07/06/22

Fazer o bê-a-bá

















Palavras do Luis Castro, após a vexatória derrota de ontem:

"- Nossa maior dificuldade foi no meio do segundo tempo, de sustentar os ataques rápidos do Goiás. A equipe procurou o segundo gol, era algo do qual não queríamos abdicar. Claramente, o que nos fragilizou mais foi o espaço que demos para o adversário em frente à nossa linha defensiva e permitindo contra-ataques que não permitimos no primeiro tempo, por deficiência de posicionamento e desgaste do jogo".

Praticamente assinou um atestado de incompetência, afinal, o espaço dado (principalmente no meio de campo) já era visível desde os primeiros minutos e quando tínhamos 1 a 0 na segunda etapa, ele teve a chance de reorganizar o time, mas preferiu manter o maldito esquema tático para escalar um de seus protegidos...
...e deu no que deu.

Esses professores intelectuais estudiosos do futebol moderno e termos como "facão", "linha alta ou baixa", "assistências", "extremos", "dar amplitude", etc...precisam saber que antes de tentar o complexo, precisam conhecer (e não ter vergonha disso) o simples. 

Tudo babaquice para enganar trouxa.

Derrota total na conta do treinador botafoguense.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

37 comentários:

Ely Márcio Foto e Vídeo disse...

Bom dia a todos, ter um técnico caro , muito caro, p ele fazer isto, qualquer técnico séria melhor que ele.
Tem coisa que acha que vai melhor e só fica pior, é muito loco este futebol.
Que Luis Castro é bom?
Não sei mas, p mim está no mesmo nível de outros técnicos, fala bonitinho muito educado mas p mim é a mesma merda que os outros.

Anônimo disse...

Após ler ontem o comentário do Eduardo Samico, não pude deixar de vincular a frustração dele aos outros trinta mil abnegados que se dispuseram a enfrentar as dificuldades do deslocamento até o engenhoca.
Para mim, acabou o encanto e, como disse o Rodrigo antes, perdeu-se a torcida ontem e não será nada fácil recuperá-la.
Cético, acabei de ingressar no modo “faltam 34 pontos para os 46”.
Cético, comecei a rezar…
Menos mal, pois não perderei tempo com deslocamento e dinheiro com a logística de ir ao engenhoca (detesto aquele estádio). O meu prejuízo se resume à mensalidade do Première.
Pago a devida penitência por ter acreditado no LC após o jogo contra o desprezível número dois.
Levi

Sergio disse...

Hoje ainda irritado, mas ou pouco menos, embora continue p da vida, mas estive pensando no jogo de ontem, e percebi alguns erros além da falta de qualidade da equipe.
1 - os dois gols do Goiás se originaram de falhas individuais, perda de bola por total incompetência, primeiro o horroroso DG e o segundo pelo Patrick de Paula que infelizmente tá muito mal tecnicamente. Outro detalhe embora não seja culpado pelo gol, mas porque o Gatito não sai em bolas alta na área, isso é uma deficiência que precisa ser corrigida, s diga-se de passagem, essa é uma deficiência quase geral dos goleiros aqui no país.
2 - gostaria de entender como um time ganhando o jogo se abre todo permitindo o contra ataque do adversário, quando deveria ser exatamente o contrário, não cque fique recuado, mas faltou inteligência ao time, se é que tem alguma, falta alguém que pense e coordene o jogo. Antes do empate o Hugo salvou um contra ataque que poderia ter sido fatal
3 - achei as substituições equivocadas, o Lucas Fernandes vinha fazendo boa partida, a entrada do PP desarticulou o meio que já não era grandes coisas. A entrada do Saravia de lateral abriu uma avenida no lado direito, de onde saiu o segundo gol. Embora a entrada do DG tenha sido por necessidade, e fiquei apreensivo quando vi quem iria entrar e temi pelo pior, e de fato aconteceu, talvez fosse mais negócio colocar o Saravia no lugar do VL, que se não foi uma maravilha, mas menos ruim que o DG.
Enfim, além do elenco não ser lá o que queríamos e foi tudo feito as pressas, e de certa forma me lembrou quando o Emil assumiu o Botafogo e andou trazendo umas apostas duvidosas, o mesmo aconteceu na SAF, é muito difícil firmar um elenco sem tempo hábil e poucas opções no mercado.
Bom, vou dar uma parada temporária e não ver os jogos do Botafogo, provável até a segunda janela, dependendo do que venha, pois não vejo nesse elenco atual solução para melhorar esse meio campo, que não crua, não combate e erra passes em profusão. Pra quem viu o Canhota que levava meses para errar um passe, ou mesmo um Mendonça, assistir esse meio campo de um clube que teve grandes armadores, prá mim tá dose de leão ver tantos erros bisonhos. ABS e SB!

