03/02/22

De virada

















Cheguei em casa na metade do segundo tempo e não consegui assistir a vitória do Botafogo sobre o Madureira.

Apenas li que a primeira etapa foi sofrível e que o time melhorou um pouco no final, conseguindo, inclusive, a virada de 0 a 2 para o 4 a 2.

Pelo resultado, excelente. Mas pelo que fiquei sabendo do início e até mesmo como um todo, o time continua devendo.

Deixo o espaço aberto para os comentários dos amigos que assistiram o jogo.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Luiz Antônio disse...

O problema maior é o treinador.
São as mesmas substituições nos jogos.
Um lateral direito com Urgência !!

Marcio disse...

E inicio repetindo o "valeu pela vitória"...
Mas essa frase não pode ser rotineira.
O placar de 4 a 2 não me faz esquecer que um time minimamente organizado não pode sofrer dois gols ridículos como os de hoje e apresentar uma certa dificuldade, embora o goleiro tenha feito umas defesas e o D. Gonçalves desperdiçado duas grandes oportunidades, de criar chances claras de gol contra uma defesa adversária pessimamente posicionada.
Se o F. Ferreira fosse jogador de futebol e organizasse o meio de campo e os atacantes soubessem se posicionar, considerando a linha de defesa, e um mínimo de organização e atenção gerais, era para ser uma vitória com bastante facilidade.
Levou o gol no primeiro tempo, penalidade ridícula do Kanu, e no segundo tempo E. Moreira voltou com Jonathan na vaga do péssimo Carlinhos (saiu contundido, provavelmente), Rai no lugar do inútil F. Ferreira e L. Fernando no lugar do atrapalhado Vitinho.
Destes, o Rai foi o melhor jogador e assim logo após sofrer o segundo gol, fez o primeiro, chegou ao empate e virou a partida.
Só que o futebol jogado foi paupérrimo.
Algumas observações:
Sofreu 3 gols no campeonato e todos de forma ridícula;
Carli tem 3 jogos e recebeu 3 cartões e já está suspenso;
Por que o E. Moreira está insistindo com o péssimo F. Ferreira? 2021 não foi suficiente?
Esse Fabinho é bem fraco...
Vitinho é muito atrapalhado com a bola, mas como tem 20 anos, vou esperar.
E o repertório de esquemas do E. Moreira, onde está? Sempre o mesmo independente de nomes...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Luiz, os números dele são inquestionáveis mas também o considero limitado demais.

Muito bom, Marcio. Resumindo: Perdi pouca coisa, né? Rs

Abs e SA!!!

keven disse...

Valeu pela vitória. E algumas coisas me chamaram atenção.
-pode renovar com o carli mais uma temporada ainda tem bola pra isso.
- o Breno dá uma boa dinâmica no meio de campo e possui muita vontade em disputar as bolas.
- o Fabinho tem fôlego pode ser usado para entrar no segundo tempo.( Precisamos de um outro volante bom, o Barreto não pode ser titular (
- o MN está jogando bem logo vai fazer o dele.
- e o muleque rai que entrou e fez o gol é melhor do que o possante Vitinho

Perdermos muitos gols e demos uma bobeada na defesa.mas,valeu pela vitória.pelo menos não está sofrido como o estadual do ano passado.
Abs e SA!

Marcio disse...

Rodrigo, não perdeu e ainda descansou o coração.
Por mais que o carioca não seja aquela competição, quando os erros idiotas começam a acontecer dentro do campo, não tem como não ficar pê da vida.
Os caras só fazem isso, jogar futebol, e não conseguem evitar esses erros.
SA!!!

Sergio disse...

Não vi o jogo mas li elogios ao Breno, Raí e Erison. O Carli foi bem e mal segundo comentários. Incompreensível a escalação do Felipe Ferreira, Fabinho não visse a que veio, ou seja, os peixes são sempre um estorvo.
Eu tenho a ligeira impressão que esses sistema de jogo sem um meio campo minimamente decente vai ser sempre esse sufoco e vai sacrificar os atacantes, que segundo li parecem mais meias do que centro avantes. O Enderson foi muito importante na série B, agradecemos, mas tenho a impressão que para série A falta algo, espero estar errado.
Valeu pela vitória, mas tomar dois gols do poderoso Madureira é preocupante. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Keven, mas se tivesse igual a ano passado, era melhor fechar a porta logo. Hehehe

Marcio, são ruins por natureza.

