07/01/22

Welcome, Mr. JT!









O John Textor chega hoje ao Brasil para, enfim, sacramentar o negócio com o Botafogo.

Na agenda, também, um encontro com "grandes botafoguenses", amanhã. Parece que, para conhecer melhor o clube.

Medo disso. 

Muito medo de quem são esses "grandes botafoguenses" e o real interesse que eles têm na SAF do GLORIOSO.

Não duvido que entre os presentes, estarão CAM, CEP, Rotenberg, Rodrigo Maia...

Tomara que o gringo já esteja ciente de "quem é quem" entre os cardeais. Até porque, ele já disse que tão logo o contrato seja assinado, entrará com R$50 milhões para já iniciar a formação de um time interessante no primeiro semestre.

Confirmando, espero que o Freeland não fique com a liberdade para investir essa grana nos reforços ou montagem do elenco.

Fortes emoções nos próximos dias.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Meu medo é os tais cardeais pedirem alguma coisa por fora para apoiarem o projeto....

Marcio disse...

Me preocupa quem são os tais "grandes botafoguenses"...
Dependendo dos componentes da lista e se pudesse aconselhar ao Textor, diria para fazer "ouvidos de mercador".
Ainda dependendo da lista, muitos deveriam ter vergonha de se encontrar com o Textor para falar de Botafogo, já que o motivo dele ser a esperança de salvação passa muito pelas péssimas gestões as quais muitos dos "grandes" participaram de firma direta ou indireta.
Não faltaram tempo e oportunidade para implementar um projeto sério no Botafogo. Jamais fizeram!
Por ultimo, periga também ter na lista torcedores "conhecidis" na midia e tentarem fazer "pirotecnia" com a chegada do Textor.
O torcedor médio, óbvio, está eufórico e assim deve ser... Aliás, me espanta a quantidade de jornalistas esportivos que se colicam conselheiros da torcida em relação à SAF Botafogo/Textor; dizendo que é preciso calma, que ele não fará um timaço, entre outras situações como comparar o seu procedimento no C. Palace ao que piderá ser adotado no Botafogo...
Embora o mercado seja de futebol, as particularidades na Inglaterra são diametralmente difetentes das do Brasil.
Voltando, essa chegada do Textor deve ser encarada com sobriedade, sem tempo para gente que deseja apenas aparecer.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, desses cardeais, eu espero tudo.

Marcio, disse tudo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ja tem cinselgeiro criticando a "proposta" do Textor...
E uma das reclamações seria a falta de netas esportivas.
Sem ter conhecimento algum da negociação, faço apenas umas perguntas:
Em qual momento o Botafogo tem tido metas esportivas nos ultimos 50 anos?
Por que o nobres conselheiros não se colocam a cobrar a todis que enfiaram o Botafogo em uma dívida impagável?
Eu posso até "admitir" a proposta do Textor não ser a melhor, mas é infinitamente melhor do que ficar nas mãos destes "ilustres grandes isso e aquilo desde 1500".
Hoje estamos próximos do 50 a 50 entre ter sucesso ou nao, antes era 100 de que daria errado.
SA!!!

Sergio disse...

Os grandes botafoguenses já partiram há tempos, esses que estão aí são uns grandes botafoguenses FDP.
Posso estar enganado, mas essa turma vai abrir mão das mamatas? Afinal, à exceção de muito poucos momentos, são pelo menos umas 5 décadas sem um grande time e uma dívida que não condiz com as equipes formadas, então, deixo minhas barbas de molho. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu vi isso. Daí, podemos ter uma ideia do quanto eles tentarão melar. São canalhas!

Sergio, o pior é que eles continuam lá, dando indiretas e deixando claro, mais do que nunca, que precisaremos estar em peso dia 13 lá em GS. Para pressionar mesmo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais uma pwrgunta:
Onde estavam as preocupações dos jornalistas quando desembarcaram por aqui os investimentos da Hicks Muse, ISL, Bank of America?
Nao ouvi à época uma unica palavra sobre investimento sustentável, qual retorno teria o investidor.
SA!!!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, existia o "cala boca" e "agrados", com certeza.
Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

