13/05/22

Sem tanta euforia















O Patrick foi um dos destaques na vitória de ontem.

Depois dos milhões investidos no ex-Palmeiras e os primeiros jogos muito tímido, o volante fez um dos gols contra o Ceilândia e saiu elogiado - com uma observação pertinente - pelo técnico Luis Castro:

"- O Patrick fez aquilo que tem que fazer e que quer fazer em todos os jogos. Acho interessante como as pessoas falam: 'Ah, jogou bem!'. Mas a obrigação não é jogar bem? Eu teria que ficar chateado quando eles jogarem mal. Jogar bem não é admiração para ninguém, porque eles foram contratados para jogar bem. Jogou bem e todos devem jogar sempre bem, é obrigação dele. A minha obrigação estar bem, quando estou mal é que é um problema".

Perfeito (mais uma vez) o LC.

Até porque, não esqueçamos do Sauer, que na estreia também acabou com o Ceilândia em Brasilia e depois não repetiu a atuação nos jogos seguintes.

Parabéns por ontem ao PK, mas que ele mantenha a regularidade a partir de agora....e, principalmente, diante dos adversários de primeira divisão.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Parece que acabou aquela "passada de mão na cabeça" dos jogadores que se arrastam em campo e diz que tem que levantar a cabeça para a próxima partida.
A peneira do LC está começando.
Tambem acho que acabou a panelinha....

Sergio disse...

Eu nunca gostei de ouvir coletivas dos "professores" nativos, mas ouvir o Luís Castro é um prazer, ouço aquilo que assisti e sem esses termos idiotas que inventaram por essas bandas. O LC é muito inteligente, lúcido, educado e é bom os repórteres começarem a melhorar o nível porque não estão falando com alguém que não enrola e sabe responder sempre com muita clareza.
Sobre o jogo o que ficou patente foi que o Patrick precisa melhorar a forma física, já melhorou, mas ainda precisa mais. Bola ele tem e sabe o que fazer, inclusive fez um lançamento para o MN muito bom, pena que o MN estivesse impedido, por milímetros, mas se fosse jogador dos mulambos estariam chorando até agora.
A maioria dos jogadores mesmo que com suas limitações tem mostrado luta, mas o caso do Piazon é surpreendente, pois além de não jogar nada nem correr e lutar o cara consegue. Ele tem que ir pro Botafogo F, fora. ABS e SB!

JOTA disse...

RODRIGO, a experiência vivida sempre me fez ter cautela em avaliações pró ou contra.
Entretanto, acredito que o LC foi uma boa para o nosso BOTAFOGO, pois parece ser um cara sério e sem essas baboseiras de "N" treinadores que se acham acima do bem e do mal.
Sobre a "joia da coroa", como alguns dizem, e o "PDP", ainda não me convenceram de que realmente fazem a diferença, mas torço que sejam, em breve, uma realidade.
Concordo com o amigo, deixo a euforia para os torcedores mais afoitos, rsrsrs.
Um bom final de semana aos amigos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, parece mesmo! O que é ótimo, diga-se.

Sergio, realmente. O LC é diferenciado. Inteligentíssimo e sem discurso para encher linguiça.

Jota, hoje eu estou certo disso. Foi uma aposta, mas certeira.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Interessante essa fala do L. Castro...
Voltando ao passado nem tão distante do Botafogo, sempre ouvíamos reclamações de profissionais e dirigentes sobre a situação do clube, quase se esquivando das responsabilidades.
Inclusive vale para o que tem acontecido sobre a eterna gratidão ao E. Moreira pelo retorno à série A, como se ele tivesse feito um grande favor.
Nós sempre afirmamos que se aceitou a empreitada foi por julgar-se competente e assim deveria ser cobrado; considerando o empregador estar fornecendo as melhores condições de trabalho possíveis.
Claro que um elogio para um grande trabalho, uma performance, faz bem para todo e qualquer profissional, mas este não pode se achar melindrado pela falta de elogios públicos, considerando que as críticas também devem se manter no ambiente interno.
Em um ambiente profissional, o reconhecimento está nos melhores contratos.
A fala do técnico traz a medida da responsabilidade dos profissionais, evitando até uma possibilidade de acomodação.
Especificamente sobre o P. de Paula, penso que é preciso entender que o alto valor pago por seus direitos econômicos se refere ao que ele poderá ser enquanto jogador e não pelo que é.
Não é demasiado lembrar que tem 22 anos, que em 2017 foi contratado pelo Palmeiras após se destacar na Taça das Favelas, ou seja, é um jogador ainda em evolução e obviamente não pode ser o jogador a ditar o ritmo do time, por enquanto.
O que vale para o Erison, 23 anos, trabalhar para evoluir, vale para o P. de Paula... A diferença é que o P. de Paula joga no meio de campo, setor preponderante para o bom funcionamento da equipe.

Mais duas partes da entrevista do Castro que gostei:

"(...)As pessoas falam muito de intensidade. Mas acho que intensidade mental cansa mais e perturba mais os adversários. Às vezes as melhores equipes do mundo não precisam correr muito para jogar bem."

