15/05/22

Virada de respeito

















O Botafogo venceu o Fortaleza por 3 a 1 e chegou ao G4 do campeonato brasileiro.

Claro, é muito cedo para falar em G4 ou Z4, mas o torcedor alvinegro tem o direito de comemorar esse bom momento vivido pelo time. Ou melhor, pelo clube como um todo.

Hoje, uma vitória típica de Botafogo. Ou seja, com certo drama e quando já esperávamos um outro resultado que seria ducha de água fria nos quase 30 mil adeptos presentes ao Niltão.

Depois de saírmos perdendo por 0 a 1, aos trancos e barrancos, mais na base da vontade do que da arrumação tática, conseguimos o empate antes do intervalo. Graças, também, ao jogador adversário que foi expulso.

Na volta do vestiário (e com um atleta a mais), pensei que seria questão de tempo para a virada.

E até foi...mas depois de muito tempo. E isso porque o Fortaleza se fechou, organizou e nós não tínhamos paciência e inteligência para transformar a superioridade numérica de jogadores em um sufoco. Mas, de repente, em uma falta próxima dos 40 minutos, o gol da redenção, do alívio...
...da festa.

A partir de então, seria cozinhar o galo e comemorar. Mas ainda fomos agraciados com o terceiro. E aí, amigos... foi soltar o grito da garganta e comemorar.

Excelente e importante vitória. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

36 comentários:

Anônimo disse...

Viva o Glorioso Botafogo!!!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, VIVA VIVA VIVA!
Abs e SA!!!

Sergio disse...

É inegável que o time precisa se entrosar e principalmente de um jogador de meio que saiba achar os espaços pois o time tem imensa dificuldades em jogar contra times fechados. É bom salientarmos o bom time do Fortaleza, que estranhamente está na lanterna.
Hoje o que ficou muito claro foi a ansiedade do time e isso nos inúmeras erros de passe, velocidade descontrolada, como bem observou o Márcio, mais pressa que outra coisa.
Acho que Lucas Fernandes ainda não disse ao que veio e não deixaria o Patrick no banco.
O que me deixou impressionado foi um comentário de um cara que meteu o pau no Castro, chegando a dizer que tá no nível dos mesmos do passado recente. Aliás, o que leio desse cara é que ele não consegue fazer outra coisa a não ser críticas vazias. O Luís Castro Ta no comando do time há 2 meses, consegue colocar o Botafogo no G4, e o cara ainda chama de professor Pardal, e como não bastasse diz que o time só ganhou porque tinha um a mais e o PP deu sorte. Botafoguense desse nível eu passo, o cara torce contra. Desculpe o desabafo, mas tem torcedor que parece inconformada com a vitória do Botafogo mesmo não sendo um espetáculo.
Valeu Fogão, valeu pela luta, quando não vai na técnica vai na raça, e isso é importante. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, concordo em gênero, número e grau.
Abs e SA!!!

João disse...

Textor se emocionou no final, foi pra galera. Que figuraça esse americano.

O Cuesta foi monstruoso no jogo de hoje, cortou tudo que ia pra área e ainda deu assistência. Baita zagueiro. Que redenção do Patrick de Paula. Victor Sá hoje não esteve bem. O Chay infelizmente nesse time não tem muito a agregar. Eu o deixaria como terceira ou quarta opção no meio.

Precisamos na segunda janela de dois jogadores de frente que entrem pra serem titulares. O time do Botafogo na minha visão cria muito pouco, dependendo mais das jogadas individuais dos pontas e de correria.

Rodrigo Federman disse...

