27/06/22

Apenas aceitaram

















Palavras do Carli, após a derrota de ontem:

"- A estratégia não saiu como tínhamos planejado. Recuamos demais, mais do que tínhamos conversado. Não foi o jogo que esperávamos. Agora, temos a partida de quinta para recuperar a nossa imagem".

Pois é...isso que eu não me conformo.

Perder faz parte do jogo, mas com covardia eu não aceito. Se todo mundo (dentro e fora de campo) sabia que o time estava demasiadamente recuado, por que não fizeram nada? Por que demorar tanto para mexer e não reforçar o meio de campo? Enfim...
...sou daqueles que se estou vendo o carro pegando fogo, não fico dentro do mesmo.

Senti falta da postura dos dois últimos jogos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

27 comentários:

Marcio disse...

Eu sempre escrevo por aqui sobre os jogadores dentro de campo não tomarem decisões na tentativa de melhorar o jogo.
Não são proativos, aguardam pacientemente as ordens do técnico.
O jogo coletivo passa obviamente pelo individual, pelas decisões tomadas nas ocorrências dentro de campo, pois esperar as intervenções do técnico no intervalo pode significar não permitir uma reação.
E no caso, pela 57689ª vez, lembro do Canhota ao trocar de posição com o Clodoaldo frente ao Uruguai em 1970. Muito bem marcado, mudou de posição, prejudicou o planejamento uruguaio, o próprio Clodoaldo empatou o jogo ao final do 1º tempo...
E se fosse esperar o Zagallo fazer a substituição no intervalo, como o PC Caju revelou estar preparada?
E se o Uruguai, que era um time excelente, virasse o 1º tempo em vantagem?
Sair derrotado e afirmar que a "estratégia não saiu como o planejado" e não tentar modificar o cenário dentro de campo é de certa forma comodismo.
SA!!!

Damião disse...

Também não entendo, porque tanta demora em contratar reforços e principalmente, para o meio de campo. Ontem ficou bem claro, que nenhum dos três que atuaram por ali, tem condições de serem reservas imediatos. O ataque também precisa de reforços, pra ontem. A torcida está apoiando, mas a paciência de muitos torcedores, inclusive a minha, já se esgotou. Desfalques fazem falta sim, mas time que deseja ganhar alguma coisa, tem que ter reservas à altura, em todas posições.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, são quase todos uns paspalhões que seguem orientações sem qualquer senso crítico.

Damião, espero que tenham bons nomes já em ponto de bala.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Sobre o jogo lamentável e frustrante - mais outro - de ontem, breve impressão de quem estava na leste superior: o time entrou no 1º tempo aguerrido e "mordendo" o adversário. Que longe de ser uma "máquina", cometeu seus erros na saída de bola e tivemos pelo menos 2 oportunidades - esses atacantes não treinam chutes a gol, não? Dão uns petelecos, às vezes sem direção.

Depois começaram a esmorecer. Pareciam muito satisfeitos com o 0 x 0.

E veio o 2º tempo. O tal aguerrimento do 1º tempo sumiu. O time que pulou a série B jogava como se não tivesse oponente. E procurava o resultado.

Ainda assim, tivemos uma ótima oportunidade no lançamento do Tchê Tchê para o lateral maluquinho. Que mandou um tijolo para o Erison, que já tem sérias dificuldades em dominar bolas bem passadas, imaginem uma pedrada pelo alto...

Com todos os desfalques, inúmeros - um meio de campo inteiro: PdeP, Kayque e Piazon, mais o Lucas Fernandes, sem Victor Sá e o sumido Gustavo Sauer -, ainda assim, o Gatito pouco trabalho teve.

Não entendi as substituições. Matheus e Romildo pediram pra sair? Dois jovens que não fazem outra coisa na vida que não seja jogar bola, com toda a preparação, não aguentaram uma partida? Então não era para eles terem saído.

Vinícius alguma coisa pode ajudar ali pelo lado direito na marcação - putz! o cara é atacante, meodeos!!- mas é muito fraco no ataque.