André Abreu disse...

Fala Rodrigo e amigos! Me parece que o LC não estuda os adversários que vai enfrentar. Com tanta tecnologia envolvida, falta conhecimento do outro time. E outra, time sem raça total. Eu só comecei a assistir as 20 min do 2 tempo, time corre pra não chegar. Tchê tchê, PDP, os caras estão sem vontade nenhuma. Me parece de novo, que estão fazendo alguma coisa pra derrubar o técnico, será que é cisma minha!
Time tem que jogar com alguém que saiba marcar no meio campo ou mudar o esquema pra 3 zagueiros. Todos com culpa grande pelo que vem acontecendo.


SA...

Rodrigo Federman disse...

Ely, por enquanto ainda está devendo sim.

Levi, fico muito puto justamente (e principalmente) pelos guerreiros que se dispõem em plena segunda-feira a noite, a encarar trânsito, horários, etc...para serem "agraciados" com tamanho vexame.

Sergio, falhas gritantes e imperdoáveis. As técnicas (individuais e coletivas), mas principalmente das escolhas e demora do treinador (minha opinião).

André, a manutenção do 433 à todo custo...pode justamente nos custar muito caro.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Concordo contigo, as escolhas não são boas, mas as falhas individuais prejudicam muito o desenvolvimento do jogo. Todos os gols que o Botafogo tomou nos três últimos jogos saíram de falhas ridículas dos jogadores.
Mas sabe o que mais assusta: a falta de opções para armar o time e essa insistência nesse estatutário 4 3 3 como bem ressalta o Márcio.
Ou segunda janela com opções melhores, ou morte. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Tem a questão individual, mas isso é algo que pode eventualmente acontecer com qualquer um (jogador ou técnico). O que tá me pegando mais é a falta de padrão, esquema engessado e algumas demoras nas tomadas de decisões.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

A verdade é a seguinte, basta a gente se empolgar um pouquinho que o Botafogo nos escaneia. Sinceramente esperava mais, e por mais que procuremos justificativas o fato é que tá uma M. ABS e SB!

Marcio disse...

