28/01/22

Série A é diferente















O Botafogo atual é, no mínimo, curioso: Vários reforços e posições são especulados, mas, até o momento, não vejo movimentação de busca daquele cara que pensa e arma um time.

Pelo que estou entendendo, eles realmente imaginam o Chay e mais dez na primeira divisão.

O Chay faz muita falta...
...nesse elenco atual.

Isso é inegável, evidente e sensível até para quem não entende de futebol. Sem o camisa 14, o Botafogo fica ainda mais fraco (tecnicamente) do que já é. Também reconheço que o atleta foi dos destaques na campanha do ano passado. 

Ok, mas aí está o problema: O Chay era uma aposta e se destacou...na Série B. Para 2022, será novamente uma aposta, mas dessa vez, contra equipes bem mais qualificadas. Será que repetirá o sucesso? Torço muito por isso, só que mesmo em 21, sempre vi o Chay se destacando mais pelo baixo nivelamento dos companheiros e rivais do que por um futebol diferenciado.

Para mim, mantê-lo no grupo que disputará a Série A é importantíssimo e justo. Ele passou no primeiro teste por méritos próprios. Daí a tê-lo como titular indiscutível...eu tenho sérias restrições.

Enquanto não chegam os reforços, tudo bem. Só espero que também venha alguém capaz de assumir esse meio de campo, fazendo com que o Chay seja uma boa alternativa entre os suplentes.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

26 comentários:

Jorge Luiz Vieira disse...

Sem dúvidas!!! Esse paraguaio que está sendo especulado, Óscar Romero, seria o cara pra articular a meia cancha...também não vejo no Chay condições de cumprir fielmente essa missão... ele é novamente uma aposta...agora na série A...vamos torcer pra que explique...
ABS E SAN

Jorge Luiz Vieira disse...

Emplaque

Rodrigo Federman disse...

Jorge Luiz, não conheço esse paraguaio (só o irmão dele que atuou no Corinthians), mas tomara que seja 50% do que alguns torcedores que dizem conhecê-lo. Quanto ao Chay, mesmo com o brilho na B, não vejo tudo isso que encantou tantos torcedores também. Acho que o destaque foi mais pelos péssimos companheiros e nivelamento da disputa em questão.
Abs e SA!!!

J. Daniel disse...


Essa dúvida eu também carrego. Todos nós sabemos que o nível da serie B de 2021 foi um dos mais baixos dos últimos tempos, a pandemia também contribuiu para isso. Agora o Botafogo vai disputar a série de ouro do futebol brasileiro, e contra 7 ou 8 times com plantéis qualificadíssimos. Resta-nos saber, se o Chay vai voltar em forma e no mínimo, no mesmo nível de 2021, o que não garante a sua titularidade absoluta SA

Rodrigo Federman disse...

J.Daniel, exatamente. E mesmo sendo diferencial pelo nosso lado, insisto: Não vi toda essa magia no Chay como muitos ficaram encantados. Nego confunde carisma com futebol prático às vezes. Não digo que ele é ruim, mas para Série A, é pouco. Principalmente se for considerado titular absoluto (como parece estar acontecendo até o momento).
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Gente, parto do princípio de que precisamos de 8 jogadores para integrar o time titular. Tirando o Gatito, Carli e Kanu, e isso com boa vontade, o resto não tem condições de disputar uma série A, por mais vagabunda que seja e o é, sem sustos.

Chay é aposta. Pode até ser que em um time mais qualificado entre e jogue direitinho. Mas não ponho muita fé, não.

Esperanças eu tenho é com a nova gestão. E, a partir daí, que as contratações fujam das mesmices - jogadores conhecidos do treineiro de plantão ou indicação de empresários - e que os contratos sejam bem amarrados e sem prejudicar o Botafogo.

No momento, estou me enchendo de paciência, pois sei que vamos ter que aturar Fabinho, Barreto, LF, etc.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, 100% de acordo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Considerando que contrataram um zagueiro e a apresentação foi que "tem uma bola parada ofensiva muito interessante" ; e avisam que buscam um atacante que tenha "agressividade defensiva", fico desconfiado com o que pensam em relação ao elenco.
Nessa porcaria de 'futebol moderno" nacional, buscam jogadores "polivalentes" e que ao final não passam de medianos versáteis; não por acaso o pais que já encantou por sua qualidade técnica, hoje é um coadjuvante de luxo no cenário internacional.
Penso que falta muita coisa ao elenco do Botafogo, mas a falta maior está no departamento de futebol, especificamente no seu comando... O retorno à série A, repito pela 258ª vez, foi mérito do técnico e jogadores, sem relação com o departamento de futebol, por mais que façam propaganda mostrando que houve um excelente planejamento.

