01/04/22

Caldeirão ou nova casa?














Notícia retirada do FogãoNet:

"John Textor traça planos para aproximar torcida do Botafogo ao campo no Nilton Santos e revela: ‘Meu sonho é construir um novo estádio, para 25 mil pessoas".

Palavras do patrão botafoguense:

"- Nós obviamente ficaremos no Nilton Santos por um tempo. (Mas) meu sonho é construir um novo estádio, pequeno, para 25.000 pessoas. O Selhurst Park, do Crystal Palace, tem essa capacidade e está sempre incrível. Mas isso vai demorar um tempo. Acredito que é bastante alcançável. Se tentarmos complicar, fazer um estádio bonito, luxuoso, isso demoraria muitos e muitos anos. Mas se fizermos o simples, um estádio para que as pessoas possam apenas assistir ao jogo, e com o tempo ir melhorando-o. Eu realmente gostaria de começar esse projeto, mesmo que daqui a três anos".

Eu concordo plenamente com o JT.

A acústica do Niltão não torna o estádio um caldeirão. Além disso, é fato (e não sei o motivo): O torcedor alvinegro do RJ não costuma lotar o estádio. Exceto em partidas decisivas.

A outra hipótese é negociar a questão da pista de atletismo e como fazer daquele espaço um local para os torcedores ficarem próximos ao gramado e, aí sim, pressionarem os adversários com mais calor. O Textor também falou sobre isso:

"- Tenho visto algumas propostas para isso. Colocar assentos até a lateral. Acho que custaria cerca de U$ 500 mil. Pode ser interessante. De cima, pode parecer estranho. Mas seria ótimo para as pessoas sentadas lá".

Enfim, o fato é que algo precisa ser feito no Niltão.

E, claro, cada pessoa sabe onde o seu calo aperta, mas está na hora do torcedor carioca ser mais assíduo aos jogos em casa. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

40 comentários:

Anônimo disse...

SA!
Bom dia a todos. Sou amplamente favorável à construção de um estádio com capacidade máxima de 25000 torcedores. Inclusive acho que poderia ter gramado sintético para potencializar a vantagem de se jogar em casa.
Além da sensação de "casa cheia" ser mais fácil, possivelmente uma constante nesta nova era, custos de manutenção infinitamente inferiores.
Considero mais uma bola dentro dos possíveis planos destes novos tempos. Até mesmo como um símbolo do novo Botafogo, uma nova casa seria sensacional. Devolve o estádio olímpico para a prefeitura!
SA, Marulho

Rodrigo Federman disse...

Marulho, não gosto de "vantagens", exceto caldeirão do torcedor.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Oba!
Para resumir se atendo à pergunta do post: uma casa nova que possa ser um caldeirão permanente, sem arquibancadas desmontáveis.
SA, Marulho

Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Marulho.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Na minha opinião, acredito ser mais viável uma ampla reforma no Niltão.
Quanto a torcida comparecer mais nos jogos, fica difícil com os times montados nos últimos anos...

Sergio disse...

Amigo, o Textor tá animado e nos anima mais ainda. Como é bom ver alguém com boas ideias e muito profissional. É por isso que a mídia tupiniquim está em polvorosa, pavor do novo Botafogo.
Rodrigo, quando o Botafogo fazia bons times a torcida ia ao estádio, a torcida do Botafogo de agora é que tinha poucos motivos para ver esse monte de barangas. No meu tempo de jovem (taz tempo) ir ao Maracanã ver aqueles times que o Botafogo tinha não precisava ser decisão. Era o profissional, aspirante e juvenis, agora sub 20. Era certeza de bom espetáculo. Eita varandão da saudade! ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, mesmo nos (poucos) bons momentos. São sempre os mesmos 5k, 6k.

Sergio, isso é verdade. Dá uma animada enorme. Dias de esperança.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos, eu prefiro um estádio pequeno e no estilo do Independência em BH, onde nunca estive. Ou estilo Bombonera.

Só que acho muito complicada essa questão. Os preços dos imóveis no Rio de Janeiro são insanos. O sistema de transporte público é um horror. Onde construirão esse estádio? Vargem Grande? Baixada Fluminense? Se com metrô/trem deixando em frente já não vai tanta gente assim no Nilton Santos, imagine em um lugar mal servido (ou nem servido) de transporte público.