Nunca fiz curso de técnico de futebol e nem pretendo fazê-lo, mas o domínio do futebol brasileiro no passado encontra explicações até bem simples.
Bem superficialmente falando, o Brasil jogava em um 4-2-4, até que na seleção de 1958, o ponta esquerda Pepe se contundiu e o Zagallo assumiu a titularidade. Se o Pepe era um ponta ponta, Zagallo era um ponta que ajudava o meio campo e assim deu supremacia no setor ao fazer 3 contra 2 adversários, fora o fato de potencializar as subidas do NILTON SANTOS.
Depois, com a efetivação do Garrincha na ponta direita, ficou praticamente impossível o adversário exercer a marcação, tanto na seleção quanto no Botafogo, com as chegadas do próprio Zagallo e a "efetivação" do Garrincha.
Observem que o Canhota sempre frisa que da meia direita para a ponta direita não havia esquema tático, que o esquema era o Garrincha... O Mané tinha o marcador e a sobra de marcação para enfrentar; ele driblava o marcador, driblava a sobra por várias vezes e com isso o adversário começava a fazer um sobra da sobra, que também era driblado.
Com isso, o adversário ficava todo torto na marcação e o lado esquerdo vazio... Não é difícil imaginar o que acontecia.
No Botafogo de 1968, Zagallo que não era "adepto" do ponta ponta, utilizou o PC Caju para fazer aquilo que ele sempre fez, sem a bola, descer para fechar o meio. Assim continuou controlando e vencendo jogos. Tinha aposse de bola para cansar o adversário e o contra-ataque quando necessário. PC Caju conta que nas excursões em países com altitude, cansaram de tocar a bola para poder recuperar o fôlego, ou seja, posse de bola inteligente.
A seleção de 70 contou com jogadores de alta capacidade técnica e de inteligência futebolística, uma troca de posições constante que não permitiu aos adversários serem eficientes na marcação. Marca o Pelé e Jairzinho fica solto? Se marcar o Rivelino? Tostão? Qualquer um destes enfrentando uma marcação simples
O 4-3-3 é ruim? Não, desde que tenha pontas que consigam prender 4 jogadores, 2 marcando e 2 sobrando.
Se um zagueiro for fazer a sobra, o centroavante fica mano a mano e vai ser preciso que alguém do meio desça para fazer a sobra e com isso o meio ficará mais deserto...
Felipão jogou em 2002 com Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo, ganhou a copa por causa desses três, pois não tinha como permitir que não fossem vigiados de perto, ou seja, seguravam muita gente na defesa.
Tentou "repetir" a fórmula e foi com Hulk, Bernard e Fred em 2014, levou de 7 da Alemanha que jogou com apenas um atacante de oficio, Klose.
E o L. Castro colocou no lugar do V. Lopes, que não produziu muita coisa, mas pelo menos ia pra dentro do adversário, e colocou o D. Gonçalves que em todas as bolas que recebeu e tendo somente o lateral na marcação, recuou a jogada o tentou o cruzamento da região da intermediária.
Para jogar com um ponta que não agride, melhor jogar com mais um no meio campo, simples assim.
Para terminar, o jogo frente ao Flamengo pode ter dado uma noção errada ao L. Castro. O F. Luis, lateral deles, não tem como ponto forte o apoio e assim estava no contexto a escalação do Sauer por ali. Quando o F. Luis foi substituído, o lateral que entrou é bem mais agressivo e se juntou ao B. Henrique no ataque; assim, a entrada do ponta teve lógica para que o lateral tivesse uma mínima preocupação, tanto que o gol saiu por aquele lado do campo. Fora o fato de poder explorar às costas da defesa deles que joga bem avançada.
O Botafogo ainda não tem time para fazer prevalecer o seu jogo, o simples também vale.
Não se expor a contra-ataques não significa abrir mão de atacar, não significa recuar... Perder um jogo de virada para um técnico que joga na base do "empatar está bom e se der para ganhar, melhor", é muita falta de competência.
SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, não sei se reviu os lances dos gols do Goiás. Me dei ao trabalho hoje mais cedo e vou incluir um que não citamos aqui; Kanu.
Veja a sua rebatida de cabeça antes do primeiro gol e o seu domínio de bola no segundo, imediatamente anterior à falha do P. de Paula.
Em ambas não estava pressionado e teve a chance de zerar e não o fez.

Sobre os goleiros não saírem do gol, em 2016 o à época preparador de goleiros do Fluminense, André Carvalho, disse o seguinte após criticas ao Cavalieri em relação a um gol sofrido por não sair do gol.

"Sobre a saída de gol, é cultura do goleiro brasileiro, não se expor muito e se garantir debaixo do gol. (...) Qual o goleiro que sai bem do gol no Brasil? Na minha opinião, só tinham dois. O Bruno, que está preso, e o Helton, que está em Portugal"

Uma idiotice, pois tem a vantagem de poder utilizar as mãos e chegar onde atacante algum tem condições de chegar.

SA!!!

Damião disse...