Sobre o Romero, o Óscar, afirmo que tecnicamente é melhor do que o seu irmão gêmeo, Ángel; entretanto, o bom futebol que assisti foi lá por 2015/16, mais ou menos, quando ele atuou pelo Racing e justamente por isso não tenho condições de dizer se está atuando em um bom nível, pensando em 2022. Ser bom tecnicamente não significa estar bem tecnicamente, já que é preciso considerar a fase.
Parece também que é um jogador meio polêmico, pelo menos no San Lorenzo ele se envolveu em algumas.
Assim, caso seja de fato contratado, que o Botafogo se proteja contratualmente.
Inicialmente, é um bom nome, está em uma boa idade, 29 anos, mas precisa considerar que estamos em 2022 e não se basear apenas por 1700...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, só estou assustado com os valores que estão sendo especulados. Esse Romero tem que jogar muita bola mesmo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, quais os valores?
Eu aoenas soube da especulação e não me aprofundei no assunto.
De primeira, acho que é jogador para, com excelente boa vontade e se estiver no nivel de 2016/17, 500 mil reais... E isso porque tem jogador por aqui que ganha absurdos 300 e com qualidade bem pior.
Agora, tudo é achismo de minha parte... Lembro que eu em 2014 acreditei que o Zeballos era uma boa contratação, considerando o que tinha visto em Libertadores quando no Olympia e aqui nada mostrou.
Mas eu não sou do futebol, posso errar.
SA!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Já li algo entre 500 a 600K. Salário de cara diferenciado. Precisa ser!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, penso que 500 está de excelente tamanho. considerando esse mercado absurdamente inflacionado com jogadores medianos.
Para 600, apenas se a alternativa semelhante, espero que não tenham somente o Óscar no radar, for algo de 650 para mais.
O fato é que se o Botafogo tivesse se preparado naquilo que sempre cobramos por aqui, encontrar bons jogadores fora dos holofotes por esse Brasil e também no exterior, como fazem de forma exemplar os clubes portugueses; talvez agora tivesse uma "facilidade" maior em contratar jogadores para a função...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, como não conheço o rapaz, dou um voto de confiança, apesar da grana altíssima que está sendo especulada.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Vc também não conhece ninguém né,pra quem critica tanto a diretoria vc deveria ter o mínimo de conhecimento,pq pra criticar vc é muito bom,um jogo já é suficiente pra vc falar que o cara não presta.

Unknown disse...

Óscar Romero vinha sendo especulado nos últimos dias e hoje também surgiu o nome do Gabriel Pires (28), que pertence ao Benfica e está jogando nos Emirados Árabes.

Não conheço ambos, ouvi falar bem desse Romero, mas do Gabriel tem-se pouca informação (saiu cedo do Brasil e fez sua carreira na Europa, jogando na Itália e em Portugal).

Gabriel

Rodrigo Federman disse...

Tiago, e você conhece todo mundo e aplaude tudo, né? Parabéns, típico torcedor foquinha tiktoker.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, um amigo de Portugal não me empolgou ao falar desse tal Gabriel.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Textor:

" Meu foco é criar uma organização de scouting bem estruturada e robusta. Não limitar o escopo a contratações de ocasião para ganhar o próximo jogo."

Umas informações importantes no GE:

"Após o empate com o Boavista, na terça, o técnico Enderson Moreira pediu rapidez da diretoria para contratar jogadores. Pela estratégia de Textor, no entanto, não haverá pressa. Segundo o investidor, nomes de reforços podem até surgir de pedidos da comissão técnica. Mas só haverá acerto depois de uma profunda análise de cada nome, dentro de um processo pré-estabelecido."

"Segundo o empresário, a prioridade não será encontrar reforços para o Carioca, que ele considera uma preparação para Copa do Brasil e Brasileirão. O objetivo é aprimorar dados para análise dos jogadores que já estão no elenco e identificar necessidades para a sequência do ano."

"O levantamento dos atletas alvinegros já feito - e ainda não finalizado - pelos profissionais de scout do Crystal Palace impressiona pela quantidade de detalhes esmiuçados nas análises: cada categoria (passe, ataque, embate em jogadas e defesa) tem pelo menos cinco indicadores que destacam o desempenho do jogador."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/analise-profunda-de-possiveis-reforcos-e-da-estrutura-do-futebol-textor-explica-proximos-passos-no-botafogo.ghtml

Segundo o GE, Textor demonstrou insatisfação em reunião por vídeo com o departamento de futebol com as "cobranças" por reforços do E. Moreira.
No dia 26 último, escrevi aqui no Blog sobre a entrevista do E. Moreira após o jogo:

"Rodrigo, li com calma a entrevista dele que está no GE e confesso que achei meio estranho toda a lamentação em relação ao chamado período de transição...
Claro que ele enquanto técnico quer o melhor time possivel e assim competir e vencer as competições, eu enquanto Torcedor também quero o mesmo, mas algumas situações devem ser colocadas e debatidas internamente.
O que está ocorrendo no clube é muito maior, mais importante do que a disputa do carioca., embora não exista desculpa aceitável para não chegar à semifinal, com ou sem o dinheiro do Textor.
E por fim, parece também que eles acreditam que o Textor vai abrir a carteira e liberar o dinheiro para que seja executado o que eles planejaram em termos de elenco, sem questionar rigorosamente nada."

