28/03/22

Manter a promessa















Logo após o apito final do clássico de ontem, o John Textor publicou em sua conta do Twitter:

"Em 2023, o Carioca vai ser um bom torneio para nosso time B".

Realmente, o que vimos foi algo revoltante. Mais uma vez, o Botafogo prejudicado de maneira escancarada e sem qualquer consequência aos bandidos.

E no calor da emoção, entendo perfeitamente o desabafo do "Boss". Aliás, já está anotado aqui. Espero que o JT mantenha a palavra e não ceda no ano que vem, pois cansamos de ser feito de otários por dirigentes com discursos parecidos e que quando chegava a hora, nada faziam. Ontem, aliás, o vice-presidente fez isso, também no Twitter. Jogou pra galera. Eu não caio nessa.

Quanto ao Textor, tem o benefício da dúvida e esperarei para ter a certeza em 2023.

Que assim seja!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Klaus disse...

Essa palhaçada tem que acabar. O Botafogo não pode mais ficar nesse torneio de merda com seu time principal em 2023. Creio que no período estaremos nos preparando para a Libertadores, Copa do Brasil e Série A.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Klaus.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, não podemos perder de vista que o vice-presidente, presidente, terceiro suplente não sei do quê, grandes ilustres disso ou daquilo desde 1500, todos estes não têm mais relevância alguma sobre o que pensam ou não a respeito do futebol do Botafogo.
O Botafogo enquanto associação tem 10% da SAF, que podem ser 20% caso pague os 50 milhões de reais recebidos em forma de mútuo.
Como acionista minoritário, tem 1 membro efetivo e 1 suplente no Conselho de Administração e 1 membro efetivo e 1 suplente no Conselho Fiscal.
Os dirigentes reclamam da fferj, que de fato é péssima, mas esta federação está no 3º presidente desde 1978.
Otávio Pinto Guimarães, de 1978 a 1985;
Eduardo Viana, o Caixa D'água, de 1985 a 2006;
Rubens Lopes, de 2006 até sabe-se lá quando.
Como o Botafogo votou em todas as eleições destas chamadas federações?
Escrevo tudo isto para dizer que a palavra do Textor é o que de fato importa para a minha pessoa enquanto Torcedor... Aos dirigentes, que passem a cuidar do carteado e/ou do cloro da piscina, pois se o Textor é visto como salvador do Botafogo, mais especificamente do futebol, a responsabilidade é dos muitos péssimos dirigentes que o clube teve ao longo de muitos anos.
Sobre o time b no carioca, esse campeonato merece menos do que isso, merece que fossem escolhidos uns 16 torcedores a serem inscritos na disputa do mequetrefe.
Claro que com um trabalho de convencimento, pois tenho a certeza absoluta que todos já disputaram ou disputam campeonatos bem mais organizados do que o da fferj.
Apenas como uma hipótese, sei que impossível de ocorrer, após o 2 a zero o Botafogo poderia ter colocado o Erison no gol, Douglas Borges de centroavante e P. Sampaio como "extremo desequilibrante", como diriam oos professores... Avacalhar ainda mais esse campeonato, embora não seja uma tarefa fácil, dado o nível rasteiro da competição.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Total de acordo, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

SA!
Pode ter sido no calor do momento e talvez não se sustente no passar do tempo...
Mas me impressiona a sua capacidade de dizer tudo que eu queria que fosse dito pelo "chefão", escolhido quem sabe pelo destino para nos reconduzir à glórias.
Desde as primeiras entrevistas até este desabafo de ontem, posso contor nos dedos de uma mão, se tanto, se ele não se posicionou da maneira que eu gostaria que acontecesse.
Agora "só" falta se realizar o plano que ele está se desenvolvendo.
Sabemos que este "só" é o grande desafio, não só do Botafogo como de todos nós: tornar realidade o que sonhamos, desejamos e planejamos.
Por hora o que eu digo é: MITO,MITO, MITO.
SA, Marulho.

Rodrigo Federman disse...

Marulho, mas se estamos falando de profissionalismo, não podemos mais ter as mesmas falas e atitudes do amadorismo. Espero muito que o JT mantenha essa decisão para o ano que vem.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Concordo, Rodrigo. E até acho que teria outro peso dito em outro momento que não no calor do mesmo. Espero mesmo que ele faça o que disse.
Mas não me recordo de nenhum dirigente neste século se posicionar de maneira tão veemente e eloquente, mesmo que para "jogar para a galera".
Era duro demais, pelo menos para nós torcedores, aguentar situações conhecidas repetidas vezes calados.
O " Chosen Boss" dá, me parece, voz ao que a maioria de nós alvinegros pensam.
Eu, pelo menos por enquanto, continuo no mantra #InJTweTrust! Hehehe
SA, Marulho

Damião disse...

