02/03/22

Nada de positivo















Durante os últimos dias, li vários comentários (inclusive de alguns jornalistas) de torcedores que viram algo "bom" na humilhante derrota do domingo passado.

É sério! Para esses, a forma acachapante como fomos derrotados serve para o John Textor perceber que o buraco é mais fundo do que ele imagina.

Oras, me desculpem...mas em hipótese alguma existe algo positivo em uma derrota de 5 para a Portuguesa da Ilha do Governador. Não acredito que o gringo tenha real noção do quão fraco é o elenco alvinegro só por conta desse vexame. 

Acredito que desde o ano passado ele vem acompanhando o Botafogo mais de perto. E neste caso, mesmo na surpreendente recuperação na Série B, ali já dava para perceber que a maior parte do elenco não tinha condição alguma de vestir a camisa do GLORIOSO. Quiçá, perdendo alguns dos poucos destaques!

Repito: Perder de goleada para a Portuguesa não tem nada que possa ser aproveitável ou servir de lição. É vergonha e deveria gerar demissão imediata em quase todos que lá estão.

E tenho certeza que o JT sabe que esse grupo é dos piores entre os piores. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Marcio disse...

Se tivesse vencido a Portuguesa, as necessidades seriam menores?
Até o momento o quarto lugar é suficiente para a classificação obrigatória à próxima fase... Classificação obrigatória que não eleva o nivel do elenco.
Além disso, se o Textor baseia as suas contratacoes por análises científicas, obviamente também analisou os jogadores do atual elenco com os mesmos critérios; o o que ocorre neste carioca é a oportunidade dos profissionais mostrarem capacidade de responder às novas exigências e contrariar a lógica dos estudos feitos.
Todo o resto faz parte das tentativas dos jornalistas em acertar sobre as medidas que serão tomadas pelo americano, o incômodo é grande.
SA!!!

Joel Lustosa disse...

Bom dia a todos!!!
Acredito que, infelizmente, a maioria desses torcedores prega o imediatismo, veem como importante um titulo estadual... Conquistar titulos é importante, quem nao quer ser campeão ate do campeonato de gude da rua? So que todos tem que entender que foi o imediatismo que levou nosso clube pro buraco em que se encontra (se formos olhar pro lado arrisco fácil abranger para todo o futebol brasileiro).
Um projeto serio, seja qual for, onde formos investir nosso dinheiro, leva tempo para render frutos... Nao sera diferente com JT e o Botafogo, temos que ter paciência...

Em relaçao a midia... Nem me preocupo... Em sua maioria torcedores rivais com dor de cotovelo ou entao despreparados mesmo... Defender a manutençao de um tecnico enquanto se contrata outro e se idealiza a reformulaçao do time? Serio? Se o EM permanecesse como seria a sua postura em nao poder dar pitaco na contrataçao? Por mais profissional que sejamos, tb somos humanos... O clima seria muito, muito ruim.

Nao tenho certeza se o projeto do JT será transformar o Botafogo num City, Barcelona, Chelsea... Mas tenho certeza que de ingenuo ele nao tem nada, vejo que tudo tem sido feito da melhor maneira, com o tao sonhado profissionalismo, e com certeza muito bem acessorado.

Anônimo disse...

Ricardo
Como nunca particepei de diretoria e/ou parte técnica e muito menos tenho dinheiro para comprar um clube, ainda não sei que estratégia está rolando.
Só sei que a imagem do clube não melhora com essa vergonha.

Klaus disse...

Eu sei que esse elenco é quase todo um lixo. JT sabe muito mais que eu. Ficou claro que ele vai formar um novo elenco com bons nomes e um ou dois destaques para 2022.
Estamos em um tempo de transição. Lembro que o Flamengo quase foi rebaixado quando começou sua transição.
O foco será a série A. Pelo que venho lendo, as burocracias para a SAF e contratação de Luís Castro estão quase 100% equacionadas.
Os reforços já estão chegando. É ter paciência. Não podemos esperar nada desse elenco e desse dublê de técnico que está aí. Esse dois jogos mostraram que esse elenco não tem sequer vontade.

