11/02/22

Mudanças na direção















A derrota para o ECTD e declarações do Enderson Moreira tiveram pouquíssimo alarde. Isso porque, horas após o apito final, o John Textor simplesmente anunciou oficialmente as primeiras movimentações da sua gestão.

E foi logo no corpo diretivo.

De cara, tirou o fraco Eduardo Freeland do futebol profissional. Voltará para a base, de onde, aliás, nunca deveria ter saído. Para o seu lugar, trouxe o André Mazzuco. Além dele, o Alessandro Brito para assumir a função de head scout.

Não conheço nenhum dos dois novos profissionais, mas desejo sorte e muito trabalho. 

No caso do Freeland, ok, menos mal que o time de cima não terá mais participação do cidadão nas negociações, reforços e dispensas. Dizem, inclusive, que o técnico EM não terá vida longa e provavelmente alguns reforços serão anunciados nos próximos dias.

Ver para crer.

Bom, pelo visto, a nova Era do Botafogo finalmente começou.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Rodrigo e demais


O caso do Freeland é a típica promoção "para baixo". John Textor não é bobo, deve ter investigado as contratações deste ano e as do ano passado para avaliação do trabalho do Freeland. Com certeza não ficou satisfeito, mas resolveu dar uma chance, mas que fique esperto, porque se não gerar resultados o JT o demitirá tranquilamente.

No caso do EM ele deve ter investigado o trabalho dele em outros clubes, principalmente quando os dirigiu - com resultados pífios - e chegou a conclusão que não é o técnico adequado no momento.

AC

Adelson disse...

É isso que eu estava aguardando. Não espero nada enquanto não tirarem os cabeças ocas de seus postos.

JOTA disse...

RODRIGO, também gostei das mudanças e de outras que virão em breve.
Não torço contra, mas ontem foi bom perdemos, pois assim o JT poderá antecipar algumas medidas urgentes.
Essa mídia escrota já está perguntando por que demitir o EM que tanto fez pelo Botafogo e blá, blá, blá.
Sobre a pelada de ontem, serviu apenas para mostrar que a maioria dos jogadores alvinegros não serve nem para times da série C.
Observei que o CARLI está com dificuldades nas bolas pelo alto. Perdeu várias, mas ainda tem um saldo altamente positivo. Não gosto dessas atitudes intempestivas dele levando cartão em todas as partidas. Aliás, no Brasil, a maioria dos jogadores peita os árbitros e não vejo em jogos na Europa os atletas desrespeitarem os árbitros como por aqui.
Time muito fraco para disputar a série A. A zaga ontem falhou em várias oportunidades e não levamos uma goleada por sorte e também ruindade de alguns "tricoletes".
O MN que andou melhorando, ontem voltou a brigar com a redonda. Como ainda é jovem, pode ser que com bons jogadores no time, finalmente mostre ao que veio.
Vamos torcer para que as mudanças do JT e as contratações que virão deem certo, inclusive com um novo treinador.
Desculpe o texto longo e um bom final de semana para os participantes do CB.




Rodrigo Federman disse...

Com toda certeza, AC.

Isso aí, Adelson.

Jota, concordo total contigo. Vivamos anos na mesma bolha e agora parece que estamos saindo. Precisamos dar esse voto de confiança ao JT.

Abs e SA!!!

Adelson disse...

E concordo que EM fez um excelente trabalho na série B, merecia até uma placa de agradecimento, mas não é técnico de primeira divisão, podemos ver isso pelas suas indicações desastrosas. O Botafogo está fazendo uma aposta com ele, e não podemos viver de apostas.

alex disse...

Boa tarde Rodrigo e amigos , o cara vai investir milhões e não vai tentar profissionalizar o seu negócio ??
Viramos uma empresa , então tem que funcionar assim , os bons ficam os ruins vão embora .
Simples assim ..
Tomara que arrume a casa de imediato ....

Rodrigo Federman disse...

