20/04/22

Praticamente classificado

















Ainda terá o jogo da volta, mas o Botafogo praticamente garantiu a classificação para a próxima fase da Copa do Brasil.

Hoje, em Brasília, o GLORIOSO meteu 3 a 0 no Ceilândia e pode até perder por dois gols no Niltão, em maio.

Considerando a diferença técnica entre os times, é difícil acreditar que uma reviravolta pode acontecer. Até porque, os comandados do Luis Castro dominaram amplamente o jogo dessa noite e mostraram que mesmo sem atuarem no limite, o confronto foi fácil.

Ah, mas o adversário é fraquíssimo.

Sim, é. Só que há quanto tempo a gente não vê o Botafogo sofrendo e atuando mal até mesmo contra esse tipo de oponentes? 

A mudança é enorme. As perspectivas são incríveis, pois com o elenco sendo reforçado, um treinador que foge dos padrões brasileiros e uma gestão profissional já mexeram com o clube...dentro e fora de campo.

Fora, na empolgação da torcida. Dentro, na imposição natural diante dos adversários. Hoje, por exemplo, o Ceilândia sequer teve força para tentar aprontar algo. O Botafogo foi dominante do início ao fim, sabendo o que fazer e a hora certa de forçar um pouco mais.

Repito: O futuro parece ser promissor.

E que no domingo a gente mantenha essa evolução e postura.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

30 comentários:

Sergio disse...

Como e bom ver um treinador dando cara de time a esse renovado Botafogo. Há muito não vejo tanta disposição dos jogadores, jogadas individuais, jogadas ensaiadas, sem afobação, sufocando o adversário, enfim, nos dá esperança na formação dê um bom time. Tudo bem que o adversário é limitado, mas e os sufocos sofridos bem recentemente como no carioquinha!
Outra coisa é ver jogadores melhorando a performance, como por exemplo o Daniel Borges improvisado na lê e dando conta do recado, e cobrou uma falta com destreza, coisa que não via no time faz tempo.
Parece que essas apostas do Textor podem ser boas. Gostei do Vitor São, Saber, Tchê Tchê, Saravia melhorando, time nós trazendo esperança. Realmente em termos de treinador os europeus estão muito a frente dos nossos. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, isso aí. O time melhorou muito. Seja pelos reforços ao elenco como no comando técnico. Fora, é claro, na gestão.
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Vc podia voltar a dar notas dos jogadores como fazia antes

Rodrigo Federman disse...

Tiago, tem muito tempo que não faço. Confesso que parei porque não tive mais saco para escrever sobre cada jogador.
Abs e SA!!!

João disse...

Que jogo! Há muito tempo não vejo essa postura. Intensidade, tática, entrega.

Vc falou bem, até com times menores o Botafogo tinha uma dificuldade absurda, inclusive sendo eliminado.

E sobre o Sauer, Rodrigo, brincadeiras a parte, eu cantei a pedra num comentário do jogo anterior. Tem bola, tem "jeito" de bom jogador. Vai dar boa.

Rodrigo Federman disse...