Acho que antes do NS, nos tempos do Bebeto, ele estava em negociações com a Prefeitura ou algum órgão público federal com vistas à aquisição de terreno na área portuária, para posterior construção do estádio do Botafogo FR. Uma pena que tal negociação não prosperou.

Sobre a presença de público no NS, complicado isso... Tem a questão financeira: uma ida ao NS, eu e minha filha, só de passagens custa (bem, já nem sei quanto custam as tarifas de trem e metrô...vou checar).

Chequei! R$8,55 integração metrô/trem. Dá R$34,20. Mais os ingressos (leste superior está a R$40 a inteira, ST tem desconto). Quase 100 pila para pai e filha irem ao estádio, isso só em transporte e ingressos.

Aí tem a zona que é uma ida ao estádio - dificuldade e desorganização para entrar, por exemplo. Teve um jogo, agora não lembro se do carioquinha ou se da série B 21, em que a Supervia encerrou os serviços antes do fim de um jogo à noite em dia útil. O comum é ter um trem que, após os jogos, fica quase 1 h esperando encher. A pessoa chega em casa depois de 1 h da manhã. Osso!

Aí, por outro lado, você tem a possibilidade de ver o jogo no conforto de sua casa... Por mais que seja muito melhor ver jogos ao vivo, no estádio - e eu acho infinitamente mais legal! - acaba que tudo conspira contra.

Ah, sim, e os horários estapafúrdios dos jogos?!? Jogo em dia de semana às 18, 19 h. Já levei quase 2 h indo de carro (estava com um amigo de quase 80 anos) do Leme ao NS!

Acho que esse lance de público reduzido nos estádios é meio geral aqui no Rio. Não se trata de nenhuma característica inerente aos nossos torcedores.

Outra coisa, temos uma tendência a imaginar o passado de uma forma um tanto idílica. Mas já vi uns dados a respeito de público nos estádios nos idos dos anos, sei lá, 70, 80, em que as médias de público não eram lá essas maravilhas. Claro que nos jogos decisivos era comum, no Maracanã (o que foi criminosamente destruído), a presença de mais de 100 mil pessoas. Mas na média não ia tanta gente assim.

Para piorar tudo, ainda tem a violência urbana do dia-a-dia e a violência dos marginais travestidos de torcedores...

Enfim, alonguei-me por demais. Mas no dia 10, eu e minha filha estaremos lá no NS! Domingão, 16 h, melhor impossível. Ou, melhor é ver o Botafogo iniciar o Brasileiro vencendo o time paulista!

Abs.

Marcio disse...

Um outro problema no NILTON SANTOS é que em algumas oportunidades há dificuldade no acesso dos Torcedores, perdendo boa parte do jogo.
O último problema foi na partida frente ao Confiança, onde, segundo relatos, ocorreram problemas no aplicativo Vaucher Seguro, mais falhas no sistema de catracas.

(https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/falha-de-sistema-causa-filas-e-atrapalha-entrada-de-torcedores-do-botafogo-no-nilton-santos.ghtml)

Ou seja, o Torcedor não pode sair de casa para assistir a um jogo do nosso Botafogo e se aborrecer... Já temos todos os problemas possíveis e imagináveis no cotidiano. Não precisamos de mais!
Sobre o que disse o Textor, um estádio para 25 mil pessoas, acho uma boa ideia; entretanto, é preciso pensar com carinho a respeito da localização, considerando a questão do transporte público que é muito precário no Rio de Janeiro, o que é confirmado por estudos efetuados por especialistas.
Fora isso, um outro problema que afeta a presença do público são os horários esdrúxulos dos jogos... Jogo meio de semana que termina quase meia-noite e o sujeito acorda muito cedo para trabalhar, transporte público deficiente, falta de segurança...
Obviamente o Textor, não colocará em prática projeto algum que não esteja muito bem embasado.
Como o debate é a ideia do Textor e não as variáveis externas que podem afeta-la, sou favorável.
Para terminar, mesmo sendo favorável à proximidade do Torcedor com o Time, a atmosfera criada é espetacular, acredito que se o Time embalar dentro de campo, ganhando jogos, disputando títulos, essa distancia do campo ficará meio que em segundo plano.
SA!!!

João disse...

Não gosto de "criticar" a torcida, porém concordo com vc, ela precisa comprar o barulho, financeiramente. Talvez o americano seja a nossa última chance.

