29/03/22

Convenceu















Aqui no CB, a gente malha quando merece e elogia quando se faz necessário.

Eu sempre disse que não conseguia compartilhar da mesma euforia de grande parte da torcida sobre o Erison (quem inventou essa babaquice de "El Toro"?). O considero desprovido de técnica e apenas um bonde brigador.

O fato é que mantenho a opinião no que diz respeito à técnica do rapaz, mas findando o FFerjinho, confesso que o Erison me mostrou que pode ser útil ao longo da temporada.

A sua principal característica é a entrega e força física. Importantes características, diga-se. Mas não dá para relevar os números (mesmo em um campeonato tão medíocre). O Erison marcou gols (inclusive em clássicos) e foi dos pouquíssimos alvinegros que se destacaram no estadual.

Mérito exclusivo dele.

Hoje, tenho nova opinião: Vale a pena ser mantido no grupo. Jamais para ser titular em Série A, mas como reserva imediato, é um bom quebra-galho. Inclusive, já mostrou ser muito mais útil e efetivo do que o Matheus Nascimento. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Eduardo Samico disse...

Parece ser aquele tipo de jogador que em uma mesma partida leva a torcida do inferno ao céu - e vice-versa. No jogo de domingo passado, não vinha bem. Muita força, pouca inteligência, técnica e habilidade. Entretanto foi decisivo e acabou deixando a sua marca por duas vezes.

Pode ser que, bem orientado, bem treinado, apresente uma melhora em seu desempenho. De falta de luta, de empenho, de entrega em campo, não se pode reclamar do que até agora nos apresentou o Erison.

Falando em "quem deve ficar, quem deve sair", o Fogãonet tem postagem sobre o elenco do Botafogo, com 47 jogadores, sendo que o Luis Castro deseja trabalhar com até 27 atletas (https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/elenco-botafogo-47-jogadores-deve-ser-enxugado-luis-castro-ideia-ter-ate-27-atletas/).

Colo abaixo a relação dos jogadores segundo o “Guia da Partida” de Fluminense x Botafogo e as minhas observações, por posição.

Goleiros:
Gatito Fernández, Diego Loureiro, Douglas Borges e Igo Gabriel

fica Gatito
sai D. Borges
DL ou IG um ou outro pode ficar como 3º goleiro

Laterais-direitos:
Rafael, Daniel Borges, Saravia e Vitor Marinho

ficam o Saravia e o D. Borges (por conta da contusão do Rafael); e o Rafael, claro
sai V. Marinho (que, originariamente, era volante)

Zagueiros:
Carli, Klaus, Kanu, Sampaio, Lucas Mezenga, Ewerton, Reydson e Kawan

ficam Carli (compondo o elenco e acertando as dívidas do passado), P.Sampaio
dúvidas: L. Mezenga - não tenho opinião formada pelo que mostrou no carioquinha - e Klaus
dúvidas 2: Ewerton, Reydson e Kawan mal foram testados, não sei do que podem ser capazes
o Kanu eu tentaria passar adiante

Laterais-esquerdos:
Carlinhos, Hugo, Jonathan Silva e Jefinho

eu pago o táxi para os 4; talvez o Jefinho, após uma super-alimentação e muito trabalho físico, possa render algo. Os demais, não dá pra esperar muita coisa.

Volantes:
Patrick de Paula, Luís Oyama, Barreto, Kayque, Fabinho, Breno, Romildo e Guilherme Liberato

tchau Barreto, Fabinho, Breno, Romildo
o Kayque pareceu-me bastante limitado com a bola nos pés, mas muito lutador; e como não poderemos ficar somente com o PdeP e o Oyama...
avaliar o Liberato, que era bem cotado na base

Meias:
Lucas Piazon, Chay, Juninho, Felipe Ferreira e Raí

já até pedi o uber para o FF
Chay é banco, é outro que, bem orientado, pode evoluir
Juninho e Raí têm que comer grama, entregarem-se de corpo e alma, tentarem aproveitar a chance de trabalhar com um cara (e sua equipe) que foi bem sucedido com gente nova, da base do Porto.

Atacantes:
Matheus Nascimento, Diego Gonçalves, Luiz Fernando, Victor Sá, Erison, Vinícius Lopes, Ênio, Ronald, Rikelmi, Vitinho, Gabriel Conceição, Gabriel Tigrão, Maranhão e Jhonnatha

ficam: MN, DG e Erison
dúvida: V. Lopes - mesma situação do Klaus: contratação da dupla EF/EM, não tiveram oportunidades por conta de contusão
LF, Ênio, Ronald podem aproveitar e pegar uma carona com o Felipe Ferreira
acho que Rikelmi, Vitinho, Maranhão e os 2 Gabriéis não servirão, não...
quem é Jhonnatha??

