25/01/22

Péssimo início

















Um campeonato tão medíocre não poderia começar com um jogo diferente, né?

O medonho empate (1 a 1) entre Boavista e Botafogo já deu a deixa de como será o estadual do Rio de Janeiro.

Inversão de mando de campo, narração horrível e um futebol sofrível.

Durante 90 minutos, nada que mereça qualquer destaque positivo.

Do lado botafoguense, eu só esperava uma coisa: Vitória. Mesmo com todos problemas e/ou poréns, vencer jogos contra essas equipes pequenas do RJ deve ser - sempre - obrigação. Por mais que saibamos que o campeonato será importante para testes e tal, é inadmissível deixar de vencer Boavista, Portuguesa e afins.

Enfim, ainda é cedo, claro, mas repito o que falei durante toda a campanha vitoriosa (na Série B) do ano passado: Do grupo que subiu, no máximo 3 ou 4 jogadores podem ser titulares do Botafogo em uma primeira divisão. O restante só serve para compor elenco. E muitos deles, nem para isso!

Agora é encarar o Bangu e ver se alguma coisa melhorará. Assim esperamos, afinal, pior do que o visto na noite dessa terça-feira, impossível!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

keven disse...

Fala Rodrigo e galera alvinegra!
Muito ruim esse jogo. O time não pode ter esse meio de campo e ataque para a temporada.
Espero que venha jogadores de futuro.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, o problema maior está na direção de futebol...
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Disse o Textor:

"O contrato requer uma reação imediata em termos de capital, a gerência e o grupo esportivo precisam tomar uma decisão imediata de quem, do time do ano passado, está pronto para subir de nível... Todo mundo tem chance. Vamos trazer novos jogadores e testar o nível deles comparado a esse time e vamos testar o nível desse time comparado a esses novos jogadores(...)"

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/botafogo-planeja-usar-r-50-milhoes-de-textor-para-pagar-salarios-dia-a-dia-e-investir-no-futebol.ghtml

"(...) a gerência e o grupo esportivo precisam tomar uma decisão imediata de quem, do time do ano passado, está pronto para subir de nível(...)"

E no 1º jogo da temporada, na fase de transição para o Textor assumir todo o futebol, Juninho (20 anos) e Romildo (21 anos), por exemplo, não apresentam nem futebol decente e, pior, zero disposição.
O M. Nascimento (17 anos), embora necessite de receber bolas em condições de finalização, ainda está muito tímido, meio escondido do jogo, e até o momento não mostrou 1/10 do que dizem ter de futebol.
E o gol sofrido... Como pode o Kanu ter uma postura daquela, simplesmente não acompanhar a jogada em uma bola mais do que lenta.
Em momento algum o time, de forma coletiva, mostrou vontade de vencer o jogo e isso não se relaciona com o fato de ser o primeiro jogo da temporada.
É meio surreal pensar que em um clube que dá sinais que receberá maiores e melhores investimentos, o que significa em tese jogadores melhores do que os que fazem parte do grupo atual, ter oportunidade de sair na frente com atuações minimamente convincentes e assegurar um lugar, apresentar um futebol deste porte.
Pífio!

Só para constar, o Botafogo jogou a sua última partida em 28 de novembro e retornou aos trabalhos em 4 de janeiro de 2022. Descansaram bastante, mais de 30 dias, inclusive.

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Concordo em gênero, número e grau!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ou seja, se os jogadores não entenderam que estão passando por uma avaliação e a gerencia e o grupo esportivo precisam tomar uma decisão de quem do time do ano passado pode subir de nível...
Quem precisa ser cobrado logo de cara é quem está sentado na cadeira de responsável pelo futebol.
SA!!!

Anônimo disse...

E o Freeland quer usar o dinheiro do gringo pra dar aumento pra esses perebas.
Se o Americano não mandar a direção do futebol inteira embora, vai gastar dinheiro atoa.
Marcos

Marcio disse...