Eu ainda não tenho uma opinião formada a respeito do Botafogo ter um dono. Ainda não assimilei, eu sempre achei que o Botafogo era da sua gloriosa torcida.
Mas se o caminho estranho é esse, que seja assim. Afinal esses "Cardeais" sempre se portaram como tais, ou seja os donos do clube, mais só pra levar vantagens, e fazer picaretagens!!!
Tomara que estejamos no rumo certo, e que lá na frente venha os resultados que esperamos.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, mas continuará sendo "nosso". O fato é que para nós continuarmos tendo um Botafogo para torcer no presente e futuro (e não ficar apenas na memória e passado), precisávamos desse "comprador". Infelizmente é a realidade que os vagabundos que assaltaram o clube por anos deixaram de herança.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos, compactuo com o sentimento externado pelo Patinhas. Em um primeiro momento, a idéia de ver o Botafogo, ainda que através da criação de uma nova PJ, de natureza jurídica distinta daquela do clube associativo, sendo vendido a um investidor norte-americano (poderia ser inglês, vietnamita ou brasileiro mesmo), me soa estranho.

Mas eu penso comigo mesmo, e conversava isto com um amigo botafoguense, sócio-proprietário, mais de 80 anos de idade. O Botafogo sempre foi dos sócios-proprietários. E dentre estes, sempre foi de um grupinho que se aboletou no poder há anos e que nos legou o que temos hoje.

O Botafogo nunca foi meu, seu, da sua apaixonada torcida. Aliás, em inúmeros momentos, aqueles que geriam o clube cagaram e andaram para a torcida.

Como se falou várias vezes, fosse o Botafogo FR uma sociedade anônima ou sociedade empresária limitada, seus credores já teriam entrado com pedido de decretação de falência há muito tempo. E o Botafogo já nem existiria mais.

É virar SAF para começar um longo e lento processo de reconstrução e reestruturação ou fechar as portas.

O gigante Botafogo FR, após 2 mandatos de M. Assumpção, 2 do Mais Botafogo, com o Bebeto sendo boicotado pelos "cardeais" travestidos de mecenas, e se formos mais para trás, chegaríamos ao nefasto Charles Borer lá para a 1ª metade dos anos 70, não tem mais vôlei, basquete, está com o parque aquático fechado, não sei se ainda tem equipes de natação e pólo-aquático, não tem mais a loja na sede, enfim, uma terra arrasada !

Preocupo-me com os Conselheiros que eventualmente tenham interesses contrários à negociação e venham a tentar embarreirar o processo. Mas torço muito para que dê certo.

E, vencida esta etapa, tenho outra preocupação. Os investidores terão por objetivo o fortalecimento do futebol com vistas a conquistas de títulos ou irão se contentar em buscar o lucro mediante uma pura e simples compra e venda de jogadores ? Olharão só para as demonstrações contábeis ou também terão interesse na classificação dos campeonatos ?

Muito bem guardadas as devidas proporções, vamos nos espelhar em um Manchester City ou vamos nos contentar em sermos um Crystal Palace ? Só o tempo dirá.

15:30 h, o John Textor já deve ter desembarcado. Vi postagem no twitter, o advogado que é o porta-voz oficial do assunto, esqueci seu nome, e o Jorge Braga já estavam no Santos Dumont a aguardar o gringo.

Abs.

Em tempo, o grande Bebeto, há quase 20 anos, já apontava esse caminho, da separação do futebol profissional do clube associativo. E então criaram uma sociedade anônima fechada, a Botafogo SA. Pena que depois dele vieram a gestão moderno-praiana, como diz o Márcio, e a do Mais Botafogo, com direito a comitê gestor, a cereja do bolo.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, eu entendo total. Inclusive a questão do romantismo (o que eu dou muito valor), mas pensando em nossos filhos e futuros netos, não teria outro jeito de sobreviver se não for/fosse assim. eheheh
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Sim, Rodrigo, é o que penso também. E nem tanto pelo romantismo, há muito perdido. Imagina, as camisas do clube que amamos servindo de outdoor para grandes marcas (pior, servindo até para propaganda de liquidação de ventilador e torradeira elétrica ! ). Romantismo já era há muito tempo.

Aliás, vale a pena ler um texto do Fernando Molica, jornalista e escritor botafoguense, abordando essa questão. Aqui, neste link:

http://www.fernandomolica.com.br/blog/2021/12/o-botafogo-continuara-a-ser-no.php

Talvez pudéssemos prescindir desse tipo de operação agora se lá atrás, durante a gestão do Bebeto de Freitas e principalmente depois, o Botafogo FR tivesse separado o futebol profissional da estrutura organizacional do clube associativo e tivesse sido conduzido de forma, para dizer o mínimo, eficiente. Não foi o que ocorreu, como bem sabemos. Endividamento colossal, dois rebaixamentos no Brasileiro, vexames em série, depreciação da marca Botafogo.

