06/06/22

Outro vexame



















O Botafogo é previsível. 

Quando a torcida está empolgada e enfrenta - em casa - um adversário fraco e mal colocado, sempre (ou quase sempre) decepciona.

É melhor enfrentar o Real em Madri ou o Bayern em Munique.

Hoje, para variar, não foi diferente.

Derrota (de virada) de 1 a 2 para o Goiás, resultado em merecidas vaias dos inúmeros torcedores que enfrentaram trânsito e uma segunda-feira a noite para assistir tamanho vexame.

Desde o primeiro minuto, nada diferente do que a gente já vem acompanhando. Ou seja, um time mudado jogos após jogo, sem padrão ou cara, com excesso de toques improdutivos para os lados, falta de criação, ímpeto, etc.

Por sorte, um gol achado na primeira etapa e mais nada.

Mas, tudo bem, hoje o importante era vencer, afinal, era a vaga no G4...

Só que na segunda etapa o que estava ruim piorou. 

O técnico Luis Castro conseguiu piorar imensamente a equipe e viu o Goiás, em frangalhos, virar com dois gols de Pedro Raul. E com merecimento. 

A partir de então, o que também estamos cansados de assistir em todos os jogos: Um time atuando no desespero sem qualquer estratégia.

Esse tem sido o Botafogo até agora.

E, hoje, um resultado sofrível. Merecido, porém, sofrível.

Uma vergonha!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

41 comentários:

Anônimo disse...

Por que me permito essas coisas, meu Deus?
Duas horas perdidas… Duas horas em que eu deixei Mr. Dickens à parte, jogado na minha mesa de escritório.
Botafogo fazendo botafoguices…
Everest e Pedro de tal, não dá.
Juro que na hora em que o comprido lá empatou o jogo, pensei: o Botafogo vai tomar a virada.
Sem mais.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, isso é muita sacanagem com o torcedor!
Abs e SA!!!

João Pedro. disse...

Luis Castro é um técnico fraco q tem uma tara pelo Diego Gonçalves.

Eu já previa está derrota.

Novamente: Time frouxo, defesa frouxa, volantes q não marcam e zero produção ofensiva, joga na Toro pra ver se ele chifra.

Novamente II: Gols pela direita. Podem culpar o Saravia, porém quem é o MISTER Europeu e revolucionário é o Luís Castro e não o Saravia.

Acho meio absurdo a torcida vaiar o Patrick de Paula, porém, a essa altura, com esse time brochado do Luis Castro acho q a torcida já caiu em si e cada enxadada é uma minhoca.

O Enderson com milhões seria melhor, tenho certeza…Inclusive, gostaria de ver, em um multiverso, esse time do Luis Castro (Mister) na série B.

Botafogo só jogou bem contra o Ceilândia. Já deu tempo do Mister trabalhar.

Sergio disse...

Botafogo não tem elenco para jogar nesse sistema, falta qualidade no passe, movimentação no ataque e principalmente um armador. Time toca, toca e não agride e os erros de passe são absurdos, infelizmente esse time é para brigar na parte de baixo da tabela, e essa insistência do Castro nesse sistema e nunca repete o mesmo time fica complicado. Próximo jogo é contra o Palmeiras, muito complicado. O pior é que a sina de jogar mal contra times de pouca qualidade parece que não há SAF que resolva. Tá florida! ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

João Pedro, concordo em partes. Mas falar em Enderson é regredir sempre. Bom para Série B. E só. Se não é o LC, ok...mas que venha alguém de A então.
Abs e SA!!!

João disse...

O PVC ficou a transmissão inteira falando que o Botafogo é bem treinado e mereceu o 1x0 parcial. Eu devo ser um completo desconhecedor de futebol, porque não vi nada disso.

Esse esquema arame liso pra mim é culpa do treinador. Como é fácil fazer gol no Botafogo, Jesus.

Tem tanta coisa errada que fica até difícil listar aqui. Não dá pra dizer que estou nervoso porque meio que já esperava isso.

Ah turma, o Pedro Raul é melhor que o Erisson, e é reserva do Góias. Gastou mal a beça esse time de scout.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, ainda não temos elenco para jogar com qualquer sistema.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

João, bem treinado realmente não somos. Ainda não.
Abs e SA!!!

keven disse...

Difícil demais, muda time e treinador e sempre continua a mesma palhaçada. Depois querem que a torcida esteja apoiando.
O LC tem que dá explicações, não entendo o PK no banco e a insistência pelo Diego Gonçalves.
Abs e SA!