O Cruzeiro colocou 40mil STs, com a SAF deles completamente desorganizada. Já o do Botafogo não para de cair. Bora galera.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, sim. É um problema geral, mas sei lá, dá impressão que nossa média proporcional é bem aquém dos principais rivais.

Marcio, e aborrecimentos por lá são relatados com frequência.

Possa crer, João.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo, vamos pedir ao responsável pelo Data-Cantinho (o setor responsável pelas pesquisas e levantamentos de dados do Cantinho Botafoguense), o Márcio, que nos traga essas informações, heheh...

Não tem tanto tempo, alguém postou no twitter a média de público do time da beira da lagoa antes de 2019. Era uma média bem baixa... Depois, com os caras ganhando tudo e com um time na ponta dos cascos, a torcida deles elevou a média de público nessa coisa que se tornou o Maracanã.

E me lembro de um daqueles Brasileiros que o ECTD venceu, acho que foi o 2º, do time que tinha o Conca, em que eles mantiveram a liderança de boa parte do campeonato sem que a torcida enchesse o NS - acho que foi quando o Maracanã estava sendo destruído. Os jogadores até reclamavam que com o time bem, na liderança, etc e tals a torcida não se fazia presente.

Eu sei que tem muita coisa a ser feita. Praticamente tudo. Mas espero que a equipe do JT consiga melhorar o programa do ST, que anda a perder associados, é fato, e que consiga também melhorar tudo que diz respeito à ida ao estádio para ver o Botafogo jogar: desde a compra dos ingressos até o momento em que o cliente (sim!, o torcedor é um cliente e como tal precisa ser visto e tratado) senta para ver o jogo do time de seu coração.

Abs.

Eduardo Samico disse...

Dei uma rápida pesquisa no Brasileiro de 2012. Foi este mesmo, o ECTD conquistou o título com 3 rodadas de antecedência. E teve o melhor jogador e artilheiro do certame, o Fred.

Aqui, as médias de público.

1- Corinthians – 25.222
2- São Paulo – 24.298
3- Grêmio – 23.530
4- Bahia – 18.981
5- Atlético Mineiro – 18.274
6- Sport – 17.811
7- Náutico – 12.894
8- Fluminense – 12.644
9- Coritiba – 12.568
10- Flamengo – 12.250
11- Palmeiras – 11.984
12- Cruzeiro – 11.677
13- Internacional – 9.029
14- Botafogo – 8.522
15- Santos – 8.108
16- Figueirense – 7.999
17- Vasco da Gama – 7.559
18- Ponte Preta – 6.238
19- Atlético Goianiense – 5.587
20- Portuguesa – 4.236

As classificações dos cariocas foram as seguintes:
ECTD campeão
Vasco 5º
Botafogo 7º
esgoto 11º

Abs.

Marcio disse...

Sobre o Torcedor e plano de sócio, faço algumas considerações:
Antes da chegada do Ronaldo em proposta para a aquisição do futebol do Cruzeiro, em dezembro o clube mineiro tinha 10 mil associados, segundo as informações.
Lembrando que em 2016, tempo de grandes conquistas, possuía 78 mil sócios.

https://www.df.superesportes.com.br/app/1,10/2022/03/30/noticia_cruzeiro,3965210/com-meta-atual-de-50-mil-cruzeiro-ja-teve-78-mil-socios-ativos-em-2016.shtml

O Botafogo, antes da chegada do Textor em proposta pela SAF, chegou em dezembro à marca de 20 mil sócios-torcedores.

https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/botafogo-atinge-marca-de-20-mil-socios-torcedores,a55a11f44b8d888471c235f5bf8e6895twjqrlmw.html

O Cruzeiro vinha de um bicampeonato brasileiro em 2013/14 e um bicampeonato da Copa do Brasil em 2017/18.
Em 2019 veio o rebaixamento e os muitos problemas explicam ou podem explicar a queda do número de sócios.
Para o torcedor do Cruzeiro, o reengajamento pode ter relação com o entendimento de que o momento ruim vivido é uma exceção à regra, uma situação de ocasião.
Quanto ao Torcedor do Botafogo, infelizmente, a regra estão nas péssimas administrações, o que explica, em parte, toda a sua desconfiança, até mesmo por parte de alguns poucos com a SAF.
E mesmo assim, com longos anos de péssimas experiências, o Botafogo tinha um número superior ao do Cruzeiro no mesmo período; baseado nessas experiências, suponho, pois não tenho referência alguma baseada em estudos, que o engajamento ou o reengajamento do Torcedor do Botafogo pode ser mais lento do que o dos principais adversários.
O Torcedor médio é guiado pela emoção e assim precisa de resultados de campo e não administrativos para se aproximar ou afastar do clube.
E o Textor em entrevistas já demonstrou um bom conhecimento do Torcedor do Botafogo, os seus anseios.
De minha parte, é apenas uma visão particular sobre o cenário Botafogo/Torcedor.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Grande, Eduardo. O que não falta aqui é bom pesquisador botafoguense. Rs