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Marcio.

Joel, não creio que o projeto dele seja tão mega. Acho que vai montar um time forte, mas que deve prioritariamente buscar o retorno do que investiu.

Possa crer, Ricardo.

Klaus, espero mesmo que ele tenha visto que o buraco é muito mais fundo do que parecia a orincipio.

Abs e SA!!!

Adelson disse...

As contratações estão sendo todas indicadas por Luís Castro. Temos que acreditar na capacidade do novo técnico, ele conhece bem cada peça indicada.
Temos que ter paciência agora. O projeto começa hoje com o fim das burocracias. Se não fosse JT, estaríamos fatalmente condenados a humilhação e rebaixamento na série A. Pelo menos agora temos uma esperança fundamentado em algo concreto.

Rodrigo Federman disse...

Adelson, meu único receio é o tempo e começarmos o BR sem time ainda. Deixar pontos preciosos e de difícil recuperação pelo caminho.
Abs e SA!!!

Damião disse...

É compreensível a ansiedade da torcida alvinegra. Nós Botafoguenses de coração, esperamos um time forte, para não sofrer ou deixar de sofrer humilhações, como foi a derrota para o Fla em rítmo de treino e para a fraca equipe da Portuguesa. Perdeu peças importantes da campanha de campeão da série B, mas isso não justifica, as péssimas atuações da defesa alvinegra, tida como ponto alto da equipe Campeã, a ponto de colocar o ótimo goleiro GF em apuros. Quando o Luis Castro chegar e tomar ciência, de fato, da qualidade do elenco alvinegro, com certeza, irá ao mercado em busca de novas peças, porque o JT, como já foi colocado, não é nenhum trouxa ou louco para rasgar dinheiro. Com o JT no comando, o Matheus Nascimento estará valendo uma fortuna para o mercado externo, o que reforça a esperança de uma equipe forte, entre CB e Campeonato Brasileiro. Oremos...

Eduardo Samico disse...

Salve Rodrigo e amigos do Cantinho. Depois leio os comentários acima.

Quer dizer que ser goleado pela AA Portuguesa "serve para o John Textor perceber que o buraco é mais fundo do que ele imagina." ? Brincadeira...

Se eu, que não vivo o/do futebol, apenas acompanho o Botafogo, já sabia perfeitamente que aquele elenco vitorioso da série B não reunia as mais elementares condições para ser bem sucedido em propósitos mais ambiciosos na série A, imaginem o John Textor e os PROFISSIONAIS que trabalham em sua estrutura.

Devem estar apenas comprovando o que já imaginavam a respeito de sumidades como Daniel Borges, Barreto, Ronald, entre outros e vendo que terão muito trabalho para prover o clube com a infra-estrutura necessária para revelar bons valores nas divisões de base.

Torcedor falar uma besteira dessas eu ainda aceito, mas jornalista esportivo sair com uma dessas é dose. Embora em nada me surpreenda.

Abs.

Marcio disse...

Essa derrota para a Portuguesa fala mais do Botafogo dos "ilustres" do que do Botafogo do Textor.
O intetessante é que em 2021, eliminação patetica na Copa do Brasil frente ao ABC e um carioca igualmente patético...
Mas os "analistas" afirmavam, com o apoio do próprio clube, que o foco era a série b...
Inicio ruim de serie b e gente do clube brigando pela manutenção do técnico.
E as eliminações na Copa do Bradil em 2020, 19 e 18 para Aparecidense, Juventude e Cuiabá, todos fora da Serie A?
Claro que a derrora para a Portuguesa não deve e não pode ser atenuada por vexames anteriores, mas racionalmente não podemos exugir do Textor soluções para problemas de muitas décadas.
Além de contratações e de melhorias em estrutura, Textor precisará midificar a cultura organizacional do Botafogo, que infelizmente é de aceitação de derrotas e fracassos.
Em vários momentos escrevemis por aqui que se o Botafogo tivesse o orçamento do Bayern ou o time inteiro do clube bávaro, perigava fracassar.
O Textor pode e deve ser cobrado, desde que seja coerente com o que encontrou no Botafogo.
Ainda há muito a ser feito pelo americano e torço para que ele faça o que deve ser feito para modificar o Botafogo para melhor... E neste "jogo", precisamos estar atentos as criticas sobre as decisões tomadas, como sobre a demissão do E. Moreira e a demira em anunciar um substituto.
Tivesse o Textor negociado com outro técnico e o E. Moreira no comando, seria criticado por faltar com a ética.
Textor pode ser criticado, repito, mas o analista não pode se colocar antecipadamente disposto a descer o sarrafo, isso nao é razoável.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Lidos os comentários dos amigos, concordo integralmente com o que disse o Joel Lustosa a respeito da mídia. Além de não me importar com opiniões que na verdade são palpites furados, boa parte dos palpiteiros ou é torcedor invejoso de outro time ou é apenas despreparado. Às vezes as duas coisas juntas.

