20/01/22

O mais tradicional















Enquanto alguns clubes, mesmo com o auxílio deslavado da imprensa, tenta se mostrar enorme, com glórias e grandes possibilidades de entrada em outros mercados, a gente lê a seguinte notícia (retirada do FogãoNet):

"Internacionalização: Botafogo avança em projeto para vender produtos para cinco continentes e oito países ao redor do mundo".

Soma-se isso,  às palavras do JT, que quando chegou, falou: Um clube como o Botafogo não se compra. É patrimônio do futebol mundial. Todos conhecem a Estrela Solitária.

Aí, vem aquela frase que resume muito bem o que é o Botafogo perante 95% dos rivais brasileiros (em especial, um megalomaníaco que não representa nada fora do território nacional): TRADIÇÃO NÃO É MODA!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

JOTA disse...

RODRIGO, já emiti minha opinião sobre os motivos que a mídia em geral e aqueles que não são filhos de botafoguenses, salvo raras exceções, detestam e invejam o nosso clube.
Como disse o MILTON NEVES em seu programa esportivo:" o BOTAFOGO é o clube brasileiro mais conhecido no exterior e o mais tradicional do Rio de Janeiro. Alguns não gostam quando digo isso, mas sou independente e quando assino com alguma empresa ressalto que digo o que penso e ninguém vai me manipular por audiência".
Meu amigo digo sempre para meus grupos:" depois de alguns anos sem quaisquer problemas, a globo causou um grande mal ao Brasil em vários aspectos, tudo por dinheiro e audiência. Para muitos virou a rede esgoto ou globo lixo, querendo ditar regras em vários aspectos, tudo para usufruir vantagen$$$$, etc, etc".
Como dizia meu saudoso pai: "A INVEJA É UMA MERDA".

Rodrigo Federman disse...

Jota, realmente... imagina o que seriam Botafogo e Santos se tivessem os mesmos tratamentos dados a outros, né?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Há muito os "Cardeais" fizeram de tudo para acabar com a marca Botafogo.
Mas tradição não se compra, se adquire...

Rodrigo Federman disse...

Sim, Ricardo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Infelizmente por aqui não se dá o valor à História.
Esquecem que muito do que é obtido de retorno no presente se deve também ao construido no passado.
No caso especifico do Botafogo, ainda contou com muitos dirigentes que prejudicaram enormemente a sua trajetória.
E quando falo em Historia, não me refiro a "ser o clube que mais cedeu jogadores pata a seleção", algo menor se comparado ao legado esportivo deixado e, mais ainda, ter ajudado o futebol nacional ser o que é atualmente.
E ao fim, Textor, um americano, deu uma aula de entendimento do que é o Botafogo, dufetente de alguns "ilustres" que a cada entrevista faziam questão de enfatizar as mazelas do Clube, que eles mesmo causaram.
A História está ai, não precisamos que nis contém, aoenas uma vontade de pesquisar basta.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso, Marcio. A má vontade com o Botafogo é histórica e inegável.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Aliás, Rodrigo, veja que em um campeonato carioca que se inicia, nao se conta a historia, por exemplo, Bangu, que originou-se dentro da Fabrica de Tecudos Bangu, hoje o espaço abriga um Shopping.
Inclusive há quem afirme que a primeira partida de futebol no Brasil pode ter sido disputada no terreno da fábrica em 1884.
Obviamente não tenho conhecimento para debater quando exatamente o futebol desembarcou por aqui, mas o fato é que este clube da zona oeste carioca é parte da história do esporte.
Sem esquecer que o Bangu também foi um dos pioneiros e ter no seu elenco jogadores negros e operários.
Citei o Bangu para mostrar que um dos requisitos para um clube tornar-se histórico é ter adversarios também históricos. Não há sobrevivência em esporte sem alta competição.
Não por acaso o campeonato carioca começou a declinar quando equipes como Bangu, America, Bonsucesso, Sao Cristóvão e outros, minguaram.
E de forma geral, a "evolução" apoiada por uns grupos acabou no 1 a 7.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Principalmente quando o Caixa D'água foi matando esses para que o seu Americano assumisse esse posto de quinta força por um tempo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Que os ventos da profissionalização soprem sobre o Botafogo, levando-nos de volta à posição de destaque - positivo, chega de vexames e piadas - e protagonismo que já tivemos no passado.

Sobre o carioquinha e a decadência dos clubes citados pelo Márcio, outro dia lembrava disso por aqui, do campeonato com 12 clubes sendo 6 grandes, ou quase.

Nas 2 decisões de 1967, Carioca (então maiúsculo) e Taça Guanabara (era outro torneio e não um turno do estadual), disputamos contra o Bangu, que tentava o bicampeonato e tinha um time forte com jogadores que se destacavam - Mario Tito, Ocimar, Paulo Borges, Mário. Idem o América.
É triste ver o que fizeram, no que o campeonato estadual se transformou.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, é uma pena mesmo, pois o campeonato carioca sempre foi o mais legal do Brasil.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Acho que meu comentário ou não chegou ou foi censurado. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Oi, Sergio. Não chegou nenhum outro além desse agora. Eu só censuro mesmo quando nego (geralmente de maneira anônima) chega xingando. Rs
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Disse tudo vc. Simples assim. Sem necessidade de comentários adicionais.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Pai.
Abs e SA!!!