Marcio, espero que o JT capacite bons profissionais para darem, enfim, um boom no programa de ST.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Média de público em 2021;

1) Atlético-MG
Média de pagantes por jogo: 33.193 torcedores
Número de partidas com público: 14

2) Corinthians
Média de pagantes por jogo: 32.662 torcedores
Número de partidas com público: 8

3) São Paulo
Média de pagantes por jogo: 28.235 torcedores
Número de partidas com público: 8

4) Flamengo
Média de pagantes por jogo: 20.131 torcedores
Número de partidas com público: 14

5) Ceará
Média de pagantes por jogo: 18.750 torcedores
Número de partidas com público: 8

6) Fortaleza
Média de pagantes por jogo: 18.582 torcedores
Número de partidas com público: 10

7) Bahia
Média de pagantes por jogo: 18.354 torcedores
Número de partidas com público: 8

8) Palmeiras
Média de pagantes por jogo: 15.877 torcedores
Número de partidas com público: 7

9) Grêmio
Média de pagantes por jogo: 13.458 torcedores
Número de partidas com público: 6

10) Inter
Média de pagantes por jogo: 12.196 torcedores
Número de partidas com público: 9

https://br.futboo.com/galeria-de-fotos/top-10-maiores-medias-de-publico-do-brasil-em-2021/1437/foto/10

Essa conversa que em determinado clube a torcida lota em qualquer tempo não é bem desse modo.
Muitos vão na boa fase e com a certeza de vitórias e/ou títulos.

SA!!!

Carlos Roberto disse...

Cara, não curti essa ideia. Primeiramente temos que trabalhar para melhorar nossa média, por todas as pesquisas, temos torcida o suficiente no RJ para ter uma média de min 25 mil pessoas. Os fascistas flamenguistas ficam nessa de que RJ tem time demais, não cabe 4 grandes, mas em Londres por exemplo, times como Fulham, Charlton, proprio Crystal Palace tem médias nessa faixa e passam longe de ter o tamanho da nossa torcida.

Dito isso, acredito que Nilton Santos por já esta construído, já ter vínculo conosco, ter o nome do nosso MAIOR ÍDOLO, por já ter infra em volta (como metro) é o lugar ideal. Tem a parada da arquibancada ser longe e a visão de fato não ser tão boa. Mas, acho que o hábito supera isso.

Além do mais, construir um estádio dar trabalho pra caralho. Além dos desafios de obra, com toda burocracia de licenças e talz....a infraestrutura importa, é muito dificil construir num lugar com parada de onibus, com metro, com estacionamento abundante em volta. Ainda mais numa cidade problemática como Rio de Janeiro. Eu adoraria , por exemplo< se chegasse com dinheiro e levantasse General Severiano de novo lá na Zona Sul, mas isso é impossível até para um bilionário como Textor.

Marcio disse...

Média histórica de públicos em todos os campeonatos nacionais, Séries A, B, C e D, Copa do Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, de 1967 a 2019.

1) Flamengo: 29.159 torcedores pagantes
2) Corinthians: 25.842
3) Atlético-MG: 22.917
4) Palmeiras: 21.371
5) Cruzeiro: 21.360
6) Bahia: 20.658
7) Grêmio: 19.554
8) São Paulo: 19.381
9) Internacional: 19.332
10) Vasco: 17.625
11) Fluminense: 16.797
12) Ceará: 16.501
13) Fortaleza: 15.508
14) Sport: 15.450
15) Santa Cruz: 15.083
16) Botafogo: 14.256
17) Coritiba: 13.485
18) Nacional-AM: 12.737
19) Remo: 12.588
20) Santos: 12.557
21) Vitória: 12.434
22) Paysandu: 12.305
23) Athletico-PR: 11.988
24) CSA: 10.595
25) Goiás: 10.211
26) Náutico: 9.709
27) Sampaio Corrêa: 8.898
28) Figueirense: 8.048
29) Botafogo-SP: 7.721
30) Joinville: 7.549
31) ABC: 7.447;
32) América-RN: 7.425;
33) Chapecoense: 7.277;
34) Vila Nova: 7.148;
35) Criciúma: 6.803;
36) Ponte Preta: 6.717;
37) Guarani: 6.679;
38) CRB: 6.648;
39) Avaí: 6.481;
40) Paraná: 6.465;
41) Atlético-GO: 5.098;
42) Juventude: 4.663;
43) Ferroviário: 4.632;
44) Portuguesa: 4.484;
45) América-MG: 3.788;
46) Bragantino: 2.679.

