02/05/22

Ciente

















Entre várias declarações do técnico Luis Castro após o empate com o Juventude, uma chamou mais a minha a atenção:

"- Tem sempre sabor de termos perdido alguma coisa. Não podemos esconder nossa desilusão com ou que fizemos e com o resultado. Não estivemos bem hoje, não estivemos em um bom dia. Não fizemos em campo o que esperávamos fazer. Do outro lado também tinha uma equipe que lutou pelo resultado. Nunca fomos estáveis no jogo".

Gostei, pois diferente de tantos outros antigos comandantes, não ficou enaltecendo alguma coisa de positivo. Até porque, não houve. Um time só evolui quando reconhece que não esteve bem e que precisa fazer tudo diferente no jogo seguinte.

Que essa evolução venha no domingo que vem. Vamos precisar...
...até porque, o Flamengo é infinitamente melhor do que o Juventude.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

22 comentários:

Marcio disse...

De inicio, bom que ele tenha entendido que o time não fez um bom jogo, mesmo eu enquanto Torcedor acreditar que se houvesse um pouco de de capricho no passe para finalização, o Botafogo teria possibilidade enorme de vitória; no futebol, desempenho e resultados nem sempre são convergentes.
Teve também o Cuesta não colocando o desentrosamento como desculpa... Pensando que o discurso representa de fato o olhar do L. Castro, acredito que medidas serão tomadas para evitar novos acontecimentos semelhantes.
Houve uma outra parte da entrevista do Castro, sobre lado emocional, que no meu entendimento não tem relação alguma com ataques à Torcida, como muitos andam dizendo por aí:

"Segundo tempo foi jogado muito pelo lado emocional. [Lado emocional] Esteve presente e rouba espaço do lado racional do jogo. Temos que adaptar à nova realidade do Botafogo, de estádio cheio. Obrigado aos torcedores. Até nisso os jogadores precisam se adaptar. É fantástico o conforto que vem da torcida. Queremos muito dar resposta positiva e, às vezes, isso atrapalha os caminhos(...)"

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/05/01/luis-castro-cita-lado-emocional-e-reconhece-atuacao-ruim-do-botafogo-nao-estivemos-bem.ghtml

O lado racional do jogo está relacionada claramente à realização do que foi trabalhado nas partes estratégicas e táticas e em muitos momentos do jogo, escrevi isso no Posto do jogo, o time confundiu velocidade com pressa e isso no futebol é muito ruim; absorver a energia que vem das arquibancadas não significa perder a razão que o esporte pede.
Um exemplo clássico de racionalidade em um jogo é do Grande DIDI na final da Copa de 1958, disse o lateral Djalma Santos:

“O Didi pegou a bola e veio conversando conosco, dizendo que nós tínhamos força para ganhar o jogo. Aquilo deu mais confiança para ele e para nós”

Disse o Zagallo:

“Fui desesperado em direção a ele, gritando: ‘Vamos Didi, estamos perdendo! ’. E ele: ‘calma, garoto. Nosso time continua sendo melhor que o deles. Fica tranquilo que a gente já vira esse jogo”

http://historiasbola.blogspot.com/2013/09/didi-27-passos-rumo-ao-titulo-mundial.html

Em 1958 o Brasil representava praticamente nada no futebol mundial, enfrentava os donos da casa e obviamente não era um ambiente favorável.
E se o Didi tivesse acelerado com pressa de empatar o jogo, o que seria?

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, gostei mesmo que ele sabe que não foi bom jogo. Até recentemente, nossos ex-professores sempre viam algo positivo mesmo nas derrotas e/ou péssimas apresentações. Lembra das coletivas do Mecânico? ehhehe
Abs e SA!!!

keven disse...

