08/03/22

Já vai tarde...e não volte nunca mais


















Geralmente, no dia seguinte a um jogo do Botafogo, tenho costume de falar algo sobre a peleja, mas hoje não. Abro uma exceção, afinal, é algo para ser comemorado.

Momentos antes da vitória sobre o Volta Redonda, a surpreendente notícia da saída do Eduardo Freeland, que comandará o futebol profissional do Bahia, após ter sido "rebaixado de cargo" (por incompetência) pelo John Textor.

Já deixo claro que a saída do Freeland me deu muito mais alegria do que os cinco gols de ontem. Um cara fraquíssimo, arrogante e completamente inapto para o cargo de diretor de futebol em Série A. E vou além: O Botafogo retornou à primeira divisão...
...apesar do Eduardo Freeland.

Alguns torcedores deram méritos ao dirigente, mas esquecem que ele encheu o time de refugos, quis manter o Chamusca (só cedeu após pressão da torcida), queria trazer Fernandão, perdeu o timing na renovação do Navarro, etc.

O mesmo EF que, ciente que perderia o espaço após a confirmação da SAF do Botafogo, ainda trouxe algumas merdas em 2022 (Klaus, Fabinho, Breno, Vinicius, renovou com Barreto...). E por fim, o cara que há duas semanas atrás fez questão de viajar de graça para Londres às custas do Textor, falando em projeto para base, etc.

Cara de pau!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

PAULO FERNANDO disse...

Pensei a mesma coisa: que cara de pau! Viajar as custas do Textor pra fazer esse papelão. Mas pra quem viu ele fazendo o que fez não se surpreende. E bem do tipo deitão que gosta de fazer farra com a verba alheia, afinal foi isso que fez no clube com essas contratações espúrias e renovações vergonhosas. Vai tarde e não volte nunca mais!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Paulo! É um cara arrogante...e fraquíssimo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre a saída do Freeland, acho que até demorou, pois pela 896ª vez afirmo que o retorno para a série A se deu pelo campo e bola e principalmente pelo trabalho do E. Moreira.
O Freeland, segundo as noticias, brigou pela manutenção do Chamusca e foi voto vencido... A conclusão óbvia é que achava o trebelho bom.
Uma outra hipótese é que se o Freeland desejasse de fato trabalhar com a base, teria permanecido no Flamengo e não aceitaria o convite do Botafogo; assim, como recebeu uma proposta para cuidar de todo o futebol do Bahia, decidiu deixar a base do Botafogo.
Todavia, quando da demissão do E. Moreira e recolocação do Freeland em outra função, o PVC criticou o Textor em 22 de fevereiro:

"Textor pode fazer bem ao ambiente do Botafogo, mas comete erros na chegada, como não olhar nos olhos dos funcionários que demite e troca de função, como Enderson Moreira e Eduardo Freeland. Quem vê gestão vê coração, ou o Bayern de Munique não homenagearia seus craques do passado todos os anos, em todas as conquistas."

https://ge.globo.com/blogs/blog-do-pvc/post/2022/02/22/john-textor-cavani-e-o-dinheiro-do-barcelona-cuidado-com-a-arrogancia.ghtml

Criticou sem considerar a fala do próprio Textor sobre o novo trabalho do Freeland, obviamente anterior a data da critica. Em 11 de fevereiro, escreveu o Textor:

"Estou feliz em anunciar: Eduardo Freeland aceitou o novo cargo de gestão, trabalhando diretamente comigo para desenvolver instalações de excelência da academia do Botafogo (divisões de base). Ele se juntará a mim em Londres na semana que vem com o presidente Durcesio para darmos início a esse projeto glorioso!"

https://odia.ig.com.br/esporte/botafogo/2022/02/6336385-botafogo-muda-funcao-de-freeland-e-contrata-ex-vasco-para-comandar-o-futebol.html

Agora em 7 de março, disse o PVC sobre a saida do Freeland para o Bahia:

"Eduardo Freeland é o novo diretor-executivo do Bahia. Depois de ser afastado de suas funções no departamento profissional do Botafogo, onde foi campeão da Série B, e de ser deslocado para o projeto das divisões de base, estratégico para a SAF, Freeland troca o Rio de Janeiro por Salvador para comandar o processo de recuperação do Bahia."

https://ge.globo.com/blogs/blog-do-pvc/post/2022/03/07/bahia-contrata-diretor-executivo-eduardo-freeland-que-sai-do-botafogo-para-comandar-projeto-de-recuperacao.ghtml