João, sim...jogou muito bem. Mas quanto ao Sauer, tudo (antes) era chute, pois repito: Nenhum torcedor conhecia o rapaz de verdade. A primeira impressão foi ótima. Hehehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Considerando que é um trabalho em fase bem inicial, apenas o 3º jogo e com jogadores "chegando diariamente", penso que a atuação foi em um nível muito bom, pois mostrou avanços claros e perspectivas futuras muito boas.
Os problemas que foram apresentados, obviamente que os considero dentro do contexto.
Faço agora algumas observações e inicio pelo D. Borges, pois já emiti criticas sobre o seu futebol na temporada anterior e nesta tem mostrado uma evolução acentuada e hoje teve uma atuação praticamente irrepreensível na lateral esquerda... E isso aos 29 anos.
Posso estar enganado, mas considerando que na direita tem o Saravia, que fez bom jogo e mais à frente o Rafael, não descarto a possibilidade do D. Borges trabalhar e brigar por titularidade na esquerda; no final do jogo efetuou um cruzamento com a perna esquerda, inclusive.
Na zaga, Kanu talvez tenha feito a sua melhor partida, não se meteu a organizador de ataques e não abandonou a sua posição, teve o trabalho facilitado pelo D. Borges, o que é excelente. Sampaio, parece ser um zagueiro apenas para jogar na sobra e por isso, talvez, precise sempre de uma proteção a mais.
No meio de campo houve uma melhor proteção e disposição o tempo inteiro no trabalho pela recuperação da bola. Fisicamente o P. de Paula ainda não está no seu melhor, mas vai melhorar jogando, pois sabe que a bola é redonda.
G. Sauer, mostrou qualidades interessantes, hora jogando curto, passes mais longos e a movimentação que o L. Castro havia pedido ao Chay no jogo contra o Corinthians, ou seja, permitir a passagem do Saravia; além disso, fez um jogo de intermediária quando foi preciso aparecer para organizar e chega na área para finalização.
No ataque, Nascimento precisa ser mais decisivo, ter mais "vontade" de ir para o gol e D. Gonçalves foi o de sempre.
Barreto eu não vou avaliar, pois saiu cedo do jogo, Tchê Tchê, se apresentou em praticamente todas as funções do meio campo, Piazon fez o gol mas parece ser meio cadenciado e não sei se no ritmo que o L. Castro espera do time, terá vaga de inicio, mas pode ser que encontre espaços quando das variações táticas.
L. Fernandes, não apresentou jogo para uma avaliação e o Erison parece ter "entendido" bem as exigências do técnico e hoje deve ser o atacante titular.
V. Sá está sendo uma ótima surpresa, pois tem uma característica quase que inexistente no futebol nacional, tem velocidade, drible, vai ao fundo e finaliza.
E por último o L. Castro... Ele já conseguiu imprimir um ritmo no time que há muito eu não vejo no Botafogo, a vontade de ter a bola e fazer gol nos 90 minutos... De jogar o jogo.
Um outro fator é que ele é PROATIVO, não fica esperando os 20 do segundo tempo para proceder as modificações, já voltou do intervalo com duas feitas e aos 14 minutos fez a 3ª substituição.
A alternativa é essa, evoluir e vencendo os jogos, pois isso gera mais confiança no trabalho, criando um clima altamente favorável em todos que são Botafogo.
Para terminar, pensar com lógica na temporada é fundamental, mas acredito firmemente que projeções internas à parte, o Botafogo poderá estar preparado quando os campeonatos afunilarem.
É pouco provável a conquista de títulos, mas estar preparado para conquistá-los se as conjunturas futuras permitirem é obrigação primária.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, concordo integralmente contigo. Em minha opinião, o LC encontrou o lateral esquerdo do time. Pelo menos até a janela de julho. O DB é um jogador mediano, porém, muito regular.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Entre um intervalo e outro no carteado com amigos, espiei uns lances do jogo.
Sem chutões!
Luta!
Padrão de jogo pensando na equipe!
Uns talentos individuais!
Camisa limpa, sem propagandas (que venham as propagandas, com a remuneração necessária e justa!)!
Cedo ainda, mas vamos em frente…
Que venha uma vitória contra o clube lá do planalto central no próximo final de semana…
Por ora, é só.
Levi

João disse...

E pra completar, é inacreditável em algumas lives de botafoguenses parte da torcida preocupada onde que o Chay vai jogar. Eu não entendo o amor de parte da torcida por esse jogador.

Rodrigo Federman disse...

Foi exatamente tudo isso, Levi. Rs

João, sem chance para o Chay ser titular desse time. E hoje, uma das últimas opções do meio para frente até no banco de reservas.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, até as cobranças de faltas e escanteios estão sendo feitas com bolas mais rápidas... Antes era bolas altas e lentas, o que facilitava o posicionamento da zaga.
Meu caro, eu que sempre cobrei a presença de um técnico estrangeiro no Botafogo, finalmente "fui atendido".
Que o L. Castro seja o nosso Alex Ferguson, depois dele que arrumem um outro estrangeiro.
Se fosse esses mesmos jogadores nas mãos de um técnico nacional, estaríamos ouvindo que o foco era o time estar entrosado ao final do 1º turno e as desculpas que o jogador tem de se aclimatar, que a grama é verde e a bola é redonda.
SA!!!

Marcio disse...