Pra mim não tem a menor importância se o Botafogo irá ou não disputar o Carioca em 2023. O nosso foco no momento é a preparação da equipe para a CB e Brasileiro. Na realidade, ontem torci muito pela vitória, mas não pela classificação. O que se viu foi uma armação total pra se repetir o "eterno clássico" FLA X FLU, numa tentativa desesperada de recuperar o prestígio do falido campeonato. Que façam bom uso dessa taça...de merda!!!

Rodrigo Federman disse...

Marulho, sei lá...vários já falaram coisas parecidas e chegava na hora do vamos ver, sucumbiram. Tomara que o JT mantenha. Seria clássico.

Damião, mas vai disputar. Então que seja realmente com um time alternativo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, a diretoria do Botafogo é muito dócil quanto a esses erros de arbitragem. Na partida do Vasco contra o Flamengo aconteceu um suposto penalti a favor do Vasco que o árbitro e nem o VAR deram. A diretoria deles fez um escarcéu e foi lá na FERJ ver as imagens e áudios da sala do VAR. Viram que não foi penalti, ok. Mas o que a diretoria do Botafogo fez após o gritante erro do penalti não dado contra o Flamengo? Tinha que ter feito a mesma coisa, ir lá ver os áudios e vídeos do lance, principalmente verificar o que os árbitros do VAR comentaram entre si. E o que ela fez quando os mesmos árbitros foram indicados para a primeira partida contra o Flu? NADA!!
Essa postura dócil tem que acabar!!

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, eles sempre foram patetas coniventes. Vamos torcer para que tudo seja diferente nesse novo Botafogo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo, como bem lembrou o Márcio, certamente haverá sanções se o que ele afirmou acontecer.
No entanto o que espero não é que seja "oficial" o uso do Botafogo B, mas que na prática sim.
Se fizesse oficialmente aí realmente seria mítico.
SA, Marulho

Rodrigo Federman disse...

Marulho, temos 1 anos para pensar em sanções e mecanismos jurídicos de defesa.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Como dizia o saudoso JIM: "O Botafogo é roubado desde de 1907". O que ocorreu naquele ano foi uma das maiores vergonhas que o ecdt carrega além de muitas outras, o "rei do tapetão"
Infelizmente a arbitragem sempre foi muito ruim e com o Botafogo parece ser especialmente maléfica, não foi só no jogo de ontem, é uma constante. Sobre o que o JT falou eu concordo plenamente, espero que não recue, mas as pressões deram grandes
Márcio, o problema das eleições na maldita federação do río é que os votantes tem o mesmo peso aí contrário do estatuto anterior em que os melhores classificados no campeonato tinham um peso maior, agora os chamados pequenos tem o mesmo peso dos grandes, e é aí que mora o problema. Há muita política sórdida nos bastidores, embora política sórdida seja retórica, o fato é que os mulambos se aliaram a esse estropicio do rubens Lopes, então é possível entender o que acontece nesse torneiozinho mequetrefe. Botafogo e um pouco menos o Vasco sempre foram os mais prejudicados. O ecdt teve seu período de ouro com o famoso JC Vilela, o famoso rei do tapetão. O Vasco conseguiu amenizar um pouco no período do caixa d'água porque o eurico miranda se aliou a ele. O mais incrível nisso tudo é que no período do Otávio Pinto Guimarães, botafoguense declarado e convicto, o Botafogo nunca foi beneficiado, pelo contrário, perdeu o título de 1971 num dos maiores roubos das decisões no Maracanã.
Lembra da gestão Bebeto o que o Botafogo sofreu das federações? E por que? Simplesmente porque o Bebeto não se sujeitou as falcatruas dessa federação vagabunda, e mais grave, foi perseguido pelo CBF.
Com o Textor tendo grana e altos investimentos, e o que esses caras querem é grana, pode ser que as coisas mudem um pouco, não estou dizendo que o Botafogo seja beneficiado, mas que não seja tão prejudicado.
Tomara que o novo Botafogo possa vencer todos esses obstáculos. ABS e SB!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos. Tudo bem que esse torneio mequetrefe de verão, a cada ano que passa, perde importância. Acho que nem premiação em dinheiro tem mais. E pelo que me consta, o que havia sido prometido em 2021 não foi cumprido.

