19/05/22

Três bons nomes
















Se tem uma posição que estamos bem servidos, é a lateral direita. E nos dando ao luxo de termos um dos laterais atuando improvisado no lado esquerdo.

As situações contratuais de cada um:

* Saravia - Dez/22 (com possível renovação automática de mais um ano)
* Daniel Borges - Dez/23
* Rafael - Dez/23

Pensando na possibilidade dos três estarem disponíveis (e com um bom lateral esquerdo de ofício contratado), o que pode ser feito? 

Eu, hoje, não pensaria duas vezes: Saravia e Daniel. 

É claro que o Rafael nem teve oportunidade de mostrar seu futebol, mas mesmo no seu auge, confesso que nunca vi nada diferente do que os dois estão mostrando atualmente. 

Se quiser justificar o oba-oba, vai ter que jogar muita bola, hein?


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

11 comentários:

Jacob disse...

Comparação apenas: Rafael jogou poucos minutos no time. Nesses poucos minutos bem 1/2 boca.
Bijouteria jogou poucos minutos no time (bem mais que o Rafael, é vdd). Nesses poucos (+) minutos bem 1/2 boca.
Romildo jogou poucos minutos no time (bem menos que os outros 2 acima). Nesses poucos (-) minutos 3/4 boca.

Marcio disse...

Penso que existem boas possibilidades para todos atuarem ainda mais por ser o Sarávia muito ofensivo, o que me faz lembrar do João Saldanha e a sua analogia do namoro do Macaco com a girafa e o jogo do espetacular lateral Leandro na copa de 1982:

"(...)Nosso time pegava a bola e não tinha jogada pro lado direito. Tinha que esperar o Leandro vir lá de trás. Ora bolas. O macaco, macaquinho, deixou de namorar a girafa por causa disso. E' muito penoso ir lá em cima dar um beijo. Vir cá em baixo e pegar a mãozinha dela. Ir de novo. E cá. Não dá. O Leandro podia fazer duas ou três vezes, mas não fazer o ano inteiro.(...)"

Por essas e por outras o L. Castro reclama dos erros de passes que proporcionam o contra-ataque adversário às costas do Sarávia e fez cedo a substituição no jogo frente ao Flamengo... O que confirma que o Saldanha sempre esteve muito à frente da maioria absoluta dos comentaristas, mesmo dos atuais.
Assim, penso que o Sarávia pode ser adiantado pelo L. Castro para fazer definitivamente o ponta direita e "alargar o campo", como dizem os apologistas do futebol moderno; ele tem técnica suficiente para tal.
Rafael, segundo informações quando da sua contratação, também joga de volante; D. Borges joga faz as duas laterais...
Em resumo, o L. Castro ganha uma condição considerável de variar o jogo e muitas dúvidas nos adversários.
Aliás, sobre variações, muito se falou da substituição cedo que fez frente ao Flamengo e esqueceram de analisar que o L. Castro modificou também o posicionamento.
O Botafogo iniciou fazendo a saída de 3 na defesa, 4 no meio de campo (Sauer fechava para a passagem do Sarávia) e 3 no ataque (Sarávia se colocava como ponta).
Com a saída do Sauer, aos 27 do 1º tempo, passou a jogar no 4-3-3 para para que o ponta preocupasse o lateral do Flamengo que não mais era o F. Luis ( mais defensivo), substituído aos 23 do 1º tempo.
É básico que toda marcação precisa de sobra...
Frente ao Fortaleza, explicou muito bem porque não colocou M. Nascimento no jogo pelo fato do adversário estar com um jogador a menos e assim jogar com 4 atacantes... Precisava de jogo no meio de campo e quem obviamente fizesse a bola chegar aos atacantes. O Fortaleza fazia duas linhas de 4...
Seria fácil para o L. Castro jogar com 4 atacantes e jogar a bola dentro da área para ver o que iria acontecer.
No momento eu acho que não tem como descartar jogador algum, mesmo eu tendo visto o Piazon bem mediano, para não dizer fraco, nos jogos em que foi a campo.
Repito que vejo os 3 laterais com boas possibilidades.
SA!!!

Sergio disse...

O Rafael eu não posso julgar porque não vi nenhuma partida dele, e também jogou muito pouco e logo teve uma lesão bastante grave, espero que se recupere e possa colaborar com o time ainda esse ano.
O Saravia é bom jogador, bastante ofensivo, acho que o Castro precisa encontrar uma solução para a cobertura dele, pois há muitos espaços deixados por ele.
Daniel Borges está indo vem, boa surpresa, acho que na LE ainda não está completamente adaptado, mas mesmo assim tem dado conta do recado. A tendência é ele crescer.
Acho que estamos bem servidos de laterais direito, precisa é de laterais esquerdo e pelo menos um jogador de meio que crie. Onde tem esse jogador, essa essa a missão importante para a segunda janela, se vier um jogador de qualidade para o meio, a coisa vai ficar bem interessante. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Pai.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu não curto muito improvisos. O DB está quebrando (bem) o galho, mas torço para que chegue um lateral esquerdo titular e ele dispute a posição no seu lado de origem. O mesmo aplicado ao Saravia e até mesmo o Rafael, de quem alguns falam sobre ele atuar de volante. Jamais. Não consegue ser melhor do que os que lá estão.

