09/04/22

"Palpitologia"






















Hoje começa o Brasileirão (o Botafogo estreia amanhã) e com isso, também, os inúmeros palpites e várias "previsões" da imprensa e torcidas.

Tenho acompanhado e a imensa maioria aposta no GLORIOSO figurando ali no meio, mas sem grandes sustos.

Eu tô nessa também. 

Acho que terminaremos entre o 8º e 11º colocados, carimbando a vaga na Sul-Americana em 23, para, aí sim, pensar em Libertadores.

Espero me surpreender positivamente.

Sem clubismo, o que os amigos acham que está reservado para o Botafogo?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

38 comentários:

Anônimo disse...

Não sei se o nível da série A está tão alto assim. Alguns times como Santos, Inter e Avaí foram eliminados da CB por times de outras divisões. Demos muito trabalho ao Fluminense com aquele time horrível. Flamengo e Corinthians se encontram em crise. Acredito que as únicas equipes com um nível muito bom são o Palmeiras e o AM. Dito isso, nosso Glorioso pode configurar entre as cinco primeiras posições, claro, já contato as contratações do meio do ano.

Marcelo Lopes

Marcio disse...

Li em alfum lugar que o Botafogo pode brigar pela Libertadores, mas pide brigar para não cair...
Eu aposto a camisa autografada que o Rodrigo tem do T. Bastos que o Botafogo vai ficar do prineiro ao vigésimo lugar.
Seriamente falando, tudo é muito precoce e não se pode somente analisar uma equipe pelo investimento ou nomes...
Com o futebol praticado no Brasil, a distância entre a melhor equipe e a pior não é tão grande, a forma de encarar a competição tem peso significativo.
Acho que o Botafogo tem condições de chegar ali pelo sexto, sétimo lugar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, o lance é que até o meio do ano já serão disputadas várias rodadas.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, a meu ver tudo dependerá do que os recém contratados aprontarão em campo, particularmente se estarão dispostos a honrarem os seus salários, etc, etc. Na maioria das vezes, os atletas é que resolvem as partidas.
Minha PALPITOLOGIA, rsrsrs, é que se estiverem ligados poderemos vencer com certa facilidade.

Fatos disse...

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/04/09/botafogo-rescinde-contrato-com-luiz-fernando-apos-acordo.ghtml

É tanta notícia boa em sequência que as vezes acho que estou num sonho

Marcio disse...

Excelente noticia:
L. Fernando teve o contrato rescindido de forma amigável e por isso deixa o Botafogo.
Finalmente!
Que seja muito feliz em outro clube, pois no Botafogo só fez irritar e nada mais.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, você está umas 3 posições mais otimista do que eu. Rs

Jota, acho que o jogo será duro demais.

Ótimo, Fatos.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Ricardo
Confesso que atualmente conheço,de nome,no máximo 20% dos jogadores que atuam aqui.Entao acredito que o nivelamento é por baixo.Por isso concordo que outros fatores vão determinar a classificação.Tb acho que o Botafogo está em novo astral, pra melhor. Então aguardemos.

Kal disse...

Todo o primeiro turno

Rodrigo Federman disse...

Torcemos, Ricardo.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Kal.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Ontem conversava com um Irmão de Camisa e ele meio que reclamava das contratações do Botafogo, tratando-as como refugos da Europa, inclusive se embasando em análises dos ditos especialistas...
Podemos discutir, claro, jogadores com carreiras sólidas na Europa, em clubes maiores ou menores, mas a verdade é que todos os que por lá estiveram e hoje estão por aqui, são refugos.
Uns são com grife e outros não.
Basta ver como foi a última temporada na Europa dos que retornaram e o tipo de proposta que eventualmente receberam para permanecer.
O Pablo Mari, espanhol, jogava a segundona na Espanha, veio para o Brasil, arrebentou, e na primeira oportunidade voltou. Hoje joga na Udinese.
Um detalhe é que todos esses veteranos que estão na Europa, mesmo os mais conhecidos e reconhecidos, lá pelos seus 31 anos praticamente não conseguem contratos longos, no máximo é um ano e depois passam por uma nova análise; aqui, ao retornarem, pedem conseguem rios de dinheiro e contratos de 3 anos.
Onde arrumarão situações melhores do que essa?
Agora em 2022, olhando o rendimento desses alguns veteranos badalados, fica claro o porquê fizeram força para retornar.
Eu continuo com o mesmo pensamento, não importa nome e sim se o cara joga futebol ou não; se for bom, pode até ter jogado no futebol guatemalteco.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu entendo essa linha de pensamento do seu amigo. De maneira bem fria e sem análises, o que ele disse não deixa de ser uma "verdade". Mas como foram reforços indicados por um setor profissional, dou o voto de confiança. Dentre todos que chegaram, o que me animou mesmo foi o Patrick.
Abs e SA!!!

Chico da Kombi disse...

Acho possível uma vaga na pré-Libertadores. Fogão na posição 7, SETE do Santo Mané Garrincha das Santas Pernas Tortas. Erison neles! Força, FOGÃO!

Rodrigo Federman disse...

