09/05/22

Mexeu logo (e bem)















Ontem o Luis Castro deu mais uma prova de que é um treinador que sabe analisar o jogo e não tem frescura em mexer no time, independente do jogador em questão.

Antes mesmo do final do primeiro tempo, tirou o inoperante Sauer e colocou o Diego Gonçalves:

"- Abdicamos do Sauer cedo porque as coisas não estavam ocorrendo bem. Fizemos uma linha de três e buscamos largura no campo com Saravia e Victor Sá. Tentávamos sair e perdíamos a bola cedo demais. Para jogar no 4-3-3, precisaríamos abdicar de um jogador. Desmontamos o quadrado com Oyama, Tchê Tchê, Sauer e Lucas Fernandes. Passamos a jogar com três atacantes e explorar as costas dos laterais do Flamengo, que nos deu trabalho na saída de bola".

Aliás, sobre o Sauer...
...uma ótima estreia diante do Ceilândia e mais nada.

Tomara que seja questão de adaptação mesmo, pois ontem foi triste. Perdido, lento e com dificuldades para dominar bolas.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia, Rodrigo e irmãos de camisa.
LC, mesmo usando termos técnicos para fazer suas explanações, em nenhum momento faz aquelas declarações herméticas que nem mesmo o próprio " professor" consegue decifrar.
Mostra que quem realmente entende o que está fazendo não tem necessidade de exagerar seus feitos nem de aumentar as dificuldades que enfrenta para vender seu peixe. Não tem a necessidade de lançar cortinas de fumaça para iludir os incautos.
Um enorme prazer ver uma pessoa assim no comando técnico do nosso renascimento.

Off topic: confesso que o que mais ocupa minha atenção nesta semana é a criação ( ou não) da Liga Brasileira. Como eu queria ser uma mosquinha para poder acompanhar os bastidores...
Rodrigo, o Cappelo e não nosso anfitrião, escreveu um interessante texto sobre o tópico.
SA, Marulho

Rodrigo Federman disse...

Marulho, o LC está nos enchendo de orgulho mesmo! Baita técnico. Ontem deu um nó no seu compatriota.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Leitura perfeita, pois o Sauer, foi assim com o Chay no jogo contra o Corinthians, apenas joga pela ponta direita enquanto escalação, pois quando a bola rola e a posse está com o Botafogo, ele fecha para permitir a passagem do ofensivo Saravia. Após a troca de laterais no adversário, o titular é de de mais marcação, Saravia ficou bem mais exposto e fazendo a defesa do Botafogo ter mais trabalho.
Ainda mais, como frisou o Castro, com as perdas de bola "cedo demais".
Ou seja, a substituição foi para preocupar o lateral deles e impedir um pouco o seu avanço, como também frisou.
Qualquer técnico brasileiro iria esperar o fim do primeiro tempo para arrumar as coisas por aquele lado.
E a substituição mostra bem mais do que a leitura do que ocorre no jogo, mostra a possibilidade de de um trabalho de variação tática importante, pois saiu para um 4-3-3, que é em tese, mais ofensivo do que com o quadrado de meio campo.
Se o Botafogo contratou um técnico europeu, precisamos todos entender que eles não trabalham com 11 titulares e vai variar as escalações e esquemas, antes e durante os jogos, e assim todos precisam estar bem preparados.
Ontem, não é pouca coisa, jogamos com o D. Borges de lateral esquerdo, uma improvisação que tem trazido resultados positivos, e uma zaga, Kanu e Cuesta,que jamais foi escalada e com o primeiro pelo lado onde não costuma atuar com frequência.
Há um longo caminho a ser percorrido e muitas perguntas sem respostas, mas os sinais positivos me parecem claros nesse inicio de trabalho.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Ele identificou muito bem. Quanto ao Sauer, me encantou na estreia mas depois não mostrou mais nada. Tomara que seja mesmo a adaptação. Mas por ali parece não ter ainda entendido.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Gostei dessa fala do L. Castro:

"Estamos satisfeitos pelo resultado, mas não é um resultado que vai fazer o campeonato. Isso não vai nos desviar do nosso caminho, entrar em euforia. Foi mais um jogo, vale três pontos e nada mais. E vamos seguir o nosso caminho de forma tranquila, como fizemos até agora "

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/05/08/luis-castro-explica-saida-de-sauer-e-contem-euforia-do-botafogo-apos-classico-mais-tres-pontos.ghtml

"(...)Foi mais um jogo, vale três pontos e nada mais(...)"
A rivalidade existe, não podemos aceitar nada diferente do que vitória nos clássicos, mas não podemos transformar o rival além do que de fato é.
SA!!!

