10/02/22

É muito pouco para Série A
























Apesar da diferença técnica não ser tão grande, mesmo assim, pesa. Principalmente se os adversários atuarem com a mesma disposição. E se um deles tiver alguém que desequilibre, mais ainda...

Foi o que acabamos de ver na derrota de 1 a 2 do Botafogo para o ECTD.

Depois de uma primeira etapa equilibrada, o GLORIOSO até desceu para o intervalo com a vantagem parcial. Isso porque atuou os 45 minutos iniciais com atenção, raça e vendo o tricolor sem a mesma gana.

Parecia que a vitória viria. Era só manter a pegada e atenção.

Só que o segundo tempo foi ao avesso. O clube das Laranjeiras entrou para virar e assim o fez sem nenhuma dificuldade. E poderia ter finalizado até com goleada, afinal, igualou (na verdade, superou) na disposição, soube aproveitar os melhores jogadores e ainda tem o seu ponta direita como um daqueles caras que deixa o rival doido. O Luis Henrique sambou nas costas do Hugo, Jonathan e dos péssimos volantes alvinegros.

O mais impressionante é que vendo o massacre tricolor no segundo tempo, o Enderson nada fez. Só resolveu tentar algo depois que levou o segundo gol. 

Tarde demais. 

A partir de então, eu torci para que o jogo acabasse logo.

No primeiro embate de primeira divisão do ano, derrota com sobras.  

E a certeza é cada vez maior: 95% desse elenco não tem qualidade para disputar Série A. O próprio Enderson Moreira não é treinador para um clube da grande do Botafogo em Série A. O Eduardo Freeland nunca poderia ser dirigente de futebol na Série A. Enfim, são tantas correções a serem feitas...

Vai ter trabalho demais, Mr. JT! Muito trabalho mesmo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

23 comentários:

João disse...

Que massacre. Lembrou muito o time apático que foi rebaixado em 2020.

Desse time, só dá pra aproveitar o Gatito e talvez o Kanu. O Matheus parece ter potencial.

É temerário jogar série A com Carli (obrigado pelo esforço ano passado, mas se for titular na série A, teremos sérios problemas), Hugo, Fabinho (meu Deus de onde saiu esse troço?), Barreto, Luiz Fernando e esses reforços (?) que vieram de times da série C.

Espero que mude muita coisa dentro dos próximos meses.

Sergio disse...

Nem preciso ver jogos só Botafogo para saber que esse time é fraco, mal escalado e infelizmente o treinador para primeira divisão está aquém para essa série.
O pior é o responsável pelas contratações aceitar as indicações do treinador sem a devida avaliação. O JT vai ter muito trabalho. Abs e SB!

Marcio disse...

No futebol, ganhar, empatar ou perder faz parte, óbvio, mas as escolhas feitas para o jogo devem ser criteriosas e não invencionices.
Com a possibilidade de iniciar o jogo com Barreto, Breno e Fabinho, eu emiti algumas críticas em comentário antes do jogo.
Mas o E. Moreira foi ainda pior e escalou Fabinho, Barreto e mais L. Fernando, Erison, M. Nascimento e D. Gonçalves.
Com isso ele não teve marcação espe3rada pelo meio campo, Barreto e Fabinho estiveram completamente perdidos e muito menos saídas para o ataque mais elaborada porque L. Henrique e D. Gonçalves já são complicados em suas posições originais e não seria organizando o jogo que fariam coisas melhores; e com o agravante de que se o L. Fernando jamais fez coisa alguma no Botafogo, D. Gonçalves que nesse time é um dos que mais se aproxima do gol adversário, só apareceu em uma única oportunidade. Mesmo assim o Botafogo fez o seu gol e saiu em vantagem e com todo o intervalo para fazer as devidas correções. E se houvesse um pouco mais de capacidade, poderia ter feito mais 1 ou 2 gols, pois perderam algumas oportunidades de contra-ataques e finalização, como nos casos do M. Nascimento e uma com D. Gonçalves.
E o que fez o E. Moreira? Rigorosamente nada e isso é inaceitável!
O adversário já jogava o tempo todo pela ponta direita, com o L. Henrique e após o Hugo ter sido injustamente amarelado, pois nem falta houve, baixou a sua condição de marcação e foi literalmente engolido… Mas sem uma única ajuda dos volantes ou trabalho do técnico.
E assim o Botafogo sofreu a virada e somente após esse fato o E. Moreira fez as substituições, aos 20 do 2º tempo.
Jonathan no lugar do Hugo, Raí no lugar do Erison, e Vitinho no lugar do L. Fernando.
Aos 28 sacou o Fabinho e colocou o Breno e aos 36 G. Conceição no lugar do M. Nascimento.
Por mais problemas que a equipe tenha e de fato tem, Fabinho jamais pode ser titular, o mesmo vale para o L. Fernando; quanto ao E. Moreira, errou do início ao fim e ainda fez perder uma das poucas coisas que a sua equipe apresentou..
Faltou tudo!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

João, a segunda etapa foi vergonhosa! Eu ainda acredito que o Carli com bons volantes pode segurar a bronca. Mas claro, precisamos de uma opção na zaga que seja boa para se não der para ele. Desse bando hoje, eu só consigo imaginar Gatito, Carli, Kanu e talvez o Daniel de titulares. Ou seja, pelo menos 7 bons reforços para o time titular. Fora a composição do elenco.
Abs e SA!!!