E antes deste comentário que fiz, escrevi sobre os jogadores nesta partida frente ao Boavista:

"(...)É meio surreal pensar que em um clube que dá sinais que receberá maiores e melhores investimentos, o que significa em tese jogadores melhores do que os que fazem parte do grupo atual, ter oportunidade de sair na frente com atuações minimamente convincentes e assegurar um lugar, apresentar um futebol deste porte."

"Ou seja, se os jogadores não entenderam que estão passando por uma avaliação e a gerencia e o grupo esportivo precisam tomar uma decisão de quem do time do ano passado pode subir de nível...
Quem precisa ser cobrado logo de cara é quem está sentado na cadeira de responsável pelo futebol."

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=7516699337890035916&postID=3515067364863292211&bpli=1

Posso estar enganado, mas nesse ritmo, em breve o Textor poderá tomar atitudes mais firmes, pois parece que alguns não entenderam as pretensões do Textor ou nem se deram ao trabalho de tentar descobrir.
O Textor, obrigatoriamente precisa pensar no médio e longo prazos também e sabemos que não adianta contratar para vencer jogos do carioca apenas. Aliás, por mais que esteja sem recursos no momento, o que há de disponibilidade é melhor do que os dos clubes menores.
Se começarmos a debater investimentos para vencer 8 equipes consideradas menores no carioca, a coisa é pior do que se pode imaginar.
E estou plenamente de acordo que não se deve contratar jogadores porque a comissão técnica indicou, sem maiores avaliações.
SA!!!

Marcio disse...

E ainda teve essa parte das declarações do E. Moreira.

"(...)Estamos aguardando, esperando que os papéis possam ser assinados e as coisas sejam bem definidas para que possamos caminhar e ir em busca daqueles atletas que foram colocados há algum tempo como prioridade para a temporada de 2022."

"(...)E conversamos muito sobre o que pensamos como equipe ideal para a temporada. Temos isso muito mapeado e conversado."

"(...) O Botafogo tem todo um mapeamento já feito de todas as posições. Não vou dizer quais são, mas já temos esse mapeamento todo executado, aguardando somente as orientações para que possamos executar essas negociações para, quem sabe, num futuro bem próximo, estarem à disposição."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/enderson-lamenta-estreia-do-botafogo-no-carioca-estamos-insatisfeitos-com-o-empate.ghtml

Já tem tudo mapeado, aguardando as orientações para executar as negociações...
Ir em busca dos atletas que foram colocados como prioridade...

O poste não vai mijar no cachorro, parece.
Uma fala que passa a sensação de que o Textor vai seguir o que determinarem.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e tomara que ele execute e mande embora os incompetentes e aqueles que não pensarem parecido.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Acho que não se deve colocar uma estrela na testa do Chay antes de ter uma equipe minimamente montada com jogadores de melhores qualidades nos diversos setores. Fez por merecer, como vc disse. Na série B de baixo nível de qualidade individual ele foi destaque e imprescindível com gols e passes decisivos. Deve ser dado o benefício da dúvida pra que possa ser questionado como jogador de B ou reserva de A. Não vejo grandes jogadores na faixa de campo por onde ele joga nesse futebol boliviano que se pratica no Brasil, nem mesmo na A. Cristiano Ronaldo, apesar dos seus gols, não tá fazendo a diferença no MU. Se ao lado dele no MU tivesse algum do Real, MC etc ele poderia ter companheiros pra lhe facilitarem a vida. Isso tudo pra dizer que, Chay é titular até que seja contatado um Debruyne.

Rodrigo Federman disse...

Pai, para mim, iniciar a Série A com benefício da dúvida ao Chay é pensar pequeno. Em uma primeira divisão, em clube grande, ele seria um bom reserva e aí sim, nos treinos e jogos, teria oportunidades de provar seu verdadeiro valor e se realmente tem bola para ser tratado como esse "diferenciado" que tem sido até agora por boa parte da torcida.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Sim mas se for assim todos devem swr colocados em dúvida à exceção do Gatito e Carli. As porcarias da base tipo o cabeludinho tb não merece estar numa equipe de A. Enfim, eu aposto que o Chay tendo companhias qualificadas ao lado pode ser uma surpresa na A. Opiniões.

Rodrigo Federman disse...

Pai, por isso que eu sempre disse (mesmo na euforia do ano passado) que só temos 2 ou 3 jogadores indiscutivelmente prontos para titularidade absoluta em série A. Todos os demais (e aí eu coloco o Chay) deveriam ser, no máximo, suplentes ... e alguns, nem isso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu só acrescentaria ao comentado por você, Rodrigo, e pelo Jacob, que mesmo o Carli precisa de uma melhor avaliação. Não digo pela parte técnica e sim pela física. Foram apenas 18 jogos na temporada, 2 no Aldosivi, onde sofreu com muitas contusoes, e 16 no Botafogo.
É preciso considerar a sua utilização e também, segundo dizem, o reserva Klaus sofreu com contusões na temporada passada.
Há detalhes que parecem ser ignorados na linha de zaga também.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Ele precisa de um reserva de bom nível, mas hoje, é dos 2 ou 3 que devem ser tratados como titulares absolutos. E só.
Abs e SA!!!