E se o Textor tivesse demitido o Freeland após o acerto na mudança de cargo, o que diriam os comentaristas?
Eu nunca gostei do trabalho do Freeland e até achei que demorou a sair, como escrevi inicialmente, mas mesmo que fosse o Guardiola do departamento de futebol, não há problema algum em ser demitido ou pedir demissão, desde que o acordado em contrato seja respeitado.
Se para o PVC o Textor agiu mal em trocar o Freeland de função, obviamente com a concordância do próprio Freeland, agora seria hora de "criticar" o Freeland de ter aceitado a proposta do americano para gerenciar um projeto e pouco tempo depois resolver deixar o clube.
Repito que não tem nada de errado, mas se um pode sair quando bem entender e de fato pode, o outro também pode modificar as coisas como e quando achar necessário... Menos quando se deseja criticar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é por essas e outras que eu não fico sentido quando demitem o Enderson ou qualquer outro nesse ramo do futebol. São todos iguais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o pior é ver muitos torcedores agradecendo ao Freeland o trabalho feito, quase como se tivesse feito filantropia...
Um excesso de gratidão que não concordo.
No caso eu sou obrigado a lembrar do rival, onde o centroavante fez dois gols do titulo da Libertadores 2019 e muitos torcedores atualmente reclamam e até pedem que seja barrado, por causa dos muitos gols que perde.
Não vou entrar no mérito se estão ou não exagerando, pois não é problema nosso, mas se fosse por aqui...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, são os torcedores tiktokers que se empolgam com anúncios engraçadinhos do clube em redes sociais! rs
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, esses "panacas" da área esportiva, particularmente os ligados a "rede esgoto", enviaram emissários para conversar com o americano, querendo promover entrevistas exclusivas, etc, etc, tudo para enaltecer o projeto e mamarem algum por fora, captou meu amigo?
Levaram uma mão de merda do JT e passaram a criticar abertamente todo o trabalho do americano. É o lema deles, sem "dindim" serão sempre criticas.
Não posso afirmar ser verdade, mas para mim não seria novidade alguma, pois é só lembrarmos as "mutretas" em vários títulos de certo time que os juízes ajudavam e ganhavam emprego de comentaristas de arbitragem na TV.
Por isso que, desculpe o palavreado, mas "cago e ando para opiniões de galvão bueno, pvc, lédio ( com minúsculas mesmo ) e outros que infestam a mídia esportiva.
Embora não fosse da mídia, o freeland era conivente com esses caras e com as indicações de "pseudos" craques por parte de empresários amigo$. Vai com Deus e não volte mais ao GLORIOSO.

Rodrigo Federman disse...

Jota, pois é! O EF é o típico do jovem (incompetente) que ficou fascinado com "poder" e mostrou em pouco tempo que jamais poderia executar as funções à ele atribuídas.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

O cara conseguiu passar uma imagem falsa de que foi o responsável direto pelo título da série B. O Bahia está totalmente desinformado e não sabe a besteira que fez. É mais uma escória que se vai. Adeus!

Marcio disse...

Rodrigo, muitos atestam que fez um grande trabalho por causa do Acesso Total... Eu não assisti e não posso comentar, mas quando o E. Moreira assumiu na 12ª rodada e 13 pontos ganhos, se não estiver enganado, o acesso era de total raiva, já que era uma realidade distante à época o retorno à série A.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Klaus, o pior é que ele conseguiu enganar muito trouxa.

Marcio, mesmo vendo o AT, achei risível a participação dele.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Parece que a chegada do Mister John Textor trouxe bons ventos para o Botafogo. Gradativamente as malas sumirão, e tomara que o EF na sua infinita incompetência leve os pernas que contratou para o Bahia.
Gosto do Bahia, tomara que suba, mas com o Terralivre, sei não. Aqui no Botafogo só subiu pela pressão da torcida para mandar o mecânico embora, caso contrário estaríamos na série C. O mérito da subida foi do EM e dos jogadores, mas parece que o time baiano está apostando no EF. Boa sorte pra ele e para o Bahia, e que o ex diretor de futebol não volte mais. Abs e SB!

Marcio disse...

Rodrigo, mais um detalhe.
Torcedores andam preocupados com a demora nas contratações e a chegada do novo técnico... Eu ainda não estou preocupado, mas não digo que quem assim pensa está errado
Entretanto, mesmo que a demora seja um fato, também é fato de que o time deixado para a SAF é bem fraco, segundo o que expressou o Freeland ainda em setembro:

Em 29/09/2021;

"Hoje, a folha do futebol está em pouco mais de R$ 2 milhões. A ideia do presidente é dobrar isso. Muita coisa pode acontecer, mas essa é a expectativa. Precisamos construir isso ainda. Esse orçamento é a partir de maio ou junho, porque a nossa receita de primeiro semestre ainda será de Série B. Queremos manter a base desse elenco, muitos mostraram que têm condições de ficar, e encorpar para a Série A. Acredito que teremos uma equipe forte a partir de junho. Antes disso, precisamos de muita criatividade."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/cartada-por-navarro-o-dobro-da-folha-e-chefe-de-mercado-freeland-projeta-o-2022-do-botafogo.ghtml