Patinhas disse...

Rodrigo.

O time amarelou e isso já era previsível. Defesa fraca e lenta, meio campo que não marca e nem apoia e ataque só dependência do Erisom. O Botafogo leva 2 dias pra chegar na area adversária e depois atrasa a bola pro meio que atrasa pra defesa que trocas passes laterais entre eles. Então toda hora o locutor alardeia que o time tem 99% de posse de bola, de que adianta ? O que vai salvar a noite, será a brilhante entrevista que o "Mister" vai conceder. Vai lavar a nossa alma sofrida !!

Rodrigo Federman disse...

Keven, eu não entendo as 100 mil mudanças e nenhuma delas dar resultado.

Patinhas, hoje eu nem verei. Ficarei mais puto. Só amanhã. Rs

Abs e SA!!!

Klaus disse...

Desanimador. Quando vi ontem o lanterna encarando e vencendo o Flamengo no Maracanã lotado, deu um frio na barriga. Estamos em clara decadência neste campeonato muito difícil. A derrota de hoje foi um golpe duro.

Marcio disse...

Um jogo onde o adversário veio muito fechado e contando com frouxidão do árbitro que permitiu que fizesse muitas faltas.
Contou com uma boa movimentação do L. Fernandes, mas o time errou posicionamentos defensivos e passes; mas mesmo assim conseguiu sair à frente no placar.
Para o segundo tempo, o Botafogo deveria continuar tentando o segundo gol, só que observando se o adversário iria sair para o jogo ou continuar recuado, se ficasse recuado, que trocasse passes com inteligência, se saisse, que aproveitasse os espaços que surgiriam.
Só que o Botafogo voltou para o segundo tempo jogando como se tivesse precisando do resultado e depois dos 30 minutos... Cedeu contra-ataques, errou passes em profusão e não contou com o trabalho do seu técnico para corrigir as coisas.
Quando da saída do V. Lopes, que pelo menos participa do jogo, deveria ter colocado mais um jogador de meio campo, pois o D. Gonçalves não é opção.
Tanto pediu que em mais uma oportunidade onde o meio de campo estava todo desarrumado, sofreu o gol de empate, um cruzamento muito alto, Cuesta cochilou e o Gatito foi, como sempre é, incapaz de sair para buscar a bola.
Depois disso o que era ruim piorou, substituições foram feitas e em mais um contra-ataque levou a virada.
É preciso iniciar as devidas cobranças, , pois além de estagnado, os sinais são de que não há muito o que fazer que possa melhorar o nível de jogo e competição.
Temos claros problemas, principalmente no meio de campo, que pouco organiza e tem uma marcação completamente débil.
Que seja buscado alguém no tal time B, mas as diversas formações do setor não fizeram o time jogar. e time que sofre muitos gols não chega a lugar algum.
Eu fico pasmo também com os jogadores... Como esses caras não conseguem interpretar o jogo e serem proativos; tem momentos que o senso de urgência precisa se fazer presente, mesmo que o técnico seja contrariado..
Uma vergonha!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Klaus, eu não faço qualquer associação ao jogo do Flamengo. O nosso problema é algo que não é de agora.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, esse vexame de hoje eu ponho na conta do LC.
Mesmo jogando mal estávamos vencendo e o treinador, por contusão de um jogador, resolve colocar o seu preferido DG, que perdeu uma bola no meio de campo e proporcionou um rápido ataque do adversário que resultou no gol de empate. Não seria mais normal reforçar o meio e jogar em contra ataques ?
Algumas substituições feitas por ele eu realmente não consegui entender.
Levar uma virada em casa para um time que estava na Z4, foi um vexame completo.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e digo mais: hoje o Botafogo perdeu a torcida no campeonato. Vai precisar fazer milagre para trazê-la de volta novamente.

Concordo total, Jota.

Abs e SA!!!

Klaus disse...

