22/05/22

O único guerreiro no ataque

















Autor do gol no empate de ontem, o atacante Erison falou:

"- Sabemos da qualidade do América e sabíamos que seria um jogo difícil aqui. Mantivemos a concentração até o fim e conseguimos o empate. Sabemos que haverá momentos de dificuldade durante o jogo e temos que estar preparados".

Aquele discurso padrão, afinal, exceção ao próprio Erison e outros dois ou três (no máximo), faltou a tal concentração...além de vontade e garra.

O Erison sim, correu, se esforçou e criou oportunidades, mas já passou da hora dos seus companheiros entrarem no mesmo ritmo e espírito. 

Principalmente do meio para frente. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Marcio disse...

Tecnicamente o Erison deixa a desejar, fira da área geralmente faz escolhas equivocadas, como um passe que nao fez para o Sá logo no inicio do jogo.
Entretanto ele parece caminhar para ser aquele centroavante dos gols decisivos, aquele que a bola procura; quase que sozinho virou o jogo.
Como sou do futebol antigo, centroavante joga bem quando faz gol, é uma posição diferenciada, como a do goleiro.
Para terminar, mesmo acreditando ser necessario contratar um centroavante de melhor gabarito, está claro que o Erison está aproveitando a oportunidade e em uma linguagem bem simples, não está pipocando.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso, Marcio. Queremos um 9 que marque gols. E isso ele tem feito, mesmo sendo limitado tecnicamente e tentando sair muito da área (o que não faz tão bem).
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, como torcedor é claro que fico "P da vida" quando não vencemos.
Entretanto, lembro sempre das palavras do JT quando disse que em 2022 montaria um time para disputar títulos em 2023.
Como foi um cara que nos deu muitas esperanças, sou paciente e tolerante, pois um bom time não se faz da noite para o dia.
Até agora, o tal do PDP não me convenceu e a grana que foi gasta com ele foi bem alta. Tem vezes que briga com a bola e parece-me meio mascarado. Torço para estar errado.
Sobre o comentário de hoje, concordo que o ERISON realmente é o único guerreiro.
Um bom domingo para todos e só um vinho para esquentar o nosso lombo carcomido pelo tempo, rsrsrs.

Rodrigo Federman disse...

Jota, sim, sabemos que é uma recuperação à médio prazo , mas não dá para perdoar a apatia de ontem e os vários jogos que começamos desligados.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu só discordo sobre essa tal dificuldade técnica que o Erisson tem, se compararmos com os outros atacantes do Futebol BR.

Eu duvido que o Gabigol, por exemplo, faria esses gols que ele tem feito jogando num ataque tão espaçado e sem vontade como o nosso. Se o Erisson tivesse arrascaeta, everton e Bruno Henrique seria o artilheiro do Brasileirão.

E usei o Gabigol pq é o atacante convocado, imagina comparando com os outros.

Marcos

Rodrigo Federman disse...

Marcos, eu falo de limitação técnica. O Erison tem sido uma grata surpresa com gols principalmente porque é um brigador e merece. Mas se comparar ao Gabriel, o flamenguista é muito mais jogador (análise técnica), inegavelmente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Respeitando as claras diferenças, seria como comparar Tulio com o Romário. Tulio era um goleador exemplar, foi artilheiro de campeonatos que o Romario também disputou, mas tecnicamente falando, Romário era superior.
Um outro exemplo clássico de goleador que tecnicamente não era privilegiado é o Jardel; chegou a ser o maior goleador da Europa em duas oportunidades.
Mas centroavante no meu entendimento é gol, se for bom tecnicamente, melhor; até porque esse negócio de gol é um detalhe é bom para os ditos "professores"
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, baitas exemplos. É exatamente isso.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

É muito preocupante como o Botafogo tem jogado muito mal o primeiro tempo em quase todos seus jogos. E ontem, o gol do América foi resultado de lambanças sem fim da zaga, uma tragédia. Tem-se que achar uma solução para isso. Se o América estivesse mais inspirado, poderia ter feito, ao menos, 2x0, e praticamente definido o jogo.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, qualquer adversário mais qualificado teria matado o jogo nos 45 minutos ontem.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Com uma gripe danada fui dormir cedo, um frio terrível aqui em Petrópolis e nem me lembrei do jogo, somente hoje vó o resultado.
Bom, pelas críticas mas em especial seu comentário no post sobre o jogo, eu tenho a impressão que o time só entra nos eixos no segundo tempo porque o Luís Castro mostra o que eles tem que fazer. Parece incrível a incapacidade dia jogadores conseguirem fazer um primeiro tempo decente, e isso tem sido a tônica em todos os jogos que vi, inclusive contra o fraco Ceilândia. Tá na hora de dar um baita espirro nesses caras e que joguem direito o jogo inteiro e não fiquem apenas na dependência do que vai dizer o treinador.
A verdade é que time ainda está oscilando s acho que será uma tônica do primeiro turno. Eu de minha parte só espero um campeonato tranquilo ficando na série A, se acontecer algo melhor prá mim serão lucro. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. É nessa linha mesmo. Mas o próprio LC precisa perceber e exigir as mudanças mais cedo. Não dá para esperar sempre pelo intervalo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

