10/05/22

Fechou a dupla














Kanu e Cuesta.

Não é tarefa fácil pegar um meio/ataque formado por Bruno Henrique, Gabriel, Arrascaeta e Ewerton Ribeiro...mas a dupla alvinegra atuou com excelência, não sentindo a pressão e se impondo na maioria das vezes.

Parece que o Kanu fica mais seguro na direita. E o Cuesta já mostrou que é um zagueiro acima da média no futebol brasileiro.

Apesar das boas partidas do Sampaio, deu azar. Infelizmente se machucou na hora errada.

Hoje eu acredito que o Luis Castro encontrou a dupla de zaga titular.

Alguém pensa diferente? Se sim, quais seriam os escolhidos?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Marcio disse...

Eu continuo acreditando na necessidade de contratar mais um zagueiro.
Entretanto, como não sei se cogitam essa possibilidade, penso que se o Kanu deixar de ser afoito, de querer "organizar" o time e jogar de forma simples e objetiva, pode sim ser o titular ao lado do Cuesta; ainda mais que se comparado ao Carli e ao Sampaio, tem mais velocidade e possibilidades de fazer uma cobertura mais eficiente no setor do ofensivo Saravia.
No segundo tempo do último jogo, teve uma bola que lançaram para o Bruno Henrique em velocidade e o Kanu chegou junto na hora do arremate; jogadas em velocidade quase sempre são obviamente melhores para os atacantes.
De forma geral, o atual momento do Time, no que diz respeito a sua construção, ainda precisa de respostas para muitas perguntas e assim ainda não podemos definir de forma absoluta quem serve ou não serve, isso é precipitação, pois cada jogador precisa que outros tenham qualidades complementares as suas.
O Gérson Canhota sempre revela que somente foi o lançador que foi porque jogou com grandes atacantes, ou seja, de nada adiantaria o Canhota ter a qualidade de lançamento se os atacantes não soubessem se posicionar adequadamente.
Aliás, em muitas ocasiões "afirmamos" que o meio de campo não municia o ataque de forma suficiente e não questionamos se o ataque através de sua movimentação está possibilitando ser municiado.
Voltando à linha de defesa, temos o Sarávia muito ofensivo, o Daniel Borges mais contido, o que influencia diretamente na escolha dos zagueiros e seus posicionamentos; pela esquerda V. Sá não desce para marcar e Sauer ou qualquer outro pela direita fecha para o meio para permitir a passagem do Sarávia.
Observo que vejo "analistas" criticarem ao Sarávia sem considerar as circunstancias.
Para terminar, sobre o L. Castro e a sua alteração ainda no primeiro tempo...
Na copa de 2018, a seleção da cbf enfrentou a Bélgica.... O técnico Roberto Martínez, de forma inteligente, escalou o Lukako para jogar às costas do mais do que ofensivo Marcelo e recuou o De Bruyne para poder lançar o citado atacante., E o Tite fez o quê? Nada!
Dizem que se o técnico fizer substituições muito cedo é porque errou. Depende, pois é preciso lembrar que o adversário também estuda e monta a sua estratégia de jogo. O futebol é feito de ações e reações e com uma infinidade de variáveis.
Estamos caminhando.
SA!!!

Marcio disse...

E para não ser injusto, uma observação, um elogio até.
O trabalho que foi feito e que possibilitou o rápido retorno do Kanu.
Embora as noticias tenham dado conta de que não era grave, vimos muitas vezes os jogadores simplesmente desaparecerem no departamento médico.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu ainda acho que temos 4 zagueiros e 1 jovem da base. Com o que temos, há chance de levar até o final da temporada. Mas claro, se pudermos contratar um outro bom, que venha. Mas hoje, me dou por satisfeito com a dupla Kanu e Cuesta, tendo Sampaio e Carli (nessa ordem) como opções.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, você não conta o Klaus?
Já o descartou?
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ainda tem ele como quinta ou sexta opção! rs
Abs e SA!!!

José Pinto disse...

Essa dupla de zagueiros formado por Kanu e Cuesta, depois de entrosada, vai ser destaque do Brasileirão. No último jogo, haviam feito um ou dois treinos juntos, e todos viram o que mostraram, não dando chance para o ataque milionário do nosso adversário. A prioridade no momento, não é a contratação de mais um zagueiro, temos outras posições que necessitam de mais opções, mas ao longo da temporada, na abertura da janela em julho, talvez, se aparecer um zagueiro de bom nível técnico, custo zero, com salário compatível com a realidade financeira do clube, que venha, mesmo para compor elenco. Saudações Alvinegras!!!

Rodrigo Federman disse...