Chay, se eu não estiver enganado, perdeu e muito as chances de ser titular e hoje, pelo que fez o Sauer, é banco.
Em vários momentos o Botafogo trocou passes, todos em apenas um toque.
Como o Chay vai ser titular se quase sempre segura demasiadamente a bola e justamente por isso não dá a velocidade necessária ao jogo?
Muitos reclamam que ele foi escalado pela direita contra o Corinthians e por isso não rendeu o esperado... Não, ele ocupava a direita e tinha de sair para o meio, se juntando ao Piazon, e assim permitir a passagem do Saravia para chegar ao fundo.
O avanço do Saravia, permitia ao Botafogo meio que atuar no 3-4-3...
Tem os movimentos com a bola e sem abola e isso será cobrado.
Só existiu um que fazia o seu próprio esquema de jogo: Garrincha!
Da meia direita para a ponta direita era tudo com ele... Já o Chay, vai ter de trabalhar muito e assim melhorar o seu desempenho, como outros têm feito.
SA!!!

Klaus disse...

Jogo para 6x0 fácil. O Botafogo mostrou que está em outro patamar. E ainda temos muito potencial a desenvolver. Domingo tem que entrar com uma pegada firme e faturar 3 pontos.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, prefiro deixar o Chay no banco cuidando do seu calção levantado e mostrando as perninhas lá sentado. Hahahs

Isso aí, Klaus.

Abs e SA!!!

Chico da Kombi disse...

Se fosse o velho Botafogo do mecânico Chamusca, depois do primeiro gol do Kanu o time viria todo para o campo de defesa, em respeito ao adversário, e provavelmente tomaria o empate.
Viva o "novo" Botafogo!

Rodrigo Federman disse...

Chico, sem contar que teria mantido os piores em campo e entraria com seus apadrinhados! rs
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, a tudo que foi dito gostaria de citar o que notei de importante nas duas últimas partidas:
1.o time jogou 90 minutos marcando e jogando, sem aquela baboseira de ficar cercando e deixando o adversário livre, leve e solto.
2.a grata surpresa para mim foi o jogador GUSTAVO SAUER, que mostrou boa visão do jogo.
Vamos aguardar mais algumas partidas para vermos quem é quem na realidade.
JT neles, sem entrevistas exclusivas, especialmente para a "globo lixo", cujo poder está acabando, após vários anos mandando no futebol e favorecendo a quem lhe interessava.
Um bom feriado aos amigos do CB.

Rodrigo Federman disse...

É, Jota. Muito bom ver um time vencendo e sempre buscando mais gols.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Marcio, concordo com vc em relação aí Chay e acrescento um detalhe. Pelo fato de ser um jogador que se promoveu rapidamente, ou seja, não se firmou como tal seguindo as vias normais de amadurecimento pelas categorias de base, acredito que apesar da idade, falte maturidade técnica e tática. Acredito que se o Castro se preocupar em dar ao Chay melhores noções e treinamentos específicos para uma melhor compreensão sobre posicionamento e inteligência tática ele pode evoluir e muito. Nisso discordo do Rodrigo sobre o potencial do Chay. Acho que tem sim potencial e capacidade técnica que até já demonstrou possuir, mas reitero faltar maturidade apesar da idade.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, em minha opinião, o potencial que o Chay demonstrou é nível Série B. Peladeiro e mascarado demais para o pouco que fez em sua carreira até o momento.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, conforme pontuou o Paulo Fernando, pode ser que com o L. Castro o Chay entenda a necessidade de trabalhar e melhorar o seu jogo.
Até porque esta é uma oportunidade ímpar para ele enquanto jogador de futebol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, sim. Depende dele. Mesmo assim, eu acredito mais em evolução tática (que é importante), mas nunca vi tanta bola nele.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Se nesse momento tivesse que optar por um jogador que dá toda pinta de ser "O" cara de qualidade eu diria SAUER.
Cara chegou, já jogou e já mostrou que tem técnica, qualidade e visão de jogo.

Rodrigo Federman disse...

Pai, ele e o Victor.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

E Victor Sá?! Esses dupla ainda vai dar o que falar, fora Zahavi e outros que virão em Julho

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Fatos.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Fernando Marçal, assim como Victor Sá e Sauer, são jogadores prontos, com rodagem no futebol europeu, e jogando (ao contrário do Piazon), mesmo que em times menores como Wolverhampton, Boavista ou Wolfsburg, é com telativo destaque. Marçal chega pra ser titularíssimo, DB será um reserva confiável.

Fatos disse...

Muito mesmo, e dedicado. Merecia ter feito o gol de falta.

Rodrigo Federman disse...

Fatos, nunca vi o Marçal. Prefiro ver antes.
Abs e SA!!!