Entendo que agora não tem mais jeito. É virar SAF ou acabar. E torcer para a SAF ser muito bem sucedida, até por que empresas, se mal geridas, quebram. Esta aí a gigante Viação Itapemirim às portas da falência.

Abs.

Marcio disse...

Freeland sobre os novos contratados, Klaus e V. Lopes:

"Venho aqui apresentar as duas primeiras contratações de 2022. Zagueiro Klaus, que vem do Ceará, tem bola parada ofensiva muito interessante e tem imposição pela formação que tem nos clubes do Sul. Temos muita convicção que vai contribuir muito na temporada e nos resultados que vamos perseguir. Já Vinicius Lopes tem sua formação no Goiás, tem grande potencial, já mostrou seu valor inclusive disputando jogos importantes e fazendo gols em adversários de nível na Série A. Acreditamos muito que vai contribuir, fazer gols, desfilar seu futebol e mostrar seu potencial."

https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/enm/2022/01/07/botafogo-apresenta-seus-dois-primeiros-reforcos-para-a-temporada-vinicius-lopes-e-klaus.htm

Barcelona 2 a 1 no Arsenal de virada e com gol de Beletti, que entrou no jogo com a bola rolando, em final da UCL;
São Paulo campeão mundial de clubes sobre o Liverpool, gol de Mineiro;
Internacional campeão do mundo sobre o Barcelona com gol de Gabiru, que entrou no jogo já com a bola rolando.
E sem tirar o mérito dos caras, pois estão na história desses clubes e por certo fizeram por merecer, mas justificar determinada contratação por ter feito gols em equipes de nível série A é muito forçado, da mesma linha do experiente em série B.
E quanto ao zagueiro Klaus, penso que a sua formação no futebol do sul não tem lá muita importância, pois a zaga do Internacional em 2019 era formada por Moledo e V. Cuesta. O carioca Moledo teve formação no Bonsucesso em 2003/04, depois esteve no Caboriu em 2008, em 2009/10 esteve no União Rondonópolis e com um empréstimo ao futebol polonês no período... Cuesta é argentino.
E a zaga "titular" do Ceará, salvo algum engano de minha parte é Messias e Luiz Otávio.
Luiz Otávio nasceu em Carmo, RJ, e fez toda a sua formação no futebol do próprio RJ... Já o Messias foi da base do América MG.

Tudo isso pode não significar nada e torço para que os jogadores tragam resultados positivos; mas os argumentos do Freeland para explicar os jogadores são muito superficiais.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Eduardo. Uma pena que esses mesmos cardeais minaram o Bebeto anos atrás.

Marcio, postagem (já escrita e publicada em automático) de amanhã. Rs

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eduardo, os antigos donos do Botafogo sob o comando do Paulo Azeredo transformaram o Botafogo gigante, depois de 69 com exceção de uns poucos dirigentes o Botafogo foi murchando, culminando com o pilantra do borer, mas verdade seja dita, a venda de GS já tinha sido decidida na gestão anterior, e mais grave ainda, botafoguenses históricos conselheiros do clube concordaram com essa venda sem o menor sentido, entre esses João Saldanha e Sandro Moreira. Quem lutou contra a venda do o Carlito Rocha, que fez uma tenebrosa profecia: "vocês estão acabando com o Botafogo vendendo a sede". Infelizmente a profecia se concretizou e a gente já conhece a tragédia, e repito o que já escrevi diversas vezes: o Botafogo só não desapareceu pela sua apaixonada e obstinada torcida, que sabe-se lá de onde vem tanto amor. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso mesmo, Sergio.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

De fato, Sérgio, sempre que metia o pau no nefasto Charles Borer pela venda da sede e estádio, meu pai dizia que quando o Borer assumiu a venda já estava sacramentada pela gestão anterior, cujo presidente era o Rivadávia Correia Meyer, o Rivinha.
Não sabia desse apoio do Saldanha e do Sandro Moreyra, não. Tremenda bola fora dos dois.
Realmente foram tempos duríssimos. Sem sede, sem campo, sem títulos, você também viveu tudo isso. Só restou a torcida. Admirável torcida.
Abs.

Marcio disse...