Sergio, o problema é que não temos peças para formar um meio de campo realmente bom.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Acabei de ver os melhores momentos, o Botafogo perdeu muitos gols. Gostei do Erison e o passe muito bom do MN para o DG que fez o favor de não perder. Com uns três jogadores medianos no meio dá para não fazer vexame no Carioca, pro brasileiro uns 5 ou 6 de nível.
O pênalti do Kanu fiquei em dúvida, ele foi na bola. Já vi lances piores em que nada foi marcado.
Voltando ao esquema de jogo, tirando o Breno, não temos meio campo. Abs e SB!

Marcio disse...

Rodrigo, acho que não é somente problema da falta de peças...
Breno, Fabinho e F. Ferreira no meio de campo,;
Vitinho. M. Nascimento e D. Gonçalves no ataque...
Não seria melhor formar um meio com 4 jogadores e com isso deixar os dois atacantes com mais atenção para o ataque, um centralizado e o outro com mais liberdade de movimentação?
Breno e Fabinho são mais de marcação, sem grandes conhecimentos de organização de jogo; como o F. Ferreira é péssimo, a bola no meio campo e nada é a mesma coisa e assim voltam a bola nos zagueiros que jogam a bola no ataque para os que jogam pela ponta disputarem...
E ainda tem a obrigação do M. Nascimento de recuar quase até a intermediária de defesa para ajudar a marcar.
Vou citar o Liverpool, sem comparar jogadores, claro:
A escalação contempla no ataque o Mané, Firmino e Salah; só que quando a bola rola, Firmino mais se comporta como armador do que atacante (não acho o Firmino essa bola toda que apregoam, mas tem o seu valor).
Mas esse retorno do Firmino para o meio é compensado porque o Salah é goleador, 23 gols em 26 jogos nesta temporada; Mané tem 10 gols em 26 jogos e Firmino 7 gols em 20 jogos.
E a dupla Salah e Mané é extremamente veloz e perigosíssima no mano a mano (Salah, inclusive, também é um dos lideres em passes para gols)
certa vez eu critiquei o estatutário 4-3-3 do Botafogo e um irmão de camisa disse que era o esquema mais utilizado e citou o Liverpool....
O que é preciso ficar claro é que não existe esquema ruim ou bom e sim aquele que maximiza potencialidades e minimiza defeitos.
Se os pontas entregarem 40 gols na temporada, pode escalar o centroavante até de goleiro.
SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, a novidade é que temos um novo GS no time, pois o FABINHO também gosta de jogar mostrando as pernocas. Patético, ridículo e não foi expulso por muito pouco.
Até os 10' do segundo tempo, quando o MADURA fez o segundo, a nossa dupla de zagueiros era um convite para bailar, levando um baile dos possantes atacantes do "timaço" adversário.
Com as substituições feitas o time melhorou e reagiu, inclusive a zaga, fazendo os 4 gols, apesar do inútil LF em campo.
Devo ter visto outro jogo, pois os comentaristas da TV elegeram o MN como craque da partida. A meu ver ele esteve no mesmo padrão da última partida. Como é novo e está cercado de "mulambos" vamos dar um tempo e aguardar.
É claro que em breve receberemos novos jogadores e os "perebaços" deverão ser dispensados.
O DG foi bem, para mim o melhor em campo, e o garoto RAI, que entrou, mostrou bola.
Uma boa noite e saudações alvinegras. JT VEM AÍ.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. Devemos pensar no Brasileiro. E aí, amigo, entre 6 a 7 reforços para o tome titular.

Marcio, como você diz, esse sistema tático para ser estatutário no clube. Precisamos de mais opções.

Jota, no jogo passado reparei nisso. Hahaha

Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Bastou apenas dois jogos pra falarem que o Vitinho não presta daqui uns dias vão falar que o Matheus Nascimento também não serve.

Rodrigo Federman disse...

Tiago, e quem quiser falar, tem todo direito. Primeiro, porque opinião é livre e cada um tem a sua. Segundo, porque, querendo ou não, até agora nenhum dos dois mostrou bola. Logo, a avaliação inicial realmente não é boa. Não vejo problema algum nisso.
Abs e SA!!!

Hugo Correia disse...