Chay é um enganador que pensa (pensa?!?!?) que joga alguma coisa. Incapaz de tocar a bola com rapidez e precisão. Sempre se enrola, acaba tendo que fazer uma firula, tentar um drible, atrasa a porra do ataque!

Só espero que o time contra o América MG, na 5ª feira, seja outro. Tanto em escalação quanto, principalmente, em postura.

Ontem dava pra ganhar. Mas, cá prá nós, com um meio-campo formado por Tchê Tchê, Romildo e Chay fica difícil.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

É isso, Eduardo. Ontem foi tudo muito estranho. Desde a apatia, zero vontade de vencer e culminando com péssimas mexidas. E quando leio que eles estavam percebendo tudo isso ao longo do jogo e nada faziam para mudar... revolta.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Torcida botafoguense vai do céu ao inferno num piscar de olhos, impressionante! O que mais me irritou além da retranca foi a passividade da equipe. As caras estavam dando toquinho de calcanhar o tempo inteiro (sem necessidade), o Ganso distribuindo bonezinhos, como se fossem decidir a partida quando quisessem e nossos jogadores aceitando sem dar um esporro, sem querer mudar o rumo das coisas! Tanto que o zagueiro deles que fez o gol, o tanto que o Glorioso não ameaçava e aceitava a pressão, passivamente! Tá certo que o Glorioso tinha muitos desfalques, mas isso não explica a tamanha falta de votante! Chato para o torcedor que viu uma partida primorosa anteriormente, lota o estádio e tem que presenciar o time entrar numa roda de bobinho de uma equipe mediano como o Fluminense, triste...

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Marcelo, teve uma hora no primeiro tempo que o Ganso simplesmente deixou a bola parada e virou o corpo para orientar os companheiros. Esse tempo todo, nenhuma marcação botafoguense. A maior covardia é não querer vencer um jogo. E foi o que vi ontem.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Pelo que eu entendi pela fala do Carli, fica a impressão que o time não cumpriu o que havia sido estabelecido, pelo menos no segundo tempo, pois na primeiro etapa foi até razoável, apesar da completa falta de futebol do meio campo. Infelizmente os 3 jogadores que deram uma melhor consistência aí meio ontem não estavam presentes.
O Márcio escreveu da falta de decisão dos jogadores em campo e a completa falta de percepção destes do que estava ocorrendo. Me recordo de 2007 no primeiro jogo de decisão do carioca quando no segundo tempo depois de estar ganhando por 2X0, o time recuou e o treinador a época o Cuca disse que não havia pedido para o time recuar. Ou seja, faz tempo que jogadores não tem a percepção exata do que ocorre em campo ou então são poucos os que percebem isso.
Vamos ver na quinta se o que aconteceu ontem se deveu em grande parte a completa inoperância do time/treinador ou se os desfalques, em especial no meio pesaram para escolhas equivocadas.
De qualquer forma, com esse elenco atual mesmo com o time que fez duas boas partidas contra SP e Inter, acho que é elenco para ficar entre a décima ou décima quarta posição, pois pelo que estou percebendo e espero estar errado, mas esse papo de segunda janela com contratações de peso é conversa pra boi dormir. Acho que não vai vir ninguém que faça a diferença. Tomara estar completamente equivocado. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, e aí é preocupante, pois a questão é postura. Se os caras lá percebiam que não estavam conseguindo, não passaram a impressão (pelo menos para mim) de que tentavam algo diferente.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Mas ontem foram abaixo da critica: Tchê Tchê(só fez uma jogada decente), Chay, esse não dá mais, Vinícius Lopes, Saravia. Jogar com onze já ta osso, imagina com 8. Contra o Inter foi um ponto fora da curva, embora tenhamos que ressaltar a importância dessa épica vitória. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, pois sim...e todos esses (ou alguns desses) poderiam ser trocados antes, pois no primeiro tempo todo mundo já via que estavam péssimos. rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não ia falara nada, mas se há algo no Botafogo que eu detesto até às entranhas, é perder para essa gente. Sério! Se for para perder, prefiro que seja o outro...
Pior, perder com aquele acovardamento é simplesmente inaceitável.
A partir de agora vou fazer uso de um critério que alguns amigos do blog já utilizam: vou ver a escalação antes dos jogos. Se o tal de Chay entrar em campo, passo! Meu tempo é curto.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Hahaaha! Levi, tô contigo nessa! É o clube que mais odeio. Mais, inclusive, do que o da ave suja!
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