Sergio, mas temos o Rafael na memória pelo que já apresentou na carreira. Em minha opinião, nada diferente do que Saravia e DB têm jogado.

Abs e SA!!!

José Pinto disse...

Para cobrir os buracos deixados pelo excelente lateral Sarávia, L. Castro tem três alternativas: 01- Tchê Tchê, Oyama e Patick de Paula no meio; 02- escalar três zagueiros e PP e Oyama no meio ou 03- Daniel Borges fixo na LD e Sarávia mais avançado; nesse caso o Hugo faria a lateral esquerda, até Marçal ou outro jogador ser contratado. DB, se adaptou muito bem na LE, mas em alguns momentos perde o tempo de bola por ser destro, possibilitando contra-ataques perigosos por aquele setor.

Rodrigo Federman disse...

José, não gosto de improvisos. Quebrar um galho em determinados momentos, ok. Mas não sempre.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, também não sou favorável à improvisações, mas em caso de necessidade, ter condições de fazer alguma e obter resultados razoáveis é necessário.
Veja o caso do Daniel Borges... Foi deslocado porque Carlinhos se contundiu, Jonathan foi muito mal e Hugo parece não ter convencido ao L. castro que pode ser o titular. Chegou o Niko e dizem que o Marçal tem grandes chances de vir.
Ou seja, o D. Borges foi uma escolha forçada e não a 1ª do L. Castro. Se o D. Borges não estivesse trazendo resultados mínimos, o Botafogo estaria mal parado.
Quanto ao Sarávia jogar adiantado, penso que inicialmente é uma opção melhor do que escalar o D. Gonçalves, pois este vai jogar pela esquerda, firulas aqui e ali, e não resolve; com isso, V. Sá vem sendo deslocado para o lado direito e baixou um pouco o nível der atuações.
Pelo menos o V. Sá é mantido em seu melhor posicionamento e o Sarávia vai deixar de ter tantas preocupações defensivas. Falta mais testes com o V. Lopes, lembro.
Dificilmente o último jogo da temporada será a mesma dos últimos jogos, pois não temos ainda uma base solidificada e justamente por isso muitas modificações ocorrerão, até um certo grau de improviso.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Em necessidades. Mas por isso eu disse que se tivermos lateral esquerdo, volantes já definidos e tal....tendo os 3 disponíveis apenas para a lateral direita, como resolver? Hoje, vejo o Rafael atrás dos 2.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, no caso do Rafael hoje ser o 3º na lista da lateral direita eu concordo plenamente.

Agora, meu caro, não estaríamos aqui sendo contra a improvisação se fosse o P. Lahn saindo da lateral para o meio de campo, como aconteceu várias vezes no Bayern...
Os mais antigos podem confirmar os muitos jogadores que jogaram em posições diferentes na Copa de 70...
Claro que no caso não estamos falando de jogadores comuns.
Teve também o caso do Mascherano, que foi jogar de zagueiro no então fortíssimo Barcelona.
O Cafu que era atacante no inicio da carreira...
Sobre jogador mudar de posição, vejo que também muitos gostam de criar muitas dificuldades e sem maiores testes e o caso do D. Borges não deveria surpreender tanto.
O Junior Capacete, que não podemos negar que tinha talento. era volante na base, fez a sua estreia entre os profissionais em 1974 na lateral direita e somente depois foi jogar de lateral esquerdo...
Josimar subiu como jogador de meio campo para concorrer com Renato Sá, Mendonça e Wescley que era muito talentoso. com uma contusão do Perivaldo, fez um "teste" na lateral e nunca mais saiu da posição.
Claro que há casos impossíveis de improvisação, mas não descarto muitas barreiras que impedem que testes sejam feitos... Pode ser que nesse futebol moderno onde jogadores não tomam atitude alguma dentro do campo de jogo, diferente de gerações passadas, essas mudanças nos façam ser contra quase que radicalmente às improvisações.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Mas aí estamos falando de jogadores que no primeiro toque na bola já podemos/podíamos afirmar serem craques. Algo que Rafael, Saravia, DB ou qualquer outro jogador por aqui passa longe de ser. Hehehe
Abs e SA!!!!