https://www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/quais-os-clubes-com-maiores-medias-de-publico-na-historia-dos-campeonatos-nacionais-no-brasil/

SA!!!

Sergio disse...

Eu não sei de estatísticas, sei do que vi no período 67/68 e a torcida do Botafogo era a que mais crescia no país. Curiosamente no período do jejum não houve um decréscimo tão acentuado, mas depois do título de 89 me lembro do Emil reclamando que a torcida do Botafogo não ia em grande número aos estádios.
O que pode explicar em parte a média de torcedores no passado é que havia jogos nos campos dos chamados pequenos e naturalmente o público era limitado. Vi muitos jogos em GS e sempre tinha um bom público, e se não me engano era um estádio com capacidade para 25.000 pessoas. Porém, o acesso ao estádio era bem simples, e nas décadas de 60/70 o poder aquisitivo era bem superior ao atual, embora não fosse lá grandes coisas.
O projeto do Bebeto para um estádio próprio o local seria na zona portuária do Rio ou numa parte desativada da área ferroviária se não me engano. Seria um lugar central e com relativo fácil acesso. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Valeu demais, Marcio.

Carlos, não sei porque nunca conseguimos ter estádio razoavelmente cheio. Eles precisam descobrir os principais motivos.

Sergio, uma pena que os anos 70 e 80 foram ruins e brecou o crescimento.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Terminada a série b, em relação à qual mantive uma distância hígida, até porque estive ocupado com um projeto pessoal que resultou positivo e terminado o estadualzinho, para o qual não dou a mínima importância há muito tempo, resolvi voltar minha atenção ao Botafogo... aos poucos.
Há muito que defendo a entrega pura e simples da Engenhoca. Aquilo não é estádio para futebol, do ponto de vista do mandante do jogo. A torcida fica a uma distância invencível do campo, eliminando o conceito do "jogo em casa". O novo Maracanã funciona melhor nesse sentido.
Na Inglaterra há estádios centenários que foram adaptados à ideia do "jogo em casa", nos quais as torcidas fazem muito mais barulho e pressão sobre os visitantes. Mesmo alguns estádios ingleses que foram construídos recentemente fazem a diferença nessa peculiaridade.
Sou inteiramente a favor de que Mr. Textor se empolgue com a ideia... Não diria 25 mil lugares, mas sim uns 30 mil, no mínimo. É mais simbólico em relação à história do Botafogo. Mas bastaria sim, uns 30, 32 mil lugares. Estádio cheio, faria muito mais diferença do que os 40 e poucos mil que cabem na Engenhoca. Se vier, que se honre novamente o grande nome do Nílton Santos.
Reitero que não assisti a um único minuto do estadualzinho. Mesmo assim, não consegui me esquivar de uma notícia ou outra...acerca de arbitragem incompetente/mal intencionada. Poupo-me de comentar. Que os dois desprezíveis se matem em campo para decidirem quem fica com essa desonra de título maculado.
Aguardemos os próximos capítulos do Botafogo. Já vi um e outro dizendo que Mr. Textor só veio para investir um dinheiro e, na hipótese de lucro, deixaria o Botafogo de lado. Não sei se isso decorre do desdém da imprensa ou se tem fundamentos sólidos na realidade (não sou detentor de elementos suficientes para emitir parecer). De todo modo, prefiro as coisas como estão se encaminhando do que têm sido nas últimas décadas. Ou era isso ou a falência inevitável.
Sigamos.
Saudações.
Levi

Sergio disse...