E. Moreira:

"É claro que queríamos nesse momento já estar com uma equipe um pouco diferente, contar com jogadores que já tínhamos conversado, contatado, queremos fazer o Estadual de uma maneira muito competitiva. Sabemos a grandeza do Botafogo e precisamos sempre ter equipes que buscam o título."

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/enderson-esperava-elenco-mais-forte-ja-no-inicio-do-ano-no-botafogo-esse-momento-de-transicao-e-terrivel-para-nos/

Os jogadores que já tinham conversado não alterariam muito o nível atual do time, ainda mais se olharmos os nomes contratados até o momento; não tem um único nome que possa se afirmar antecipadamente que chegou titular.
Se for para esperar um pouco e ter uma equipe melhor do que teria antes da chegada do Textor, contando com esses que conversaram, melhor esperar. mesmo assim, não chegar em 4º lugar nesse carioca será um absurdo

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, as desculpas já começaram no primeiro jogo do ano. Heheh

Exatamente, Marcos.

Abs e SA!!!

Rui disse...

Botafogo sofre demais sem o Chay, o meio campo vira um deserto.

JorgeFS disse...

Mais normal, impossível!!

Rodrigo Federman disse...

Rui, isso só mostra o quão limitado é o elenco, pois estamos falando de Chay fazer falta. De fato, faz. Mas repito: Estamos falando do Chay.

Jorge, péssimo início.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E. Moreira:

" Tem muita coisa para ajustar, temos um time hoje com algumas peças muito jovens, temos que sustentar, dar tranquilidade para que eles possam crescer"

Como escrevi ontem, na escalação inicial, Fabinho, Romildo e L. Fernando não trabalharam com o técnico em 2021; talvez o Juninho possa ter trabalhado, já que é da própria base. E Fabinho e L. Fernando não são novatos.
E isso me permite afirmar que deveriam ter apresentado um jogo bem mais organizado, sabendo o que fazer em campo, o que esteve longe de acontecer.

Sobre os jovens, especificamente os nomes que forma relacionados, Juninho, Rikelmi, G. Conceição, V. Marinho, Kayque e Rai, não me lembro de serem relacionados em jogos dos profissionais.
Romildo, Mezenga e M. Nascimento já trabalham junto aos profissionais faz um bom tempo.
Lembrando que o E. Moreira levou para o jogo o total de 23 jogadores.
Mais velhos que saíram entre os 11;
Gatito, Rafael, Carli, Kanu e Carlinhos, Fabinho, L. Fernando, D. Gonçalves.
No banco: Douglas Borges, D. Borges, Jonathan Silva (23 anos), Breno (21 anos mas já jogava entre os profissionais do Goiás), Felipe Ferreira e Ronald.

Tem jovens? Sim.
Mas os mais velhos não jogaram rigorosamente nada, não puxaram a responsabilidade em momento algim.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu iria comentar sobre parte da declaração do EM no post de hoje, mas mudei para amanhã por causa da noticia do Rafael. Mas só antecipando, o EM começou o ano com desculpas prontas, hein?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, li com calma a entrevista dele que está no GE e confesso que achei meio estranho toda a lamentação em relação ao chamado período de transição...
Claro que ele enquanto técnico quer o melhor time possivel e assim competir e vencer as competições, eu enquanto Torcedor também quero o mesmo, mas algumas situações devem ser colocadas e debatidas internamente.
O que está ocorrendo no clube é muito maior, mais importante do que a disputa do carioca., embora não exista desculpa aceitável para não chegar à semifinal, com ou sem o dinheiro do Textor.
E por fim, parece também que eles acreditam que o Textor vai abrir a carteira e liberar o dinheiro para que seja executado o que eles planejaram em termos de elenco, sem questionar rigorosamente nada.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. E convenhamos: ele sabia que seria assim, né? Não tem motivo algum para tanta lamentação. Ou então o seu gestor direto não falou a verdade do que estava acontecendo. Uma coisa ou outra.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não vi o jogo, então não posso comentar. O que acharam da atuação do tal do Fabinho? Li alguns comentários positivos ...

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, achei um trambolho. Pra primeira divisão, fraco.
Abs e SA!!!