Só tem uma solução a curto prazo: atuar com três zagueiros. Jogadores como Tchê Tchê, Diego, Patrick de Paula, não podem ser titulares do Botafogo. Este último, nem no banco tem lugar. Já estou começando a desconfiar do projeto da SAF, contrataram só refugo, com excessão de Cuesta. Salvando-se Erison, Daniel Borges, Kanu, Gatito (apesar de ter falhado no primeiro gol do Goiás), os demais são jogadores de série B.

Vini Marques disse...

Não fez o básico do futebol. Leu pessimamente o jogo. Qualquer torcedor tá vendo os mesmos erros a alguns jogos. Ridículo. Aí quer pagar de inteligentão nas entrevistas. E os bundões dos repórteres/blogueiros cheios de dedo nas perguntas...
Tô longe de ser viúva do Enderson, mas prefiro o futebol reativo dele do que esse improdutivo de firulas de um bando de cabeças de bagre, burros.

Rodrigo Federman disse...

Sempre assim, Sergio.

Marcio, isso que mais revolta. Os caras que recebem muito dinheiro para observações simples não conseguem fazê-las.

Damião, desconfiar do projeto SAF? Desculpe, cara...uma coisa é uma coisa, outra é outra.

Vini, eu acho perda de tempo falar em Enderson ou passado. No mais, concordo quanto às coletivas. Enquanto forem apenas os influencers torcedores para levantar bolas, nada mudará e pouca coisa útil e produtiva será absorvida.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Márcio, perfeito ambos os comentários.
O Botafogo de 67/68 jogava em 4 3 3 e as vezes atacava em 4 4 2, tive a sorte de ver esse time. O detalhe no caso do 4 4 2 é que os dois laterais do Botafogo na época eram excelentes marcadores, assim como o Gerson e o Carlos Roberto. Mas é preciso que se diga que esse time foi montado ao longo de 4 anos, começando com a renovação do elenco em 63, além disso o Botafogo tinha uma base de excelência. Me diga qual time hoje dispõe de jogadores do nível do Afonsinho, Ney Conceição, Ferreti, Mura, etc no banco de reservas?
Goleiro sair do gol minha referência é o Manga, bola na área era dele, cansei de ver o Manga pegar cruzamentos na marca do pênalti. Considero o Manga dos maiores goleiros brasileiros, o azar dele foi aquele seleção medonha de 66, curiosamente cheia de grandes craques, mas pessimamente treinada. ABS e SB!

Patinhas disse...

Rodrigo.
Só pra descontrair. O Botafogo ganhou dentro de campo e perdeu os 3 ponmtos fora dele. Vejamos, cruzamento do sarrafeiro Felipe Bastos ex botafogo, gols do cantor de bolero Pedro Manoel ex botafogo, que são treinado pelo Everest Jair Ventura ex botafogo. Não é pra chorar ??

E o desastrado atrasador de bola Kanú que ficou bravo na entrevista !!! Esse é pra rir.



Rodrigo Federman disse...

Isso aí, Sergio.

Patinhas, só pra raiva ficar maior! rs

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Perfeito, Sérgio.
Mas essa base de nada valeria também se houvesse uma limitação do comandante ou se não houvessem lideres dentro de campo para organizar as coisas em campo.
Aliás, tivesse o Gérson Canhota em campo ontem, quando o Goiás começou a bater, com a complacência do soprador de apito, duvido que ele deixaria passar batido.
O jogo deve ser jogado de acordo com as circunstancias.
SA!!!

Marcio disse...