Pelo levantamento do Márcio, a média de público do Botafogo baixa coincide com o período da liquidação do clube no meio da década de 70. Que estrago que os "notáveis" fizeram ao Botafogo, a "torcida que mais crescia no país". Veio o período negro do Botafogo e a torcida naturalmente envelheceu e a média naturalmente caiu e os antigos torcedores, entre os quais me incluo começaram a não ter mais paciência com tantos times mal montados.
Eu tenho a impressão que essa turma do social do Botafogo odiava o futebol e a consequente popularidade do clube, bando de elitistas que desgraçaram o clube. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Grande, Levi. Pô, seus comentários fazem muita falta. Seja bem-vindo novamente.

Sergio, sim. Começou nessa época.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, veja as médias do Botafogo por campeonato/período:

Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970) - 20.765;
Série A (1971-2002)- 16.491;
Série A (2003-2019)- 12.308.

Série B (2003-2019)- 8.374.
Copa do Brasil (1989-2019)- 11.833

https://www.verminososporfutebol.com.br/papo-serio/quais-os-clubes-com-maiores-medias-de-publico-na-historia-dos-campeonatos-nacionais-no-brasil/

Observando os números no Robertão e na Série A, não resta a menor dúvida de que é consequência das péssimas e sucessivas administrações dos "grandes isso e aquilo desde 1500".
A média geral, conforme está em minha postagem anterior, é de 14.256.

SA!!!

Eduardo Samico disse...

Tá vendo o que eu falei, Rodrigo, a respeito do pesquisador oficial do Cantinho Botafoguense?

Valeu, Márcio!

E sobre isso que o Márcio escreveu ("Essa conversa que em determinado clube a torcida lota em qualquer tempo não é bem desse modo."), é bem isso mesmo. Os meios de comunicação, até mesmo por seus interesses comerciais, adoram inflar tudo que se refere ao esgoto e aos 3 grandes de S.Paulo, capital. Se buscarmos os dados direitinho vamos ver que não é nada disso. E da mesma forma adoram menosprezar alguns times, como o Botafogo, por exemplo, diminuindo sempre que possível seus feitos (e convenhamos que há muiiiito tempo os nossos feitos não são lá grande coisa). Vide a manchete do Globo quando da conquista do estadual de 2013, que era algo como "Botafogo conquista estadual esvaziado".

Há uns casos de torcidas que lotam estádios mesmo com seu time na pior. Lembro-me dos casos dos times de Salvador, Fortaleza e Recife. O Santa Cruz é um exemplo disso...

Muito interessante na média dos anos 67 a 2019 encontrar o grande Santos atrás do Remo e do Nacional de Manaus.

E Sérgio, sobre a torcida que mais crescia nos idos de 67/68 (justamente as minhas primeiras e mais caras lembranças do futebol), por vezes fico pensando no seguinte: meu caro, imagina só um clube que em 6 anos (57 a 62) tem 3 monstros titulares da seleção brasileira, bicampeões mundiais, e esse time ainda ganha 3 estaduais. Aí, acontece uma natural renovação. E este time me vem com Manga, Leônidas, Gérson!!!!!, Rogério, Roberto, Jairzinho e Paulo Cézar. Isso apenas 5 anos depois do bicampeonato de 62... E esse time é bicampeão carioca, bicampeão da Taça GB e campeão da Taça Brasil. Quem não queria torcer para este time mágico?

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.

Eduardo, pesquisa de excelência, como sempre. Rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Vou dar dois exemplos de como não em muitos casos os dirigentes não acreditam na força da Torcida...
Na final da Conmebol 1993, Botafogo contra o tradicionalíssimo Peñarol, os dirigentes subestimaram a força da Torcida, não se prepararam e o resultado foi que tiveram de abrir os portões, por tanta gente que se dirigiu ao verdadeiro Maracanã.
O outro exemplo, um pouco mais recente, foi um jogo contra o Ceará no Nilton Santos, em um 7 de setembro, pelo brasileiro 2011...
Foram 42 mil presentes e um monte de gente do lado de fora, teve até com ingresso que não conseguiu entrar no estádio...

Samico, tento colaborar da melhor maneira com o Blog e agradeço a todos por lerem os meus achismos. Aliás, o único lugar que ouso a postar as minhas opiniões sobre o Botafogo é aqui, pois ao passear em outros espaços, em alguns o que vejo é um festival de ofensas... Por consequência, imagino o trabalho do Rodrigo em manter esse ambiente saudável aos frequentadores.

