02/04/22

Essa pegou de surpresa
















O Botafogo está fechando o empréstimo (até junho) do finlandês Niko Hämäläinen.

O rapaz já tem 25 anos, defende a seleção do seu país, atua no QPR (atualmente na segunda divisão inglesa) e não entra em campo desde novembro do ano passado. Também teve passagens discretas pelo futebol dos EUA e Escócia.

Eu sequer sabia da existência desse jogador. Dei uma pesquisada bem rápida pela internet e os números não empolgam. Na verdade, analisando apenas números frios, eu diria que se trata de uma contratação sem pé nem cabeça. Gostaria, inclusive, que o departamento de Scout do Botafogo explicasse o trabalho desenvolvido nesse garimpo.

Bom, não dá para afirmar se o Niko é bom ou ruim de bola. Como eu disse, em avaliações frias (além do currículo), não faria o menor sentido tê-lo no Botafogo. Agora só nos resta aguardar e ver para crer, pois, chegando no Rio, ele disputará a posição com os fracos Jonathan e Hugo. Ou seja, o nível ali está baixíssimo.

Importante frisar que continuo 100% feliz e confiante na gestão do Textor, mas justiça seja feita, se essa contratação (nesses moldes) do finlandês fosse com qualquer diretoria, críticas já estariam sendo feitas. E, de minha parte, faço uma agora também. Essa eu realmente não entendi e fiquei com uma pulga atrás da orelha...

Por ora, uma ducha fria para o que vinha sendo especulado na imprensa (vinda de um lateral esquerdo para atuar no Brasileirão até o Marçal chegar no segundo semestre).


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

33 comentários:

JOTA disse...

RODRIGO, eu só acredito para o bem ou para o mal, vendo. As estatísticas sérias são muito boas, importantes e ajudam muito. Mas, no mundo atual, haja vista o ex famoso IBOPE, quando existem outros interesse$, não levo fé e preciso ver o atleta em campo alguns jogos para crer, rsrsrs.
Comecei a frequentar estádios de futebol desde no início da década de 50 e, já naquela época, alguns jogadores chegavam ao clube cheios de pompa e não prosperavam. Por outro lado, alguns vinham para um treino e logo se destacavam, pois os famosos olheiros falhavam como qualquer ser humano, além dos interesses pessoais em um ou outro.
Citarei apenas o exemplo do GUALICHO quando chegou ao GLORIOSO, depois de passar por vários clubes. Não queriam deixá-lo treinar, pois o seu porte físico não era adequado para um jogador de futebol.
Entretanto, por pena ou não, deixaram ele entrar no final de um treino, e para a surpresa de quem assistia, deu um baile no MESTRE NS e todos ficara boquiabertos. Em pouco tempo virou o famoso MANÉ GARRINCHA, o anjo das pernas tortas. Varandão da saudade.
Um bom final de semana aos amigos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Jota, mesmo assim, não dá para passar pano em tudo apenas porque estamos satisfeitos com o JT até agora. Em outros tempos, essa contratação já estaria sendo bastante criticada. Olhos abertos...e torcida para que seja um chute certeiro. Mas as primeiras informações não empolgam.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, talvez eu tenha me explicado mal, apenas quis dizer que não critico nem elogio qualquer contratação antes de ver o atleta em campo algumas partidas. Não me empolgo com informações favoráveis ou contra atletas antes de vê-los jogar alguns jogos. Simples assim como o amigo gosta de dizer.
Por exemplo, até agora gostei do zagueiro contratado pelo JT.

Rodrigo Federman disse...