E na Copa do Brasil vamos enfrentar o América (MG).
Que o L. Castro organize esse time pois há chances razoáveis para avançar à próxima fase... Não pode continuar jogando mal assim.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, com todo respeito ao América, é obrigação passar de fase na somatória dos dois jogos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, e com o segundo jogo dentro de casa... É jogar bem e com inteligência.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Pois é.. LC voltou a repetir: meu estilo é propor o jogo, ter a posse de bola e nunca jogar recuado. Ele só esquece que não temos elenco para sustentar isso por 90 minutos. O segundo tempo era para o Botafogo montar uma fortaleza, forçar o Goiás a sair e matar o jogo no contra-ataque.
Pegamos 3 times com elenco de série B (Goiás, Curitiba e Juventude), e ganhamos apenas 1 ponto, e o pior, 2 jogos em casa. Se ele continuar insistindo nessas convicções, estaremos na beira da Z4 em 2 ou 3 rodadas.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, eu não vejo tudo isso ainda. Só vejo um time tocando pro lado ou para trás.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Márcio, aquela base do Botafogo de 67/68 teve como exemplos Didi, Gerson, Nilton Santos, Garrincha, Amarildo, Quarentinha, Zagallo, Joel Martins, Rildo e companhia. É pouco ou quer mais! ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Bons tempos, Sergio.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Quem pedir a saída do Castro esqueça. É convicção do Mister, e projeto de médio e longo prazo. Esperou até o homem se desincompatibilizar do clube onde estava vinculado. Ponto final.
O que o Textor vai fazer na janela será certamente melhorar as peças para o treinador.
Não curto comentaristas de resultado.
Anotem aí. Na primeira vez que o time fizer o 1x0 e se retrair um pouco e sofrer o empate ou derrota vira a crítica: "por que não ficou com marcação alta?"..."tinha que ir pra cima"..."chamou o adversário".
Temos que aprender que treinador escala sempre a opção melhor que acha pra chegar ao resultado.
Eu, por exemplo, gosto que meu time tenha a bola e marque a saída do adversário para obrigar o balão.
E acho que é um padrão. Se faz 1x0 no Cuiabá, pra mim precisa continuar marcando alto até liquidar o jogo.É meu padrão.
Recuar pra garantir resultado se faz no 1x0 a favor nos últimos 5 minutos. Se o meu time é superior é isto

Paulo de POA
Sds

Marcio disse...

Que exemplos, Sérgio.
O interessante é que neste tempo os jogadores tinham muito mais personalidade para tomar decisões dentro de campo do que esses que estão atuando no tal futebol moderno.
E sem ganhar 1/10 do salário de qualquer mediano atual.
Meu desprezo total ao "futebol moderno".
SA!!!

Sergio disse...

É Rodrigo, e eu tive a sorte de ver muita coisa boa, mas fica na memória e na saudade, mas o que o Botafogo tem proporcionado nas últimas décadas, apenas com algumas conquistas importantes vai apagando e destruindo esse passado glorioso, chega de viver de recordações, o Botafogo é muito grande e essa torcida show merece muito, mas muito mais. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Paulo, até hoje não consegui ver essa tal marcação alta e vontade de ganhar à todo custo. Na boa, não consigo ver isso ainda.

Nossa desprezo Marcio. Rs

Sergio, com toda certeza. Parece até um outro clube.

Abs e SA!!!

André Abreu disse...

Que o chefão (Textor) não vai demitir o LC isso é claro. Mas não pode um clube que gastou tanto perder pontos pra times inferiores. O time não tem apresentado nada de bom. Falta alguém que saiba marcar no meio campo. Não sei como são os treinos do LC, mas é nítido que os jogadores não fazem o que solicita o treinador. Muito a se melhorar, posso estar enganado, mas se continuar assim, a torcida não terá tanta paciência (mais do que está tendo).

O time não é nada de mais. Mas é pra ficar na parte de cima da tabela. Lembrando que todas as contratações passaram pela aprovação do LC. 2 meses de trabalho, sem nada de bom apresentar.

Rodrigo Federman disse...