Adelson, só discordo da placa! Fez um bom serviço, de fato. Mas nada além da sua obrigação! hehehe

Exato, Alex. O cara não é doido de querer queimar dinheiro!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre a "promoção" do Freeland às divisões de base, nenhuma avaliação mais elaborada era necessária para a tomada de decisão e explico.
A possibilidade em 2021 de contratação do à época suspenso centroavante Fernandão, 34 anos, que tinha uma possibilidade remota de jogar somente a partir do mês de novembro do mesmo ano e independente disso era tido como um reforço para a temporada 2022, já justificava uma demissão imediata.
Além disso, outras contratações injustificadas também jogam contra, como a do R. Carioca...
E por último a defesa que fez, segundo as noticias, do trabalho do Chamusca...
Todo profissional erra em alguma tomada de decisão, mas os erros devem receber pesos diferentes quando avaliados. Alguns são muito pesados.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o Freeland foi um erro enorme só Durcesio. Enorme!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post:

Um trecho de fala do A. Rizek sobre como o Textor enxerga o Botafogo, fala esta que foi parte de um comentário sobre a ainda possibilidade de saída do E. Moreira:

"(...)Eu não teria trocado o Enderson Moreira. John Textor enxerga o Botafogo como parte de empresa multinacional, que tem diversos clubes. É uma cadeia que tem que funcionar entrosada. O departamento de scout vai trabalhar de forma integrada nesse grupo, como é no City, que tem o Manchester como principal e os outros orbitam(...)"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/citado-enderson-botafogo-rizek-explica-noticia-patrao-dele-decidiu-eu-nao-teria-trocado/

Pois bem, o trecho que abordo é o exemplo dado pelo jornalista sobre como o City funciona na afirmativa que fez sobre como o Textor enxerga o Botafogo... O City é o principal e os outros orbitam.
Mas o Textor disse o seguinte em uma entrevista:

"Vocês sabem os outros clubes em que eu estou interessado, e são todos de primeira linha. É um relacionamento, não é necessariamente uma propriedade multi-clube. O City Football Group não colocou esse grupo de clubes grandes. Espero que o Botafogo atue em parceria com outros clubes da mesma prateleira, como o Benfica. Isso nunca aconteceu antes.
Nenhum clube deve ser apenas um satélite para outro. Todo clube é importante para a sua torcida, para o seu país. Por que eu faria isso? Não tem lógica. Quando falamos de colaboração, isso dá mais oportunidades. Usar essa identidade global para mapear e atrair talentos(...)"

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/textor-estabelece-meta-imediata-no-botafogo-ter-alcance-global-na-identificacao-de-talentos.ghtml

O Textor fala em colaboração e deixa claro ser contra um clube ser satélite de outro e citou o "City Football Group, que não contempla outros grandes clubes.
Não são poucas as vezes onde vemos falas de jornalistas completamente diferentes do que o Textor já declarou.
Em alguns casos, inclusive, tenho a sensação de que muitos não aceitam a possibilidade do Botafogo ser olhado por um investidor da mesma forma que muitos olham os clubes ingleses.
O "ideal", para estes alguns, seria o cara colocar dinheiro para transformar o Botafogo em apenas um fornecedor de jogadores, o que até o presente momento as declarações do americano não indicam.

SA!!!


Marcio disse...

E. Moreira não é mais técnico do Botafogo.

"Em momento de transição para um novo modelo de gestão, mudanças são naturais e necessárias ao novo projeto. Com isso, o Botafogo comunica que Enderson Moreira não é mais o treinador da equipe de futebol. Junto ao profissional, também encerram o ciclo no Clube os auxiliares Luis Fernando Flores e Ailton Serafim, além do Preparador Físico Edy Carlos Soares.
No Alvinegro desde julho de 2021, Enderson Moreira conduziu o Botafogo de volta à elite do futebol nacional e sagrou-se campeão da Série B com a maior recuperação da história da competição e aproveitamento de 73%. Enderson comandou o Alvinegro em 31 jogos, sendo 20 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.
O Clube agradece ao profissional e sua comissão na certeza da destacada contribuição na reconstrução do Botafogo, desejando sucesso em seus futuros projetos.

Departamento de Futebol

https://www.botafogo.com.br/ler-noticia.php?cod=6798

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, seguimos a vida. O Botafogo e o EM. Amanhã falarei sobre isso.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

E segundo o fogaonet quem segurou o Terra Livre foi o Jorge Braga...