Jota, mas o zagueiro ainda tinha certo currículo,números e várias opiniões positivas. Bem diferente do Niko.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Segundo os boatos, já que a contratação não foi confirmada de forma oficial, parece que foi decisão exclusiva do Textor, ou seja, não foi pelo setor de análise.
Segundo o índice Fernando, quanto que vale esse jogador americano-finlandês?
Questionamentos sempre devem ser feitos e este é um caso, já que por mais competência existente em um setor, erros, equívocos, ocorrem.
Assim, em uma escala crítica, Textor por ter chegado agora merece mais crédito do que se fosse na época dos "ilustres grandes isso e aquilo desde 1500", mas não está imune.
Uma observação que faço, independente dos nomes contratados até o presente momento, muito se falava da defasagem do futebol nacional em relação ao europeu; a Premier League é o campeonato queridíssimo dos especialistas, inclusive.
Agora, surgem criticas aqui e ali em relação aos contratados do Botafogo... Fulano jogou em 2ª divisão do campeonato tal, mesmo que tenha feito toda a carreira na Europa.
Só que não faltam jogadores que são elogiados pelos especialistas e que não se destacaram no velho continente ou após grande destaque no futebol nacional, foram jogar no mundo árabe e ao retornarem, continuaram sendo elogiados. Muitos até de forma merecida.
De forma geral, são muitas as variáveis que levam um jogador a não se destacar em um futebol de melhor nível, o que não significa não servir em outro ambiente.
Repito que é uma contratação que pode ser questionada, ou melhor, todas podem, mas por enquanto eu não tenho informações suficientes para emitir uma opinião sobre o contexto dos contratados e como eles se encaixam no que pensa o L. Castro sobre futebol, já que não acompanhei jogos de clubes que treinou.
Um trecho de sua entrevista, me chamou a atenção:
"(...)A alternância de esquemas ao longo do jogo nos permite provocar surpresas ao adversário, que pode não ter isso(...)"
O finlandês é lateral de apoio, de marcação, faz uma linha de 3 zagueiros?
No momento só nos resta aguardar.
SA!!!

Anônimo disse...

É literalmente uma aposta para cobrir o espaço da LE até o meio do ano, quando chega o Fernando Marçal do Wolverhapton.

Torcemos para dar certo, mas aparenta ser contratação claramente foi feita a curto prazo e diria até com o famoso risco calculado, pois se tivessem a certeza de vingar, não teriam feito contrato de apenas 3 meses.

Gabriel

Rodrigo Federman disse...

Marcio, se não passou por avaliação do setor responsável e treinador, é ainda mais estranho...e questionável.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, se temos dois laterais ruins até lá, precisamos de mais uma aposta cega de 2 meses?
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, um detalhe que precisa ser considerado é que o jogador está desde novembro sem jogar a as "informações" dão conta de que ele ficará até junho no Botafogo, já que dizem haver um acerto com o Marçal...
E quem vai ser o reserva do Marçal?
O problema também pode estar na tentativa de acerto por parte dos bloqueios/jornalistas e etc.
O Textor disse o seguinte também:

"(...)Então esperem que eu empurre jogadores na direção do Botafogo mas, por favor, não se empolguem. Talvez iremos trazer outras pessoas e as primeiras contratações que vocês vão ver podem ser jogadores para o time B, e não o time A, mas eu espero algo em torno de seis ou oito contratações para o time A, antes da temporada principal começar, em abril(...)"

Os caras na vontade de acertar de qualquer maneira, podem esquecer do principal que é apurar o fato, pois o finlandês pode estar vindo "apenas" para ser avaliado pelo L. Castro. Por que não?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pode ser, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Não conheço o jogador e acho que é uma aposta do John Textor, uma vez que contrato foi feito com cuidado, apenas 3 meses, se não der certo, até nunca mais.
Repito: apesar de ser uma contratação estranha, pelo menos o Textor teve o bom senso de fazer um contrato curto, ao contrário dos notáveis que contratavam barangas com contratos a perder de vista, alguns nem entravam em campo. De qualquer maneira o prejuízo será q do JT, afinal que tá colocando grana no Botafogo com acionista majoritário é ele, não creio que ele goste de perder dinheiro.
Apesar dessa contratação estranha, continuo confiando no Mister. Vamos ver o que vai acontecer. ABS e SB!

Sergio disse...