João, tô contigo. O Cuesta sobra entre os zagueiros. É muito bom jogador. O Victor esteve muito mal (excesso de individualismo) e o Chay, bom, sendo Chay. Ou seja, jogador de Série B mesmo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Quando se vence um jogo de virada e o placar termina em 3 a 1, a sensação é de que houve um jogo de imposição da organização coletiva.
Essa organização pouco apareceu, mas isso não invalida a justíssima vitória, já que o Botafogo buscou o tempo todo jogar para vencer e enfrentou um adversário que apenas torceu para o jogo acabar, mesmo tendo uma equipe com longo tempo de trabalho.
Assisti a um botafogo com alguns problemas, como a falta de pressão do meio de campo quando sem a bola, poucas tentativas de finalização ao gol, erros de passes em quantidade razoável, insistência desnecessária nas bolas longas, e a pressa substituindo à velocidade.
O gol sofrido foi pelo fato do D. Borges não acompanhar a linha da defesa e os ataques mais perigosos do adversário se deram pela falta de pressão no meio campo na marcação.
Me parece que dos contratados, Piazon, L. fernandes e Sauer ( vou aguardar mais jogos para uma melhor opinião), e mais o Chay, todos não têm condições de se fazerem organizadores do time. No ataque, Erison está cumprindo bem a sua "obrigação", mas um centroavante mais experiente e também goleador pode ser pensado.
Diego Gonçalves sempre com um toque ou dominada de bola "diferente" que nada agrega.
Na linha de defesa, não gostei dos laterais e dupla de zaga foi firme do inicio ao fim.
L. Castro fez as devidas alterações e creio que foram dentro do contexto.
De forma geral, acho que o time deu uma estagnada, algo normal, pois não custa lembrar que os adversários também fazem os seus estudos e a lógica é cada vez ter maiores dificuldades nos jogos, até por causa do trabalho inicial do Botafogo.
Nessas horas é preciso arrancar a vitória fórceps e isso ocorreu e mostra ao clube que ele é capaz de buscar sempre os melhores resultados.
Uma excelente colocação e mais tempo adquirido para trabalhar, evoluir e continuar bem classificado para aproveitar a abertura da janela, qualificar o elenco e marchar firme no campeonato.
SA!!!

Sergio disse...

Duas coisas que merecem destaque: a torcida do Botafogo, um espetáculo a parte, merecia essa vitória. A outra foi o John Textor, emocionado e emocionando. Esse foi escolhido e nos escolheu, vai fazer tudo para fazer do Botafogo uma potência. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Marcio. Hoje não teve organização. Nem mesmo com um jogador a mais. Foi totalmente na base da vontade. E isso também vale. Ainda assim, precisamos ter mais equilíbrio nisso.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, você já matou o post de amanhã. Acabei de escrevê-lo e programá-lo. Fevjo contigo.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Time e treinador hoje numa noite mto ruim. Não importa. Ganhamos e ganhamos de 3 com 2 após os 40'. Serve pra ganhar mta moral e impor respeito. Daniel merecia e mto fazer o gol. Na esquerda e na direita ele consegue jogar bem, ou, mesmo numa noite não tão boa, mesmo assim, jogar num nível bom.
Chay: ele tava na jogada do gol. Apertado pelo zagueiro e pelo goleiro, ainda assim, participou da jogada que na sequência terminou nos pés do Daniel pro gol. Jogo passado ele descobriu uma cavalinha pra colocar a bijouteria pra chutar e fazer o gol. É série B? Pode ser mas melhor que quem entrou hoje de titular.
Jacob

Anônimo disse...

#InJTweTrust!!!!!
Hehehe
SA, Marulho

Rodrigo Federman disse...

Pai, não achei o LC mal. Quanto ao Chay...impossível cogitar qualquer possibilidade dele entre os 11.

Isso aí, Marulho. Rs

Abs e SA!!!!

Anônimo disse...

O Botafogo, que já teve tantos personagens singulares, tem outros dois para a sua.galeria:
JT, além de tudo que estamos vendo fazer pelo Botafogo, é de uma personalidade fantasticamente ímpar.
LC, de uma sobriedade e classe impressionantes aliadas a conhecimento e capacidade de implementar este conhecimento...
Que momento estamos vivenciando!
Não quero acordar!
SA, Marulho

Rodrigo Federman disse...

