12/02/22

Cada um segue a sua vida














Muitos debates nas redes sociais a respeito do Enderson Moreira.

Já sabíamos que ele não era o treinador preferido do John Textor e agora vai seguir a sua vida profissional em outros horizontes.

Os seus números em General Severiano são inquestionáveis.

Mesmo sendo uma Série B, o que o EM fez merece todos os elogios, afinal, pegou um time que tinha muito mais chance de brigar contra o rebaixamento do que o acesso à primeira divisão. E não só retornou com o GLORIOSO, como conquistou o título.

Dito isso, de minha parte não existe o "eternamente agradecido". É um muito obrigado. Ele é profissional e foi pago para desenvolver o melhor dentro da realidade que tinha à época. Mas não sou injusto e reconheço os seus méritos e importância. 

Ao Botafogo, vida nova, pois todo mundo sabe que esse projeto do Botafogo sob o comando do JT é muito maior do que a bagagem e competência do Enderson como treinador.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

9 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Precisou vir um americano para mostrar que EM e Freeland não servem para o Botafogo ?
TB acho que ele fez milagre ao conseguir o acesso a série A.Mas o clube é muito maior do isso e precisa almejar grandes conquistas...
Agora podemos apoiar o projeto e torcer que dê certo...

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, temos um novo Botafogo. Se dará certo ou não, o tempo dirá...mas ao menos saímos da mesmice.
Abs e SA!!!

Joel Lustosa disse...

Bom dia a todos. Com certeza, o que fica é a gratidão pelo trabalho executado e o sentimento de dever cumprido, principalmente pelo fato de conseguir recuperar um time fadado ao fiasco ao ponto de conseguirmos o acesso com um título!!

Mas ficava cada vez mais evidente que o EM nao se encaixava no projeto do JT.

Apesar de não termos nada de concreto ainda, as falas do JT levam a crer que o principal no momento é a reestruturação e o foco na base, o que ja era esperado por mim, pois qualquer investidor quer retorno financeiro, titulo é bom, mas nao tras dividendos...

Isso ate me preocupa, pois vejo muitos torcedores euforicos, pensando ja em titulos imediatos... Tenho certeza que eles virão, mas nao a curto prazo. So em saber que as portas nao fecharão, que haverá investimentos adequados, ressurgimento de nossa base, e que no futuro estaremos colhendo os frutos, ja me anima muito.

Desculpa fugir um pouco do tema no final, é apenas um desabafo de um torcedor ansioso por ver nossa estrela brilhar, mas preocupado com o que essa euforia da torcida (sem querer tirar a razao dela) possa acarretar.

Rodrigo Federman disse...

É exatamente isso mesmo, Joel.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Continuo com o mesmo pensamento de 2021, quando afirmava que se o acesso à série A ocorresse, o mérito seria somente do E. Moreira e jogadores.
O acesso se confirmou e, melhor, saindo como campeão e garantindo entrar na Copa do Brasil em fase mais adiantada.
Um outro pensamento meu era de que para 2022 o E. deveria começar os trabalhos... E à época, ter um investidor não era ainda uma realidade.
Veio 2022 e o E. Moreira merecidamente iniciou os trabalhos, já conhecedor da nova realidade do clube, e logo após o 1º jogo, fez "lamentações" públicas sobre a transição para a SAF, desejo por reforços, entre outros assuntos que no meu entendimento deveriam ser debatidos da porta para dentro.
O desejo dele em ter uma equipe forte continua legítimo, mas o planejamento estratégico não é da sua área de atuação.
Pois bem, o aproveitamento do E. Moreira é excepcional e não deve ser discutido enquanto apenas números; entretanto, alguns números precisam ser analisados de forma clara e objetiva e neste caso é preciso considerar os adversários enfrentados até o presente momento e dar-lhes uma ponderação.
Textor e equipe, tão acostumados afazerem análises dos investimentos, risco, retorno, entre outras coisas, por certo têm ferramentas de análise que ajudaram a embasar a tomada de decisão, justamente para estar em concordância com o planejamento estratégico citado anteriormente.
Assim, não vejo erro na demissão do E. Moreira, talvez fosse um erro em uma administração amadora que tantos danos causou ao nosso Botafogo; hoje se desejamos o profissionalismo, precisamos também encarar de uma outra forma os acontecimentos.
Por fim, o E. Moreira seguirá e em relação ao trabalho desenvolvido, sou contra essa situação de "gratidão", pois enquanto profissional, aceitou o convite por se considerar pronto para trazer os resultados esperados. Foi vitorioso remunerado e sai justamente bem valorizado.
Agora, que todos os direitos, deveres e obrigações sejam completamente encerrados pelas
Não houve filantropia e as decisões devem se nortear pela razão.
SA!!!

Anônimo disse...

Boa tarde. Convenhamos Rodrigo, o EM iria cair cedo ou tarde né. A campanha na Série A, CB, com certeza ia fazer isso. Então, o melhor é sair agora msm, do q quando as coisas já estiverem ruins.

Att,
Mário

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. A demissão tem total sentido. Agora finalmente temos profissionais e assim funciona em qualquer empresa séria. Vida que segue.

Claro, Marcio. E já falamos: ele teve muito mérito no acesso e mereceu a renovação. Mas ai chegou a assinatura oficial com o Textor e ele tem todo direito de buscar a equipe profissional que melhor encheu seus olhos.

Abs e SA!!!

Damião disse...

O Endersom saiu por cima e valorizado. Se continuasse, e perdesse o segundo clássico, seria bem pior para ele. Com a campanha do Botafogo na segundona deu-lhe visibilidade e valorização. Não vai demorar, estará dirigindo um time da série A no Brasileiro. Desejamos sucesso...

Rodrigo Federman disse...

Damião, que ele tenha. Mas a minha preocupação é só com o Botafogo mesmo. Rs
Abs e SA!!!