"(...)Contra o Flamengo viemos de um nível de complexidade altíssimo, e hoje foi num nível normal. Sem qualquer desfavor. O Adelson tem a equipe trabalhada, um trabalho fantástico. Mas a complexidade do Flamengo é diferente. Avaliar os jogadores como uma equipe e outra não é correta da minha parte(...)"

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/05/12/luis-castro-celebra-classificacao-do-botafogo-e-minutagem-para-jogadores-objetivos-alcancados.ghtml

A primeira, com o entrosamento e conhecimento do que fazer em campo, a equipe controlará as ações, fará o jogo correr ao seu ritmo.
A segunda, o entendimento claro de que querendo ou não o Flamengo tem uma equipe tecnicamente estabelecida, de mais tempo de trabalho, e que ser pressionado por eles em algum momento do jogo não significa estar fazendo um jogo ruim. Não tem como não ser ameaçado!
Assim, óbvio, não tem como fazer avaliações do Botafogo em mesmo nível de todos os adversários enfrentados.
O tratamento precisa ser diferenciado.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, diferente de todos os outros, dá muita vontade ler/escutar as falas do LC. Até a presente data, literalmente dando aula...seja de conhecimento técnico, quanto de gestão de grupo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Essa melhora do PP dá mais esperança e mostra que temos elenco, até porque o Tchê Tchê é outro que fez uma excelente partida contra os mulambos. LC sempre sábio nas palavras, que visão e personalidade, foi um grande achado. Destaco também no jogo de ontem a força da torcida, apoiando, cantando o tempo inteiro! Estádio cheio, treinador competente e jogador mostrando a que veio, estranho essa atmosfera que não sentia a muito tempo.

Marcelo Lopes

Marcio disse...

Sim, Rodrigo, mas muitos não procuram entender o que diz o L. Castro, em muitos casos, coisas que deveria ser até de fácil entendimento:

Ontem ele disse em um trecho:

"Gostei da forma como a equipe se entregou por completo. Uma equipe não joga sozinha joga sempre contra um opositor. O opositor vem em ritmos de complexidade diferentes.(...)"

Está na linha do que disse o Garrincha ao Feola lá no já distante 1958...

“Tudo bem, seu Feola, mas o senhor já combinou com os russos?”

E essa fala do L. Castro ajuda a entender o porquê dele ter feito tão cedo uma substituição e isso não tem nada de errado como tentam fazer parecer alguns "analistas"; o futebol é um jogo de ação e reação, de potencializar ou anular qualidades e defeitos seus e dos adversários.
Nem sempre as coisas sairão como planejeado previamente.
SA!!!

Eduardo Samico disse...

Bem isso, Rodrigo. Vale a pena assistir ou, na impossibilidade, de ler as entrevistas do LC. Ele tem o que dizer. Percebe-se um norte na longa caminhada que ainda temos pela frente. E percebe-se um pensamento coerente, coeso, inteligível. Nem dá para comparar com os últimos treineiros que tivemos.

Putz!

Barroca - nojo!, Valentim, Jair Everest, o Mecânico, Zé Ricardo, Marcos Paquetá e Felipe Tigrão Conceiçao! Gizuis... é assustador! Não poderia nunca dar certo!

Voltando ao LC, ontem, após regressar do Nilton Santos, fui procurar no canal da Botafogo TV a entrevista do nosso treinador. Realmente vale a pena parar para assistir.

Em tempo, que espetáculo vem sendo a torcida do Botafogo! Cantamos quase que o jogo todo, apesar do ritmo de treino que existiu em boa parte da peleja. Não sei quantos presentes havia ontem, mas leste inferior e superior com muita gente, oeste inferior e norte nem tanto. Ainda assim, para um jogo às 21:30 h que tinha tudo para ser o que acabou sendo, um treino de luxo, foi um público muito bom.

Vamos ao Fortaleza, agora!

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, sim....mas não podemos esquecer também do adversário.

Concordo total, Marcio.

Eduardo, exato. Temos uma expectativa, além dos jogos, dos pós (entrevistas). E o nível é alto.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu ia comentar mas o Samico já falou: essa torcida do Botafogo é um espetáculo a parte, merece muitos títulos pelo que tem aguentado e pelo apoio que nunca deixou de dar ao Botafogo. Se ela não existiria mais Botafogo. E com razão o Textor chama os torcedores de co.propritarios. Samico, no Sport estava escrito que eram 30 mil torcedores, para uma quinta as 21:30 é gente pra caramba.
Sobre o Luís Castro, que acerto espetacular do John Textor. E parece que o LC pediu um CT integrado, profissionais e base, isso é muito importante. Enfim, realmente podemos ver muita coisa boa pela frente. ABS e SB!

Sergio disse...