Isto posto, é bom termos em mente que o Botafogo é prejudicado por "arbitragens" não é de hoje nem é só no estadualzinho.

Acredito que à medida que fiquemos mais fortes, não só entre as quatro linhas, as "arbitragens" passem a nos ver de maneira diferente do que se acostumaram nos últimos sei lá quantos anos. (Há quantos anos não somos protagonistas em nível nacional? E neste século, que me lembre em dois momentos em que estávamos com times fortes, embalados, houve situações extra-campo no mínimo duvidosas, a saber, o doping do Dodô e a interdição do Nilton Santos, embora esta aparentasse ter ocorrido não para prejudicar o Botafogo, mas sim para favorecer uma determinada empresa. Aparentasse, eu disse...)

Como continuo depositando minhas esperanças na gestão profissional do futebol do Botafogo, quero crer que até o próximo carioquinha encontrarão a forma adequada de lidar com a situação.

Agora, virada essa página, é ultimar as contratações e rescisões necessárias, providenciar um local adequado para treinamento (o John Textor reuniu-se hoje com os profissionais e atletas da base https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/investidor-saf-botafogo-john-textor-visita-cefat-reuniao-base/), concentração total para os campeonatos que realmente importam e que começam para o Botafogo.

Na Copa do Brasil nosso adversário será o Ceilândia do DF. Jogos de ida e volta a ocorrerem em 19 a 21/4 e 10 a 12/5. 1,5 semana após nossa estréia no Brasileiro, contra o Coríntians.

Abs.

Kal disse...

Erison se mostrou um bom centroavante, Philipe Sampaio é um zagueiraço, Chay tem bons lampejos pelo meio, Daniel Borges se firmou na direita. Matheus Nascimento é uma promessa em crescimento. Kayque foi eficiente e intenso nos últimos jogos. Tem Saravia, Victor Sá, Piazon, Patrick de Paula e Oyama pra entrarem no time. Gatito de volta, além de Carli e Diego Gonçalves agregam ao elenco. Lateral esquerdo que joga a Premier League e atacante titular do PSV com boas chances de chegarem. Técnico que gosta de jogar pra fazer gol. E é só a primeira janela. Vamos dar o que falar.

Marcio disse...

O que diz o regulamento do campeonato sobre o time mandado a campo:

Art. 41 – A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa de direito de transmissão e, caso já as tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a esse valor, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato.

Sobre a Inscrição de jogadores:

Art. 4º – Observadas as disposições do RGC, o prazo de inscrição de atletas para o campeonato termina no penúltimo dia útil que anteceder a primeira partida da Semifinal do campeonato e para a Taça Rio o prazo de inscrição termina no penúltimo dia útil que anteceder a primeira partida da semifinal da Taça Rio.

I – Para a primeira partida da Taça Guanabara somente poderão participar os atletas inscritos até o 5º dia útil que anteceder o início do campeonato e cujo registro conste do BIRA, sem pendências, até o último dia útil que anteceder a respectiva partida;

II – Para cada uma das demais partidas do campeonato somente poderão participar os atletas inscritos até o penúltimo dia útil que anteceder o início da respectiva rodada e cujo registro conste no BIRA, sem pendências, até o último dia útil que anteceder a respectiva partida, observado o prazo limite de inscrição indicado no caput.

http://www.fferj.com.br/campeonatos

Desconheço a posição adotada pelo Botafogo quando do conselho arbitral para a aprovação do regulamento, pois permitiu sanções, segundo o Art. 41, às equipes que não mandarem a campo após a 3ª rodada o time considerado principal...
Artigo, no meu entendimento, completamente fora de propósito, pois quem determina quem é o titular, reserva, ou quem vai ou não a campo é o clube.
Seria como se a fifa, por exemplo, obrigasse a Argentina a convocar o Messi e a sua respectiva titularidade..
Não entendo de legislação, mas creio que o drible a esta absurda resolução está nas inscrições dos atletas; onde quem não está inscrito, óbvio, não pode atuar. Que deixem os "titulares" de momento fora da relação.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Venceremos, Sergio. Certeza!

Eduardo, nossa esperança está toda depositada na gestão do JT. Um novo Botafogo.

Kal, está melhor do que antes, mas eu ainda não compartilho de toda essa empolgação.