Klaus disse...

Coletiva de alta qualidade, pontuando erros do time e ressaltando que o time está em construção. O Botafogo dividiu com o Flamengo a posse de bola, passes certos e finalizações certas. O tempo de rifar a bola e ficar com 25% de posse esperando uma bola perdida acabou. Como disse JT: Só estamos começando!

Eduardo Samico disse...

Rodrigo e amigos, ainda radiante pelo jogo de ontem, estava mesmo pensando no que fez o LC. Na hora da substituição até comentei com minha filha que se fosse um treineiro nativo, muito provavelmente esperaria até os 15 min do 2º tempo para proceder à substituição. Ou, em um gesto de ousadia, substituiria no intervalo.
LC, não...
E diante da situação do Saravia, amarelado desde cedo e marcando o arisco atacante adversário, foi lá e tirou nosso lateral, entrou com o Hugo, puxou o Daniel Borges -que grata surpresa agora na série A!- para a direita.
Tivéssemos um LC naquela goleada que levamos do esgoto na Copa do Brasil nos tempos do Seedorf - e do odioso OdeO- alguma coisa teria sido feita para tentar mitigar o estrago que acontecia no nosso setor defensivo nos lados do Gilberto. Só uma pequena digressão...
Sobre o que o Marulho falou, com relação à forma de se expressar do LC, ele usa os termos técnicos do ofício dele, mas, percebe-se, com conteúdo, de forma clara, quase didática. Completamente diferente das bobajadas dos nossos treineiros. Tipo "homeostase de entendimento" e por aí vai.
Dentre vários aspectos que muito me satisfizeram no jogo de ontem, gostei muito da dupla de zaga. Partidaça fez o Kanu, a quem vinha pegando no pé. E que surpresa ele ter ido para o jogo, uma vez que tivera problema muscular, e ter jogado os mais de 90 min.
Realmente, o Botafogo parece estar em um caminho muito bom. E com resultados bem razoáveis. Dos 6 jogos disputados, 3 vitórias, 2 empates, 1 derrota exatamente no 1º. 61 % de aproveitamento, até o momento.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Muito bom, Marcio.

Isso aí, Klaus.

Eduardo, ele realmente não esperou acontecer nada. Preferiu antever as possibilidades e mexer no time. Mostrou que conhece.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Boa tarde pessoal


Um off topic aqui. Nunca vi a mídia esportiva analisar em detalhes tão grandes a decisão do VAR de anular o gol Flamengo. Os caras chegam a afirmar que o VAR errou!!

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, eles estão mordidos demais até agora.
Abs e SA!!!

João disse...

To quebrando a cara com o Sauer até agora. Só mostrou alguma coisa contra o Ceilândia mesmo. De resto, tem sido uma decepção. Dependendo do que acontecer nos próximos jogos, faria uma dobradinha Daniel Borges/Saravia pela direita, adiantando mais o argentino, que é extremamente agudo porém tem dificuldades na defesa. E testaria Hugo ou o finlandês na esquerda, até a chegada do tal do Marçal.

Rodrigo Federman disse...

João, eu também. Lembro que após aquela partida, até fiz uma publicação falando que havíamos encontrado o armador. A partir de então, só decepção com ele.
Sobre o Saravia, juro que não vejo essa dificuldade que dizem na defesa. Vejo como um lateral que sabe marcar, tem velocidade e tal. Lógico que sua principal força é ofensiva, mas não vejo ele ruim na defesa.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

AC, o twitter botafoguense - ou a FogoTT como chamam - está bombando com as sandices que estão dizendo nesses programas esportivos sobre o impedimento do jogador do esgoto. É de cair o c@ da b#...

Um certo Gilmar Ferreira escreveu que "esta regra do impedimento agride a essência do futebol". O Loreto, ou Lofredo, nunca sei e não me importo, disse que "as pessoas não pagam ingresso para ver impedimento". Teve um, acho que na ESPN, que disse que o VAR errou e demonstrou utilizando uma régua escolar por sobre a tela da TV!

É ridículo demais!

Ah, sim, e sobre o Saravia, está me lembrando um pouco o que se dizia insistentemente a respeito do Marinho, no início dos 70. Falavam em "avenida Marinho", que não marcava, etc e tals. Ora, o cara era um craque, muito habilidoso, dono de um canhão na perna direita. Time algum poderia prescindir de um recurso ofensivo destes. Daí que durante um bom tempo ele e o Dirceu formaram uma bela dupla pelo lado esquerdo. Dirceuzinho com um pulmão que eu vou te contar, ia e vinha, ajudava horrores na marcação. E o Marinho atacava, e atacava.

