07/04/22

Alinhados
















O técnico Luis Castro fez coro ao já comentado pelo John Textor (a respeito da expectativa do time no Brasileirão):

"- Nesse momento, nossa direção é olhar o próximo jogo e tentar ganhar o próximo jogo. Estamos construindo um plantel, infraestruturas, estamos em vias de assinar com um CT, todos os vetores de construção estão em manobras. Nesse momento, no meio de tudo, temos que apresentar resultados. Para mim, como John Textor disse, é ficarmos no Brasileirão, na Série A, e crescermos a cada ano, a cada janela de transferência fazer crescer a equipe. O objetivo é ficar na primeira metade da tabela, seria ótimo, vamos tentar fazer isso e é com essas expectativas que eu parto".

Está certíssimo. O LC é sabedor da realidade e do que tem em mãos no momento. Apesar da notória melhora do elenco e boas perspectivas, ainda não temos um elenco (e nem estrutura) que nos permita sonhar com vôos altos ainda em 2022. 

Se vier, ótimo...mas será uma surpresa.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

20 comentários:

Marcio disse...

O bom é que o L. Castro sabe que mesmo em um período de construção, precisa também de resultados; sabe também que a permanência na série A não impede que se trabalhe para ficar entre os 10 primeiros colocados, a primeira metade da tabela...
Agora, o L, Castro não mencionou e por certo sabe que dependendo do desenrolar do campeonato, estar entre os 10 pode abrir margem para pular algumas etapas nesse crescimento.
Ele menciona e tem conhecimento das dificuldades, sem a lamentação tão presente em outras oportunidades.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Ele está ciente do projeto, mas parece saber também que o futebol brasileiro tem suas "particularidades".
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rapaz, eu tenho expectativas um tanto distintas das do amigo. Com todas as dificuldades, que são inúmeras, espero vôos mais altos que apenas mantermo-nos na série A. (embora concorde com o que dizem JT e LC)

O futebol brasileiro anda tão precário, em todos os sentidos, tão arcaico, tão obsoleto, recheado de times e jogadores pavorosos, que mesmo tendo que se estruturar em meio ao Brasileiro eu acho que dá para almejarmos uma boa classificação e sem sustos - espero não queimar a língua, heheh.

Gente, em 21, estou vendo aqui a classificação pois não acompanhei a série A, tirando os 3 primeiros com seus elencos estelares, tivemos: 4º Fortaleza; 5º Corinthians; 6º Bragantino; 7º ECTD (com todos seus problemas, dívidas, penhoras, etc); 8º América MG (que subira no ano anterior); 9º Atlético GO (!!!!) e Santos em 10º.

Em 2016, voltando à série A, com aquele elenco mediano, treinado pelo mr. Everest, dirigido por CEP e cia. chegamos em 5º lugar, por que, com uma gestão que esperamos seja extremamente profissional e capaz, com perspectivas de reforços (reforços mesmo, não é Lizzio, Anderson Aquino ou Yaca Nuñez) na próxima janela, seria surpreendente uma boa colocação?

Abs.

Marcio disse...

Rodrigo até porque projeto algum se sustenta sem resultados positivos. Para receber tempo para trabalhar é necessário entregar resultados mínimos, vitórias e progresso no nível de jogo.
Muito se fala aqui no Brasil sobre deixar o técnico trabalhar, como se no exterior tivessem a eternidade à disposição.
Veja o Tottenham como exemplo.
Em 30/06/2021 anunciou a contratação do Nuno Espírito Santo.
Em 01/11/2021, o técnico português foi demitido.
Veja que ele foi demitido após 10 rodadas da Premier League, onde liderou após vencer nas três primeiras rodadas.
Depois acumulou sequencialmente três derrotas, duas vitórias e duas derrotas, esta última por 3 a zero em casa frente ao M. United. Saiu com a equipe na 8ª colocação, distante dez pontos do lider.
Fosse aqui, os especialistas diriam, o Tottenham quer ser campeão ou se classificar para a Champions, concorrendo contra City, United, Liverpool, Chelsea? Precisa saber reconhecer o seu "lugar" na tabela, entre outras bobagens.
O Tottenham contratou o italiano Antonio Conte e hoje ocupa a 4ª colocação na Premier League.
Veja o caso do Barcelona, demitiu o Koemam, contratou o Xavi e melhorou a performance, inclusive goleando o principal adversário dentro dos seus domínios.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, expectativa, ok...mas acho que a realidade ainda é um pouco mais pé no chão. Por isso, eu prefiro ser mais cauteloso um pouco, meio na linha do JT e LC.