Abs

Marcio disse...

São 12 jogos e 572 minutos em campo, uma média de 47,7 minutos/jogo ou 6,35 jogos completos
8 gols marcados, uma média de 1 gol a cada 71,5 minutos.
E destes 8 gols marcados, 3 foram em clássicos.
Penso que para um atacante de área, o jogar bem ou mal passa muito pelo gols que marca; assim Erison hoje tem um excelente número.
Apenas como comparação, Gabriel Barbosa tem 8 gols em 10 jogos, mas com 838 minutos em campo.
Guardadas as devidas e gigantescas proporções, lembro do que escrevi aqui no Blog, quando do falecimento do Gerd Müller.
"Müller foi do tempo que centroavante marcava gols e não o zagueiro adversário"
Que o Erison faça muitos gols e reviva a frase do Dadá Maravilha: “Não existe gol feio, feio é não fazer gol.”
Por enquanto está bem no cenário.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, sim. Eventualmente pode agregar em alguns jogos. Mas eu sinceramente não espero muita evolução técnica dele. Mas gosto da vontade. Isso compensa em muitas vezes.

É isso aí, Marcio.

Abs e SA!!!

keven disse...

Esse elenco do Botafogo, grande e ruim.
47 "atletas " um absurdo isso e ainda tem mais uns 03 pra chegarem o que vai fazer o elenco ficar com 50 atletas, nisso pelo menos uns 23 a 25 vão ter que se livrar. Porque o LC só quer trabalhar com no máximo 27 jogadores.
Abs e SA!

Marcio disse...

Eu escrevi outri dia aqui no Blog sobre o Adriano ter dito em entrevista que quem o ensinou a fazer gols foi o técnico italiano Cesare Prandelli.
Afirmou que antes do trabalho com o técnico, como sempre chutou forte, metia o pé na bola com vontade...
Talvez um trabalho deste modo com o Erison pode fazer com que evolua.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Keven, montagem padrão Eduardo Freeland.

Pode ser, Marcio. Apesar de que, o Adriano sempre foi bom tecnicamente também. Não apenas um bonde. Eu realmente não vejo essa capacidade técnica no Erison.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Nada a ver com nada, só para animar os amantes do futebol moderno e seu linguajar hermético.

Do Museu da Pelada, coluna do Paulo Cézar Caju.

http://www.museudapelada.com/resenha/falta-carisma?fbclid=IwAR2ZdR0lLZbQM-x9WrweMGHuRpGbkDpo6XMzyzCslXgjh8o9WYtMPXmCkyY

"Pérola da semana:

Zagueiros em transição que dão fatiadas nas jogadas, com intensidade por dentro ou na diagonal, tentando encontrar um atacante agudo que exerce a função de falso 9 flutuando pelo último terço do gramado."

Abs.

Dudu disse...

Rodrigo viu a entrevista do Castro? Impressionado pq já chegou assumindo a responsabilidade e tem ambição.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, sensacional! hahahah

Dudu, ainda não consegui parar para dar uma olhada! Vou conferir logo e publicarei algo a respeito amanhã.

Abs e SA!!!

Unknown disse...

Muito bom planejamento...47 jogadoreS,só entram 11 e pode colocar mais 5.
São utilizados 16 jogadores no máximo num jogo,e mais um time de reservas..da os 27.
Conta básica.
Aí o freelend é muito precavido,aah,usa 16?vou te dar mais 31 pra tu de reserva e treinar 4 times,muito bom..kkk
E sobre o erison,o xinguei muito até fazer o gol..kkkkk..erra tudo q precisa pensar,mais n desiste e n falta entrega e consegue de um jeito ou de outro botar a bola pra dentro do gol,q é o objetivo do jogo né..então merece pelo menos tá no elenco..


Evison

Rodrigo Federman disse...

Evison, a melhor coisa foi a saída do Freeland.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu acho o Erisom um jogador de médio prá bom, tem uma certa intimidade com a redonda, pois aquele primeiro gol contra o ecdt domingo passado é de quem tem certa habilidade. Me lembro de um outro lance dele, se não me engano foi contra o Bangu em que ele dribla o adversário pelo lado direito do campo, chega na linha de fundo, levanta a cabeça e cruza com precisão para o DG cabecear para dentro do gol. Vejo outros jogadores do Botafogo que bem trabalhados podem ser úteis ao elenco.
Uma das razões do Textor ter trazido o Luís Castro é entre outras razões o português saber trabalhar os jogadores, principalmente os jovens, haja visto o trabalho muito bom de recuperação que ele fez no FC do Porto, e esse tipo de trabalho com fundamentos pouquíssimos treinadores brasileiros fazem. O Botafogo finalmente vai trilhar um caminho que tem tudo para levar a novos tempos, tempos de conquistas. ABS e SB!

