08/02/22

Mudou o discurso















Após a vitória de ontem, o técnico Enderson Moreira falou sobre a necessidade e chegada de reforços:

"- Isso é uma coisa conversada. Já conversamos e está determinado pelo John Textor qual é o caminho. Estamos trabalhando, fazendo o que podemos fazer nesse momento da melhor forma possível, bem concentrado em ver esses atletas jovens também. É um papel importante nesse momento. No momento certo, tenho certeza que essas contratações serão feitas no tempo correto. Não vai ser no tempo da urgência, para fazer de qualquer forma. Vai ser na forma equilibrada como sempre deve ser".

Mais uma vez: Obrigado, John Textor!

A dura do norte-americano fez efeito. O Enderson parou de reclamar e agora é assim: Aceita quietinho ou vaza. Não há mais espaço para indicações e contratações com outros "fins" para agradar dirigente, treinador ou empresário. 

Uma pena que não deu tempo de evitar as vindas do Fabinho, Klaus, renovação do Barreto...
...mas enfim, agora tudo mudou. Ou vai mudar! 

E para melhor!

Fato é que precisamos de pelo menos sete bons reforços para o time titular. E acompanhando o jogo contra o Nova Iguaçu, tenho a certeza absoluta de que o Textor tem a mesma certeza!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

JorgeFS disse...

Abrir a torneira na medida certa, contratar com critérios e seriedade

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Jorge.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Como já disse, a minha preocupação é o tempo em que as contratações e/ou demissões da dita "comissão de futebol" vão acontecer.
Não podemos esperar começar a série A para agir...

JOTA disse...

RODRIGO, ele quis fazer "gracinhas" com o JT e viu que "quem brinca com o fogo está querendo se queimar", rsrsrs. Levou um fora e botou o galho dentro.
Sobre a fraquíssima partida de ontem, mais uma vez o MN jogou bem, está me surpreendendo.
Concordo plenamente com o seu texto de hoje, e acredito que o EM não terá vida longa como treinador do eterno GLORIOSO.
Boa semana para todos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, acho que as contratações não dependem mais deles apenas.

Jota, exato. Sentiu o golpe. E ainda bem que baixou a crista! rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

É isso aí, o planejamento do elenco está contido no planejamento para todo o futebol e para contratar apressadamente dispensados de alguns clubes,melhor esperar.
E isso não significa que um eventual reserva ou dispensado nao possa ter um bom rendimento em um novo clube, mas contratar somente nesse caminho nao é o correto.

Rodrigo, você citou Ricardinho... Nao seria Fabinho?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso, Marcio. Fabinho...mas não esquecendo o Ricardinho no ano passado. Hahaha. E tanto "inho" que até confunde. Vou corrigir agora.
Abs e SA!!!

Adelson disse...

É nisso que tenho esperança, parece que os ratos não poderão fazer as coisas esdrúxulas que vinham fazendo por tantos anos. Perdas estúpidas de talentos e contratações de barangas por indicações de treineiros e empresários vampiros parece que serão coisas do passado.

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Adelson. O JT vai tocar nas feridas de muitas pessoas. Azar o delas.
Abs e SA!!!

Ezieljr disse...

Rodrigo eu tambem com concordo com os moldes de contratação. Eu só que estão demorando muito pra vim alguém. A gente precisa de algumas opções pra ontem justamente para haver um entrosamento com o restante do elenco. Quantos mais demorar será pior na minha opinião.

Sergio Di Sabbato disse...

