
A quem interessar possa, os nomes que citei como observações minhas e que se encaixariam no padrão do clube.
O lateral é Paulo Henrique do Juventude, que joga nos dois lados. Muitos boas condições defensivas e ofensivas, fôlego pra 180 minutos, e com iniciativa para jogadas à frente sem medo de errar.
O segundo volante é Lucas Ramos do Inter. Foi alçado ao plantel pelo Coudet e estava sendo lançado pelo Ramirez. Quando o treinador caiu, foi arquivado. O Inter quer emprestar. Joga com bom passe e lança longos também. Magro e não muito alto, movimenta bem e gosta de bater de fora da área. Bate muito forte na bola.
Na frente, Caio Vidal. Inter também. Gerou muita expectativa e se perdeu um pouco por falhar nos acabamentos. É muito rápido e excelente pra receber a bola de desafogo e contra-ataque se o time estiver com linhas baixas. Jogava mais pelo lado direito pq é destro, mas eu aproveitaria no lado esquerdo, pra cortar para dentro e criar mais possibilidades. Atualmente está sem chances, porque o Inter tem pelo menos 3 opções à sua frente e a paciência com os jovens diminuiu por lá. Acho que emprestariam pra ele pegar mais rodagem.
Bom, também acho que esperam demais já pra armar o time de 2022.
Pra encerrar, gostaria de 2 nomes no Fogão em 2022: trazer de volta o João Paulo (não sei como se encontra) e buscar Índio Ramirez no Bahia, que foi rebaixado.
SDS alvinegras e que tenhamos um belo 2022
Paulo de Poa

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Paulo. Mas sabes o JP, esquece. Ele é muito ídolo em Seattle.
Abs e SA!!!

José Pinto disse...

Se a diretoria do Botafogo agir rápido, e com sabedoria poderá montar um excelente plantel para 2022, com os investimentos previstos no orçamento, dentro daquela premissa que jogador que disputou a série A em 2021, não vai querer jogar a série B em 2022. É desvalorização na certa. Todos sabem que Bahia, Grêmio, tem excelentes jogadores que poderiam integrar o plantel do Fogão em 2022, exceto o D. Souza, que abandonou o alvinegro.

Marcio disse...

E no meu entendimento ainda há um problema em um setor, onde aparentemente para a diretoria está tudo tranquilo; me refiro à zaga.
Kanu, Carli, Gilvan e "um da base" não me parecem suficientes para encarar a temporada e explico:
Gilvan mostrou-se até o momento um zagueiro pouco confiável.
Já o Carli, que de fato arrumou a zaga ao lado do Kanu, fez na temporada apenas 16 jogos; e não podemos desconsiderar que nas últimas temporadas apresentou uma série de problemas físicos.
Em 2019, por exemplo, ele foi a campo em 31 jogos dos 59 que o Botafogo fez.
Quantos jogos o Carli fará na próxima temporada nessa possibilidade de 61 jogos do Botafogo, considerando a sua condição física?
Ele receberá descanso forçado para suportar a temporada? Se sim, o inconstante Gilvan será o substituto?
E se o Kanu sofrer alguma contusão, o inconstante Gilvan será utilizado?
E com a utilização do inconstante Gilvan no time titular por causa do afastamento de um dos titulares, a possibilidade de substituição será um jovem?
Vou repetir o que escrevi aqui em outras oportunidades, não é porque a zaga foi bem, com a chegada do E. Moreira e a efetivação do Carli, que vou mudar de opinião sobre como este setor foi trabalhado para a temporada.
Emprestaram o Marcelo e o Sousa, um com boa rodagem no time principal e o outro um jovem que vinha sendo utilizado com frequência razoável, e trouxeram o Gilvan e o Carli...
Vale lembrar que em julho, quando o Carli sofreu uma contusão, noticias deram conta de que pensavam em contratar um zagueiro e subiram meio que às pressas o Mezenga para ser o reserva.
O Botafogo voltou à série A e isso é o que importa para o Torcedor, mas eu não vou deixar de apontar as falhas que considero críticas no planejamento.
As atuações da zaga titular não podem esconder que o planejamento não permitiu dois reservas compatíveis (O Mezenga nem tanto por um possível potencial e sim pela pouca experiência)
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

José, com orçamento apertado, acho muito difícil montar excelente elenco.