Para terminar, bom ver o Levi retornando aos comentários, mas... Fora o projeto pessoal e bem sucedido, como afirmou, aposto a camisa do Botafogo autografada pelo Tomas Bastos e que o nobre Rodrigo guarda como relíquia, ,que um dos motivos do afastamento foi não poder assistir o Botafogo desfilando seus craques em Los Larios., claro que com o Sr. Claudio, eletricista, sendo convocado a acender os refletores.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, já está enquadrada na parede (ao lado da assinada pelo Nilton Santos).
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eduardo, os times do Botafogo eram tão incríveis que torcedores de outros times iam ao estádio para ver seus jogos, e isso posso dizer por um testemunho de um colega meu, cujo pai era vascaíno e ele e os amigos todos torcedores de outros times iam ao Maracanã para ver o Botafogo jogar. O que dizer da Selefogo,
e do Botafogo X Santos nas décadas de 60/70, estádio lotado. Não me lembro de muitos, mas me lembro de um 2X2, acho que em 69, jogão de bola.
É interessante que quando dizem que títulos é que aumentam a torcida, então pela lógica o Santos deveria ter a maior torcida do país, pois foi o time que mais ganhou títulos em duas décadas, entretanto segundo a estatística excelente do Márcio o Santos está muito abaixo em termos de torcida pelo significado que tem no futebol mundial. Muito interessante isso. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Muito legal mesmo, Sergio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Amanhã às 16 horas o Botafogo fará um jogo-treino frente ao Volta Redonda e será transmitido pela Botafogo TV.

E esse lateral americano, naturalizado finlandês do QPR, que dizem o Botafogo ter um acordo?
Dizem que seria um empréstimo até junho... Mas ele não joga desde 07/11/2021 e não é porque fica no banco; ele nem relacionado é..
Coisa esquisita.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio.
Post de amanhã.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Márcio, eu fui nessa decisão da Conmebol. A diretoria não acreditou na força da torcida, havia poucas bilheterias para venda de ingressos, quase morri (ok, exagero um pouco) esmagado naqueles ferros azuis que delimitavam os acessos aos guichês -só os mais antigos saberão a que me refiro. Eu e o amigo que me acompanhava fomos das milhares de pessoas que entraram no Maracanã de graça. Vimos o jogo nas cadeiras azuis, aquelas que ficavam sob as arquibancadas.
Sérgio, para as gerações mais antigas que a minha - nasci em 60- ir ver o Botafogo jogar era um programão. Imagina, ver campeôes mundiais desfilando sua classe em campo. E, mais que tudo, ter momentos da mais pura felicidade vendo a arte do Garrincha - inveja do JOTA e daqueles que tiveram esse prazer.
Essa semana, acho, teve jogo da selecinha no Maraca, né? Minha filha, indo para seus 19 anos, comentava sobre alguns amigos que deveriam estar no jogo, felizes por poderem ver ao vivo Neymar e cia. Ao que eu disse que antes a gente via Jairzinho, P. Cézar, Rivelino, Pelé (vi aquela derrota nossa por 3 a 0), Carlos Alberto, etc...
Varandão da saudade baixou legal. Só aqui no Cantinho Botafoguense mesmo!
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, e nessas comparações que a gente percebe o quanto o futebol atual e seus "craques" são umas bostas. Rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Samico, por isso que em muitos situações eu evito descer o sarrafo na Torcida, pois quase sempre fomos esculhambados por quem deveria ter o máximo cuidado com o maior patrimônio do Clube.
Eu fui ver o 1º título em 1989, aos 20 anos... Como ouvi o "parabéns pra você"...
E não faz muito tempo ainda fui obrigado a ouvir dirigentes culpando a Torcida por tudo.
E sobre o futebol de hoje, anda de mal a pior.
A gente aqui reclama com muita razão, eu fico imaginando os italianos sendo eliminados da Copa pela Macedônia do Norte e jogando em casa. Foi quase um 1 a 7.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Marcio, aquela aventura no Los Larios foi uma experiência marcante com o Botafogo em estádios.
Uma outra, também inesquecível, foi no Serra Dourada, em 95, reta final do brasileirão de 95, com direito a um “acidente” com um arroz de pequi…
Qualquer dia eu conto a história.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Hahaha. Boa, Levi.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Levi, ficarei no aguardo do seu relato.
Aliás, Los Larios faz lembrar os bons tempos de carioca com jogos na Bariri, Ítalo Del Cima, Moça Bonita, entre outros.
E todos os jogadores conhecidos e reconhecidos da época jogavam... E sem reclamação!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio.
Abs e SA!!!