Tá bom demais mesmo Marulho.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, concordo com o seu comentário quase que totalmente, só discordo quando o amigo diz que jogamos com um a mais o tempo todo, pois quando o CHAY entrou também ficamos com menos um em campo e demos sorte, pois em duas jogadas erradas do "pseudo craque", quase levamos um gol.
O importante são os 3 pontos com uma "virada de respeito", mesmo tendo que aguentar o metido a craque e o DG em campo.
Uma boa semana aos amigos do CB.

Rodrigo Federman disse...

Jota, esses dois citados poderiam jogar com humildade que seriam muito mais úteis. Mas as máscaras de ambos pesam muito. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, a questão é que utilizam alguns argumentos que até podem ser considerados válidos, para tirar o mérito do resultado positivo ou do trabalho executado.
Ganhou porque o Gatito fechou o gol; ganhou porque o Erison fez um gol salvador, ganhou porque o adversário foi expulso...
Todas estas situações estão dentro do contexto de um jogo e, no caso do jogo de hoje, o jogador foi bem expulso, os gols do Fortaleza e o anulado do Botafogo, mesmo com uma demora absurda na decisão, foram decisões acertadas...
Se a vitória ocorreu dentro da regra do jogo, não há de se falar em justiça.
Obviamente eu quero ver o Botafogo vencer e jogar bem; é obvio que jogando bem , teoricamente fica mais fácil vencer.
Mas tudo isso torna-se irrelevante se a bola não terminar dentro do gol, se você não fizer mais gols do que o adversário. Futebol não é justiça!
Podemos e devemos debater o jogo apresentado, cobrar melhor desempenho, mas em 6 jogos até o momento, perdeu para o Corinthians, venceu o Ceará fora (todos dizem que não é fácil), empatou com o A. Goianiense em um frango do goleiro, empatou em casa com o Juventude, venceu o Flamengo (dito melhor time do Brasil), não deu chances para o Ceilandia na Copa do Brasil e venceu de virada o Fortaleza.
Se é apenas sorte do L. Castro, claro que há muito o que melhorar, prefiro ver o Botafogo vencendo com a sorte dele do que sendo derrotado por supostos estrategistas.
SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

Sei que posso contrariar os irmãos de camisa, mas não vou deixar de falar o qiue eu penso ! Nelson Rodrigues já dizia que toda vitória é santa, é eu confirmo é santa mesmo. Mas três detalhes quem que ser dito. É preciso deixar de lado essa idolatria que todo treinador português é gênio, não é. Esse time continua uma merda. Só joga pros lados e pra trás, com marcação frouxa. E alguns "craques" deveriam ser proibido de passar na porta de Gal.Severiano, quanto mais vestir essa camisa.
Pronto falei, agora é esperar os contra golpe amigo !

Rodrigo Federman disse...

Marcio, se for para continuar vencendo, que a "sorte" do LC não nos abandone. Hehehe

Patinhas, mas ele inegavelmente é muito melhor que as dragas que tivemos nos últimos anos.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o que comentou o Patinhas, creio que nem se trata de idolatrar os técnicos portugueses e sim ao fato dos torcedores praticamente não acreditarem mais nos técnicos nacionais.
Eu já escrevi por aqui e vou repetir, se em algum momento houver necessidade de trocar o comando técnico, que arrumem algum de qualquer pais que jogue um futebol "mínimo".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fecho contigo , Marcio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Luís Castro nas coletivas!!! De novo, manejo irrespondível da “última flor do Lácio, inculta e bela”! Respostas cirúrgicas a perguntinhas idiotas! Fã do gajo… meu conterrâneo , ainda que no plano jurídico! Tomara que o Botafogo alcance as glórias! A melhor das contratações…, até o momento… Espero não ter de voltar aqui para falar mal dele como treinador. Estamos diante de um homem honrado…, principalmente depois que um jornalista imbecil quis fazer com que o Sr Castro falasse de um outro clube, cujo nome me recuso a pronunciar, e de pendengas e fofoquinhas entre os treinadores que ocorreram naquelas plagas…
Viva o Botafogo! Viva o Sr Luís Castro!
Levi

Sergio disse...