E, Rodrigo, eu nem preocupo com o aspecto do cronograma da transição/montagem do elenco ter "atrasos" em relação ao início do Brasileiro.

Não fôra a SAF minhas expectativas seriam todas no sentido de o Botafogo sobreviver a duras penas e continuar na série A em 23. Na Copa do Brasil seria torcer para não ser eliminado no primeiro confronto - ontem o Grêmio já foi eliminado pelo Mirassol. Nada muito além disso.

Então, ainda que haja atrasos, time sendo montado em meio ao Brasileiro e Copa do B, acho que dá para ter sonhos um pouco mais ambiciosos. E em 23, finalmente, um ano desde o seu início sob os auspícios de uma gestão verdadeiramente profissional.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Damião, esperamos pelo menos não passar sufoco e não levar sustos.

Eduardo, impressionante como conseguem ver algo positivo em sermos humilhados pela Portuguesa. Triste, né?

Marcio, pois é. Se fosse o Botafogo dos ilustres eu entenderia tal raciocínio patético dessa galera. Rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Como podem acusar ao Textor de atraso no planejamento para a série A, se:

Freeland em 29/09/2021;

"Hoje, a folha do futebol está em pouco mais de R$ 2 milhões. A ideia do presidente é dobrar isso. Muita coisa pode acontecer, mas essa é a expectativa. Precisamos construir isso ainda. Esse orçamento é a partir de maio ou junho, porque a nossa receita de primeiro semestre ainda será de Série B. Queremos manter a base desse elenco, muitos mostraram que têm condições de ficar, e encorpar para a Série A. Acredito que teremos uma equipe forte a partir de junho. Antes disso, precisamos de muita criatividade."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/cartada-por-navarro-o-dobro-da-folha-e-chefe-de-mercado-freeland-projeta-o-2022-do-botafogo.ghtml

Sem discutir qualidade técnica, não conseguiram manter o P. Castro, Navarro, Oyama e M. Antônio...
Argumentando que no primeiro semestre o orçamento seria de serie b, afirmou que precisariam ser criativos nas contratações e que somente a partir de junho teríamos uma equipe forte.
Contrataram o Klaus que nada mostrou, pois está contundido, Breno, Erison e Fabinho, os que mais têm ido a campo; sem contar o retorno do L. Fernando e do Barreto que saiu por uma porta e retornou imediatamente pela outra.
Tomando por base o que jogaram os que chegaram até o presente momento, não é difícil imaginar que dificilmente os resultados seriam melhores; estamos jogando mal desde a 1ª rodada, inclusive com maioria que estava acostumada ao comando do E. Moreira.
E para encorpar a equipe, somente em junho, segundo o Freeland.
Pesquisando as rodadas da Série A, a 9ª rodada está marcada para 5 de junho, mês "determinado" para a contratação de reforços para "encorpar" o elenco...
Assim, se os melhores de 2021 não permaneceram e as contratações até o momento nada apresentaram e se não acredito que os nomes que foram "impedidos" pelo Textor de serem contratados elevariam o nivel do time, me arrisco a dizer que poderíamos ter 9 rodadas "perdidas" e mais algumas outras até o elenco entrosar com os novos contratados para encorpar o time. Isso se de fato fossem jogadores de nível melhor, não custa lembrar.
Claro que com a chegada do Textor a situação mudou e se ele puder acelerar as decisões em relação às contratações, melhor será. Mas como começou a contratar ontem, 1º de março, e o inicio do campeonato está datado para 10 de abril, se contratar mais uns 8 nomes até a metade de março, por exemplo, o Botafogo poderá ter um time melhor do que teria com o planejamento anterior.
Não é a situação ideal, mas o cenário hoje é melhor do que o anterior e isso e muito claro no meu entendimento.
O Textor chegou em dezembro, tem toda uma infinidade de exigências até a assinatura do contrato e atraso real, em tese, somente após junho.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, é surreal o planejamento (?) que o ilustríssimo tinha na montagem do elenco desse ano. Surreal.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Perder de 5 para qualquer time é motivo para grande indignação, ainda mais de um time que não vencia o Botafogo desde 1966.
Algumas derrotas podem até ser benéficas em determinadas circunstâncias de forma em que haja algum aprendizado, mas essa fé domingo passado foi humilhante e não há nada de positivo nela. Abs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Concordo total, Sergio.
Abs e SA!!!