O LC parece ser bom treinador, dá pra vê pelo seu comportamento , e pelo o que ele tenta fazer. É torcer pra darem tempo pra ele trabalhar e conseguir ajustar um time.
A meta para 2022 é não passar sustos e para 2023 quem sabe brigar por algo.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, acho que ele não correrá risco algum.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, vou reafirmar o que já escrevi por aqui anteriormente.
Se em algum momento optarem pela saida do L. Castro, hoje, amanhã ou daqui a 20 anos à A. Ferguson, que venha outro técnico estrangeiro.
Apenas como observação, se fosse para contratar um brasileiro, tentaria o naturalizado mexicano Ricardo Ferreti, que desde que foi atuar como jogador por lá, jamais retornou; o que não seria uma tarefa fácil, pois já revelou que não tem interesse em trabalhar no Brasil, pela "falta de respeito ao trabalho dos técnicos".
O Ferreti fez o que os técnicos brasileiros quase não conseguem em jogos decisivos, vencer o Palmeiras do Abel Ferreira. Foi no mundial de clubes 2020.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Salve, Rodrigo e amigos do Cantinho.
Vi boa parte da entrevista do Luís Castro. E é por essa, e por outras, que sigo otimista quanto ao Botafogo, no que se refere ao futebol profissional.

Como bem observado por você e pelo Márcio, e isto também me chamara a atenção, o LC foi completamente diferente do padrão habitual dos "treineiros" brasileiros. Estes muito provavelmente diriam que o time se ressentiu de jogar naquele horário com sol inclemente - estava bem quente no Nilton Santos, que o soprador de apito atrapalhou, que o time jogou bem mas a bola não quis entrar, que fomos melhores, que "performamos" bem só o resultado não foi favorável, blá, blá, blá. E, se bobeasse, ainda faria como aquele OdeO que ficou encarando a torcida - lembrando que ao fim do jogo alguns ensaiaram uma vaia ao time.

É isso, se uma pessoa ou uma organização não reconhecem a existência de problemas estes nunca serão identificados nem corrigidos.

Bem sabemos que a forma como as coisas ocorreram nesse processo não foi a ideal, foi a possível. E o próprio LC, em sua apresentação, abordou as dificuldades que teremos pela frente, não como desculpa, mas jogando limpo.

Continuo achando que dá para conseguirmos algo de bom neste Brasileiro. E espero que LC e equipa consigam dar uma boa ajustada no time para os próximos jogos. Depois do confronto com o esgoto, pelo Brasileiro, enfrentaremos o Fortaleza no Nilton Santos. Provável casa cheia e contra uma equipe bem arrumadinha pelo Vojvoda. Espero que o time corresponda às expectativas da torcida e consiga uma vitória.

Abs.

Eduardo Samico disse...

Só a título de curiosidade, o Ricardo Ferretti, Márcio, é velho conhecido meu e certamente do JOTA e do Sérgio. É o nosso Tuca, que foi juvenil do Botafogo, irmão do Ferretti, o Ferretão, centroavante alto, desengonçado (ao menos quando o referencial era Jairzinho, Roberto e Fischer, o Ferretti me parecia desengonçado), reserva no time campeão de 67/68.
O Tuca, quando juvenil, era considerado uma boa promessa. Que nunca correspondeu às expectativas nele depositadas. Integrou o lendário ataque Cremílson, Tuca, Puruca e Tiquinho (este era outra promessa).
Bons tempos do destruído Maracanã em que chegávamos cedo no estádio, eu e meu pai, e acompanhávamos a preliminar disputada pelos juvenis.
Fechando por aqui o varandão da saudade.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, nem pensar em técnicos brasileiros. Por muito e muito tempo, aliás. rs