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/pvc-botafogo-textor-definiu-saida-enderson-jorge-braga-interferiu-manter-freeland/

AC

Rodrigo Federman disse...

Eu vi, AC. Vacilou o Jorginho! rs
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Acabei de saber da saída do EM também. É isso, vida que segue. Em algum momento ele pediria demissão para alçar vôos mais altos. Ou então seria demitido. Foi demitido.

Parabéns pelo excelente trabalho realizado, não só ele, mas toda a comissão técnica. Foi uma recuperação histórica e determinante para não piorar ainda mais as coisas para todo esse processo pelo qual passa o Botafogo FR. Da mesma forma com que critiquei os fiascos e os consequentes prejuízos financeiros decorrentes (eliminações em Copas do B, SA, classificações pífias no Brasileiro), reconheço os méritos do EM e comissão técnica em trazer o Botafogo FR de volta á série A e as receitas que daí advirão.

Sobre o Frila e os novos contratados... O Frila não dava, né ? E muito menos do jeito que foi, "solto" para quase que sozinho bancar contratações de jogadores, treinador, etc.

Com ele como diretor montou-se um elenco fraco, sofremos aquela eliminação precoce para o ABC, tentou segurar o Mecânico até não mais poder, etc.

Que venham profissionais mais capacitados, experientes e, principalmente, para trabalhar em um ambiente e esquema profissionais. Um ambiente em que, finalmente, aleluia !, haverá cobranças de resultados - esportivos e financeiros.

Sucesso aos novos contratados, que desconheço solenemente. E sucesso também ao Frila, agora na base. Trata-se de setor fundamental para o sucesso de todo esse negócio. Olha aí o nosso adversário de ontem, que consegue ganhar bastante dinheiro com a garotada revelada em Xerém e que teve como fator de desequilíbrio no jogo justamente um guri que mal deve ter passado dos 20 anos.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Eduardo. Só fiquei surpreso em saber que o JB que segurou o EF. Isso prova que o Braga tá com moral. E que bom, pois ele é dos grandes profissionais que mudaram tudo.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Enderson merece todos os agradecimentos pelo que fez ano passado. Mto mérito dele próprio. Acho que poderia ser dado a ele a chance de mostrar ainda mais seu valor numa nova equipe melhor tecnicamente. Bom, o Botafogo agora tem um dono. Esse dono tem um projeto de crescimento pro clube. Tem projeto de internacionalizar a marca e participar ativamente do mercado mundial de contratações, lógico, excluídos os Messis da vida.
Já iniciou o projeto mexendo na Diretoria de Futebol e explicou o que espera desse cargo. Não conheço esse cara mas sei que passou só por bagaço. Enfim, o Textor tá bancando. Seu staff com ctz deu OK. Então é acreditar que os caras fizeram uma avaliação adequada. Dizem que o Textor tá atrás de um Tuga (português como se chamam eles entre si). Os Tugas agora estão dando as cartas aqui e no exterior. Por si só, essa busca já indica sair da mesmice da dança das cadeiras entre os merdas daqui. Se é pra tentar e testar que seja algum com mente universal. O idioma já ajuda. Com ctz as panelinhas dos amebas pra derrubar técnico não vai rolar com o Textor. Haja vista que ele mandou o Kanu botar o rabo dentro e esperar seu contrato vencer. Novo Botafogo. Quem se deu bem foi o Terra livre já que o Braga (logo ele) bancou sua permanência.

Rodrigo Federman disse...

Pai, com certeza o JT analisou a carreira do EM e constatou que o Botafogo que ele quer e planeja é muita areia pro caminhão do treinador. E eu concordo.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, muitas vezes o profissional está alocado em uma área para a qual não tem lá muitas aptidões, ou com poderes que não batem com seu perfil pessoal, e por aí vai.

Enfim, o que quero dizer é que um profissional do quilate do Jorge Braga, que andou batendo de frente com o Frila, se veio mesmo a bancar a permanência deste, deve ter identificado capacitação e habilidades que, para se manter como diretor do futebol profissional, eram insuficientes, mas bastam para a importante gerência da base. Tanto é que irão a Londres conhecer as instalações de sei lá quais clubes. Ou seja, os caras estão jogando pesado.