Boa noite, me desculpem irmaos, mas as vezes tenho a imprrsao de que estou lendo come tarios postados por torcedores de outros times... so vemos ruindade desgracas no nosso time. Logico que temos muito a melhorar e a ctescer. Paciencia com os meninos, menos perseguicao a esse ou aquele jogador, estamos em primeiro lugar de um campeonato que segundo os omemtarios postados aqui nao vale nada. Entao nao seria hora de testarmos a exaustao nossos CRAQUES? Ao final aquele que nao servir que seja dispensado, mas ate la, um minimo de credito nao fara mal.
Abraco a todos que assim como eu, AMA ESSE CLUBE MARAVILHOSO, de minha infancia na roca e dos jogos pelo radio.
Hugo Correia
Porto Velho/RO

Rodrigo Federman disse...

Fala, Hugo. Mas não tem nada demais criticar. Como comentei acima: Opinião é algo muito pessoal. Cada um tem a sua. E torcer é isso. Não é mais torcedor aquele que não critica ou que dá mais voto de confiança. A paixão é a mesma, mas cada um com seu jeito de manifestá-la. A torcida pelo melhor do Botafogo é igual.
Abs e SA!!!

JorgeFS disse...

Vitorioso limitado, time parafuso só vai no aperto, quem sabe daqui até o início do brasileirão se encontra, sair tomando 2 a zero de um Madureira, mesmo virando o jogo nos traz muita preocupação para as futuras competições

Rodrigo Federman disse...

Jorge, mas se não chegarem bons reforços, me preocupo muito para o Brasileiro.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Individualmente, do meio de campo pra frente o time tá bem pior que ano passado. Os que ficaram (que jogam dos zagueiros pra frente) apenas o Diego tem justificado. Ou dá passes pra gol ou faz os seus. Então, independente de qualquer crítica, tem feito e muito bem seu papel. Perder o Navarro foi muito ruim. Não temos outro a ocupar o espaço deixado por ele na equipe.
Esperar o retorno do Chay e do Barreto que são infinitamente melhores que os que têm jogado nesses jogos e que são horrororos.

Rodrigo Federman disse...

Pai, se o Diego é quem está chamando a atenção positivamente, é sinal de que o setor ofensivo está realmente fraco. E se Barreto passa a ser infinitamente melhor que o substituto, me deixa ainda mais apreensivo. Sem contar a expectativa da salvação com Chay, que inegavelmente melhora bastante, mas quando passa a ser salvação, putz, me dá calafrios.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Salve, Rodrigo e amigos.
Sobre o jogo de ontem, vamos lá. Começando pela defesa, considerando que Carli e Kanu já jogaram juntos, são conhecidos e experientes, considerando-se a idade do argentino e seu histórico de punições por levar cartões amarelos - achei o de ontem um tanto injusto - acho que deveriam aproveitar o estadualzinho para testar o Mezenga. Idem para outros eventuais zagueiros que existam no elenco. O mesmo raciocínio se aplica às laterais. Aproveita e bota pra jogar o Vitor Marinho, ele agora é o reserva imediato e o será por longos meses.

Felipe Ferreira não dá ! Até o reino mineral sabe que não tem bola. Já não tinha para a série B, não teria na série A sem SAF, com SAF vindo aí o destino dele deveria ser tentar um curso técnico profissionalizante, um concurso público, ENEM...

Vitinho, a quem não conhecia, não lembro de ter visto nenhum jogo deste rapaz, até agora nada mostrou. Não sei se o trombador Erison, que entrou relativamente bem nos dois jogos, joga na mesma posição, mas Vitinho, até o momento é um zero à esquerda.

Fabinho fraco. E deveria ser proibido de jogar com os calções daquela forma. Ele não está disputando pelada na praia, com o xorte comprado nas Lojas Americanas. Está usando o uniforme do Botafogo FR, com logo de patrocinadores, escudo, etc.

Do Breno, tenho gostado.

O Matheus Nascimentos vem mostrando evolução. E, vamos combinar, até a entrada do Raí não havia ninguém jogando com ele. Aí, meus amigos, poderia ser o Túlio, o Benzema, o Quarentinha, ia ser complicado. Quando o D. Gonçalves se apresentou mais, as jogadas com o MN apareceram. Imaginemos se ao invés da completa nulidade do irritante FF fosse o Chay, que está longe de ser um bom jogador, por ora diria que é apenas razoável. Mas que tenta, e consegue às vezes, um drible, uma clareada na jogada, umas boas tabelas com o atacante (como aconteceu em 21 com o Navarro). Tenho certeza que mais jogadas apareceriam e, consequentemente, os gols. Acho que dá pra ter esperanças do MN tornar-se um bom centroavante.