Damião disse...

Não me animo com as contratações anunciadas ou cogitadas pelo Botafogo. Jogadores que para mim, que há mais de 30 anos acompanho o futebol, são ilustres desconhecidos dos torcedores, que tiveram suas carreiras fincadas na segundo divisão do futebol europeu ou reservas em times de pouca expressão. O técnico, sem currículo, antes de assumir já está indicando jogadores. Ou eu sou pessimista demais ou tem algo de estranho nessa transição para a SAF.

Rodrigo Federman disse...

Damião, não anima de início, mas não conheço os nomes. Logo,prefiro dar o benefício da dúvida, pois ao menos não os conheço. Diferente de conhecer alguns ruins e mesmo assim vê-los sendo contratados (como sempre aconteceu).
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

A respeito das contratações anunciadas e dos jogadores cogitados não conheço ninguém, salvo um Cavani, um Suarez, conhecidíssimos e, acho eu, quase impossíveis.

Entretanto, como estou acreditando na capacidade da equipe profissional que está trabalhando esse assunto, permaneço esperançoso - até por que, se não der certo com a SAF/profissionalismo, não sei mais como o Botafogo poderá ser viável.

Vi algumas pessoas lembrando de vários jogadores que foram repatriados (no caso, pelo esgoto) após tentativas mal sucedidas na Europa e que aqui se saíram muito bem.

Finalmente, era mais ou menos isso que eu esperava do Botafogo: um setor, supostamente de inteligência, profissional, que vai prospectar o mercado de jogadores, analisar criteriosamente desempenho e potencial antes de sair fazendo contratações sem pé nem cabeça. Vai dar certo ? Não sei... Mas sei que a "metodologia" anterior, trazendo indicações do treineiro de plantão, comitê gestor, empresários e agentes usando o Botafogo como vitrine, só nos deixou mais quebrados e sem título algum.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, tô contigo nessa. Mesmo que eu ainda tenha certa preocupação apenas com análises de números sem acompanhamento de partidas in loco.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Cara, será que as análises se pautam apenas por números ? Acho que não. O povo deve ver tudo que é jogo possível e deve ter, assim espero, quase que uma rede de informações formada por gente acompanhando de perto os jogadores detectados em seus radares.

E o Carli não foi "descoberto" por um conselheiro que acompanhava pela TV o campeonato argentino ? rsrsrs...

Só no Botafogo mesmo ! (que essas práticas fiquem no passado)

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, espero mesmo que não. Mas sei lá...hoje em dia esses scouts são precisos, mas será que tem olheiro acompanhando pelo menos 5 ou 6 jogos dos atletas?
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Quem acha que o JT vai montar um time para disputar neste ano o Brasileirão está totalmente enganado. A meta dele, creio eu, é evitar com folga um rebaixamento, ficar ali no meio da tabela, talvez abocanhar uma Sul Americana e, com sorte, uma Libertadores. Após isso, é a evolução natural do projeto que ele tem em mente para o Botafogo. Então, não esperem nomes de impacto ou jogadores a nível de seleção. Serão bons jogadores, melhores que os do atual elenco com certeza e, talvez, um extra-classe para causar impacto de propaganda.