Vale a pena ouvir a coletiva do Castro. Pontos importantes que ele falou: o time não estava bem, mal posicionado, erros de passes, venceu mas pela vontade dos jogadores do que por melhorias táticas. Realmente o cara é diferenciado e diz o que aconteceu na partida.
Patinhas, o problema de jogar prá trás depende muito do meio campo e dos deslocamentos e isso não há treinador que dê jeito se a movimentação tá errada e o meio não cria, o que aliás o Luís Castro falou na coletiva. Não tem como ser vertical se não tem movimentação correta e quem dê corretamente essa bola. O Castro falou algo que escrevi em meu comentário: o absurdo Nero de passes errados.
Márcio, até parece que ouviu a coletiva do Treinador botafoguense, principalmente no tocante em que o time estava mal e ganhou na vontade. Aí vem a pergunta: jogar bem e perder ou jogar mal e ganhar? Até o Botafogo de 67/68 as vezes ganhava mais na vontade do que na técnica, faz parte do futebol. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Levi, eu ainda verei a coletiva dele. Mas as anteriores sempre curti também.

Sergio, sem contar que ele não fica nas obviedades.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Uma pergunta: será que a mídia vai pedir para acabar o impedimento e passar a régua para medir os milímetros do impedimento do gol do Erison. Sim porque semana passada foi uma choradeira dos bobões lambedores de saco de urubu que foi dose. Se o gol do Botafogo fosse validade teríamos a semana de choradeira, mas como foi bem anulado, ninguém vai pedir o fim do impedimento. Mídia Babaca. ABS e SB!

Marcio disse...

O que é isso?
Questionar ao técnico do Botafogo sobre os problemas que enfrenta o seu compatriota e técnico do rival...

Disse o L. Castro:

" Eu falar do Paulo e do Jorge? O problema é entre eles. Eu não falo da vida de ninguém. Eu vou falar da minha vida. Eu falar da vida dos outros? Você não vai me arrancar nenhuma palavra sobre a vida do que fazem, e tal. Sabe uma coisa que aprendi no futebol? Só tenho que me preocupar com o que eu domino. A única coisa que eu domino é o treino é o jogo, que é da minha responsabilidade. Para além disso, nem quero saber. Cada um faça seu caminho. Grande abraço ao Paulo, ao Jorge, ao Vítor, a todos os treinadores, mas eu falar sobre eles? O que eu posso falar é, quando acontecerem as crítica sobre mim, o que posso fazer é refletir sobre as críticas e depois da reflexão perceber o que fazer da minha vida. Se após a reflexão eu devo falar com a administração e dizer adeus, faço. Se, após analisar as críticas, eu achar que posso continuar a lutar… Eu comecei minha carreira na Quarta Divisão, e sei como cheguei aqui. Quando comecei a minha carreira na Quarta Divisão, minha meta era chegar à Champions. Depois, consegui os objetivos, como trabalhar no seu país. Preocupar-me com outras coisas, jamais. É para isso que me pagam: para analisar o que se passa com a minha equipe"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/luis-castro-on-fire-botafogo-respostas-diretas-pressao-paulo-sousa-flamengo-matheus-nascimento/

Isso é um completo absurdo, um questionamento completamente fora de propósito e o L. Castro foi até educado em sua resposta.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, deixemos ela para lá.

Possa crer, Marcio.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Senti um certo momento o time meio perdido, parecendo que estava com um a menos. Fortaleza pressionou muito no início do segundo tempo, já estava pensando no empate. Mas felizmente o time cearense cansou e se fechou, na base da pressão chegamos lá. Mas ainda, apesar do quarto lugar, o Glorioso é time em construção e precisa urgentemente do camisa 10 tão carente a muito tempo. Por hora, vamos comemorar!

Marcelo Lopes

Marcio disse...