Finalmente, já havia gostado do que o Raí mostrara na Copa SP. Ontem entrou bem, bom toque de bola, boas jogadas. Ele entrou e o time mudou - também pudera, jogamos o 1º tempo inteiro sem meia cancha, com o traste do FF. Raí deveria entrar como titular no próximo jogo.

E o que é o L.Fernando ? O cara é horroroso ! E é o 2º maior salário deste elenco ! É de cair o ...

Abs.

J. Daniel disse...

Mais uma vez o Botafogo apresentou um futebol de baixíssimo nível, bem inferior que o time campeão da série B. Se não houver contratações em todos os setores do time, principalmente do meio pra frente e laterais, não vai disputar títulos, como deseja o JT, pois o Carioquinha não tem importância nenhuma. Uma última observação: é necessário, com urgência urgentíssima, a contratação de zagueiro para revezar com o Carli, pois as limitações físicas o obrigam a receber um grande número de cartões.Desse plantel para a CB e Brasileiro, salvam-se 3 ou 4 titulares, com muita boa vontade.SA

PAULO FERNANDO disse...

Se esse time pouco reforçado, limitado, mas com poder de reação, boas surpresas como o Matheus, Breno e Raí e padrão tático está liderando provisoriamente o carioquinha, sinal que com reforços podemos pensar em voos maiores. Eu gosto do Enderson e suas seções táticas. Acho que seu time consegue ter um bom sistema de marcação e transita bem entra as laterais do campo, aumentando a área de ataque. Gosto da sua capacidade de mudar o time nas horas difíceis e desde os últimos jogos da série B que mostra excelente oider de reação. Oy seja, o grupo é fechado com o treinador e isso é fundamental para qualquer time ter desempenho em campo. Estou muito otimista com o que vamos ter fora e dentro do campo esse ano e a estrutura tática existe e respeita os princípios do técnico independente de quem são os jogadores. Óbvio que jogar com Felipe Ferreira é gastar tinta ruim em papel bom. Esse Luis Feenando é outra tentativa inócua. Mas estou muito confiante.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, concordo integralmente. Esse Vitinho no que vi contra o Bangu estava muito afobado! Quanto ao MN, tomara mesmo que esteja em evolução e venha a ser o que tanto falam.

J.Daniel, sim. O Marcio fala isso desde sempre: Até pela temporada inteira, o Carli uma hora ou outra vai sentir e ficar suspenso. Precisamos de um bom reserva. Mas não um outro do nível de Gilvan.

Paulo, mas que venham bons reforços! Não apenas jogadores medíocres ou apenas apostas. No caso do padrão tático, ok....tem definido, mas precisamos de variações. O EM não é um cara que costuma ter muitas opções. Nem mesmo nas substituições que faz.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Duas observações:

Claro que respeito as opiniões diferentes das minhas, isso faz parte do processo e ajuda a pensar em outras hipóteses.
Entretanto, discordo que haja "perseguição" a esse ou aquele jogador...
Obviamente que deve ser cobrado quem tem mais tempo no futebol profissional, mas ter paciência não significa tratar esses jovens como se fossem uns completos vulneráveis.
Tem um monte de jovem em outras profissões, resguardadas as diferenças, que se durante o contrato de experiência não demonstrar capacidade, não é aproveitado.
É preciso que o clube crie um ambiente favorável ao aproveitamento dos jovens, mas é preciso também que estes jovens demonstrem capacidade e vontade de crescimento profissional. A chegada ao futebol profissional não é topo da carreira.
E embora eu não esteja vendo o tal futebol que dizem o M. Nascimento ter, se ele de fato é centroavante, penso que este esquema de jogo está muito sacrificante para ele, pois em diversas oportunidades vem combater o adversário na intermediária de defesa e jogador algum que retornar tanta distância e com frequência, se tornará goleador.
E para terminar momentaneamente este assunto, há tempos vejo o Botafogo com essa conversa de paciência com os jovens e até o momento o resultado é bem fraco.
Só para efeitos de comparação, o Santos vendeu o Rodrygo ainda jovem para o R. Madrid, arrumaram o Kayo Jorge que aos 19 anos foi vendido a Juventus e agora ouço falar em Marcos Leonardo de 18 anos e que decidiu o jogo frente ao Corinthians. Os caras por lá com 17, 18, vão sendo colocados no jogo sem "pena".