Rodrigo, eu não associei ao jogo do Flamengo, apenas disse que vi um time sólido e capaz que ainda está na lanterna da competição. Se o Botafogo não encontrar um caminho de estabilidade, vamos afundar rápido.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Klaus.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Por mais que critiquemos o treinador, e com certeza tem parcela de culpa por insistir em modificar o time e utilizar um sistema que não está funcionando, a verdade é que i elenco é deficiente, coisa que já foi dito pelo Textor que eram apostas e que ia ver em que ia dar, e não está dando,.
Mas o pior são as viúvas do Enderson, esquecendo que ele foi treinador da série B e que no fraquíssimo carioca enquanto treinador pouco fez. Obrigado Enderson pela volta a série A, mas tchau e boa sorte.
Ainda acho cedo para julgar o trabalho do LC, embora nos últimos jogos a performance tenha sido muito ruim, mesmo com esse elenco fraco. Não definir time e promover mudanças jogo a jogo e esse sistema são grandes problemas.
Para não perder o hábito, sem contratações de qualidade a perspectiva é brigar na parte de baixo da tabela. O mais irritante é vá capacidade que o time do Botafogo tem de se dar mal contra timecos. Que dureza. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. Isso eu falo desde sempre. Nego se empolgando com Sauer, Sá, Piazon...porra, tudo aposta. Até agora, foram 3 reforços certos e 2 deles decepcionando. O elenco é fraco (ainda) , mas o LC também não mostrou nada de diferente também.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Acho que muitos aqui, com as campanhas de rebaixamento seguidas perderam o rumo.
O treinador é um milhão de vezes superior ao Enderson. Está tentando imprimir um sistema e um ritmo forte, e de fato o time mostra mais velocidade, mais busca de recomposição quando perde a bola, tem soluções ofensivas melhores do que tinha antes. Claro, tem algumas peças que ainda não são o esperado (alguns nunca serão). Nada de lutar na parte de baixo da tabela. Hoje a derrota veio por falhas e individuais. No primeiro gol, a confirmação da fraqueza de Cuesta aqui no sul. Muito bom na antecipação, muito bom em armar jogadas, bom passe, bela saída de bola e até boa bola aérea OFENSIVA. A DEFENSIVA É HORRÍVEL. Saiu do Inter por haver sido culpado de uns 10 a 15 gols nessas bolas no ano passado e nesse. Só em Grenais foi uma consagração gremista....Acho que o Gatito também hesitou no primeiro gol. Foi uma bola alçada muito flutuante. Também não é o seu forte sair do gol...
No segundo gol, uma perda de bola do Patrick e a defesa estava totalmente desarrumada. Foi uma perda de bola fatal.
Gosto de ver o Botafogo jogar atualmente, o que não acontecia no ano passado. Jogava por uma bola, agora tenta se impor.
Duas ou três peças na nova janela e temos time pra brigar nas seis vagas de cima.
Agora, o companheiro que comparou Pedro Raul com Erison só pode estar brincando...aí é irracionalidade total. O Erison é um nove nota 7,5 a 8. Pedro é um nove nota 5 a 5,5.
Paulo de Poa
sds alvinegras

Sergio disse...

O VL não estava mal mas se contundiu, eu pergunto: qual seria a opção do LC para a substituição? Acho o DG uma droga, mas olha pro banco, me diz quem poderia entrar? MN, está na seleção e acho que não faria diferença.
A situação não é confortável não, muito.pelo contrário.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu ainda não consegui ver esse time mais veloz ou brigando por rápida recomposição. Juro, até agora não vi nada além de uma bagunça. E isso com uma escalação diferente por jogo.
Abs e SA!!!

João Pedro disse...

Só um detalhe q os colegas estão esquecendo de comentar é q o Mister, de acordo com a imprensa, fez questão de montar o elenco alvinegro, junto ao Scout.

Comparar o elenco e o dinheiro q o Enderson tinha com o elenco (suposto) e o dinheiro (Real) q o Mister tem é querer levantar o próprio moral.

No mais, eu não me encaixo em viúva de Enderson, só acho q ele entregou algo bom em um momento delicado. Sou grato. No mais, é o trabalho mais próximo q temos de parâmetro. Se eu for ser viúva de alguém sou viúva do Cuca de 2007.

*Criticar o Cuesta e o Gatito na mesma frase é um sinal de amor exarcebado ao Botafogo. Eu respeito.

João disse...

Paulo, se vc acha o meu comentário irracional, também me acho no direito de achar o seu irracional. Com um time arame liso desses achar que vai ficar entre os seis primeiros, com times muito mais superiores e eficientes no campeonato, isso sim é estar no fantástico mundo de Bob. E eu acho que o Erisson briga com os adversários e com a bola, atacante muito mediano. Minha opinião. Infelizmente a torcida do Botafogo é tão carente que qualquer Zé que se destaque já cai nas graças.