Marcio disse...

Segundo as noticias, a cota de tv recebida pelo Botafogo pela disputa da fferj champions várzea (com o devido respeito à várzea)...
800 mil reais!
SA!!!

Marcio disse...

L. Castro, sobre o que espera em relação a estrutura:

"Não vamos esconder nada. Temos muitas dificuldades. Não temos espaço para treinar, mas não é desculpa. Vamos ter que ganhar assim mesmo. Sou responsável por tudo que acontece no Botafogo. Aceitei o clube como ele está e aceitei fazer o desenvolvimento dessa estrutura. Terminando o treino perguntei onde treinaremos amanhã. Não sabemos. Hoje em dia é fundamental ter um Centro de Treinamentos. Não adianta comprar um carro e não ter estrada para andar com o carro. Vamos organizar rapidamente e tentar atravessar essa zona mais turbulenta e entrar em velocidade de cruzeiro. Os departamentos do clube estão muito bem definidos."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/03/29/botafogo-apresenta-luis-castro-como-novo-tecnico-do-clube.ghtml

Isso me faz lembrar de muitos que passaram pelo Botafogo, até dirigentes, que ficavam se lamentando pelas condições encontradas e aqui no Blog muitos de nós afirmamos que "o sujeito tinha aceitado a empreitada por julgar-se capaz e por isso deveria ser cobrado."
O L. Castro veio com conhecimento da realidade e já adiantou que isso não é desculpa, terá de vencer assim mesmo.
Por isso eu não aceito muito o "não se faz omelete sem ovos", como adoram citar quando do trabalho ruim de um técnico... Por que aceitou o trabalho, quando poderia ter negado?
O Botafogo precisa e tem de melhorar em muitos aspectos ainda, mas já desperdiçou grandes oportunidades de conquistas mínimas por causa de valorização excessiva de dificuldades.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu acho de médio para médio. Sem sair daí. Hehehe. Mas claro que orientado, ainda tem margem para evoluir como jogador.

Marcio, vi sobre essa cota. Bizarro! Não vale mais a pena jogar esse campeonato de maneira séria.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

A. Goianiense deseja a contratação do L. Fernando, segundo andam noticiando.
Espero que seja verdade, que tudo se resolva rapidamente e permita a saída do citado.
SA!!!

José Pinto disse...

Tenho o pressentimento que o Erison vai se destacar com o LC, podendo ser a solução que o Botafogo tem procurado no mercado internacional. Presença de área ele tem, fez dois belos gols no último clássico, faltando-lhe um pouco mais de lucidez em determinadas jogadas, coisa que um técnico do porte do LC, pode corrigir facilmente. Torço muito pra isso.

Rodrigo Federman disse...

Que isso seja sacramentado, Marcio.

José, eu não tenho essa expectativa porque não vejo nada especial nele. Mas tomara que seja então.

Abs e SA!!!

Jacob disse...

Venho dizendo há tempos: torcida carente de idosos (como já os teve em tão imenso número até o passado mto recente fechando com El Loco) que fica na expectativa de que NA base surja alguma perspectiva. Nossa base é uma merda no geral, quase que histórico. Última grande fornada de qualidade foi no final da década de 60 (presenciei no Maraca a formação). De lá pra cá...
Em particularly com esse cabeludinho, já tá passando da hora de vender antes que atinja seus 18 anos e já será velho e, de fato, conformará o engodo que se criou na mídia. Deixa esse garoto ficar disputando os sub sub sub qq coisa e ser convocado pelo time de amarelo na seleção de sub sub sub qq coisa e abre logo espaço pro Erison (é o nome na certidão de batismo desse jogador de futebol profissional). Saiu Navarro que foi mto bem. Entrou Erison que tem ido mto bem. Larga esse cabeludinho que até agora mostrou NADA.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Pai. Que vendam bem e renda uma grana considerável.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Dizem que a geração que venceu os cariocas de juniores em 1977 e 1978 era boa e também foi desperdiçada.
Essa geração tinha o Wecsley, Silva e o goleiro Luis Carlos...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio. Coisas do Botafogo.
Abs e SA!!!