Sim, Marcio. Veremos como será a gestão no primeiro momento de turbulência. E espero que esse momento demore muito.

Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, o JT é um empresário de renome internacional e que, para nossa sorte, escolheu o BOTAFOGO pelo seu passado de grandes times que encantavam a EUROPA nos torneios internacionais.
Concordo com tudo que o amigo colocou, pois ROMA NÃO FOI FEITA EM UM DIA, rsrs.
Alguns torcedores ficam muito ligados em programas esportivos e acham que o LC vai montar um timaço "ONTEM" e ganhar tudo, mas não é assim que a banda toca.
A INVEJA É UMA MERDA e o JT não dá a mínima para esses idiotas que se acham profundos conhecedores de futebol, por isso alguns ficam criticando tudo que ele fala.
Vamos torcer que tudo dê certo como está sendo planejado.

Rodrigo Federman disse...

Claro, Jota. Ele sabe muito bem até onde o seu passo alcança.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Adoro cada entrevista que JT ou LC dão.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fatos.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Perfeito. Penso igual. Se America mineiro e Atlético goianiense jogaram a pré-Libertadores, por que para o Botafogo atual isso seria algo hercúleo?
As expectativas obviamente serão moduladas após as primeiras rodadas, mas com estrutura, local fixo pra treinar, salários em dia, jogadores tranquilos para negociar renovações, elenco sendo encorpado a cada janela - e teremos outra em Julho -, creio que se os atletas comprarem as ideias do LC igual compraram as do EM, e com um pouquinho de sorte nas primeiras rodadas, vejo o Botafogo atrás apenas de Galo, fla e Palmeiras, o restante podemos jogar de igual pra igual.
Vejam vocês, hoje no GE colocaram o flu como quarta força do Brasileirão, atrás apenas dos 3 citados..

Klaus disse...

No fundo ele tem expectativas de ficar na zona da libertadores, mas está corretíssimo em ressaltar que o clube está em reconstrução e que temos que ter paciência no curto prazo.
Encarar Palmeiras, Atlético-MG e Flamengo agora está fora de questão agora, mas podemos brigar para ficar entre os 7 primeiros, é possível. Ainda temos expectativas de novas contratações agora e no meio do ano, que podem elevar nossas possibilidades.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, até porque, está tudo tão fácil hoje em dia, que dos 20 clubes, 2 ou 3 ficam sem nada (fora os 4 rebaixados). Ou seja, ficar no início da segunda coluna dos classificados já garante até Sul-Americana. Banalizou demais.

Klaus, não sei se tem essa expectativa de Libertadores não. Acho que da SA, ok.

Abs e SA!!!

José Pinto disse...

Estou muito ansioso para a estréia do Botafogo no Brasileirão. Não espero uma partida fácil, diante de um time também em formação, mas que já vem treinando junto há muito tempo. O alvinegro carioca tem apenas 02 semanas que faz treinamentos com alguns jogadores que sequer se conheciam. Como exigir uma grande atuação no domingo, seria falta de bom senso. Futebol moderno, é velocidade combinada com muito entrosamento, conjunto, enfim, não vamos ver isso na estréia, infelizmente...mesmo porque o time ainda não está montado...

Rodrigo Federman disse...

