12/01/22

Ainda dá tempo














Notícia retirada do FogãoNet:

"Botafogo traça planos para R$ 50 milhões iniciais de John Textor: salários, contas e futebol".

Pequeno trecho da reportagem:

"O Botafogo planeja pagar a folha de dezembro, metade do 13º, contas do dia a dia e dívidas de curto prazo. Além disso, será possível investir no futebol. A ideia é aumentar a folha salarial, honrar os compromissos e contratar jogadores".

Excelente notícia...
...apesar do Freeland.

Ele terá esse dinheiro em mãos para "aumentar a folha e contratar os jogadores"? 

Isso é perigosíssimo. Vide, os reforços até o momento (Vinicius Lopes, Breno, Klaus e Fabinho). E ontem ainda fomos pegos com a informação de que o Botafogo tentou o Vitor Bueno, encostado no São Paulo.

Por sorte (nossa), apesar do clube paulista ter aceito, o jogador recusou a proposta. Ou seja, não vai adiantar o Textor investir se o futebol profissional continuar sendo tocado pelo "Terra Livre".

De minha parte, só faço coro à campanha: #ForaFreeland


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

31 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Não acredito que uma pessoa com a qualificação financeira e profissional do Textor vá deixar o investimento no futebol ao cargo do Freeland.
Seria como doar dinheiro em porta de bar esperando que o pessoal comprasse comida.
#ForaFreeland

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, eu também não quero acreditar nisso. O problema é que enquanto isso, o Freeland segue gastando o dinheiro de maneira maluca e aleatória, apenas atendendo pedido do técnico.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Provavelmente não vai resolver rigorosamente nada se o dinheiro ficar nas mãos de quem já está no clube.
Pagar as contas está no contexto, mas quando chegar nas etapas de contratações, nada de bom sairá, pois fatalmente vão contratar jogadores ao alcance dos olhos ou que trabalharam com o técnico do momento no "arranca toco onde Judas perdeu as botas", o que os nomes contratados e especulados comprovam facilmente.

E não foi somente interesse no V. Bueno... Segundo as noticias, também houve interesse no L. Adriano (Palmeiras) e Luan (Corinthians).
Só pode ser sacanagem!
O Luan não faz uma partida decente desde 2017 e por isso não deveria ser cogitado; e o L. Adriano que foi bem no Palmeiras em 2020, 20 gols em 54 jogos, em 2021 só teve problemas pelo Palmeiras e não sei se está disposto a "jogar" fora o salário que deve ser elevadíssimo e o momento indica que pode não valer o risco, mesmo que se possa pagar.
Como os 50 milhões apenas após o negócio sacramentado, acho que se o Textor não enviar um controlador de cara, deixará o J. Braga como responsável, o que pode limitar contratações absurdas.
SA!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, alguém precisa fazer esse alerta ao JT. EF é fraco. E com dinheiro em mãos, grandes chances de fazer merda.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Dinheiro na mão é vendaval já dizia o Paulinho da Viola, eu acrescentaria que na mão de pessoas incompetentes é um furacão. Não preciso nem citar nomes, pois o problema do Botafogo não é só grana, mas saber contratar, e isso amigo, tá Flórida. Abs e SB!

Sergio disse...

E outra, fiquei pasmo lendo no post anterior a atitude do ineficiente e incompetente Barroca, sabe nada, como diria o Canhota:" a nota dele é zero, zeeero". Cada dia me convenço mais, que além da incompetência dos dirigentes, o futebol brasileiro vai de mal a pior pela péssima qualidade dos "professores". Abs e SB!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos, quero crer que um empresário/investidor do porte do JT não será louco de deixar grana na mão do Terralivre para gastar ao seu belprazer. Quando muito ele pode ser o operacional que, após identificado o jogador, irá fazer os contatos, iniciar as negociações, dentro dos parâmetros estabelecidos por quem controla a SAF Botafogo.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, pois é. E o mais temeroso, é que o EF está gastando agora...imagina quando cair os milhões do JT?
Abs e SA!!!

Adelson disse...

Eu não quero acreditar que Textor vai confiar uma fortuna nas mãos desses vermes da diretoria. No Cruzeiro Ronaldo já mandou tomo mundo pastar. O Botafogo não precisa só de dinheiro, mas de choque de gestão.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, eu também deposito as fichas nisso! Espero que ele não queira dar um tempo para o EF mostrar a sua capacidade ou competência! rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Adelson, para mim, o incompetente (entre os dirigentes) tem nome e sobrenome: Eduardo Freeland. Por ora, não tenho nenhuma objeção ao Braga ou Lenin.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Como mandar embora o dirigente responsável pela contratações e montagem do time que foi campeã brasileira da segunda divisão em 2021? Para o presidente do clube e outros membros da diretoria o trabalho esta bom. Não tem como contestar os resultados. Infelizmente o freeland esta com moral... Não importa contratações ruins o importante é o resultado.