Corrigindo o número de torcedores ontem: 18 mil. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. O botafoguense é diferenciado. Nada se compara, literalmente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O comportamento da Torcida é uma resposta a uma porrada de vezes que foi acusada de ser responsável pelos infortúnios que o Clube passou.
E tudo isso porque quem chegou entregou "apenas" a esperança em dias melhores..
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, imagina essa torcida a partir de agora com o clube voltando a ser o verdadeiro Botafogo? Ninguém nos segura mais.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o Botafogo assinou a filiação a tal Libra.

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/05/13/botafogo-assina-filiacao-a-liga-de-futebol-brasileiro-que-agora-tem-10-clubes.ghtml

O que será que mudou para o Textor colocar o jamegão?
Semana passada assinou junto a outros clubes uma nota exigindo modificações na forma de divisão dos recursos; agora foi a São Paulo discutir os melhores modelos e assinou a filiação.
Enquanto não sair oficialmente os porquês da adesão, qualquer conclusão será precipitada... O que já ocorre até com afirmações que o Textor não sabe o que é o futebol brasileiro em termos de negócios, como se fosse um principiante...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio , eu tenho certeza de que ele sabe o que tá fazendo e é o bom pro Botafogo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Na década de 60/70 tinha o slogan muito comum nas rádios que era "a torcida que mais cresce no Brasil". Em termos de títulos cariocas se não me falha a memória era um ou dois a menos que o coisa ruim.
Mas parece que o projeto dos "notáveis" que substituíram os antigos e verdadeiros beneméritos do Botafogo parecia ser mais a parte social do que o futebol.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Sergio.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Nas décadas de sessenta e início da de setenta era muito comum escutarmos nas rádios o seguinte: "a torcida do Botafogo é a que mais cresce no país". Realmente era algo muito interessante e parecia incomodar muita gente que torcia contra.
A verdade é que a geração de dirigentes que sucedeu os antigos beneméritos parecia ter outro projeto, muito mais voltado a parte social de que o futebol, enfim o amadorismo dos dirigentes parece que levou o clube a insolvência, o que parecia impossível aconteceu.
A venda de GS foi um dos episódios mais estranhos da história do clube. Nenhum clube, eu disse, nenhum clube brasileiro dos considerados grandes foi obrigado a se desfazer de seu patrimônio para quitar dividas, estranhamente o Botafogo foi. Os economistas costumam dizer que dúvidas se negociam. Enfim, na minha visão naquela fatídica venda começou a decadência do clube com sua perda de identidade, como havia previsto o Carlito Rocha.
Resumo da história, em 68 a distância entre títulos dos grandes em relação ao Botafogo era pequena, e foi o clube que mais havia ganho títulos no Rio desde 1957 fora o enorme prestígio internacional do clube. Daí em diante sabemos o que aconteceu.
O fato é que se a torcida parou de crescer de forma bastante grande, o fato é que nem os 20 anos sem um carioca e depois esse deserto nós últimos 27 sem títulos nacionais conseguiram acabar com a torcida do Botafogo.
Na minha visão o desespero de certos setores da mídia e de muitos rivais ao ver o despertar do Botafogo e a presença expressiva de sua torcida reacendeu o medo em relação ao Gigante.Dai esse papo de farplay financeiro. A verdade é que grande parte da torcida estava escondida pelos sucessivos desastres nesse novo século, mas bastou que a esperança voltasse que ele ressurge e mostra o seu imenso valor e o motivo do Botafogo ainda existir.
Portanto preparem-se, o Botafogo é indestrutível, quem tem uma história como a sua e essa torcida nunca acabará, nem que os de fora e em especial os de dentro tentem o Botafogo sempre vencerá.
Tive a sorte de ver um pouco do grande Botafogo e estou tendo a sorte de ver a sua reconstrução, espero ainda poder ver o Botafogo reconstruído, para desespero de muitos. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, muito bom. E é inegável que um time vencedor impacta no crescimento da sua torcida. Voltaremos aos áureos tempos do Botafogo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Rodrigo, eu mandei o texto incompleto e pensei que tivesse perdido, então reescrevi e mandei completo. Tem como apagar o primeiro? ABS e SB!

Marcio disse...

Assim também espero, Rodrigo.
O interessante é que tem Torcedor dizendo que a decisão dele foi uma "bola fora", que deveria brigar por uma melhor distribuição dos valores, para trazer um campeonato melhor disputado, um bem para o futebol nacional...
O que é preciso considerar é se de fato os grupos estão pensando em uma melhora coletiva , o que eu duvido muito.
Se há individualismo dentro dos grupos, Textor, mesmo na possibilidade de pensar diferente, precisa tomar uma decisão.
Resta-nos esperar as justificativas, os termos debatidos, se é que chegarão ao público esses porquês.
SWA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, ele tem o crédito ainda.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Márcio e Rodrigo, o Textor não é rico porque é burro, muito pelo contrário, se assinou sabe o que está fazendo. E sabe como é, em negócios, sempre há adaptações. Repito: se há uma algo que o JT não é, é otário. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Penso isso também, Sergio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Justamente, o Textor não é otário.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Com certeza não, Marcio.
Abs e SA!!!