A grande verdade é que apesar da empolgação da torcida, o time é limitado e isso afeta na construção de um esquema de jogo, pois entendimento em futebol passa pela percepção do que o jogador pode ou não fazer e, num dia horroroso do time o número de problemas se multiplica. Eu tenho a impressão que o Luís Castro continua com testes e ainda não tem a formação ideal, e espero estar errado, mas começaram muito a elogiar o time e o sapatinho começou a criar um salto 9.
Galera, vocês têm suar muito, pois se até os extra classe o fazem, imagina vocês. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso é verdade, Sergio. O time ainda é limitado e dificulta não termos lateral esquerdo, um camisa 10 e um outro bom ponteiro.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O alvinegro da estrela solitária ainda carece de três bons jogadores na Lateral Esquerda, jogador de lado pela direita e um meia de criação, com urgência. Vendo os jogos de hoje, cheguei à conclusão que o nosso plantel, apesar de alguns avanços, ainda é muito limitado, principalmente do meio pra frente. Só reage após as mexidas do LC. Vamos viver essa realidade até quando? Não quero ser pessimista, mas em alguns jogos, a sorte vestiu-se de preto e branco. Saudações Alvinegras!
Damião



Rodrigo Federman disse...

Damião, e um reserva para o Gatito, além de um 9 para brigar com o Erison.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O interessante é que o Erison já iniciou no futebol aos 18 anos, ou seja, não passou pelo fraldinha, infantil, berçário... Provavelmente não foi todo engomadinho para os treinos nas famosas escolinhas, com chuteiras coloridas de marcas famosas.
Disputava, segundo as informações, torneios amadores... Todos sabemos que nas boas e velhas peladas o foco é o gol e ganhar, diferente das famosas escolinhas onde os ditos "professores" só sabem gritar "pega, pega, marca, marca", preocupados em apenas enriquecer o próprio currículo com conquistas e quase sem revelar jogador algum.
Que o L. Castro consiga fazer o Erison melhorar a tomada de decisão, já que nem sempre a melhor jogada é a finalização ou a finalização de qualquer maneira, só que sem tirar essa vontade que ele tem de ir no gol adversário.
Que o L. Castro seja para o Erison o que foi o Cesare Prandelli para o Adriano.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Faltou a base. Orientações básicas mesmo.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

O Erison tem uma característica da qual todos falamos que é e força, mas não é só essa. Tem um primeiro drible e arranque fortes também. Portanto não é recomendável que jogue longe do gol adversário, já que sua força, explosão e primeiro arranque podem se esgotar rápido. No primeiro tempo ele ficou muito longe do gol adversário e as jogadas para ele se perdiam na sua tentativa de se aproximas da zona de chute. Na maioria das vezes sua arrancada se perdia em um segundo drible ou passe. Agora, quando pisa na área ou está dentro dela e recebe a bola é um excelente centro avante. Chuta bem e com força e se posiciona com rapidez se antecipando ao adversário. Quem gosta de arrancada de carro sabe do que estou dizendo.

Rodrigo Federman disse...

Unknown, sim....fora da área ele mostra as deficiências técnicas. Lá próximo compensa com a explosão e não ter medo de arriscar (virtude para poucos).
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

O cara que é limitado técnicamente não consegue dar aquele passe de calcanhar que ele deu pro Vitor Sá que perdeu o gol ,pra vcs todos jogadores que o Botafogo trazem vcs criticam,nunca elogiam

Tiago Almeida disse...

Esquece essa história de camisa 10,isso ficou no passado os grandes times do mundo hj não tem própria mente esse jogador,hj o cara tem que marcar e sair pro jogo ,vcs parecem que estão na década de 80

Rodrigo Federman disse...

Tiago, você que é MUITO BURRO. Falar que o cara é limitado tecnicamente não é necessariamente uma crítica. É atestar um fato. BURRO.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Marcar e sair para o jogo... Alguns dos mandamentos do Johan Cruyff era "No meu time, o goleiro é o primeiro atacante e o atacante, o primeiro defensor" e "Quando se tem a bola é preciso trabalhar para deixar o campo o maior possível, quando ela está com o adversário temos que deixá-lo o menor que pudermos. (Marcar sob pressão intensa e jogar pelos lados com pontas bem abertos)."
Tudo dentro daquilo que prega o tal futebol moderno, de marcar e jogar.
E ele foi campeão no Barcelona com Hristo Stoichkov, Romário, Laudrup...
Sem precisar falar do Laudrup e do Stoichkov (craque e polêmico), sabemos todos que Romário nunca foi chegado à marcação... E como ele jogou no time do Cruyff?
Se arrumarem um 10 que desequilibre jogos, toda essa teoria, mesmo respeitando as opiniões, vai para o ralo.
No passado vimos o Garrincha, que o Canhota afirma que o esquema ia até certo ponto, que da meia direita para ponta direita era tudo com o famoso ponta
Obrigações táticas sempre existiu e sempre existirá, obviamente de acordo com as suas respectivas épocas, mas não se pode desprezar o talento impunemente.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

É exatamente isso, Marcio.
Abs e SA!!!