31/05/22

Não podem ser reservas















Após o jogo contra o Coritiba, o jornalista Eugênio Leal (que eu detesto) falou uma coisa que me fez refletir:

"- Luís Castro deixou no banco Tchê Tchê e Patrick de Paula, que são jogadores que poderiam dar uma capacidade criativa, um chute de fora da área, uma infiltração… Ele jogou com o Del Piage e o Oyama, depois colocou o Lucas Fernandes, mas não funcionou. São dois jogadores decisivos, experientes, são as estrelas do elenco, ficam no banco 90 minutos e não entram. Será que tem algum problema? Fiquei com essa interrogação".

É claro que se não for um fora de série, não tem jogador insubstituível. Principalmente no escasso futebol brasileiro. Ainda mais no elenco extremamente limitado do Botafogo. Mas uma coisa é verdade: Se não tem ninguém rendendo, é melhor insistir com aqueles que sabemos que podem dar mais.

Uma coisa, era o Patrick ser reserva no Palmeiras e o Tchê Tchê no Atlético. Outra, bem diferente, é vê-los no banco enquanto jogam Romildo, Diego, Piazon, Lucas, etc.

Repito o que escrevi em uma publicação na semana passada: Do meio para frente, hoje, só o Oyama e Erison justificam suas titularidades. Para montar o resto do time, é melhor escalar os "menos piores"  tecnicamente. Até porque, desses podemos cobrar mais!

Patrick e Tchê Tchê fazem parte desse grupo...
...pelo menos até a chegada dos reforços no meio do ano.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

16 comentários:

JOTA disse...

RODRIGO, concordo com o seu comentário e também não entendi algumas atitudes do LC até agora.
Estou dando "tempo ao tempo" para ver o que o segundo semestre nos reserva, pois o JT foi bem claro quando afirmou: "estamos montando um time para em 2022 ficarmos no meio da tabela e não sermos rebaixados, em 2023 disputaremos todos os títulos."
Realmente no elenco atual os citados não podem ficar no banco.

Jorge Luiz vieira disse...

Nós não temos plantel pra propor jogo contra nenhuma equipe, seja ela de serie d, C,b e muito menos de série a! Era pra estarmos jogando no nosso feijão com arroz, dando a bola pro adversário e procurando o contra- ataque...
A melhor partida que fizemos fomos amassados pelos urubus mas vencemos, jogando desta forma...
La na frente, com novas e valiosas contratações até podemos procurar propor o jogo, mas com esse atual plantel é impossível...
Sei que vou ser criticado mas me arrisco a dizer que esse nosso time A nas mãos do Enderson Moreira estaria com melhor pontuação...
Abs e SAN!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Sergio. Algumas coisas já podem ser questionadas.

Jorge Luiz, nisso eu discordo. O Enderson, assim como vários jogadores do atual elenco, também é treinador de Série B. Não acho que o problema seja o técnico. Pelo contrário. Mas o LC já deve ser criticado também quando se fizer necessário.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Complicado...Guardadas as devidas proporções, está me lembrando aquelas situações em que quem estava no banco sempre parecia "melhor" que aquele que estivesse jogando. O Tchê Tchê um pouco menos, mas o PdeP até o momento tem decepcionado legal. Parece desligado, em rotação inferior àquela do resto do time - que nem tem essa "intensidade" toda- atrasando as jogadas.

Nesse jogo contra o Coxa achei o Lucas F. melhor, comparando-se com outros jogos. Romildo, não, mas ele vinha entrando bem, talvez melhor que o PdeP.

Agora, manter o Diego e entrar com Piazon enquanto o PdeP fica no banco, a mim não parece o ideal, não...

Por ora é ter paciência, torcer para o LC tentar algo diferente pois está me parecendo que o 4-3-3 estatutário, com o elenco que temos no momento, não está dando certo. Os números até que não são dos piores, mas o time não vem jogando bem.

Abs.

Marcio disse...

Quem pode oferecer mais precisa receber maiores cobranças, P. de Paula e Tchê² estão nesse grupo; claro que o fato de não estarem entre os 11 inicias pode guardar relação com algum fato desconhecido.
Só que no meu entendimento, se o jogador não tem plenas condições de jogo não pode ser relacionado, salvo se for jogo decisivo, do se perder está fora.
Sobre os que correspondem, vou incluir o V. Sá, pois a sua queda de rendimento iniciou mais ou menos a partir do momento em que começou a jogar pela direita... No último jogo, inclusive, quando retornou para o lado esquerdo subiu muito de produção.

No Post anterior foi comentado sobre destros que jogavam pelo lado esquerdo. O Joãozinho ponta do Cruzeiro e o Zé Sérgio do São Paulo foram outros bons exemplos..

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, mas se já testou todo mundo e ninguém deu certo (exceção ao Oyama), continua insistindo com quem tecnicamente (e sabidamente) é melhor!