O Samico demonstrou as suas preocupações em relação à SAF Botafogo/ J. Textor, sobre o possivel desejo apenas no lucro, digamos, mais rápido e sem maiores ambições nos campeonatos; se o espelho será o M. City ou o C. Palace, onde o próprio Textor direciona o que deve ser feito.
No meu entendimento, atualmente no futebol brasileiro não precisa fazer muita coisa para se obter grandes resultados.
Veja o caso do Bragantino; a Red Bull assumiu em 2019 na série B e subiu como campeão. Na série a 2020 foi o 10° colocado e com classificação para a Sul-Americana 2021.
Em 2021, chegou à decisão da Sul-Americana e foi 6º lugar na série a e com classificação para a Libertadores 2022.
Sem contar que tem entrado na Copa do Brasil em fases mais agudadas...
Uma outra observação é que tem vaga para muito clube nas competições internacionais; em 2021, por exemplo, dos que permaneceram na série a apenas Juventude não se classificou para disputa internacional.
Em 2020, Sport e Fortaleza não se classificaram para competições internacionais.
Em um comparativo com a Inglaterra, o investimento feito pelo C. Palace pode estar focado inicialmente em outro modo por causa da concorrência existente naquele mercado, pois não é fácil concorrer com Chelsea, M. United, M. City, Liverpool e tantos outros que recebem investimentos pesados.
Além disso, não custa lembrar que o J. Textor é um dos proprietários do Crystal Palace, os outros são Steve Parish (presidente), Josh Harris, David S. Blitzer. Entretanto, vale dizer que com a chegada do Textor, o clube inglês teve o maior gasto em transferências da sua história, o que pode indicar que Textor pode ter uma visão mais ousada do que os outros proprietários.
Obviamente que um investidor como o Textor tem todas as informações possíveis e imagináveis e sabe que vem atrelado de positivo aos bons resultados que pode conseguir no Botafogo, ainda mais em um mercado com grande margem para crescimento como o brasileiro.
Para terminar, li que ele jogou futebol americano na universidade e foi skatista profissional, ou seja, sabe que no esporte não se entra apenas para participar e tem condições suficientes para aliar essa competitividade à necessidade de retorno financeiro/econômico.
Que venham novos tempos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, nossa torcida é a mais apaixonada do mundo, afinal, são anos e anos de sofrimento externo...e interno.

Marcio, e ele também teve ou ainda tem laços com o futebol (não profissional) na Flórida. Ou seja, é um empresário, mas que entende de esportes.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

A torcida é a mais apaixonada, menos um.
Este um está acima, pois ja disseram ser o "maior botafoguense vivo".

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ele e seus asseclas. Bem lembrado.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

O cara é CAPITALISTA americano. Gosta de DINHEIRO como todo americano gosta. Ele tem 2 opções: colocar a grana e ficar faturando nas vendas de jogadores e/ou com o clube indo bem, vender e antecipar o fluxo de caixa. De uma forma ou outra ele vai querer ter um time minimamente competitividade pra faturar o dele de retorno sobre o investimento. É o que tem feito no Palace.

Rodrigo Federman disse...

Pai, no Palace ele ainda está na fase de investimentos, sem retorno (até porque começou agora).
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Querem saber quem são os "Grandes Botafoguenses"? É só revisar o comitê de gestão que rebaixou o time de 2019. Garanto que 99% desses caras faziam parte desse Comitê de corjas que quase destruíram o clube.
Olhem a lista e confiram...

Rodrigo Federman disse...

Paulo, com certeza.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Última notícia no Lance mostra que o velhaco e traidor CEP é a figura a ser combatida no Botafogo. Foi por causa desse sujeito e seus companheiros, que fomos rebaixados e quase falimos por conta da antecipação criminosa de receitas que fez quando foi Presidente. Esse sujeito representou o clube nos obscuros contratos assinados na locação do Shopping Botafogo a preços módicos, uma verdadeira "vergonha" feita no patrimônio do clube. Não fosse um clube de futebol estaria demitido com um monte de processos nas costas.
Participou do comitê de gestão com seu sucessor Mujarrej e demais parceiros de anos.
Agora tenta "atrapalhar" o processo com mais um vazamento de documentos sogilosos. Joga ou não contra o patrimônio?!?

Rodrigo Federman disse...

Paulo, esses caras (CAM, CEP, Rotenberg, Mufarrej e outros) são os tumores que precisam ser operados urgentemente em GS.
Abs e SA!!!