Exatamente isso, Marcio.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma observação:
O Botafogo fez 13 partidas nesta temporada e o Carli foi a campo em 9 oportunidades.
Não enfrentou o Nova Iguaçu pela 4ª rodada porque recebeu o 3º cartão amarelo;
Foi substituído na metade do jogo frente ao Volta Redonda pela 10ª rodada, segundo as noticias, foi poupado;
Foi poupado também na 11ª rodada, frente ao Audax;
Ficou de fora dos 2 jogos da semifinal, pois estava com dores no tendão...

Ao final da temporada 2021, muitos colocaram o Carli como titular e quase imprescindível ao Time, respeito quem pensa assim, mas sempre escrevi aqui que desconfiava das condições do argentino enfrentar uma temporada completa, pois a sua excelente performance na temporada anterior pode se relacionar diretamente ao baixo número de jogos que fez, foram 16 jogos.
Não estou dizendo que o Carli não possa ser parte do elenco, nada disso, mas cada vez mais eu tenho certeza de que não tem condições físicas de ser o titular.
Não é porque o carioca foi o que foi, que informações importantes devem ser negligenciadas.
O Carli, que é considerado um dos líderes, na hora da "decisão" não foi a campo.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu ainda acho que o Carli é muito importante pro time nesse ano. Inclusive, dentro de campo. De repente, não como titular regular, mas em algumas partidas será de fundamental importância.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, e como administrar isso?
Um zagueiro vai ralar durante o campeonato e o Carli vai para o jogo somente nas decisões?
Um joga o brasileiro e o outro a copa do Brasil?
Quando é um jogador mais de frente e acima da média, sou amplamente favorável a que tenha os minutos em campo bem controlados...
Obviamente que não estou escrevendo que deve ser descartado, apenas uma situação a ser bem considerada e vou um pouco além...
No meu entendimento, o P. Sampaio, pelo que apresentou nesses dois jogos e considerando as circunstâncias, precisa ter a sua titularidade bem considerada e talvez o Kanu esteja correndo riscos de perder a posição, salvo se o L. Castro tenha visto diferente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Apenas acho que o Carli pode e deve ficar no elenco. Nem que seja para entrar quando necessário. Ao menos seria um reserva que já conhecemos e sabemos o que pode render.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Acho essa discussão provocada pela mídia ou pela federação muito tosca e inútil, já que o conceito de titularidade é extemporâneo. O jogador é titular hoje e agora, mas se é substituído passa a não ser o titular. Pode mudar de jogo para jogo, de acordo com a vontade SOBERANA do técnico, concordemos ou não. Tem técnico que afirma
"- Meu time tem 15 titulares!"
Ou seja, um conceito volúvel dessa natureza não pode ser objeto de definição externa. É mais uma artimanha dessa federação incompetente, desonesta e raza que tenta usar artifícios imorais para fazer valer suas cartas marcadas, como já faz há anos seguidos. Não é a toa que esse "torneiozinho" está tão desmoralizado.
Em tempo: sou só eu que quando ouve ou vê qualquer coisa relacionada ao Rubens Lopes lembra na hora do nome "SERGIO CABRAL"???

Eduardo Samico disse...

Sobre a zaga, gosto muito do Carli, sempre gostei. Mas o tempo passa. Não sei como será o desempenho dele na série A e Copa do Brasil em 2022. O retrospecto e a própria idade dele devem acender a luz de atenção.
E o Kanu... Se o Carli suscita dúvidas, o Kanu merece um banco ou, melhor ainda, uma boa negociação de saída do Botafogo. Vem falhando insistentemente, não inspira confiança. Contra o ECTD falhou em 2 bolas aéreas inadmissíveis para um zagueiro que se pretende regular - a 2ª, após o 2 a 0, sobrou livre para o Ganso quase marcar. E falhou no lance que originou o gol dos caras, na marcação do veterano centroavante moleque.
Por mim a zaga é o P. Sampaio, que do pouco que vi agradou bastante, e mais alguém.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, e gostei da sugestão proposta: Simples, basta inscrever apenas os jogadores que quiser. rs

Eduardo, eu também. E digo mais: Hoje ainda prefiro o Carli ao Kanu.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Cara, tomara que o Carli ainda aguente um pouco mais o tranco, principalmente tendo ao seu lado um zagueiro mais jovem e que pareceu ser ágil e preciso nas antecipações.
Definitivamente o Kanu não me inspira confiança.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, e com dois bons volantes pode facilitar um pouco mais também.
Abs e SA!!!