Marcio disse...

O problema começa nesse 4-3-3... O Liverpool joga assim, todos os grandes times jogam assim, argumentam.
Azar, pois desde que o futebol foi inventado, esquemas vão e voltam e todos podem ser bons se contarem com gente capacitada para fazê-los funcionar.
Há muito que essa globalização, essa mania de querer jogar no esquema da moda está uma grande babaquice.
E sobre o Enderson Moreira, não custa lembrar que foi demitido do Fortaleza sem fazer uma campanha ruim, desconheço os motivos, mas acho que o clube desejava algo melhor; foram buscar o Ariel Holan, não conseguiram, trouxeram o Vojvoda.
Se não for com o L. Castro, reafirmo o que sempre escrevi por aqui, que venha outro técnico estrangeiro.
Estou de saco cheio desse 4-3-3.
SA!!!

Jorge Luiz vieira disse...

Eu hoje não vou comentar nada pois tomado pela raiva meu comentário não seria publicado...considero o L C ou melhor dizendo o Rolando Lero o maior responsável por mais esse vexame....
Abs e S A!!!

Rodrigo Federman disse...

João Pedro, para mim, EM é passado. O momento é outro.

João, com esse elenco também não creio em G6.

Total acordo, Marcio.

Jorge Luiz, hoje, sem dúvida alguma.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Depois leio os comentários dos amigos do Cantinho.
1,5 h de Laranjeiras ao Nilton Santos de carro, cansado, frustrado - bem que eu dissera estar receoso.
O Botafogo é foda; ou melhor, é o verdadeiro coitus interruptus.
Abs.

Marcio disse...

Disse o técnico do Corinthians após vencer o A. Goianiense:

"(...)Quando for possível jogar com qualidade, jogamos com qualidade, atacamos com qualidade. Quando não for possível, defendemos com qualidade.
Defender também faz parte do jogo e é preciso defender com qualidade em determinados momentos do jogo(...)".

Concordo plenamente.
É preciso estar preparado para as variações do jogo, 1, 2 e 3 a zero valem os mesmos três pontos.
Isso me faz lembrar o Felipão contra a Alemanha, enquanto os europeus vieram com apenas um atacante de oficio, Klose, ele mandou a campo Bernard, Fred e Hulk.
Perdeu o meio de campo e...
Não falo de recuar o time após a vantagem adquirida para esperar um eventual contra-ataque, como a maioria dos técnicos costuma fazer, mas pode começar uma marcação na intermediária de ataque, alternas as subidas dos laterais, segurar um pouco mais o tal volante... A posse de bola serve também para descansar o time em momentos do jogo
O jogo tem de ser resolvido nos 90 minutos; não se faz gol de qualquer maneira, confundindo pressa com velocidade.
Espero que o L. Castro cumpra o que disse ao chegar, que se entendesse que o time não estava correspondendo ao esquema escolhido, que faria as mudanças necessárias.
SA!!!

Anônimo disse...

Rodrigo e turma
Convenhamos, acho que estou certo.
Sempre o bom pra nós é o que ainda não veio ou já saiu.
Eu não esqueço quem achava oLeo Moura uma naba e quem sempre queimou o lateral que na nossa época se chamava Paulo Cesar (depois vulgo Paulo Bairro). Nós botafoguenses sofremos de um mal explicável. Temos no passado sempre times que eram seleções. E a canarinho ganhou três mundiais nas nossas costas
E eu, e não a maioria de vocês (infelizmente) vi esses caras todos ao vivo....Desde Mané e o Enciclopédia (eu era menino) passando pelo grande time dos anos 60 no final e início dos 70. Ficamos mal acostumados.
Estou falando, gente, que o time do ano passado era muito fraco e não sei como fomos campeões. Coisa de série B que é muito fraca e puramente física. Na série A, os times são muito parelhos e se você tiver duas falhas individuais perde pra qualquer um em casa. Acho que o nosso futebol desse ano é melhor de ver em campo. Disse que com três bons reforços na janela podemos ficar entre os seis de cima. E confirmo. Um zagueiro de imposição física, de bom cabeceio (bola aérea decide 40% das partidas), um meia ofensivo que esteja sempre perto do 9 e um segundo atacante que extraia vantagem do combate q o Edison faz.
Não me surpreenderia se esse mesmo time ganhar do Palmeiras a próxima.
Paulo de Poa

Rodrigo Federman disse...

Desanima demais, Eduardo.