Sobre jogador não acertar na Europa, há um caso icônico, Didi no Real Madri. Não deu certo porque foi boicotado pelo Di Stéfano. Isso acontece muito em futebol, inclusive aqui e muitas vezes com o treinador. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, confio muito no Textor, mas essa foi a primeira movimentação que pode gerar alguma crítica. E repito: Se fosse antes do JT, estaríamos descascando por aqui. Rs
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Concordo contigo, é uma contratação estranha, porém, ao contrário das outras contratações estranhas do passado,esse dinheiro é do Textor e não dos cofres do clube, se der errado o problema é dele, se der certo, ele se dá bem. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso é verdade, Sergio. Rs
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Boas tardes. Rapidamente, para quem estiver de bobeira nessa tarde nublada, passa agora na Botafogo TV (https://youtu.be/EJ5Yw6eIAfk) o jogo-treino contra o Volta Redonda.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Eduardo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Observando o jogo treino...
Nessa 1/2 hora, alguns sinais do que pensa o L. Castro sobre a forma de jogo foram mostrados.
Uma pressão maior para retomar a bola e uma posse mais objetiva.
SA!!!

Marcio disse...

Fosse em outros tempos, ouviriamos que o jogo-treino serviria pata "soltar a musculutatura".
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Como nada sei a respeito do lateral que teria sido contratado, por ora, prefiro aguardar antes de emitir qualquer opinião.

Tampouco conhecia P. Sampaio, L. Pianzon ou V. Sá.

Sem dúvida, o lateral finlandês-americano não tem nenhum currículo que impressione.

Concordo, Rodrigo, que se ele tivesse vindo pelas mãos do "comitê gestor" ou seus antecessores estaríamos descascando. Mas, também pudera! Olha o histórico deles, de contratações de mais de 4365 dragas, com contratos longos e renovaçôes eternas.

É como no ditado popular, cachorro mordido por cobra tem medo de lingüiça.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu não assisti. Verei mesmo contra o Corinthians.

Eduardo, que seja um achado daqueles então! Hehehe

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Vi o jogo treino e o que me chamou a atenção foi um time mais compacto e buscando a posse de bola. Naturalmente ainda precisa ajustar muita coisa principalmente na parte ofensiva, mas dá para perceber que pelo menos há um esquema de jogo. Dos que nunca vi jogar, me chamaram a atenção o Vitor Sá, Piazon e com o Saraiva temos um lateral direito muito bom, é hábil e cruza muito bem.
É claro que ainda f
precisa de muito trabalho e naturalmente mais reforços, que deve acontecer em junho com reforços de peso. ABS e SB!

JOTA disse...

RODRIGO, assisti ao jogo treino e sem citar nomes, pois ainda não dá para avaliar de forma a errar menos, achei que alguns levam jeito e um, que julguei também ser pereba, até me surpreendeu.
Estava quase desistindo de ver o treino, quando o nosso treinador resolveu colocar em campo o nosso maior e melhor jogador, o nosso ídolo BARRETÃO, aí eu fiquei mais feliz que pinto no lixo e corri para a galera.
O LC tem que entender o seguinte: o time do BOTAFOGO para a turma do CB é o BARRETÃO e mais dez, ahahaha.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, que até o domingo que vem o time entenda mais do que o LC quer.

Jota, com certeza: Barreto e mais 10. Hahaha

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Rodrigo, infelizmente o tempo é curto, mas quem sabe.
Acompanhei a seleção de 70 desde as eliminatórias até a final contra a Itália, não perdi um jogo e sempre ligado nas notícias, e pode acreditar, no jogo de despedida da seleção no 1X0 contra a Áustria, gol do Rivelino, a vaia para a seleção foi muito grande, o time não se entendia, e veja bem, a mesma seleção que 3 meses depois encantou o mundo.
Nós primeiros amistosos no México contra times bem fraquinhos o cenário parecia de desastre próximo, ainda mais no grupo mais forte da copa. E veja bem, o time tinha pelo menos uns 6 cracassos e um gênio e mesmo assim não se acertava. Por que escrevi isso? Porque acho quase impossível o time do Botafogo conseguir um padrão de jogo no atual momento que venha a nós encantar, sendo que não temos nenhum cracassos menos ainda um gênio.
É claro que estamos ansiosos e leio comentários achando que o time hoje ia jogar o fino da bola. Nem a seleção de 70 conseguiu esse feito em ,4 treinos, como o Botafogo conseguiria?
O momento e de ter calma e torcer para que quem veio acerte e que venham mais jogadores qualificados, pois a verdade é que o John Textor tem nos dado essa esperança. Precisamos de mais um pouquinho de paciência.
Em tempo, a seleção de 70 foi a última seleção na minha opinião que tinha contato com o torcedor brasileiro, foi a última seleção que torci de verdade, depois dela muitos interesses e muita política, cansei. ABS e SB!