Não vi o jogo ontem mas vi agora a pouco. O que se pode constatar é que o meio campo do Botafogo é triste, e qualquer garoto que entrar ali vai pagar pela ruindade dos contratados.
Esse meio campo é ineficiente em todos os quesitos do que um meio campo precisa.
Não adianta ter bons atacantes se não tem um meio que saiba lançar uma bola, da mesma forma não adianta ter um bom meio se não tem atacantes, ou seja, os setores do time tem que ser equilibrados. E isso falta ao Botafogo e não é de hoje.
Sobre a base eu sempre falo da referência de jogadores titulares com categoria que podem auxiliar os que estão subindo, mas há um outro detalhe que me ocorreu. No período em que o Botafogo tinha uma base forte assim como times fortes, a transição era bem facilitada por um detalhe importante: o Botafogo tinha uma escola de jogar futebol que era comum à todas as categorias, a maneira de jogar era comum seja no infanto, juvenil, aspirante ou profissional, ou seja, o jogador que subia não tinha que se adaptar a um esquema de jogo diferente daquilo que ele fazia quando nas categorias da base, isso facilitava muito a transição. Atualmente o jogador sai da base jogando de uma maneira e quando sobe o "professor" muda completamente a característica do jogador, o que dificulta e muito a transição, entre outros fatores.
Eu assisti vários jogos do sub 20 e o esquema de jogo era diferente do profissional, além do time ser bem mais equilibrado. Eu não via por exemplo o Matheus Nascimento tendo que voltar tanto, ele geralmente ficava do meio prá frente na maior parte do jogo. O Raí tinha mais liberdade, se movimentando bem pelos lados do campo, principalmente pela esquerda.
Hoje o que eu vejo é que a cada jogo o treinador parece querer testar um novo sistema de jogo e sempre os tempos iniciais do Botafogo são muito ruins.
Não vi om jogo porque q não dá para aturar certos jogadores, não tenho ,mais paciência em ver tantos perebas vestindo a camisa do Fogão.
Um jogador que me chamou a atenção foi o Erison, pode dar caldo, mas aí fica a pergunta: por que o treinador coloca ele no banco e privilegia um jogador inferior?
Que o Botafogo precisa de muitos reforços não há como contestar, e tenho certeza que com jogadores de qualidade muitos garotos da base podem crescer, mas com 80% do que tem jogado é difícil.
Gostei do Matheus Nascimento no jogo de ontem, tem bola, lembrou o MN da base apesar de ter que ficar voltando muito, mas com paciência ele poderá dar n bons frutos. AQbs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Eziel, o contrato definitivo não está assinado ainda. Eu prefiro aguardar do que continuar gastando mal com refugos ou reservas dos reservas de outros times.

Sergio, é bem por aí mesmo. Pouco adiantará o MN voando se a saída de bola continuar sendo feita por Fabinho, Barreto e companhia.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E tem isso:

"O placar não foi justo. O Botafogo poderia até merecer o empate pela atuação que o time desenvolveu a partir das trocas do Enderson aos 15 minutos do segundo tempo, mas a vitória, não. O Nova Iguaçu estava mais organizado, com mais qualidade de jogo em relação à posse de bola", disse o comentarista Rafael Marques."
"O mapa de calor do Nova Iguaçu foi muito mais posicionado no campo do adversário do que o Botafogo e poderia estar vencendo, embora não fosse uma imposição técnica muito grande, mas sim tática. Coletivamente, o Nova Iguaçu jogava mais que o Botafogo"

https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2022/02/6334150-comentarista-critica-atuacao-do-botafogo-e-ve-vitoria-injusta-no-carioca.html

Mapa de calor, posicionado no campo do adversário...
Eu não gostei do jogo que o Botafogo apresentou, falta muita coisa, mas no futebol não existe placar injusto caso o jogo não tenha interferências externas, como erros de arbitragens, por exemplo.
Ter mais posse de bola, frequentar mais o campo do adversário, finalizar mais a gol, nada disso garante vitória...
O resultado de um jogo se resume a ter mais ou menos competência para evitar gols e fazê-los; fazer mais gols do que o adversário.
O futebol é feito de ações coletivas e individuais e o fato é que atuação coletiva ruim à parte, M. Nascimento tirou do bolso o primeiro gol e o segundo foi digno de qualquer grande centroavante atual.
Ontem ele "ganhou" o jogo e se tivesse do outro lado, talvez o placar poderia ter sido diferente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é de cair o C da bunda. O cara precisa de mapa do calor para enxergar o que era óbvio a olhos nus. É muita aula...improdutiva. A famosa encheção de linguiça.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Os mapas de calor dos jogos da Copa de 62 (ou de 94 ou de 2002) indicam que o Brasil não merecia vencer os certames pois...êpa ! Peraê !!
É isso, não teve influência externa, em geral, o apito (ou bandeira) amigo, não importa quem teve o mapa de calor, ou os dados, assim ou assado. Não tem essa de (in)justiça.
O N. Iguaçu dominou, sim, boa parte do jogo. O Botafogo quando tinha a posse de bola não sabia o que fazer, dava chutões, perdia a bola e tome N. Iguaçu de novo. Não obstante, os caras, que chutaram 3 x mais a gol que a gente, não conseguiram fazer um mísero golzinho sequer. O Gatito mal teve trabalho. Então, mérito nosso que, em uma oportunidade, nosso jovem centroavante teve capacidade para sozinho fazer um gol e, depois, em interessante trama coletiva, o time conseguiu o 2º gol, em belíssima finalização do MN.
Não aguento isso, tipo, "o goleiro adversário fechou o gol" - mérito do time adversário que teve um goleiro inspirado e decisivo; ou "os atacantes se fartaram de perder gols" - incompetência, ora bolas !
Esse Rafael Marques é aquele ex-zagueiro revelado pelo Botafogo ?
E sobre o EM, tudo normal. Andou falando demais, deve ter sido chamado a atenção e afinou o discurso dele com os do Botafogo FR. Na atividade que ele exerce não se pode sair falando o que der na veneta.
E, para encerrar, estamos em um processo, em transição, a coisa está andando bem. Se não der para começar o Brasileiro com o elenco fechado, paciência. Melhor isso que com jogadores como He-Man, Ricardinho, Cícero, Rafael Forster, Kelvin, Kevin, etc.
Falta pouco amigos...
Abs.