Marcio, até o momento o LC tem sido ótimo com as palavras....e apenas com elas.

Paulo, podemos bater o Palmeiras, claro. Afinal é futebol. Mas estou longe de achar esse time bom e carente apenas de 3 peças.

Abs e SA!!!

Vini Marques disse...

Eu estava prevendo outro jogo merda. Adversário retrancado, dando porrada, antijogo... E nós contra ataques. E o português engessado com aquela linha alta na defesa, levando bola nas costas o tempo todo. Burro demais. Ainda não entendeu e/ou parece não ter estudado o futebol brasileiro. Todo jogo a mesma merda. Inacreditável. Semanas inteiras treinando pra piorar. Eu não vou mais chega!

Rodrigo Federman disse...

Vinny , o time foi muito mal e o LC infinitamente pior mesmo.
Abs e SA!!!

Vini Marques disse...

Por enquanto eu só vi um time com toques pro lado, sem meia de criação, com pontas que afunila e zagueiros que jogam na linha do meio campo, levando bola nas costas e correndo atrás de atacante. É esse o esquema do português? Se for, tá certinho.

Rodrigo Federman disse...

Vini,, só posse de bola improdutiva.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, sobre o L. Castro, os responsáveis pela montagem do elenco, todos podem e estão merecendo as críticas, mas há certos posicionamentos ilógicos no embasamento dessas mesmas críticas.
Com o Botafogo na série B 2021, não foram poucas as vozes que afirmaram ser necessário um time e mais um técnico experientes em série B (eu sempre achei isso uma bobagem). pois bem, trouxeram o Chamusca e depois o E. Moreira fez um excelente trabalho e não somente conseguiu o acesso, como também o título. É o recordista.
A questão é que agora criticam a desmontagem do elenco da série B e afirmam que o E. Moreira fez muito com poucos recursos e agora poderia estar fazendo melhor.
Se era necessário um elenco experiente em série B no ano passado, considerando futebol "diferente", o que faz acreditar que aquele elenco teria um melhor rendimento na série A?
E o E. Moreira fez um grande trabalho com poucos recursos se compararmos com quais equipes? Ou o Botafogo não tinha mais recursos ou condições que boa parte das equipes da série B/2021?
As comparações são válidas se todos estiverem no mesmo universo, seria como se alguém reclamasse da carga tributária no Brasil e outro a justificasse, por exemplo, que na Finlândia é mais alta, sem um maior aprofundamento da análise.
O L. Castro está merecendo todas as críticas e eu também tenho as minhas, mas não vou fazer comparações com série b para fazer o trabalho dele parecer pior do que de fato é.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, ontem, com o jogo ganho, poderia ter entrado com o Chay no meio, o próprio Barreto liberando o Oyama...enfim, poderia ter feito muita coisa diferente de simplesmente o seis por meia dúzia...ainda mais com o irritante DG.
Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Comparar a realidade 22 com o que vivemos em 21 é fora de cogitação!
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Ninguém monta um elenco e um time vencedor em 3 meses, sem uma espinha dorsal, contratações às pressas sem muita opção no mercado e em apenas 10 jogos.
Sem querer comparar, mas o que aconteceu nesse jogo contra o Goiás foi muito parecido com o que aconteceu com o Flamengo contra o Fortaleza, e olha que o time da Gávea joga junto há mais tempo, tem elenco bem superior, mas intime sem um articulador, no segundo tempo tirando o pênalti meio mutreta não teve muitas oportunidades, e perdeu também por falhas individuais, assim como aconteceu com o Botafogo, foram dois erros de bola perdida de forma bisonha que proporcionaram os gols do Goiás, e pior, o time ganhando e tomando contra ataque e tido aberto quando deveria ser o contrário. Concordo contigo, a entrada do Chay seria melhor opção que o medonho DG. Tá florida. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, mas ninguém também passa 3 meses mexendo igual doido no time, jogo após jogo. 3 meses para deinifir ou perceber minimamente que não dá mais para insistir em um único esquema. Considero um tempo suficiente para pelo menos uma cara. Lembrando, também, que nem todo o elenco é novo. Subimos com Gatito, Daniel, Kanu, Oyama, DG, Chay, Hugo, Romildo, Kayque...ou seja, base existe. E não chegaram perebas que dificultam a evolução. Pelo contrário, foram apostas que um dia o outro já tiveram algum brilho por onde passaram.
Abs e SA!!!