Ou seja, o elogiado Freeland não conseguiu, junto à diretoria, manter a base e os contratados até o presente momento mostraram quase nada ou muito pouco.
O Textor pode e deve ser cobrado pelo atraso, mas o fato de precisar contratar 400 jogadores não é sua culpa.
Se retirarmos o Textor do cenário e passarmos a trabalhar com o cenário anterior, manter a base e "encorpar" a equipe em maio e junho, considerando o que de fato ocorreu... Estaríamos muito mal parados com o planejamento do Freeland.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, agora essa bomba é problema do Bahia. Heheheh

Marcio, eu confio no que está sendo feito, mas considerando que precisamos de um time inteiro titular de reforços e faltar exatamente 1 mês para o BR, estou bem preocupado agora também.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, mas o porquê do Botafogo precisar de um time inteiro titular, o que justifica a sua preocupação, foi ocasionado por um erro de planejamento imediatamente anterior à chegada do Textor.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Não sei exatamente quais as atribuições de um "diretor-executivo" no futebol profissional. Pode ser que o demissionário profissional seja muito bem qualificado para o cargo e tenha vários dos atributos necessários para tal. Entretanto, o que chega ao meu conhecimento não lhe é favorável, muito pelo contrário, senão vejamos alguns fatos do futebol profissional do Botafogo FR sob a gestão do EF, de que me recordo:
- a eliminação na Copa do Brasil para o ABC de Natal;
- a não classificação para as finais do carioquinha com, salvo engano, uma das piores campanhas da nossa história;
- montagem de elenco da pior qualidade, com excesso de jogadores em algumas posições, carências em outras;
- a insistência na manutenção do Chamusca, que, ao que tudo indica, só foi demitido por conta das pressões da torcida;
- as péssimas contratações feitas em 21 - se não há dinheiro e se a previsão era de termos aumento de receita em maio/junho, que se esperasse ao invés de atender os pedidos do treinador de plantão.

Isto posto, página virada. Parece que o gerente da base do S. Paulo saiu de lá e está livre no mercado. E o cara, pelo que eu li, não sei se procede, fez um bom trabalho no tricolor paulista.

Outra coisa do EF: esta é a 3ª vez que ele sai do Botafogo. Saiu da base em 2016 para o Cruzeiro. Retornou. Em 2018 tornou a deixar a base para ir trabalhar no esgoto. Retornou, desta vez para o profissional. E saiu.

Faz parte, desde que os compromissos assumidos sejam honrados. Não sei se ele teria que pagar alguma multa. Se é só o aviso prévio, por mim pode ir embora.

Para encerrar, perfeita a cronologia dos acontecimentos: o cara vai a Londres visitar as instalações do Crystal Palace, e sei lá mais o quê, além de comer fish´n chips, volta e nem 1 mês depois sai para trabalhar na série B. Rapaz de visão...

Abs.

Sergio disse...

Negociações são sempre difíceis principalmente em se tratando de bons jogadores. A razão da demora do Textor em contratar é motivada em primeiro lugar pelo fato da SAF ter demorado a sair e o outro motivo é que o cara tem grana mas não é burro para gastar a toa, coisa que o Botafogo fez durante décadas.
Claro que nós torcedores estamos ansiosos, mas acho que até o início do brasileiro vamos ter um time razoável e como disse o Textor, há uma segunda janela no meio do ano.
Eu acho que ele vai fazer um time para ter um campeonato digno, sem sustos. Ano que vem é outra história. Não se constrói um grande time da noite pro dia, às vezes acontece, mas é raro. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, viva EF e o legado que nos deixou. Rs

Hahaha. Eduardo, o Freeland é realmente um poço...sem fundo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Não sei se o Sérgio se refere a demora para a SAF sair em relação ao prazo para encontrar um investidor ou em relação à burocracia desde a chegada do Textor até a assinatura final.
Se for em relação à chegada do investidor e a assinatura final, o porta-voz das negociações, o advogado André Chame, estimou em dezembro que tudo seria feito em até dois meses, prazo considerado curto em uma negociação desse porte.

Em 31 de dezembro, disse o Chame:

" Estimamos que todo o processo seja concluído ao final do prazo de sessenta dias, o que é um tempo considerado curto para operações deste porte e complexidade. Desta forma, sei que todos temos uma grande ansiedade relacionada ao tema, mas peço ao torcedor que tenha paciência caso sejam necessárias dilações destes prazos(...)"

https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/porta-voz-preve-conclusao-do-negocio-da-botafogo-saf-com-john-textor-em-ate-60-dias,21f2059cfb0f02a349c3348eb04de0afbf3u5hec.html

Um outro problema e que no caso não há nada que o Botafogo possa fazer é em relação as especulações divulgadas, pois se for desmentir, emitirá 500 notas oficiais por dia... Isso cria todo um debate entre a Torcida e que no final leva nada a lugar algum...
Se observarem, todos os que "jogam" na Ucrânia já foram sondados pelo Botafogo. Se todos forem contratados, Textor terá de adotar o alfabeto Khemer, utilizado no Camboja, e as suas 74 letras; vai ter muito time.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, fato é que o tempo passa e precisamos logo dos reforços.
Abs e SA!!!