André, nem acho que deva ser discutido demissão do LC. Longe disso. Mas ele já pode ser bastante cobrado e criticado.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu acho uma insanidade pensar em demitir o Castro com apenas 10 jogos no início de um trabalho que é de médio prazo. O time não tá bem? Concordo, tem que cobrar, mas essa ansiedade não vai levar a lugar nenhum. E outra, essa de perder para times inferiores faz parte do futebol, ontem o líder Corinthians perdeu pro Cuiabá perdeu de três do Palmeiras, e aí, manda o treinador embora?
Botafogo com um timaço em 69 perdeu o título em grande parte para o Bonsucesso e em 58 com outro super time para o Canto do Rio e São Cristóvão.
O futebol é fascinante exatamente porque às vezes o Davi derruba o Golias, isso dificilmente acontece em outros esportes, pelo menos com a frequência que acontece no futebol.
Estamos ansiosos e acho natural, afinal são décadas de decepções, mas muita calma, vamos melhorar e vamos torcer para que o time se encontre. E ainda temos a esperança da segunda janela. Título? Acho improvável, e até um LA, talvez uma SA, o melhor ainda vai demorar um pouco, mas vamos em frente. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Nisso eu concordo também, Sergio. Nem pensar em demissão no momento.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

E mais, Sérgio e Rodrigo, sem comparar as gestões do Botafogo antes e agora com a SAF.
Pois os "grandes ilustres isso e aquilo desde 1500" são os responsáveis pelo Botafogo ter "encolhido" em sua história; deixou de ser o clube que formava times de referência no futebol para ser um simples participante de campeonatos.
Não vou aqui afirmar que essa SAF ocorreu em condições ideais, mas no contexto em que estava o Botafogo, não tenho dúvidas que foi a melhor solução; ou isso ou nada!
Em alguns locais, pipocam aqui e ali, comparativos, busca por semelhanças entre os modelos na tentativa de depreciar o que está sendo feito.
Os erros vão ocorrer, pois é parte do processo. Se grandes empresas, bem situadas no mercado que atuam erram, não será a SAF do Botafogo que escapará.
Eu prefiro a esperança da SAF do que a quase certeza do fracasso que me acompanhou desde que me entendi por Botafogo. Vou criticar ou elogiar a SAF pelas decisões da própria SAF, sem compará-la ao confirmado péssimo modelo anterior.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eu também, Marcio.
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Apesar de até o momento o time do Botafogo passar longe de jogar bem e, mesmo, de conseguir bons resultados (estamos com 44 % de aproveitamento no Brasileiro, 9 jogos, 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas e mais 2 vitórias na Copa do Brasil e, importante ressaltar, até o momento, desses 11 jogos somente 2 foram contra, digamos, pesos-pesados do futebol tupiniquim), nem cogitar a possibilidade de, tão cedo, pensar em trocar a comissão técnica - e recomeçar do zero.

Se o Luís Castro está longe de ser treinador de 1ª ou mesmo 2ª linha do futebol mundial, vamos demiti-lo para botar quem no lugar? Valentim? J. Everest? Dorival Jr? Sem chances...

E pegando carona na conversa sobre os "fantasmas" - lembra, Sergio?, o Bonsuça foi chamado assim acho que em 68; e teve aquela história na Taça GB, bastava o esgoto empatar com eles e seria campeão; o Botafogo então chegou até a embarcar para mais outra excursão pela América do Sul; o Bonsucesso foi lá e ganhou do esgoto; o Botafogo voltou ás pressas para jogar a final contra eles e ganhamos de 4 a 1, conquistando o bicampeonato da Taça GB.

Perdi-me nessa digressão saudosista. Mas, dizia eu, falando em "fantasmas", impossível esquecer do Internacional de 2006 que enfrentou, e venceu por 1 a 0, o poderoso Barcelona, com seus craques e camisa pesada e tudo mais. O time catalão tinha Puyol, Xavi, Iniesta, Deco, Ronaldinho Gaúcho, enquanto o Colorado ia de Clemer no gol, Ceará, Índio, Fernandão, Iarley e o gol foi de Adriano Gabiru... É o futebol.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

É isso, Eduardo. Precisamos aguardar essa janela do meio do ano e ver o que o LC fará a partir de então também. Mas ele já precisa fazer alguma coisa para ontem!
Abs e SA!!!