Eduardo, de fato, o LC já mostrou que é diferente do que a gente vê por aí/aqui. E com o JT dando tranquilidade, tenho convicção de que o trabalho gerará bons frutos.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Tenho acompanhado as coletivas do Luis Castro e tem me agradou muito suas falas.
Em nenhum momento ele foge das responsabilidades, não dá desculpas e vê o mesmo que a gente. Espero que ele possa continuar mesmo que os resultados ainda não sejam o que queremos, pois é necessário tempo e jogadores que possam melhorar a equipe.
O que me surpreende é que com 4 jogos há quem reclame do desenvolvimento do time. Esse imediatismo na minha opinião se deve muito a imensa ansiedade e anos de frustração da torcida e pior, muitos venderam a ilusão de super time, coisa que ninguém do Botafogo disse isso.
O que me causou surpresa foi alguns comentários dizendo que o Castro falou mal da torcida, em nenhum momento falou isso, muito pelo contrário.
Eu não sei se as pessoas não tem capacidade de entender as coisas ou é pura estupidez eou é pura implicância mesmo, pois há críticas a gestão atual do futebol que são completamente sem sentido
Só lembrando que além dis novos gestores não terem uma base minimamente decente do elenco, o clube nem um centro de treinamento tinha. Será que existem viúvas dos "notáveis"? Samico, é ele mesmo. Me lembro de um Botafogo 3X1 Grêmio no velho Maraca que o Botafogo perdoa por um a zero, o Tuca entrou e incendiou o jogo, era bom jogador. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Sergio. Ele não foge das perguntas e fala o que tem que falar.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, já que estamos em ritmo de "varandão da saudade", lembrei-me do TIQUINHO, citado aqui. No tempo em que o futebol brasileiro ganhava quase tudo, tínhamos pontas, ele era PE e jogava muita bola. Perdeu-se algum tempo depois por ingenuidade ou não, deixa para lá, pois passado é passado.
Para mim o grande PE que tivemos foi o OTHON VALENTIM, era muito bom de bola, com ótimos dribles e um chute muito forte. Depois dos juvenis foi para os Aspirantes, quando eu e meu velho íamos cedo ao Maraca para assistirmos as preliminares.
Foi para o time titular e em uma partida contra o CORINTHIANS pelo RSP, se não me falha a memória, estava dando um baile no LD do time paulista que deu-lhe uma entrada violenta e o jovem saiu seriamente contundido. Fez uma cirurgia que, segundo disseram na época, não foi bem sucedida e teve que abandonar o futebol.

Eduardo Samico disse...

Sérgio, eu não sei se falo do mesmo jogo que você, mas me lembro da estréia do Puruca e foi contra o Grêmio e o Botafogo venceu por 3 a ... 0 ? 3 a 1 ? Sei é que o Puruca deu passes para gols do Jairzinho, parecia que despontava um novo craque. Quem diria...

Fui pesquisar, achei esse link: https://www.gremiopedia.com/wiki/Ficha_T%C3%A9cnica:Botafogo_3_x_0_Gr%C3%AAmio_-_03/02/1974

Foi 3 a 0 mesmo. Fevereiro de 1974.

Outra coisa, Sérgio, com relação ao seu comentário, penso que existe uma generalizada incapacidade de muitas pessoas entenderem o que é dito.

Claro que no calor do jogo, você querendo ver a vitória do seu time, você xinga, vaia, daqui a pouco aplaude a quem estava vaiando, tudo faz parte do torcer. Mas, de cabeça fria, é analisar a situação de modo racional, ser crítico e ponderado.

Em momento algum nos foi prometido o nirvana. Ao contrário, foi-nos dito que o caminho era longo e difícil. O que nos prometeram foi trabalho, empenho, respeito à instituição. Eu não tenho nada do que reclamar até agora.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Lembranças alvinegras, Jota! rs

Eduardo, claro. Até agora, no que diz respeito à administração, estamos vivendo um sonho. E o projeto sendo construído, esperamos vivê-lo (logo) também dentro de campo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, mesmo defendendo que a critica é algo extremamente necessário, vejo um certo exagero.
Para ter uma ideia, hoje ouvi e que o Sampaio jamais poderia ser titular no lugar do Carli, porque nunca jogou em clubes de expressão...
Obviamente que o Sampaio e qualquer outro está sujeito às criticas e cada um de nós tem o direito de preferir que um ou outro jogador seja o titular.
O que não pode é distorcer a realidade, ao fazer de conta que o Carli em algum momento tenha jogado em clubes ditos maiores... Aldosivi, Deportivo Morón, Gimnasia La Plata, Quilmes, são clubes por onde o Carli atuou e com o respeito necessário que merecem, estão bem distantes em termos de conhecimento e reconhecimento de um Estudiantes, Independiente, Racing, River, Boca...
Além disso, esqueceu-se que o Ricardo Gomes, técnico quando da chegada do Carli ao Botafogo, se revelou surpreso com a sua boa atuação frente ao Fluminense:

"Muito bom. Eu não o conhecia muito, nos treinos fiquei preocupado, mas nos jogos muito melhor, muito melhor. Nos treinos tinha muita insegurança, terceiro jogo agora, entrou bem contra a Cabofriense e agora jogou o jogo todo com uma autoestima elevada"

E o Carli chegou ao Botafogo em 2016, ano em que completou 30 anos, assumiu a titularidade e a faixa de capitão
Eu venho desde o ano passado martelando sobre a necessidade de se contratar um zagueiro, considerando as condições físicas permitirem ao Carli se fazer presente nos jogos, o que não quer dizer que o argentino pode ser descartado de imediato. Hoje, após algumas atuações do Sampaio, me mantenho acreditando que é preciso outro zagueiro.
Pode achar o Sampaio ruim e que não pode ser titular, só não pode argumentar que não pode ser titular no lugar do Carli porque nunca jogou em clube grande e já tem 27 anos. Ele como todos os outros precisam receber oportunidades e mostrar potencial para jogar... E se o Carli não tivesse ido para o jogo em 2016 por jamais ter jogado em "clubes grandes?

SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, o JT foi bem claro nas primeiras entrevistas quando disse que o time do BOTAFOGO em 2022 era para ficar no meio da tabela do CB e que em 2023 estaria pronto para disputar títulos.
O problema maior é que "A INVEJA É UMA MERDA" e a maioria da mídia "escrota framerdista" tenta desconstruir tudo.

Eduardo Samico disse...

Não me recordo do Othon Valentim jogador. Aí já não era do meu tempo. Ele deve ser contemporâneo do Jairzinho e Roberto e esses dois eu já vi titulares e arrebentando as defesas adversárias.
Mas, se não me falha a memória, o OV andou treinando o Botafogo nos anos 70 e talvez no iniciozinho dos 80.
Fechando o varandão da saudade por aqui, heheh.
Abs.

Sergio disse...

Esse jogo que vi acho que foi anterior, pois em 74 tava servindo o exército (argh!) e não fui a nenhum jogo. Acho que foi em 72 ou 73, mas sabe como é, a idade é florida para lembrar do passado, afinal eu ia a jogos quase todo fim de semana.
JOTA, o Tiquinho foi apontado como o novo Pelé ainda nós juvenis, o melhor jogador do título da copa juvenil em 73 na França, e diga-se que quase todo o time era o time juvenil do Botafogo, depois o Tiquinho subiu, continuou um tiquinho e o futebol sumiu , bora fosse um jogador razoável. Tuca, Pituca, Cremilsom jogariam fácil no futebol atual, é que naquela época o país tava coalhado de craques, eles eram apenas bons jogadores. Realmente dizem que o Othon era um jogadoraço, mas quebraram ele, mas segundo o Roberto Porto, foi um jogador mulambo que acabou com a carreira dele. Sinceramente, não sei. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Verdade total, Marcio.

Sim, Jota.

Varandão bom demais, Eduardo. Rs

Valeu, Sergio.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Márcio, não sou contra críticas desde que tenham fundamento e não fiquem uma paixão cega a frente. Que o time jogou mal ontem e que os torcedores fiquem chateados, inclusive eu que não vi e reclamem da atuação do time não vejo problema, o próprio treinador que aliás é de uma lucidez e inteligência ímpares também o fez. O problema é querer criticar um trabalho que mal começou e com muitas dificuldades de estrutura, contratações, como se este trabalho estivesse todo errado. Vejo muita maldade e falta de discernimento nessas colocações. Acho que esse é um problema muito sério que mais visa tumultuar do que acrescentar. Terminando, pelo que tenho lido a respeito de jogadores desconhecidos, provavelmente esses mesmos críticos não deixariam o Garrincha fazer um teste no Botafogo, afinal, quem era esse desconhecido vindo de Pau Grande. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, tempo ao tempo para podermos criticar ou elogiar com fundamentos mesmo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rapaz, conseguiram nesta thread desenterrar o trio de atacantes da minha infância: Cremilson, Puruca e Tiquinho.....rsrs ... mas, se bem me lembro, o Puruca era reserva do Nilson Dias....


AC

Rodrigo Federman disse...

AC, varandasso da saudade! rs
Abs e SA!!!