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, mas acho que ninguém pensa isso agora. Só um time para não passar problemas já basta.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só como exemplo.
Bruno Henrique chegou ao flamengo com 28 anos...
Tinha 179 jogos na carreira e 44 gols marcados, média de 0,25 gol/jogo.
No Flamengo já fez 167 jogos e marcou 77 gols, média de 0,46 gol/jogo.
Lembrando que passou pelo Wolfsburg e em duas temporadas, fez apenas 17 jogos e não marcou gols.
Se transformou em um jogador extremamente decisivo. No Flamengo fez 93% do total de jogos que tinha até ser contratado e aumentou em 175% a quantidade de gols e uma média 184% maior.
E o Pablo Marí?
É verdade que foi contratado pelo M. City... Só que nunca vestiu a camisa do clube inglês.
Antes de vir jogar no Brasil, estava no La Coruña, segunda divisão da Espanha... Antes tinha passado por Breda, Girona Nàstic, Mallorca.
E até hoje os torcedores deles reclamam problemas na zaga após a sua saída.
Assim, se as contratações estão sendo feitas considerando ferramentas de análise, penso que estão considerando também aspectos complementares e suplementares no elenco a ser formado.
O que não pode é fazer como fizeram com Honda e Aguirre.
Honda jogou de segundo homem no Vitesse onde ajudava a construir o jogo e não tinha muitas obrigações defensivas... Aqui no Botafogo queriam que corresse para marcar e o resultado foi que nem construiu e nem marcou.
Aguirre ao chegar revelou que a posição onde se sentia mais confortável era a sua original, centroavante, mesmo que eventualmente pudesse jogar em outras posições de ataque.
No Botafogo foi escalado insistentemente de ponta e o resultado foi 1 gol marcado m 23 jogos de atuações bem ruins.
E os técnicos sempre se colocam como não tivessem culpa de nada... É preciso calma, analisar se o jogador tem potencial e se o técnico tem capacidade de escala-lo em uma posição que maximize o rendimento.
SA!!!

Marcio disse...

Um detalhe não pode ser esquecido:

Brasileirão 2020:
Somente Sport (15º) e Fortaleza (16º), não se classificaram para competições internacionais em 2021, 8 destes foram para a Libertadores, 7 vagas mais o campeão que foi o Palmeiras.

Brasileirão 2021:
Somente Juventude (16º) não se classificou para competições internacionais em 2022, 9 destes foram para a Libertadores; 7 vagas mais o campeão da Libertadores e mais o campeão da Sul-Americana, Palmeiras e A. Paranaense, respectivamente.

Ou seja, considerando que é relativamente provável ter brasileiros conquistando a Libertadores e/ou Sul-Americana, classificar para competições internacionais não é tarefa das mais árduas.
E mais, o Fortaleza saiu de 16º em 2020 para 4º lugar em 2021.
O Bragantino foi 10º em 2020, 1º ano de série A, e classificou-se para a Sul-Americana em 2021; Foi vice da Sul-Americana em 2021 e 6º colocado no brasileiro 2021, o que proporcionou uma vaga na Libertadores/2022, direto na fase de grupos já que o Palmeiras, 3º colocado no brasileiro, conquistou a Libertadores.

Honestamente, eu não vejo essa dificuldade toda que alardeiam que o importante é fazer um campeonato de manutenção em série A.
Obviamente não será fácil, mesmo que o campeonato seja nivelado por baixo, mas é preciso ter ambição, jogar o jogo e estar preparado para aproveitar as oportunidades que surgirem.
Se o departamento de futebol montado for competente como espero que seja, o Botafogo poderá sim brigar em excelente nível.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, isso. Importante é saber tirar o melhor de cada atleta sem invenções mirabolantes.
Abs e SA!!!