Rodrigo Federman disse...

Eziel, desculpe, mas essa é uma análise rasa baseado apenas em resultado desconsiderando tudo o que envolveu. Você realmente viu mérito no EF durante a recuperação do time na Série B? Amigo, se dependesse dele, o Chamusca continuaria, o Fernandão seria contratado. O mérito é todo do Enderson e dos atletas, apenas. E outra: Esqueceu a vergonha na primeira fase da Copa do Brasil, onde deixamos de arrecadar milhões de reais? Ou todo o dinheiro gasto ao longo da temporada com Marcinho, Rafael Carioca, Felipe Ferreira, Gilvan, Jonathan Lemos, etc? Desculpe, mas eu não analiso só resultado. Acho muito superficial e apenas passional.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Lembro agora que em suas entrevistas, Textor fez muitas referências ao "scouting", falando, inclusive, que os clubes brasileiros investem pouco nessa ferramenta e que na Europa tem mais informações sobre os jogadores brasileiros do que o próprio Brasil..
O que não espanta a quem acompanha minimamente o futebol, considerando que na maioria esmagadora das contratações, a justificativa mais utilizada é que "trabalhou com o técnico em 1839"...
"Ontem" mesmo o Freeland justificou a contratação do Klaus por sua formação no futebol do Sul e bola parada ofensiva interessante; justificou a contratação do Vinicius por ter feito gols em clubes de nivel de série A...
Assim, penso que Textor também exigirá informações de alta qualidade dos possíveis contratados, além de torcer para que caso não coloque um controlador, deixe a grana com o J. Braga.

Obs:

Klaus elogiado por bola ofensiva interessante...
Pimpão foi elogiado por marcar o lateral adversário...
Bizarro!

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu espero que isso tudo seja passado ao Textor, para que ele (EF) não tenha vida longa no clube.
Abs e SA!!!

keven disse...

Fora Freeland.
Mas, agora é torcer para esses jogadores que chegaram calar a boca de todo mundo.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, sim, torcida não faltará!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Segundo as noticias, Freeland não queria demitir o Chamusca:

"Encarregado de comunicar a Chamusca com atraso o que fora acertado nos dias anteriores, o diretor de futebol Eduardo Freeland foi justamente quem defendeu a permanência do treinador. Números e dados foram levantados durante o debate em defesa do técnico, e um dos argumentos foi que, apesar dos resultados ruins, o time desempenhou melhor que os adversários em muitos momentos, e circunstâncias que fogem das mãos de Chamusca implicaram no placar final(...)"
"Um dos pontos que pesaram a favor de Chamusca foi a relação com o elenco, consultado pela diretoria. Os jogadores acreditavam no trabalho do treinador e pediram pela continuidade, mas o amparo não foi suficiente para a decisão."
"(...)o diretor de futebol Eduardo Freeland citou a aprovação de mais de 80% que o técnico teve junto à torcida no momento da contratação e disse que a questão financeira acaba prejudicada com a troca de comandante. O dirigente defendeu a permanência do treinador, mas foi voto vencido."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/chamusca-treinou-botafogo-com-demissao-ja-decidida-e-torcedores-foram-avisados-em-reuniao.ghtml