Luiz Antônio disse...

Dava pelo menos tentar parar as investidas pelo lado esquerdo. Diego Gonçalves foi nulo e não SAIU. Poderia ter colocado alguém pra fechar aquele lado. Como sempre só mexe depois dos 15'ou 30'. Não tem criação nesse time. Vamos passar Raiva pela mais pela INCOMPETÊNCIA DO treinador do que pelo time fraco que noís temos.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. O JT deve estar se coçando e contando dinheiro, porque precisará reforçar muito o elenco e pagar multas de rescisões. Incluindo diretores e treinador.

Marcio, isso aí. O que mais me irritou foi a passividade do EM vendo o massacre no 2T e nada fazendo. Precisamos levar os dois gols para ele pensar em fazer algo. Mas aí a vaca já tinha ido para o brejo.

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Luiz Antonio! Foi bizarro ter premiado Diego com 90 minutos em campo, sendo que ele não fez nada. Uma nulidade completa.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Time vergonhoso mesmo.Pelo menos sete desse time não ficariam nem no banco de qualquer outro time da série A.

Marcio disse...

Rodrigo, o interessante é que adoram falar da tal saída Lavolpiana com o Daniel Borges... Tudo bem, que seja!
Mas são incapazes de pensar em trazer um volante para fazer mais um zagueiro e com isso permitir ao Kanu fazer uma cobertura mais efetiva ao lateral.

Vou dar um exemplo e sem comparar jogadores.
O técnico do Palmeiras na final da Libertadores fez o Scarpa fezchar a lateral esquerda para o tal Piquerez olhar as movimentações do G. Barbosa por aquele lado fazendo a dobra com o E. Ribeiro.
Do outro lado ele segurou o Maike para marcar de perto o B. Henrique e G. Gomez ficou livre para ajudar na marcação, cobertura ou não deixar F. Luis jogar livre por ali.
E colocou um dos volantes para fazer a marcação pressão no Arrascaeta...

O quero dizer com isso é que a linha de defesa do Botafogo não é novata e L. Henrique, embora jovem, não é uma surpresa.
E outra coisa, o Abel colocou o Cano e o Arias, que joga de ala e avançou tranquilamente... Por quê? Por que o D. Gonçalves tinha de vir para ajudar o meio e não jogou às costas desse lateral; Não estou dizendo que resolveria alguma coisa, mas técnico é pago para pensar.
Ele jogou com 8 jogadores da temporada passada, não custa lembrar.
O Fluminense do Abel, jogou, acho, em um 3-4-3, sendo que dois do meio eram volantes...
Não reclamo do resultado, mas a forma engessada como o E. Moreira foi para o jogo e parecendo não ter preparado qualquer alternativa para as variáveis que se apresentasse.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, precisamos urgentemente de 7 reforços para o time titular. Fora o banco de reservas e direção de futebol.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. E quem ganha quase 3 dígitos por mês é o EM, incapaz de analisar assim.
Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo. Vc já disse e eu e toda a torcida do Botafogo sabe, o time é fraco! Mas é imperdoável o time ficar só olhando o adversário jogar. O treinador não dispõe de elementos confiáveis no banco, mas não pode se omitir diante da pasmaceira vista em campo ! Deveria ao menos cobrar raça e determinação. O Flugay jogou absolutamente a vontade, as nossas meninas não ganhavam um dividida, parecia um jogo de profissionais contra uma equipe dente de leite. Elas estavam cansadinhas pois jogaram na segunda feira. Francamente, foi horrível ver o Botafogo hoje !!!

Rodrigo Federman disse...

Claro, Patinhas. A covardia e apatia vistas no segundo tempo não têm perdão. Foi algo vergonhoso e passivo de justa causa. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo, eu não aceito essa conversa de que com esse elenco não há o que fazer... É obrigação do técnico de plantão tentar fazer algo e ele não fez até sofrer a virada. Por que esperou tanto?
E isso é uma mania desses caras; Tite contra a Bélgica foi assim. não fez nada para tentar neutralizar as investidas do Lukako por todo o 1º tempo; foi assim no 1 a 7, onde a Alemanha jogou somente com o Klose de atacante de oficio e povoou o meio de campo e o Felipão foi de 4-3-3.
Sinceramente.
SA!!!

keven disse...