E ainda errei uma palavra ali em cima, por falta de atenção...
A culpa é do Romildo!
Levi

Rodrigo Federman disse...

Hahaah! Levi, até porque, o Del Piage não erraria isso! rs
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Segundo a "Opta", o Fluminense teve 79,5% de posse de bola, contra apenas 20,5% do Botafogo. Segundo a empresa, desde o início dos registros, foi a maior diferença de posse de bola em jogos do Campeonato Brasileiro. Há sites que indicam 83% x 17%.
Não sou preocupado com ter maior posse de bola, mas isso aí é absurdo e muito preocupante. Estamos querendo jogar sem a bola? Estamos buscando apenas uma bola fortuita? Isso é insustentável. Futebol não é esporte para se rifar a bola.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, mas tudo bem que isso não aconteceu em todos os jogos. Me assustei (e indignei) mais com a apatia e covardia do time, independente da posse de bola. Até a marcação era frouxa, demasiadamente recuada, etc.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Rodrigo, penso que a falta de vontade de ter a posse de bola é parte da apatia do time. Temo que LC não consiga desenvolver um bom trabalho fugindo de suas convicções de ser protagonista nos jogos. E o pior, não estamos conseguindo contratar. JT oferece contratos excelentes, mas todos rejeitam. Penso que a causa é a falta de perspectiva de títulos em 3 anos.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, mas eu senti essa apatia toda só nesse último jogo. Antes tínhamos a posse e não agredíamos. Mas ontem foi o pior dos piores.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

O Márcio, o nosso cara dos números, pode confirmar: o Leicester foi campeão inglês praticamente sem ter a posse de bola. Quando a tinha, o jogo era inteiramente vertical e a pelota quase sempre terminava no Vardy… Gol do simpático time do centro da Inglaterra. Campeão! Taça no armário e faixa no peito, sem a posse de bola.
A referida posse constitui somente um dado da equação. Por si só, considerada isoladamente, fora do conjunto, não quer dizer muita coisa. O problema é o que fazer com a dita cuja.
Carece de confirmação, mas o time dirigido pelo Ranieri foi campeão perdendo todas as estatísticas da tal posse de bola, mas sabia o que fazer dentro de campo.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Bem por aí mesmo, Levi.
Abs e SA!!!

Daniel disse...

Gatito
Sampaio, Carli (Klaus) e Kanu;
Saravia, Patrick de Paula, Kayque e Hugo;
Vinicius Lopes, Piazon e Erison (Matheus)

Provável time de quinta-feira

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Daniel.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Levi, segue a participação do Leicester na Premier League em 2015/2016.
Teve uma média de posse de bola de 43%;
Média de 351,8 passes por jogo;
Uma precisão de 70,5% nos passes (uma precisão de 82,5% quando no campo de defesa e 63,7% no campo de ataque);
No quesito direção dos passes, 14,8% foram para trás, 20,6% para o lado esquerdo, 19% para o lado direito e 45,7% para frente.
Tem outros dados estatísticos que não trouxe, mas segue o link

https://www.goal.com/br/news/3597/inglaterra/2016/05/02/23051402/os-n%C3%BAmeros-do-leicester-campe%C3%A3o

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Boa, Marcio. Sempre informado.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Macron, Reebok ou Diadora.
Provavelmente uma das 3 marcas vestirão o Botafogo em 2023.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Fatos.
Abs e SA!!!