7 é fogo, Chico. Rs
Abs e SA!!!

Unknown disse...

O desempenho do Botafogo no Brasileirão de 2022, é uma incógnita. Se conseguir uma vaga na SA, está bom, porque as nossas expectativas no passado, só era uma: fugir do rebaixamento. O projeto do JT, é de médio a longo prazo, e o que vier de forma antecipada, é lucro.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Unknown.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Penso um pouco diferente sobre uma vaga na Sul-Americana, pois não necessariamente significará que o Botafogo foi bem na competição, vejamos:
Em 2018 apenas o 15º e 16º colocados ficaram fora de competições internacionais e rebaixamento;
O mesmo ocorreu em 2019 e o Botafogo foi um destes;
Em 2020 também foi do mesmo modo, 15º e 16ª colocados ficaram fora das competições internacionais e fora do rebaixamento;
Em 2021 chegou ao máximo do exagero e somente o 16º colocado ficou fora das competições internacionais e rebaixamento.
Com os resultados em 2021, o Cuiabá, 15º colocado, foi para a fase de grupos da Sul-Americana...
O Cuiabá fez boa campanha no brasileiro?
Dependendo do que eles planejaram para a temporada e investiram, pode ser que sim;não sou eu que vou determinar o que é bom ou não para os outros clubes...
E para o Botafogo? Qual a expectativa, considerando o planejamento?
Uma eventual classificação para a Sul-Americana pode ser bom sendo o 9º colocado; sendo o 16º eu tenho minhas dúvidas.
SA!!!

Sergio disse...

Depois de 4 ou 5 rodadas eu poderei tirar conclusões sobre o time do Botafogo, totalmente reformulado e com comissão técnica nova. No momento qualquer previsão tá no nível do achometro.
Outros times até da par fazer algumas previsões, mas mesmo assim futebol tem tantas variantes que nem sempre ou na maioria das vezes não se acerta.
Porém, acho que o Botafogo não fica abaixo da décima posição, digo isso porque com exceção de 4 ou 5 clubes o resto não é lá grandes coisas, mas repito, precisamos conhecer esse time do Botafogo, e ainda tem os reforços mais qualificados, pelo menos é o que o Textor afirmou para o segundo turno, que é importante. Agora só nos resta torcer para que o time dê liga. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo, Marcio.

Sergio, o que me preocupa um pouco é o elenco que não temos.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Essas especulações de início de campeonato têm o mesmo valor que uma nota de três reais. Só se prestam para chamar atenção de incautos em favor de quem pretende monetização em canais de YouTube e da imprensa em geral. No mais das vezes, erram feito pesquisas eleitorais. Pior, depois, cai tudo no esquecimento.
Ocorre o mesmo com aquele simulador de resultados: vale somente para torcedores desesperados fazerem contas absurdas, na torcida para que os seus clubes escapem da degola.
Estou com o Marcio: prevejo que todos os times têm todas as chances de figurarem entre o primeiro e o vigésimo lugar…
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, mas a gente consegue fazer um exercício (mesmo que teórico) baseado nos elencos, por exemplo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Uma observação, bem obvia por sinal.
Muito se fala na mídia sobre o planejamento do Textor ser de médio e longo prazos...
Então quer dizer que no curto prazo o Textor não tem exigências, metas estabelecidas a serem cumpridas?
É um show de bobagens que lemos e ouvimos, pois nao existe médio e longo prazos sem resultados no presente.
O Textor, como bom investidir que é, não vai divulgar todos os seus objetivos, no maximo até a pagina 5.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu gostaria de saber quais times brasileiros tem um craque extra série, pois pelo histórico desses caras nas últimas disputas do mundial com os europeus os times sul americanos não ganham desde 2012 salvo engano e, a maioria dos que vieram pra cá da Europa não fizeram sucesso lá, mas aqui como o nivelamento é por baixo se dão bem.
Já foi o tempo que os grandes craques jogavam aqui e quando os times braseiro excursionavam na Europa geralmente os times brasileiros se davam bem, em especial Botafogo e Santos.
Infelizmente nenhum clube brasileiro tem condições de trazer craques da Europa, então, temos que esperar que os contratados dêem certo, é o que temos no momento, nos resta é torcer. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, extra série, nenhum. Mas ainda tem alguns que fazem diferença nesse futebol fraco daqui. E ainda não temos um desse tipo também (Hulk, Arrascaeta, Gabriel, por exemplo).
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Foi o que escrevi, aqui se dão bem, "em terra de saci quem tem duas pernas é centopeia", mas na hora que encaram times de fora, em especial europeus, amarelam, e aí vem prá essa draga que virou o futebol brasileiro. ABS e SB!

Anônimo disse...

