04/06/22

É o que tem























Atualmente na reserva, o lateral Hugo falou sobre a expectativa pela briga no time titular:

"- Ele (Luis Castro) pede que entre com bastante intensidade. Às vezes entro em momentos quentes, para ser mais ofensivo, chegar ao fundo, ter agressividade pelos dois lados. Estou tranquilo, sei da minha capacidade. O momento que entrar, estou ali para exercer o meu trabalho".

Eu não morro de amores pelo Hugo. Considero-o mediano...e apenas mediano (com muito boa vontade). Mesmo assim, até a estreia do Marçal em julho, acho que o Luis Castro já pode pensar em ao menos tentar uma sequência para o Hugo. O simples fato dele ser canhoto e chegar minimamente à linha de fundo já conta. 

O Daniel Borges é (continua sendo) um bom quebra-galhos, mas apenas no que diz respeito ao setor defensivo. E em um time carente de força ofensiva, não dá para ficar manco o tempo todo. O improviso é aceitável uma hora ou outra...
...e só.

Repito: O melhor seria o Hugo não ser a opção imediata, mas no atual estágio, eu faria esse teste. Afinal, precisamos sair da mesmice que não vem dando tanto resultado.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

13 comentários:

Damião disse...

Eu concordo com a entrada do Hugo, mas o Daniel não pode ficar no banco, pois é um jogador que se empenha muito, só que o lateral direito é o Saravia, que vem oscilando, mas é um dos melhores do Brasil na posição. Para atuar com o argentino, o time teria que reforçar o meio ou escalar três zagueiros, a exemplo de alguns times que disputam a série A e B, caso contrário, o setor defensivo ficará sobrecarregado.

Rodrigo Federman disse...

Damião, sou mais o Saravia.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Uma pergunta: aquele lateral esquerdo Carlinhos não ficou no Botafogo ou está contundido?
Acho que mesmo não sendo o lateral esquerdo dos nossos sonhos, acho que era mais efetivo que o DB é o Hugo,.
Enfim, é o que o Botafogo tem no momento, então nos resta torcer para que o Hugo jogue um feijão com arroz e de preferência com um tempero bom.
Esse jogo de segunda contra o Goiás é um jogo perigoso, o Goiás é um time chato e tá dando trabalho. O problema é que se o Botafogo empatar ou perder vai ser um deus nos acuda, e isso no momento é péssimo para o desenvolvimento do trabalho. ABS e SB!

Marcio disse...

Acho que o Hugo, 20 anos, tem condições de evoluir em seu nível de jogo, mas o ideal é contar com algum jogador com maior tarimba no setor.
Sobre o D. Borges, tem se aventurado naquilo que nunca foi o seu forte, atacar, e nem chega ao fundo e nem ajuda na criação quando vai pelo jogo centralizado.
Essa situação também pode ser explicada porque inicialmente o Botafogo foi projetado para jogar com um jogador de meio campo pelo lado direito, que teria como movimentação obrigatória fechar para se juntar aos de meio de campo e permitir a passagem do Saravia. Assim, o Botafogo sairia para um 3-4-3, ou seja, D. Borges passava a jogar na linha de 3 defensiva e o Sarávia na linha de 3 ofensiva.
Creio que é hora do L. Castro definir o esquema primário, não acredito que seja o 4-3-3, e definir os nomes iniciais e tentar o máximo de entrosamento.
O entrosamento permitirá a quem tem a bola, considerando que todos os outros se movimentem corretamente, fazer o passe sem precisar esperar aquela fração de segundos para entender o que os outros irão fazer.
Voltando ao Hugo, há de se considerar também que se o V. Sá for o atacante pelo mesmo lado, um sistema de ajuda do meio de campo deverá ser pensada, pois o Sá desce pouco para ajudar a marcar (acho isso muito bom); cobrir os avanços do Hugo e do Sarávia pelo outro lado, abrirá um espaço no centro do campo.... Por isso não sou favorável ao 4-3-3 nesse momento, mas as variáveis são muitas, assim como as dúvidas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, ele ainda está na recuperação da cirurgia. Mas sim, mesmo sem ser jogador para Botafogo, é melhor do que o Hugo. Mas duvido que volte a jogar nesse ano ainda.

Concordo total com as observações, Marcio.

Abs e SA!!!

José Pinto disse...

Com Hugo de lateral esquerdo, o lado direito pode ter novidade: Saravia de lateral e D. Borges jogando mais avançado; outra alternativa, DB de lateral com.o argentino no banco. Parece que o DB, dificilmente retornará à lateral esquerda, a não ser que a atuação do Hugo seja uma lástima. Particularmente, escalaria DB de lateral e Vinícius Lopes de ponta. O Saravia caiu de produção nas últimas partidas.

Rodrigo Federman disse...

José, prefiro muito mais o Saravia ao Daniel. E assim deixaria a direita.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Acho que nessa "experiência" a lógica seria escalar o Saravia adiantado e o D. Borges de lateral
E por que o Saravia foi contratado?
Se é um lateral que sai para o jogo constantemente, cabe ao L. castro encontrar uma maneira de não permitir que o lado direito da defesa fique vulnerável.
Apenas para comparar a situação e não jogadores, como o Zidane fez ao efetivar o Casemiro no meio campo e assim ter a melhor característica do Marcelo, o apoio.
Não é segredo que Kross e Modric nunca foram marcadores de qualidade., apenas ajudam, o que é diferente.
O fato é que independente do jogo que o Saravia tem apresentado, o meio de campo tem deixado a desejar
O gol do Coritiba na última rodada é uma comprovação, houve erro da defesa no que diz respeito ao posicionamento, mas o adversário que fez o lançamento, teve todo o tempo do mundo para pensar e executar a jogada; não foi ameaçado em momento algum.
É preciso cuidado para não criar instabilidade desnecessária.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Tem muita gente confundindo as coisas nas avaliações.
Abs e SA!!!

Unknown disse...

Concordo Rodrigo. Nunca fui fã do Daniel Borges (acho de médio para fraco) e até entendo a opção do Castro, mas aos poucos vêm se mostrando muito fraco ofensivamente na esquerda - na direita até vai bem. Considerando que o Saravia é mais jogador que ele e tem mais presença ofensiva, optaria pela dupla Saravia/Hugo com laterais até chegada do Marçal e a recuperação do Rafael, esse sim quando recuperado deve ser o titular absoluto da lateral direita. Quando chegou no meio da série B estava completamente fora de contexto e forma. Quando fez a pré temporada mostrou logo a estreia o gosto do que seria ele esse ano. Infelizmente a lesão deu um banho de água fria aos que conhecem sua bola e mesmo aos que não conhecem, mas possam crer, o cara joga muita bola na lateral direita, é diferenciado.

Rodrigo Federman disse...

Unknown, ele é um jogador útil, honesto. Mas essa banca que está no momento é muito para o futebol dele. Rs
Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Rafael é titular fácil nesse time e essa banca é só fora de campo, dentro sempre foi jogador de grupo, de Champions!

Rodrigo Federman disse...

Rafael, nunca vi esse futebol todo no Rafael. Lógico que é bom jogador, mas acho exagerado essa exaltação apenas por ele ter atuado anos por lá. Óbvio que se ficou tanto tempo (nunca titular absoluto), tem seus méritos...mas nunca foi extraclasse como tratado por aqui. Talvez por ser botafoguense doente tenha ganhado mais fanatismo. Enfim, nem no auge dele vi mais bola do que o Saravia. Para mim, tem sido um excelente analista de marketing digital e vai ter que jogar muita bola para barrar os dois laterais do elenco.
Abs e SA!!!