13/01/22

Volante... e apenas volante
















Oficialmente apresentado, o volante Fabinho, de 35 anos, falou sobre suas características e possibilidade de atuar em mais de uma função:

"- Eu sou um volante de origem. Hoje em dia, com o futebol moderno, você consegue alternar, jogando de primeiro ou segundo. Às vezes, o outro volante, que também joga como segundo, dependendo do esquema tático e do adversário, a gente consegue segurar um pouco como primeiro, liberando o colega pra avançar".

"- Sobre a lateral-direita, eu já atuei algumas vezes, sempre quando algum companheiro da posição tá suspenso ou contundido... Eu procuro me doar ao máximo, seja como volante ou lateral, sempre pensando no coletivo, na equipe".

Bom, espero que não seja necessário cogitar o Fabinho na lateral, né? Aliás, espero que essa "polivalência" não tenha sido levada em conta quando o buscaram no Ceará, afinal, se já temos o Daniel e o Rafael precisando justificar o "oba-oba" da sua contratação, não há razão alguma para pensar, um dia, em improvisar o Fabinho por lá.

E vou além: Se ele é primeiro volante - e considerando a chance do Oyama permanecer -, não precisamos renovar com o fraco Barreto também, né? Saibamos utilizar melhor todo centavo disponível!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Christian disse...

Calma...o Freeland está no comando e com 50 milhas no bolso. Até o início do Brasileirão estaremos em pé de igualdade com o Ceará! Ou melhor, time B do Ceará!

Marcio disse...

E lá vem o tal "futebol moderno" novamente...
Isso que ele descreveu, sobre "jogar de primeiro ou segundo, liberando o colega para avançar", não tem novidade alguma.
Mais uma vez vou lembrar do gol de empate contra o Uruguai em 1970, final do 1º tempo, onde o Gerson Canhota, muito marcado, recuou e "mandou" o Clodoaldo avançar e o próprio Clodoaldo acabou por fazer o gol. E nem precisou o Zagallo ordenar e, inclusive, preparava o PC Caju para entrar no segundo tempo no lugar do Clodoaldo.
E o Zagallo que fechava o meio de campo e formava no 4-3-3 ou permitia as avançadas do grande NILTON SANTOS... Era antigo?
Aí vem esses caras falarem de "futebol moderno", onde a maioria faz um monte de função, sem que uma única seja de excelência.
A propalada polivalência atualmente serve para justificar contratações de jogadores apenas mediano.
"O Zagueiro tal tem uma bola aérea ofensiva interessante"; "o extremo ajuda o lateral a marcar... o lateral adversário", "o centroavante marca o volante adversário"...
Que o Fabinho faça o simples naquilo que a sua posição original exige.
SA!!!

JorgeFS disse...

O Botafogo veio ao mundo para ser vitrine! Nunca um jogador tão mediano(Oyama) foi tão badalado, disputado, sonho de consumo do Glorioso, o que o jogador mostrou que eu não consegui ver? Acho que meu oftalmologista deve ser visitado

Ezieljr disse...

Bom dia irmãos... Rafael Resende veio pra melhorar nas contratações. Me parece um ótimo profissional. Tenho lido nos noticiários que as indicações de Oyama e Chay foram dele... Isso significa que tem um olho bom pra parte tecnica no futebol acredito que essa contratação veio pra agregar bastante.

JorgeFS disse...

A trajetória do Fabinho para o CB 2022 não o ajuda muito,
Camboriú
Campinense Pb
Baraunas Rn
América Rn
Figueirense Sc
Inter Rs
Ceará Ce

Se as demais contratações forem nesse patamar estaremos bem representados

Rodrigo Federman disse...

Christian, Ceará e Goiás! Essas duas potências que o Freeland tem como exemplos!
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, os tais polivalentes...jogam pouco em várias posições! hehehe

Jorge, para mim, o Oyama foi das gratas surpresas. Futebol ok, mas que em minha opinião, é digno de Série A aqui no paupérrimo futebol brasileiro.

Eziel, tomara. E espero que os outros indicados que foram umas dragas também não tenham sido sugeridos por ele.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Na série B o discurso dava ênfase aos "experientes em série B"; na série A não se fala tanto mais em necessidade de experientes em série A.
Alegam que com orçamento ainda apertado, precisam ser "criativos"...
SA!!!

J. Daniel disse...

Na minha opinião, para disputar o "insignificante" Campeonato Carioca, os jogadores que estão no elenco, incluindo os novos contratados e com as possível chegada do Erisom e a permanência do Oyama, darão conta do recado, para ficar entre os quatro primeiros. Mas, para a Copa do Brasil e Brasileirão, será necessário a contratação de 6 ou 7 jogadores de nível série A, nas posições que se mostrarem deficientes durante o "teste" no Carioquinha. Priorizaria as contratações citadas acima, dessa forma: três para zaga, incluindo laterais, 2 no meio, mais um atacante de lado e um centroavante. Acho que de goleiros, estamos bem servidos. Esta, é a minha previsão, tudo pode mudar, se algum jogador da base ou dentre os recém contratados superarem as expectativas, a exemplo de Rafael Navarro, que de terceiro reserva a badalado centroavante, cogitado por vários times brasileiros e estrangeiros. SA.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eles criam...desculpas e justificativas vazias. Rs

J.Daniel, mas convenhamos: Ficar entre os 4 no estadual é obrigação...mesmo que disputando com equipe juvenil.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos. Nem estou dando muita importância a essas contratações. Na verdade, torço para que sejam poucas, antes do início dos novos tempos, com a SAF, grana, RR e o outro funcionário para o depto. de futebol. E, aí sim, espero inteligência, criatividade, visão, contratos que não sejam lesivos ao Botafogo. E nada desses discursos vazios, dessas platitudes que esse povo do futebol brasileiro adora soltar, tentando demonstrar capacidade.
Sobre o Fabinho... Não conheço ! Torcer para dar certo e não ser o típico "faz-tudo que não é bom em nada" que existe no mundo corporativo e, agora, no futebol.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, e que não seja um novo Ricardinho. Por ora, mesma idade (ou próxima), clube que veio e contratado por causa de pedido do treinador! Modus Freeland de trabalho! rs
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Essas contratações feitas até agora não me agradam, talvez seja birra de minha parte, mas torço para estar errado.
Márcio, sobre o futebol moderno e seus termos diria, bizarros, foi quando o Cláudio Coutinho começou a utilizá-los e, sobre o overlapping alguém comentou que esse recurso o Garrincha fazia há anos, só que sozinho. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim, como não conheço muito esses caras, não me empolga nada até o presente momento.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só para constar:

Rodrigo foi "head scout" uma vez... Indicou Tomas Bastos..

SA!!!

Sergio disse...

Hoje o mais importante é a votação do conselho deliberativo aprovando a SAF. Esperamos que não haja nenhum contratempo. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e Diego Jardel em uma única tacada. Rs

Isso aí, Sergio.

Abs e SA!!!

Luiz Antônio disse...

No fim das contas, vai jogar os "praças do treinador !! Já vimos esse filme.

Rodrigo Federman disse...

Luiz Antônio, tomara que não seja assim.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Tá duvidando do cara já veio

Rodrigo Federman disse...

Tiago, uma pessoa com meio neurônio é capaz de interpretar e compreender que a questão colocada é não precisar improvisar um volante de lateral, tendo dois laterais no elenco. Simples assim!
Abs e SA!!!