Abs.

Marcio disse...

O problema desses "analistas" é que comentam de acordo com as circunstancias e envolvidos.
Não fizeram estardalhaço algum quando do gol anulado do A. Goianiense contra este mesmo adversário.. Não ouvi ninguém falando em "frame" anterior, posterior e outras coisas mais.
Reafirmo o que sempre escrevi aqui no Blog sobre o VAR no Brasil ser uma esculhambação, mas esses tais "analistas" são muito seletivos quando emitem críticas.
E já que estão cobrando o VAR, deveriam fazer também em relação à cotovelada dada pelo B. Henrique no Sarávia
São em sua maioria tão ruins quanto a arbitragem brasileira,
SA!!!

Gernaldo Maria da Silva disse...

Mostra-se muito acima dos treinadores brasileiros.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, disse tudo sobre esse lenga-lenga que andam tentando vender sobre o Saravia ser uma avenida. Discordo total.

Marcio, mas contra o protegido, nada além do já esperado choro. Rs

Sim, Gernaldo.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Finalmente batemos um treinador qualificado que vê o jogo e sabe o que fazer. Tenho a impressão que se o Castro estivesse orientando o time no primeiro jogo, muito provavelmente modificaria o lado direito defensivo do Botafogo.
Outra coisa interessante é que ele não fica inventando desculpas e não usa esses termos esdrúxulos dos nossos "professores".
Realmente o Textor acertou em cheio, mostra que o boss entende do riscado.
Para terminar, alguém deve dar uma chegada no MN e dizer prá ele que gol vale de qualquer maneira, seja de canela, de bunda, de bico, o portante é colocar a redonda lá dentro, que alguém fale para ele parar de firulas na hora da definição. Gol bonito, golaço é ótimo, mas tem que ser natural e não essa frescura. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu acredito que o LC vai chamar o MN no canto. Não pode ter essa máscara tão grande sem sequer ter mostrado futebol de gente grande até agora.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Resumo do acerto do var, nossa imprensa é uma bosta, mas a esportiva vive a chafurdar na lama como porcos querendo lamber o saco dos mulambos.
Samico, o Dirceu e o Marinho formavam uma senhora dupla e o Dirceu garantia os avanços do Marinho. Infelizmente o Sebastião Leônidas fez uma lambança contra o Colo Colo em 73 ao tirar o Dirceu e colocar um centro avante, abriu o caminho para o bom ponta Caseli do Colo Colo. Infelizmente não esqueço esse jogo, eu tava lá e, quando o Leônidas tirou o Marinho todos a minha volta reclamaram e sentiram que o Botafogo tomaria um gol. Um empate naquele jogo não seria ruim, pois com a combinação de resultados o Botafogo estaria na final. Esse foi um triste varandão da saudade. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Sergio. Rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Boa noite a todos.
Pensei que só eu havia reparado na cotovelada cheia de maldade que o BH deu no Saravia.
Marcio, além de organizar e manter um tremendo arquivo de notícias do universo futebolístico é um arguto observador.
Obrigado por confirmar que eu não havia enxergado demais no lance.
Como para esta deslealdade não houve VAR, aliás, nem sequer ter sido reparada ou comentada, não dá para saber se foi uma ação intimidatória ou com intenção de machucar.
Imaginando: se fosse inverso a gritaria seria grande.
SA, Marulho

Eduardo Samico disse...

Sérgio, eu também estava nesse fatídico jogo contra o Colo-Colo em 73, em alguma noite perdida em meio de semana. Independentemente da substituição do Dirceu - o Leônidas gostava de botar o Fischer e o Ferretti- o Caszelly jogou demais, tocou um zaralho e fez um ou os dois gols dos chilenos. Ele era extremamente habilidoso.
Sobre a recuperação do Kanu, sugiro a leitura: https://m.lance.com.br/botafogo/botafogo-kanu-trabalhou-em-tres-periodos-e-mudou-alimentacao-para-poder-jogar-contra-o-flamengo.html
É uma baita mudança acontecendo em vários setores do Botafogo. Antes era um cara vencedor como o Seedorf, que acabou passando por chato. Agora a mudança vem de cima, é estrutural.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

Marulho, aquele lance achei que os dois se provocaram.

Eduardo, doce mudança.

Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Vc quer queimar o cara com menos de 5 jogos

Rodrigo Federman disse...

Não, Tiago. Você que tem dificuldade extrema em interpretação de textos. Se pudesse, eu desenhava.
Abs e SA!!!