Fala Rodrigo e galera alvinegra!
A partida foi ruim , o time não jogou nada. O nível do time é fraco.mas,vou dormir com boas notícias.
O Minha Textor anunciou no twitter que o Freeland vai ser "promovido" para as categorias de base e para o seu lugar vem o Eduardo mazucco para diretor executivo de futebol.e provavelmente o EM vai embora e vai chegar mais alguns jogadores.
#atequeenfimforafreeland

Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ou se realmente acha que não tem o que fazer, no mínimo afirme isso e deixe o cargo à disposição, né?

Keven, tomara que aconteçam mudanças mesmo.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Tendo sido anunciado a reforma do dep. e futebol, provavelmente iniciemos já o planejamento do novo time e respectivas contratações, com nova comissão técnica. Ou seja, mudança geral. O Freeland vai para diretor da base de onde não deveria ter saído. Do atual time e na minha opinião, Gatito, Rafael, Kanú, Chay e Matheus Nascimento no máximo. Gosto do Carli, mas não acho que aguente o ritmo e velocidade da série A. O resto tem que pinçar algum para compor elenco...Diego Gonçalves, Carli, o jovem Raí, mas muitos poucos conseguem entregar algo para a série A. Ontem o lateral direito Daniel Borges teve uma atuação trágica e mostrou que não pode ser o substituto provisório do Rafael. Acho que o Enderson deve ser valorizado e honrado pelo bom trabalho que fez na série B, deve ser reconhecido no clube e no mercado, mas falta experiência e calma para dirigir um time competitivo serie A. Que saia pela porta da frente porque merece.
Minha única e grande preocupação é montar um time novo (até com comissão técnica nova) tão perto assim do CB/22. Acho arriscado, mas toda mudança tem seu lado de insegurança. A vantagem é que essa mudança é de um modelo amador para outro bem profissional e esse era o desejo de todos os Botafoguense há anos. Talvez esse novo modelo (gestores, comissão técnica e time) tenham problemas de entrosamento no inicio, mas nada derruba um trabalho bem planejado e com profissionais competentes em todas as áreas.

Eduardo Samico disse...

Sobre o jogo, pouco a acrescentar ao que já foi dito pelos amigos. Repito-me e aos demais dizendo que o time é composto por jogadores muito limitados tecnicamente. Eu já previra isto, não precisa ser pitonisa ou ir ao Oráculo Delfos, iríamos roubar bolas e entregá-las em seguida ao adversário. O escanteio que redunda no 2º gol deles nasce em um lance destes; os caras atacam, a defesa do Botafogo recupera a bola e tentamos sair jogando; alguém, na hora não identifiquei, erra um passe e eles retomam o ataque. Acontece o escanteio, e a defesa ainda falha ao tentar rebater a bola.

Se contra o Nova Iguaçu, muito mais fraco tecnicamente, tivemos dificuldades na criação das jogadas e na retenção da posse da bola, imaginem contra o adversário de ontem.

E ontem mesmo, após o jogo, várias novidades já foram comunicadas. Meu xará Frila vai para a gerência da base, ou algo assim, vêm 2 novos integrantes para o futebol profissional: um novo diretor, em lugar do Frila, e alguém para a área de inteligência. Abaixo, o link d Fogãonet.

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/botafogo-solta-nota-explicando-mudancas-comunicadas-por-textor-e-promete-mais-novidades-nos-proximos-dias/

E li também que com essa nova estrutura sendo montada, dificilmente o EM deverá permanecer. De fato, ressalvando que não acompanho o futebol nem aqui nem no mundo, parece-me que há uma certa falta de treinadores qualificados no País.

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/botafogo-conversa-tecnico-europeu-nao-manter-enderson-clube-deve-reforcos-proxima-semana/

Abs.

Salomon disse...

Rodrigo, notícias sinalizando mudanças importantes na estrutura do Botafogo.JT já atuando como dono do novo Botafogo.
Abs.

Marcio disse...

Rodrigo, não ha nada a fazer e depois que levou a virada, retrocedeu ao colocar o Raí em campo.
Uma outra observação que faço é que os entusiastas do futebol moderno dizem que o talento sozinho não decide jogos atualmente.
Ontem nao teve jogo tático algum nos dois times, teve sim bola nesse muito bom Luis Henrique do Fluminense. Ele virou o jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu acho que o Carli com um bom time ainda pode dar caldo. Mas concordo que precisamos de um bom zagueiro para ao menos disputar posição. Nos demais nomes, concordo também. Apenas acho que Chay e MN são para composição de elenco. E manteria o Daniel, que ao menos pratica um futebol ok.

Eduardo, o Textor foi cirúrgico no momento do anúncio. Tanto que ninguém fala da derrota pro ECTD! hehehe!

Sim, Salomon. Vamos torcer.

Marcio, ele é um técnico limitadíssimo. De Série B mesmo!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Carli hoje só para ser zagueiro da sobra, combate direto eu não vejo possibilidades.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. De repente em um novo esquema tático.
Abs e SA!!!