Marcio disse...

Rodrigo, improdutiva por milhão de vezes...
O interessante é que se fosse esse mesmo Botafogo, com esse futebol ruim, e os dois gols fossem do CR7, ele iria escrever que o craque fez a diferença, citaria a importância de ter um jogador desse porte no elenco e não iria se referir à "mapa de calor", "estouro de GPS" e outras bobagens.
Eu em 2020, em um comentário, escrevi sobre o Messi no Barcelona na temporada 2018/19:

"(...)O time catalão na temporada 2018/19, fez 70 jogos e o Messi esteve presente em 50.
O argentino marcou 51 gols do total de 138 marcados pelo Barcelona, ainda deu 22 passes que foram transformados em gols, esteve presente em 72 gols dos 138, ou seja, participou de 52% dos gols.
O Barcelona foi campeão espanhol, vice na Copa Del Rey e eliminado na semifinal da UCL pelo Liverpool.
E se retiramos o Messi desse contexto, como seria a temporada do Barcelona?(...)"

http://www.cantinhobotafoguense.com/2020/02/arrumaria-o-lado-esquerdo.html?m=1

Eu não estou comparando as equipes, não tem como, e sim me prendendo aos números, já que nesta época o Barcelona já apresentava sinais de decadência em seu jogo e o muito que fez foi por esse tal de "Messi".

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, suportar esses professores é tarefa para monges tibetanos. Hehehe

Marcio, sim. Entendi e concordo plenamente.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Vendo o jogo contra o Nova Iguaçu eu achei o domínio deles inócuo. Tudo bem que o Botafogo não jogou nada, mas eu gostaria de entender o que o calor tem a ver com merecimento, e em futebol merecimento é muito relativo. Futebol é bola na rede. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o lance é que os professores tentam problematizar tudo com o intuito único de venderem suas imagens de intelectuais estudiosos e conseguirem maiores salários do que realmente merecem. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais um termo para entrar para a lista do "manual prático do futebol moderno":

Fabinho:

" Foi uma partida atípica que tivemos, principalmente no primeiro tempo. O Nova Iguaçu tem posse de bola muito boa, mas em determinados momentos conseguíamos controlar, porque é uma posse em letra U, não tão agressiva. Os perigos foram quando conseguiram inverter e chegar na linha de fundo com movimentos de profundidade(...)"

https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/fabinho-do-botafogo-projeta-classico-com-o-fluminense-na-quinta-temos-confianca-no-nosso-trabalho,cc5fa739fdaefbf83545d5fa1bb240680dgz7652.html

"Posse em letra U".

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, "posse em letra U" sendo proferido por Fabinho. É realmente o fim da picada.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, talvez não estejamos alcançando o porquê dessa "posse em U" do N. Iguaçu não ter sido agressiva.
Faltou o "jogador terminal", que seria como o acento agudo, caso esse "U" fosse acentuado.
O Botafogo precisa ficar atento quando a posse for em "Ú"...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso implica na necessidade urgente de um atacante com força defensiva.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Acho que o ideal é a posse em letra W.

E pensar que muita coisa começa com o "galgando parâmetros", dito em lazaronês escorreito por volta de 1990.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, sem contar que cada professor atualmente tem a sua comissão técnica com mais de 10 pessoas, sendo que certamente uns 3 ou 4 não passam apenas de aspones.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Não ! Que é isso, Rodrigo !! Divirjo totalmente !!

Certamente nessas "comissões técnicas" há PhD, MSc, especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento, sem contar as participações nos treinamentos da CBF ministradas por luminares como o Prof. Dr. Mecânico Marcelo Chamusca !

Só levando na brincadeira mesmo...

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Hahahah. Eduardo, é rir (muito) para não chorar. Rs
Abs e SA!!!