Ainda o L. Castro, agora sobre o que de fato interessa:

"Há questões pré-instituídas no futebol: está há perder, mete um nove. Estás a ganhar, mete um central na defesa. O jogo, muitas vezes, pede outras coisas. Se nós não damos amplitude ao jogo e colocamos o Matheus Nascimento, e ficamos com quatro na frente, com Diego, Victor, Matheus e Erison, quem serve esses homens? O Chay e o Patrick de Paula? Tiro o Oyama? Como fica o serviço? Fica só o jogo exterior? E o interior? Nós ganhamos a falta no jogo interior."

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/05/15/luis-castro-elogia-paciencia-da-torcida-do-botafogo-na-vitoria-contra-fortaleza-confuso-o-jogo.ghtml

Concordo com a explicação, até porque o adversário com menos um jogador em campo costuma fazer duas linhas de 4, estacionar o ônibus à Mourinho e acabar com os espaços a partir da intermediária defensiva.
E o M. Nascimento não é forte no jogo aéreo, ainda tem uma finalização deficiente, ou seja, acho que não encontraria muitos espaços para jogar.
E para colocá-lo em campo e ele sair da área para ajudar a organizar, melhor um que já atue na função.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, muito nervosismo quando o placar ficou negativo.

Marcio, e o MN não é jogador que faz diferença. Pelo menos até agora.

Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Como vc é chato isso velho reclama de tudo parece o Mauro Cezar pereira, sempre dando uma de sabichão,se acha acima do bem e do mal

Anônimo disse...

Entre tantas coisas certas ditas pelo Luís Castro na coletiva, ressalte-se o gramado ruim do engenhoca.
Sério! Detesto o estádio do Botafogo! Elefante branco.
O que fazer? Sei lá! Não tenho poder para tanto.
Meu desejo? Um estádio para 38 mil espectadores, torcida à beira do relvado…
Levi

PAULO FERNANDO disse...

Muitas opiniões, muitas críticas, elogios, enfim, de tudo um pouco. Mas inegável que o Botafoguense está eufórico e não é para menos. O time nem é isso tudo, temos bons jogadores e estamos na média/alta. Como não tem bicho papão no Brasil de hoje, um G4 é até possível. Mas o top foi ver o Textor hoje (ontem) na galera e se emocionando. Nenhum outro comprador do Botagogo seria tão adequado como esse cara é para o clube. O cara certo na hora certa. Sua emoção anda junto com a nossa e participa da festa sem fazer tipo, é autêntico e sincero. Foi um show à parte, contagiante como é nosso atual momento, que mesmo sem uma bola redonda passamos entre trancos e barrancos pelas adversidades dos jogos. Nossa auto estima está bombando e não é para menos. Os outros clubes começam a nos respeitar e temer, a imprensa começa a babar nossos óvos, os caminhos seguem em direção ao sucesso e as perspectivas são promissoras. Eu estou curtindo como há muitos anos não fazia, nem importa tanto nesse momento a qualidade do jogo - claro que uma hora isso será o mais importante - mas sim o momento do clube, a retomada do gigante, a volta do orgulho de ser Botafoguense. Não enxergo nada de ruim, da diretoria aos jogadores, passando pelo sensacional Castro, outra figura que chegou na hora certa. Quebra com um monte de idiotices das salas de imprensa e deixa os bobalhões de cara amarela. Pra finalizar o Textor consegue dar aula de capitalismo sadio a esse bando de babacas que olham o futebol como o cercadinho da CBF, fazendo falcatruas tipo ladrão de galinhas, levando grana aqui e acolá. Quebra o paradigmas e mostra como fazer e trazer prosperidade compartilhada. Inimigos no campo, mas aliados no espetáculo chamado futebol. A janela tá chegando...acho que vou ficar maluco com esse novo Botafogo!!!

Rodrigo Federman disse...

Tiago, faz um favor pra você: Não volta mais aqui. Será um prazer pra gente também. Muleque bobo a beça.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, seria perfeito.

Paulo, tomara que na próxima janela já engatem o armador que precisamos. Aquele super titular.

Abs e SA!!!