Rodrigo,
Faço esses prognósticos tendo em conta tão somente o critério do tal “peso da camisa”. Assim, sempre “antecipo” que os três ou quatro de sempre é que são os verdadeiros candidatos ao título. Por esse prisma, tenho excluído o Botafogo do rol dos postulantes nos últimos anos. O máximo que espero, é não ser rebaixado ou, no melhor cenário, obter uma vaga na Sul-americana (a série b da América). Estou um pouco mais otimista diante do novo cenário, mas com reservas (gato escaldado).
Por igual, utilizo-me do mesmo critério para tentar adivinhar os rebaixados, apontando o dedo para os sem tradição/torcida/fora dos grandes centros. O problema é que o paradigma vem sendo modificado nas últimas temporadas (Cruzeiro e o time da Cruz errada, por exemplo, que vêm frequentando a segundona sem o menor pudor). Outro exemplo da mudança, é que um ou outro de centros nem tão badalados resolveram apostar na grandeza, como é o caso do Atlético lá do Paraná. E é nesse sentido que concordo com a tua observação.
O que salta aos olhos de verdade, no entanto, é que a maioria desses palpiteiros da imprensa vêm errando sistematicamente em suas previsões de início de ano, emitidas do alto de suas respectivas “cátedras”. Já ouvi por aí que tal time irá “brigar pelo título”… erraram feio. Como ouvi também que o Botafogo não subiria no ano passado…
Enfim, amanhã os trabalhos serão abertos… esperando algo de muito diferente nessa “nova era” (se vier uma pré libertadores, já me dou por satisfeito).
Ah, sim! Que se foda o desprezível número um. Sempre que o campeonato começa, torço, óbvio!, pelo sucesso do Botafogo e para que o clube da terceira divisão volte para “o lugar de onde nunca deveria ter saído” (um dos meus clichês preferidos!).
Levi

Marcio disse...

Rodrigo, esses que você citou de dato fazem a didetenca...
Todavia, contudo, entretanto, mostram com o futebol brasileiro está no buraco.
Faz um tempo considerável, Paulo Roberto Falcão fou contratado pela Roma.
Ao chegar foi questionado o pirque de trocar o tri-campeão pela Roma, que vinha sem titulos há décadas...
Segundo dizem, a sua resposta foi que tinha ido para ser campeão.
O resultado é que é chamado de Rei de Roma.
E hoje os bradileiros no exterior são apenas coadjuvantese quem podetia fazer a diferença, Neymar, parece jamais ter focado de fato no futebol.
E não vi metade dos craques que o Jota, Samico, Jacob e Sergio relatam. Os conheço por pesquisar, somente.
Fico imaginando o que setia atualmente o Dario, que dizia nao saber jogar futebol e sim fazer gols. E fez muitos.
SA!!!

RICARDO SOUZA disse...

O que todos no Botafogo almejam pra esse Brasileirão, de jogadores ao JT, e que talvez nenhum deles assumirá em público, é uma vaga na Libertadores (ou na pré). Ano passado o América-MG xonseguiu com um oitavo ou jogo lugar se não me engano, a Sulamericana seria um prêmio de consolação pra Luis Castro e cia, mas é bom trabalharem quietinhos mesmo. Com a sorte de uma boa largada e reforços qualificados e assertivas em Julho, o Botafogo vai com tudo atrás desse objetivo.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Sergio.

Sim, Levi. O critério peso da camisa literalmente "pesa" . Hehehehe

Concordo, Marcio. Só mostra o quão pobre é o futebol por aqui. Mas a questão que levanto, é que mesmo na pobreza, ainda nos falta alguém.

Vamos torcer, Ricardo.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Parece que o varmengo já entrou em ação, o gol do Atlético Goianiense se foi anulado por impedimento é um verdadeiro absurdo, a linha do campo mostra claramente que o jogador do varmengo dá condição de jogo. Se foi por outro motivo não consegui ver, mas esse bar é uma vergonha, conseguiu piorar o que já era ruim.
Que o Botafogo abra o olho, principalmente depois das declarações polêmicas do John Textor. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, vou procurar esse lance. Mas não fico surpreso. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Entre 7° e 10° lugar. Ainda temos um elenco carente, o time titular melhorou bastante, mas para ir longe do brasileiro precisamos ter mais de 11 jogadores. Provavelmente teremos uma equipe mais encorpada no segundo turno, nos possibilitando quem sabe, pegar uma pré-Libertadores.

Agora, essa história de vaga direta na Libertadores e/ou título l... tem que ser muito iludido para ter tão expectativa.

Gabriel

JorgeFS disse...

Com o tempo minimo de treino e entrosamento de que dispôs, placar favorável de 2 X 0 já me deixa feliz rsrsrs

Ecio disse...

Rodrigo, ansiedade tá fo@#! Acredito na vitória e vamos vencer. Grande abraço.

Eduardo Samico disse...

Misto de mero palpite, puro clubismo e brincadeira entre irmãos de camisa, chuto um 4° lugar para o Botafogo. Apelando para a numerologia, e por razões óbvias, diria 6° ou 7°.
Vamos torcer.
A dúvida é com qual camisa ir ao jogo hoje: a n° 7 de 1962 ou a comemorativa de n°6 que foi entregue ontem.
Bom domingo, bom jogo, amigos.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Gabriel, é minha aposta também.

Jorge, 1 a 0 já me deixará muito satisfeito.

Pra cima deles, Ecio.

Eduardo, seria perfeito. Rs

Abs e SA!!!