Marcio disse...

Minhas observações gerais.
Pressão para recuperar a bola,
Troca de passes mais rápidas,
Chay penteou e segurou menos a bola.
Kanu não se colocou como armador e nem apareceu com aquelas loucas arrancadas.
Parece que o L. Castro terá com a bola rolando, um lateral esquerdo mais fixo para aproveitar a ofensividade do V. Sá, que passou longe da intermediária ofensiva.
Pelo lado direito, os laterais que jogaram por ali tiveram mais liberdade de ação.
A sensação que tive é que o L. Castro mesmo tendo o seu esquema de jogo prefrrido, está adaptando-o de forma a aproveitar as melhores qyaludades dos jogadores e os menos técnicos com tarefas bem simples.
O bom é que há um norte, pelo menos inicialmente.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Além do que foi observado pelo Marcio e pelo Sergio, time pressionando o adversário, mais compactado e buscando mais uma posse efetiva da bola, chamou a atenção a movimentação de quem estava sem a bola enquanto passávamos da defesa para o ataque.
Completamente diferente daquilo que víamos antes, estilo futebol de botão: só se movimenta quem tem a bola, todos os demais, estáticos.
Mais uma coisa, é outro nível a dupla PdeP e Oyama. Para quem vinha de Fabinho e Breno ou, em homenagem ao JOTA, o possante Barreto, mudamos da água para o vinho.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Vamos torcer, Sergio. É o que podemos fazer.

Marcio, que bom. E tomara que o LC receba mais opções em breve.

Eduardo, finalmente temos uma dupla de volantes.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo. Antes de mais nada, gostaria de demostrar o meu total desapreço pelo time do esgoto. Aliás, gosto quando eles se ferram. Também não tenho simpatia pelo Flugay, não sei se é por ter sido guindado da terceirona pra primeira ou por ter em seu elenco essa mariposa que atende pelo nome de Frederica. Que cara nojento ! Com qualquer resultado eu ficaria frustrado, pois enquanto a dupla fla/flu seguem enfileirando e comemorando títulos com 37 e 32 respectivamente, nós vamos amargando o quarto lugar com 21 ! Mas pra nós tá de bom tamanho, afinal esse titulo não vale nada. Eu penso como o vitorioso Seedorf que foi muito bem lembrado pelo Sérgio, que disse a respeito do carioquinha. Se tem caneco, estou dentro ! O nosso time não mostra competência pra disputar e vem a desculpa da torcida. Não vale nada, mas é só pra nós. Pros outros vale muito, até pra encher a galeria.



Patinhas.

Sergio disse...

Parece que eu, Eduardo e Márcio vimos o mesmo jogo. Tenho a impressão que o Luís Castro finalmente vai dar um padrão de jogo ao Botafogo, coisa que não vemos há muito tempo. O Márcio fez uma observação importante sobre funções dos jogadores, especialmente em relação aos menos dotados, muito interessante isto. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, vamos torcer para que tenhamos o verdadeiro Botafogo guerreiro e vencedor de volts.

Sergio, que seja. Mudanças são necessárias.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma correção
V. Sá passou longe da intermediária defensiva e não ofensiva, conforme escrevi.

Voltando ao Time, o que eu desejo para 2022 é um time bem organizado, pois isto vale muito nesse futebol indigente praticado aqui no Brasil.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo, Marcio.
Abs e SA!!!