Como o Freeland pode ser parabenizado se defendeu o trabalho do antigo treinador, se colocando contra a demissão?
Citou a aprovação inicial da Torcida e que a troca prejudicaria a questão financeira, além de afirmar que alguns resultados fugiam das mãos do técnico por causa de circunstâncias.
O resultado final no brasileiro série b mostra que estava completamente equivocado. e a troca foi "forçada".
Ele é diretor de futebol, não se pode esquecer...
Se a opinião dele tivesse prevalecido, estaríamos pensando em série b ainda.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. A análise é essa e não entrar em encanto ou contos da Carochinha. O saldo do Freeland em 21 foi negativo. Bem negativo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, vai ter Post sobre a contratação do R. Rezende, o novo "head scout"?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, fiquei sabendo agora. Não tive tempo de deixar o post de amanhã programado. Logo, está em aberto. Já podemos debater agora mesmo. Gostei da indicação. Só lamento saber que ele será "gerido" e reportará ao Freeland. É desperdiçar um talento.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Tranquilo, Rodrigo.
Confesso que desconhecia essa formação do R. Rezende...
Entretanto, partindo da premissa que foi contratado após uma avaliação criteriosa, penso que é uma boa novidade, saiu da mesmice.
Além disso, acredito que diminuirá bastante as possibilidades de indicações de jogadores que trabalharam em 1754 com o técnico do momento; sem contar que ele deve ter uma base de informação muito boa, já que era comentarista esportivo e, óbvio, assistiu uma infinidade de jogos.
E chegou também o Brunno Noce, que segundo as informações, trabalhou no Cruzeiro.
Só pelo fato de ter saido da mesmice dos nomes, já é um avanço; agora é torcer para que façam o melhor trabalho possivel.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. A simples saída da mestiça dá um certo ânimo com certeza.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o PC Caju não gostou da contratação do R. Rezende, citou inclusive a demissão do Leônidas;
Bem, quem acompanha o que escrevo aqui no Blog sobre o futebol e mais especificamente sobre o nosso Botafogo, sabe que sou um crítico do que chamam de futebol moderno, principalmente aqui no Brasil onde muitos se colocam como professores e não aceitam críticas.
Entretanto, sei também que em qualquer área profissional a formação é extremamente necessária, obrigatória, aliás.
Obviamente que o futebol não se faz somente de números, a sua interpretação precisa considerar muitas outras variáveis.
Assim, o ideal seria unir quem tem conhecimento do futebol na prática à acadêmica....
Como, por exemplo, utiliza- o Bayern em seu modelo de administração. Hoje o Oliver Kahn é o CEO... Só que o Kahn, após a aposentadoria, formou-se em administração de empresas e estagiou no próprio clube bávaro.
Em alguns momentos eu citei que poderiam tentar o Gonçalves como responsável pelo futebol do Botafogo, pois foi jogador e capitão do Botafogo e tem formação acadêmica (MBA) em gestão esportiva.
E também não descarto uma estrutura hibrida, onde possam trabalhar juntos um R. Rezende e um Neca, por exemplo.
Para terminar, não custa lembrar que a demissão do Leônidas foi na gestão Mufarrej e não na do Durcesio, em que pese criticas à forma possam ser feitas e devem ser feitas.
E, inclusive, PC Caju terminou escrevendo "time pequeno"... Penso que o Botafogo é feito por pessoas e as críticas devem ser endereçadas a elas.
E acho sim, que como no Bayern, o Botafogo pode aproveitar os seus ex-jogadores em cargos importantes, mas desde que estejam preparados ou, como escrevi anteriormente, em uma estrutura híbrida.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o PC tem sido muito amargurado também. Eu gosto do Raphael Rezende, apesar de achar que algumas vezes ele dá uma exagerada no estilo PVC, ou seja, números vazios e adorar mostrar que conhece tudo. Mas inegavelmente é um cara que acompanha muito futebol. E melhor: É botafoguense também.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, desconhecia que ele é Botafogo...
A questão agora é a seguinte:
Entre os vivos, considerando a escala Durcésio de avaliação de Torcedor, qual posição ocupa o R. Rezende?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, meu receio é ele precisar reportar ao Freeland. Nada me incomoda maia do que isso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, a minha esperança é o J. Braga controlar essas "aventuras", como no caso do Fernandão, onde se colocou contrário, segundo as noticias.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e Márcio, sempre fui gostei muito do Leônidas. Zagueiraço, clássico, depois treinou o Botafogo em vários momentos. Acho que merece toda consideração,respeito e homenagens do clube. Mas, amigos, o tempo passa e tudo está em permanente mutação.
O PC, outro que muito admiro, tem opiniôes, que respeito, claro, no mínimo polêmicas e muito na base do "se não era bom de bola não serve".
Confesso não conhecer o RR, mas sempre li boas referências a ele como jornalista.
Mais uma vez, estou otimista com essa contrataçào.
Acho que vai limitando o poder do EF e a gente segue rumo ao profissionalismo pelo qual tanto nos batemos.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, tomara mesmo que limite o EF até o ponto em que o JT perceber que é um incompetente e acabar demitindo (para nossa alegria). rs
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e que agora o JB tenha autonomia suficiente para poder demiti-lo. Algo que não pôde durante a gestão Durcesio/Vinicius Assumpção.
Abs e SA!!!