Marcio, aí é exigir demais do limitado Freeland. Hehhehe

Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Marcio desconfia sempre da condição física do Joel carli ele só não relata o açougue que era a depto médico do Botafogo Junto a desorganização administrativa com salários atrasados e coisa e tal.
Reconheço que o Joel Carli não é mais menino para aguentar a temporada.
Como você não está conseguindo acreditar na recuperação do Joel Carli.
Como você é um pesquisador dos assuntos de Botafogo veja o que ex goleiro Jeferson e o gatito sobre o depto médico que passou pelo clube. Declarando que quase foram inutilizados.
Depto médico é outro foi trazido pelo criticado freeland que conseguiu esvaziar o depto médico.
Embora reconheça alguns erros do freeland na minha opiniões tá com muito crédito.

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, justamente por não ser mais menino (Carli), considero absolutamente razoável ter receio quanto à condição física dele em 202w. Já o Freeland, voltar à Série A era obrigação. Mas ter sido eliminado na primeira fase da CB, contratações bizarras e sem critério, tudo que não vejo é crédito em sua conta.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Marco Antônio, sem pretender ter a verdade ao meu lado, vou tentar explicar o meu pensamento e sem retirar que fui contra a sua chegada, do Carli, considerando as circunstâncias de momento.
Vou relatar o que saiu na imprensa:

Em 15/01?2021, noticias sobre o Carli no Aldovisi:

"(...)Carli sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa direita no empate de sua equipe contra o Defensa y Justicia (4 a 4), pela Copa Diego Maradona. O zagueiro não atuava desde novembro, também por conta de um edema ósseo(...)"

https://odia.ig.com.br/esporte/ataque/2021/01/6065703-ex-capitao-do-botafogo-volta-a-jogar-e-se-machuca-apos-dois-minutos.html

Gatito. Em 06/11/2020:

"Gatito Fernández, do Botafogo, admite que jogou pelo Paraguai com dores no joelho"

https://www.lance.com.br/botafogo/gatito-fernandez-afirma-que-jogou-pelo-paraguai-com-dores-joelho.html

Em 10/02/2021:

"Botafogo avisou Federação Paraguaia sobre lesão de Gatito; problema do goleiro piorou após Eliminatórias"

https://www.lance.com.br/botafogo/avisou-federacao-paraguaia-sobre-lesao-gatito-problema-goleiro-piorou-apos-eliminatorias.html

Em 24/08/2021:

"Gatito fala em empenho para voltar, mas revela erro de médicos do Botafogo em lesão: 'Já cansei"

https://www.lance.com.br/botafogo/gatito-fala-empenho-para-voltar-mas-revela-erro-medicos-clube-cansei.html

Em 12/04/2017:

"Magoado com demissão, ex-Bota desabafa: "Médico não provoca lesões"

trecho da entrevista:

"É uma maldade colocar na conta do médico as contusões. As lesões não são minhas. Eu não planejo treino, eu não executo treino, eu não planejo viagem... Essa viagem conjugada (Colômbia e Equador) foi planejada sem nenhuma consulta ao departamento médico. Metade do elenco vai voltar. Vale a pena? Você vai ficar com um terço do elenco lá, outro terço ficará aqui, outro terço bate e volta. Não sei se é a melhor solução. Mas foi a decisão da diretoria."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/magoado-com-demissao-ex-bota-desabafa-medico-nao-provoca-lesoes.ghtml

O que penso é que um fato tem uma versão, outra versão e a verdadeira, que nem sempre temos acesso..

Sobre o Carli, retornando, não me lembro ter feito criticas relacionadas ao campo de jogo, mas eu já comentei em postagens anteriores que ele vem decrescendo a presença em campo e é nisso que me baseio.
O Carli é para ser descartado? Não creio, desde que tenhamos um substituto à altura ou bem próximo. O que não pode, no meu entendimento, ´´e contar com o Carli para 1/3 da temporada e em 2/3 ter alguém mil vezes pior.
Há quem diga que com o Carli o Botafogo não teria sido rebaixado... Talvez sim!
Mas no terreno das hipóteses, como ele teria contribuído se teve contusões importantes no Aldovisi?
De qualquer forma, quem deveria pensar nessas hipóteses é o Freeland... Até entendo que enquanto Torcedor eu esteja sendo exigente demais.
Para terminar, não quero e sei ser impossível ter o monopólio da verdade; apenas um bom debate.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É exatamente isso, Marcio.
Abs e SA!!!