José, hoje eu fico muito satisfeito com os dois e tendo o Sampaio de opção imediata.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Sempre disse que o problema do Kanu que é bom jogador, era quem jogava ao lado dele. Outro que Também gostava era o Marcelo, mas queimaram ele, e quase queimam o Kanu. O Cuesta é fora de"cuestão", joga muito e é aquele típico xeriifão argentino.
Acho que o Textor tá ligado no mercado e sabe que um campeonato como o brasileiro é longo e desgastante, então tenha quase certeza que vai trazer mais jogadores para a zaga, assim como para outras posições, coisa que o Castro já deve ter conversado. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, concordo contigo. Esses caras precisam de companheiros que sejam experientes (bons, é claro) e que imponham respeito. O Cuesta tem esse perfil. Assim como o Carli teve importância máxima nas evoluções do Marcelo, Rabello, Gabriel do próprio Kanu.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Se houver um zagueiro acima da média "disponível" no mercado, penso que independente de tempo, o Botafogo pode sim pensar na contratação.
Se o Botafogo deseja mudar de nível e disputar o topo dos campeonatos, precisa ter interesse em todo e qualquer grande jogador.
Os mais veteranos que aqui escrevem podem confirmar....
O Botafogo tinha o NILTON SANTOS e trouxe do Sport o Rildo; O ENCICLOPÉDIA foi jogar na zaga, já veterano, e o Rildo assumiu com maestria a lateral.
O Botafogo tinha o Didi e trouxe o Gérson Canhotinha de Ouro do Flamengo.
Claro que há no caso diferença de gerações, mas o dirigente da época pensou em um Botafogo forte.
Assim, que o L. Castro esquente a cabeça e arrume da melhor forma o time.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Eu realmente só acho difícil encontrar esse zagueiro tão acima dos que já temos hoje. No futebol brasileiro mesmo, juro que não vejo nenhum melhor (ou tão melhor) do que os nossos. Gosto muito do Junior Alonso do Atlético. E só! rs
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, sei que é uma contratação praticamente impossível, mas o Gustavo Gomez está em um nível elevadíssimo.
Dos jogos que assisti do Palmeiras, sempre o vejo com atuações muito seguras.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, juro que acho um zagueiro ok. Nunca vi tudo isso que a mídia passa. Não estou dizendo que é médio. No futebol brasileiro é sim, dos melhores, mas confesso que esse eu acho que tem mais fama (e não sei por qual motivo) do que bola.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO e amigos do CB, muita calma nessa hora, teremos que ter paciência pois o time está sendo montado e, repito pela enésima vez que "A INVEJA É UMA MERDA".
Fico impressionado com a cara de pau de alguns bobalhões que se dizem jornalistas da área esportiva, pois quando eu os ouço noto que entendem tanto de futebol como eu de "corte e costura",rsrsrs.
O JT é muito safo, bem assessorado e não joga dinheiro no ralo. Poderá errar em uma ou outra contratação. Mas, como ele mesmo diz, está preparando o time do BOTAFOGO para disputar todos os títulos em 2023.
Nota-se, particularmente em alguns da "grobolixo", algumas criticas totalmente fora da realidade. Comentar o fato acontecido é normal, deturpar o que aconteceu de fato é imoral, bem típico dessa emissora que durante muitos anos "mamou" muita grana.
Encerro, citando o desespero para esconderem o áudio do RIZEK que vazou. Durante um intervalo, ele comentava as orientações que recebiam para deturparem a realidade dos fatos, de acordo com os interesses da "Ex poderosa".

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jota. É sabido que a imprensa não aceita o Botafogo bem.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O pior, Jota, é que um time que foi montado outro dia, venceu um que está com um trabalho de longo tempo, disputando títulos e ao fim ainda tem torcedor "reclamando" que venceu por causa da atuação do Gatito Fernández, como se isso não fosse fruto de trabalho e por consequência, mérito.
Tratam o goleiro como um elemento separado do resto do time, mas também criticaram o D. Loureiro, com razão, do frango que levou frente ao A. Goianiense. Isso é estranho.
Eu desconheço esquipe, por melhor que seja, que consiga ser campeã sem um goleiro minimamente confiável e um goleador.
Ainda é preciso entender que não vai resolver em meses uma tragédia constante de mais de 30.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO e MÁRCIO, prefiro ficar calado para evitar aporrinhações futuras, rsrsrs.
Mas a maioria dos torcedores sabe porque certos "personagens", que ajudaram as cores do mal a vencerem partidas e ganharem títulos, eram contratados por certa emissora para fazerem comentários em suas transmissões esportivas.
O bandeirinha e o juiz não deram o impedimento do jogador "framerdista" por que não quiseram.
Mas o juiz do VAR, não comprometido, interveio. Procurem saber quem era e como ele, por ser considerado sério, foi escalado.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Jota. O esquema é claro. Sempre foi.
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Eu gostei muito do Sampaio pela imposição física e jogadas aéreas, mas no 1 X 1 ele mostrou uma insegurança quando é o último homem. O Kanú guarda uma certa instabilidade, jogando muito em alguns jogos e mal em outros, mas fico feliz de termos 4 zagueiros de bons pra muito bons (incluindo o Carli nesse grupo).

Rodrigo Federman disse...

Sim, Paulo. Mas na presença física o Cuesta também se impõe bastante. Se bobear, até mais.
Abs e SA!!!