Agora, por exemplo, as obras do CT no Espaço Lonier andarão. Não vai ser como foi nos tempos do Mais Botafogo, com promessas de conclusão nunca cumpridas, obras paralisadas, toda a sorte de incompetência e incapacidade para tocar o projeto.

Comenta-se que o Botafogo está em avançadas negociações com o português Luis Castro, que tem um perfil que se encaixa no projeto ora em curso. Parece que o cara trabalha bem com elencos mais jovens.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, tomara. No JB eu confio. O bom disso tudo é que o EF não tem mais moral e vai sumir dos holofotes. Que faça um bom trabalho na base então.
Abs e SA!!!

Sergio Di Sabbato disse...

Parece que o John Textor começa a mudar a estrutura do futebol do Botafogo. Vamos ver o que tem de novo nesta troca de técnico e comissão técnica. Porém, sem reforços minimamente decentes pode botar o Kloop´, Guardiola, Mourinho ou qualquer outro, pois com esse elenco não vai muito longe, pode até melhorar algo mas é para brigar pelas posições inferiores da tabela.
Não poderia de deixar de reconhecer e agradecer o trabalho do Enderson Moreira pela volta do Botafogo a elite do futebol. Fez o que pode com esse elenco e para a série A acho que ele está um pouco aquém dela.
A repercussão da derrota ontem foi grande mas não deveria surpreender ninguém, afinal há um ano estamos falando que o time é fraco e, ainda perde Oyama, Marco Antônio e o Chay que se não são craques mas davam mais consistência ao time. Fora a grave contusão do Rafael lateral direito que é uma das carências do time, aliás eu diria que o time que jogou ontem não tinha nem meio campo e nem laterais, e antes do jogo eu escrevi que com aquela escalação eu não veria o jogo pois era prenuncio de derrota. Ora, se o Botafogo penou contra o Nova Iguaçu, um time minimamente qualificado venceria esse time muito fraco do Botafogo.
enfim, vamos ver quais serão as novidades, espero que boas, pois de ruins já bastam as últimas décadas. Abs e SB!

Marcio disse...

Embora o Rodrigo tenha anunciado que falará sobre a demissão do E. Moreira amanhã, muitos já emitiram opiniões e até pode ser que amanhã o tema do Post possa ser o novo técnico.
Então, para fazer o Nobre Rodrigo esquentar a cabeça em busca de um novo tema ou aguardar as novidades, também vou dar o meu palpite.
Penso que aquela "lamentação" do E. Moreira após o empate com o Boavista, 1ª rodada do carioca/2022, pode ter tido boa dose de influência na decisão do Textor, anunciada hoje.
Eu não discordo do desejo dele ter uma equipe mais qualificada, mas ele enquanto técnico não faz parte do planejamento estratégico do Botafogo; penso que as suas ponderações jamais deveriam sair do ambiente interno e gerar, talvez, uma certa desconfiança em um projeto.
O pronunciamento do técnico tem grande influência em todos que tem interesse no Clube.
Na época, escrevi aqui no Blog que tinha estranhado a entrevista...
Talvez nem tenha influenciado, mas ele poderia ter pensado melhor antes de se pronunciar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. O time já era fraco e perdemos aqueles que foram dos maiores destaques na temporada passada. Isso pesa.

Marcio, eu acho que ali o EM assinou a sua posterior demissão.

Abs e SA!!!

Damião disse...

Desse time, salvam-se: Gatito e Kanu, e MN, pela idade e possibilidade de crescimento, os demais agradecemos por ter colaborado com o retorno do Fogão para a série A, e até breve... Damião

José Pinto disse...

... posterior demissão..kkkk

JorgeFS disse...

Fala - se que o EM está de saida, se é verdadeiro ou falso não sei, que precisa de um bom técnico, isso é fato mas sem time pode vir o Guardiola que não vai mudar nada.
Com esses perebas com raras exceções, só nos restará as enxaquecas pós jogos

Rodrigo Federman disse...

Damião, concordo quase que na totalidade.

Mas é, Joaé. Rs

Sim, Jorge. O JT certamente sabe disso também.

Abs e SA!!!