José, prefiro não criar tanta expectativa para esse jogo. Mas acho que com o apoio da torcida no estádio bem cheio, podemos sair com um resultado positivo.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Ano passado, tirando os 4 rebaixados, apenas o Juventude (15°) ficou fora fãs competições sulamericanas. Tudo bem que isso ocorreu pq Palmeiras, Furacão e Galo ganharam Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil, mas acho improvável que os brasileiros não vençam novamente as competições da Conmebol, ou que um time fora da série A vença a Copa do Brasil.

Marcio disse...

Como sempre escrevo por aqui e continua valendo é que o "jogo é jogado e o lambari é pescado", ou seja, tudo será resolvido dentro de campo e uma expectativa sóbria por parte do Botafogo deve ser não apenas para esse confronto frente ao Corinthians e sim para todo e qualquer confronto, mesmo que seja eventualmente superior.
Todavia, assisti a uns poucos jogos do Corinthians e observei um jogo apresentado bem mediano, não por acaso o técnico já utilizou uma boa quantidade de jogadores na tentativa de encontrar uma melhor formação.
O jogo frente ao Always Ready pela Libertadores, inclusive, foi bem ruim, mas no caso vale considerar os possíveis efeitos da altitude de La Paz.
Em resumo, uma coisa é olhar para os nomes que estão no elenco do próximo adversário, de fato muitos são mais conhecidos, outra coisa bem diferente é o que estão jogando, inclusive considerar se o elenco é capaz de responder às exigências do técnico português, seja na capacidade física, tática e técnica, como também no aceitação a essas exigências.
Claro que nada disso é garantia para nada, pois o Botafogo está em fase bem inicial de trabalho, mas antes da bola rolar eu não vejo o Corinthians, pelo que assisti, tão à frente no trabalho desenvolvido.
Tem jogo e vamos jogar sem receios.
SA!!!

Kal disse...

Eu acredito em vaga na Libertadores, mesmo que na pré. Depois do esforço que fez pra trazer Luis Castro, e do salário que deve pagar pra ele, não faz sentido John Textor trazer jogadores mequetrefes pro Portuga comandar. É torcer pro time dar liga rápido.

Sergio disse...

Acho que reconstruir um clube da grandeza do Botafogo é complicado, simplesmente porque a pressão por resultados será muito grande, em especial porque é uma reformulação total no paradigma do clube, passa de um amadorismo irresponsável para um profissionalismo consciente que sabe das imensas dificuldades do clube como montagem do elenco, centro de treinamento, fatores fundamentais para o sucesso na temporada. Acho que o caminho está correto, principalmente levando-se em conta do trabalho correto do JT e do LC e sua equipe.
Tenho esperança de uma campanha digna, acho que o Botafogo não correrá riscos de rebaixamento, mas não acredito em título esse ano, torço por uma LA, mas também é difícil, a SA eu acho viável. O que não pode é a torcida entrar em desespero com resultados iniciais adversos, pois dos times que disputarão a série A, o Botafogo é o mais atrasado em termos de formação do elenco e time titular entre todos da série. Lógico que essa nova gestão, agora SAF não é responsável por esse atraso, o problema é que houve uma demora natural no processo de mudança do clube. Tivesse o Textor assumido o controle ainda no ano passado pelo menos em outubro acho que a situação séria bem mais confortável.
O que me anima é que há uma grande disposição em acertar e mais importante, ninguém dentro do clube quer iludir ninguém com falsas promessas, e isso eu importante, o trabalho está sendo feito, e repito, acho que teremos boas surpresas. Vamos que vamos Fogão. Fiquei tão esperançoso que até assinei o paperview. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Fatos, sim. É ridículo tantas vagas assim. Perde muita graça.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pra cima deles, Marcio.

Kal, eu ainda não acho que virão jogadores diferenciados acima da média nesse ano.

Sergio, e também porque estávamos no fundo do poço. O trabalho é árduo e longo.

Abs e SA!!!