Sim, Marcio. O Victor não citei porque na frente sequer tem opções. Diferente do meio.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Dos jogadores atuais até agora só me agradaram o Gatito, Cuesta, Oyama, Vitor Sá. O Erison é voluntarioso e fez gols importantes, mas toma muitas decisões erradas que matam ataques, parece que nunca vê um companheiro melhor colocado.
Ontem ouvi uma colocação interessante sobre essa idéia de jogar por uma bola tem que ser banida da cultura do futebol botafoguense, cultura essa que faz do time sempre complexo de inferioridade. Não acho que o Botafogo atual seja tão ruim para ficar jogando igual time pequeno. Veja por exemplo o jogo contra o América Mineiro, ele foi dominado porque o AM é um bom time, tanto que ganhou do Atlético Mineiro e domingo passado amassou o Corinthians, não ganhou por azar. Entretanto no segundo tempo o Botafogo melhorou.
Domingo o Botafogo tomou o gol no momento em que crescia na partida, gol por pura desatenção. Interessante é que o Coritiba joga por uma bola, tem dado certo em casa, mas fora foi eliminado pelo Santos na cb tomando uma bela sova.
E essa de exaltar o Enderson, é bom lembrar que nos jogos do fraquíssimo carioca enquanto dirigia o time a campanha foi muito ruim, levando-se em conta a qualidade dos times bem abaixo dos da seria A do atual brasileiro.
Acho que um dos maiores problemas do atual elenco é o desnível físico e a falta de jogo de vários jogadores, alguns em final de temporada e outros com pouco tempo de jogo, talvez por essa razão que o Patrick e o Tchê Tchê sejam preteridos, pois ainda não apresentaram o que poderíamos esperar deles.
Entretanto eu gostaria de ver o seguinte time: Gatito, Saravia, Kanu e Cuesta; Oyama, Patrick, Tchê Tchê e Sauer; Vitor Sá e Erison. Faltou o LE, aí sinceramente não sei quem escalar, Hugo é fraco, o DB é quebra galho, tá dando conta? Mais ou menos. Se vai dar certo não sei, mas eu tentaria.
Uma coisa eu tenho certeza, DG não dá mais, se não dava na série B, imagina na A. bs e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu ainda tiro o Victor dessa lista. Começou bem, mas nos últimos (pelo menos 4 ou 5) jogos, não tem atuado bem. Destaco até agora o Gatito, Cuesta, Oyama. O Erison pelos gols importantes. O resto, todo mundo devendo muito.
Abs e SA!!!

Marcos disse...

O melhor atacante do Botafogo se chama Vinicius Lopes é eu não sei porque esse técnico já não escalou como titular.
Aqui no Goiás era uma das maiores revelações do clube e não quis renovar o contrato

Rodrigo Federman disse...

Marcos, acho que ele é um dos que merece mais oportunidades, mas se VL é o melhor atacante do elenco, só comprova que o setor é/está fraco.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Amigo, tem gente pedindo a cabeça do Luis Castro pela derrota de domingo, em 10 jogos perdeu dois jogos, ganhou 3 e empatou 3, está no comando da equipe há 3 meses com um time montado praticamente as pressas, e o time do Botafogo está apenas a 3 pontos do primeiro colocado. Acho isso algo alarmante, mas mais alarmante são as viúvas do time da série B e do Enderson. Realmente o time não está jogando bem, mas ano passado apesar de ser campeão e subir não me lembro de poucas partidas em que o time do Botafogo não tomou sufoco.
Acho que essa ansiedade de muitos é até explicável, mas não vejo motivo para tanto.
Me lembro agora de uma estória que o Saldanha costumava usar quando um time apesar de boas contratações demorava a acertar. Ele citava um time que o ectd montou na década de 30 ou 40 em que foram contratados diversos craques de bola e o time não jogava nada e aí foi chamado de Grande Hotel. Explico: Grande Hotel foi um filme feito em Hollywood que reunião os atores mais famosos e importantes da época, entretanto o filme era uma porcaria, daí o ectd ser chamado pelo nome do filme. Saudades desses comentaristas que sempre tinham estórias interessantes para ilustrar seus comentários, hoje a maioria é um porre, não consigo ouvir.
Embora o time do Botafogo veja mediano, mas tirando Palmeiras, Flamengo e o Atlético Mineiro não vejo muita coisa tão assustadora assim. Enfim, nos resta torcer e ter paciência, porque querer mudar o início de um projeto com apenas 3 meses é dose pra mamute. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sou totalmente contrário até a hipótese de rodar o LC. Isso é insanidade. Mas acho que também já deu tempo para ele ser cobrado e criticado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Respeito quem pensa que o melhor é entregar a bola para o adversário e esperar o contra-ataque.
Mas... E quando o adversário se julgar inferior e resolver entregar a bola ao Botafogo, o que fazer?
E se o adversário que te entregar a bola sair à frente do placar, o que fazer?
Mesmo com uma tática definida, não se pode enfrentar todo e qualquer adversário sem as necessárias variações, pois cada equipe têm qualidades e defeitos bem diferentes, fora as próprias exigências de cada competição. Ser ofensivo ou defensivo é muito mais do que o simples numero de atacantes ou defensores.
Uma coisa é certa, todo e qualquer esquema tático escolhido pelo L. Castro vai depender do desempenho individual e da mentalidade dos jogadores.
Penso que atualmente não custa ao L. Castro rever as suas posições, retroceder na execução do trabalho não significa que tudo está errado. Em alguns momentos ele vai precisar responder se o processo está tendo ou não resultados e fazer as correções para seguir em frente.
Todavia, eu prefiro as tentativas do L. Castro em fazer um time que jogue para ganhar do que assistir ao Botafogo jogando em um modelo cômodo porque falta ao técnico boas ideias e deseja proteger o seu próprio trabalho. O famoso "se der para ganhar, melhor".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. O importante é ter opções, variações.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Mas o Castro já disse que vai mudar se a proposta de jogo dele não der resultados. Claro que é necessário tempo, coisa que no futebol brasileiro é complicado, pois como o próprio treinador disse, sem resultados positivos fica difícil ter tempo para trabalhar. Torço que o português consiga melhorar a equipe pela simples razão que em termos de treinadores brasileiros a expectativa é zero. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, mas então que ele defina logo qual o time titular que pode ser melhor avaliado com o mínimo de sequência.
Abs e SA!!!