Disse o Carille sobre o Marcos Leonardo e o Ângelo de 17 anos:

"Para mim, o Marcos Leonardo está mais preparado e o Ângelo ainda tem muito para crescer, e vai crescer jogando. […] O Ângelo vai jogar, vai jogar bem, vai ter seus erros e a gente vai estar muito aberto para mostrar os melhores caminhos para que ele se beneficie dentro de campo, para que ele possa mostrar o seu talento"

https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/enm/2022/02/03/carille-fala-sobre-o-desempenho-e-a-evolucao-de-marcos-leonardo-esta-mais-preparado.htm

Não tem a palavra "paciência" no discurso.

E por último, o D. Gonçalves>
É hoje o melhor atacante do Botafogo.... Já fez dois gols e ontem perdeu outros dois que não deveria perder e explico.
Ele se posiciona bem e já escrevi sobre isso aqui, mas se perde porque sempre quer enfeitar a jogada e assim deixa de ser objetivo. E isso é um problema não tão difícil de resolver, basta alguém da comissão técnica mostrar-lhe que ser simples e objetivo vale muito.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é isso mesmo! Quanto ao DG, tem que ver se ele é humilde o suficiente para ouvir os conselhos e buscar ser mais simples (pois está longe de ser o craque que acha).
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, o D. Gonçalves precisa entender o que o Cafu entendeu quando foi treinado pelo Telê.
Longe se ser o craque que dizem, conseguiu ser eficiente na função e não por acaso tem uma carreira respeitável.
E escrevo isso porque sabemos que no chamado "futebol moderno", o gol praticamente não é o objetivo e os analistas utilizam-se de palavras rebuscadas mas evasivas para justificar tamanha aberração.
O D. Gonçalves, na minha modesta observação, nas jogadas mais agudas e de perigo ao adversário, sempre está na zona de conclusão..
Ontem, no primeiro tempo, desviou uma bola de cabeça no chamado "primeiro poste", recebeu um lançamento do Carli onde dominou bem de cabeça e não fez o gol porque deu uma pancada para estufar as redes, ou seja, era mais jeito do que força;
No segundo tempo recebeu um excelente passe e ao pentear a bola para a perna esquerda, se atrapalhou um pouco e finalizou mal e depois fez o gol em um passe do M. Nascimento, acho.
No gol que fez contra o Bangu , a jogada se desenvolveu pela ponta direita e ele fez o que se espera de quem joga do lado oposto, fechou e sozinho cabeceou para o gol.
E na série B/2021, ele também mostrou essa característica.
Não estou dizendo que é craque de bola, que é fora da curva, nada disso, apenas que vejo nele uma boa característica que pode ser potencializada se trabalhada com carinho.
Como escrevi anteriormente, ele se perde porque quer fazer o que não sabe e não o simples, que também resolve..
Claro que é preciso saber se ele estaria disposto a enquadrar-se a uma postura mais objetiva e também se alguém dentro do clube enxerga da mesma forma e se tem capacidade de chama-lo para conversar..
Hojj, com este elenco, D. Gonçalves é o jogador mais decisivo (que situação) e deveria ser jogador para atuar a partir do meio campo, obviamente, trabalhando as suas melhores qualidades.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eu entendi, Marcio. Por isso até reconheço que pode ser uma peça a fazer parte do grupo. Mas acho demais alguns torcedores (e isso eu vejo nas redes sociais) falando como se nosso ataque para a Série A ficará ótimo com DG e mais 1! rs
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Diego Gonçalves é um jogador de elenco, jamais incontestável. Pode ser titular em muitas partidas, dependendo do adversário e das opções melhores que venhamos a ter. O que eu acredito nos próximos meses é que a continuidade do trabalho técnico, que é bom, nesse momento de transição está dando tranquilidade a instituição. Imaginemos que todos os envolvidos estejam passando o bastão, o clube no "furacão" de mudanças e a performance em Campinas fixa muito ruim...! Seria um caos e uma preocupação à mais para todos. Também acho muito boa a decisão do Textor de fazer contratações aos poucos e com cuidado. Claro que virão jogadores mais qualificados, mas mudanças feitas em time que está em paz é muito melhor.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, sim. Por isso o JT está sendo perfeito até o presente momento. Tendo calma e buscando minimizar os erros.
Abs e SA!!!