16/06/22

Vitória no suor e na raça
















Foi só mudar o esquema tático.

Foi só jogar com muita raça.

E mesmo com todas as dificuldades, o Botafogo suou e conquistou uma importante vitória (1 a 0) sobre o São Paulo, finalizando uma sequência horrível de quatro derrotas seguidas.

É isso, amigos! Se não vai na bola, vai na disposição.

Pedimos mais isso do que qualquer outra coisa, afinal, sabemos das limitações do nosso time, que jogando com raça, pode fazer frente aos demais adversários. Mesmo os tecnicamente mais fortes.

Valeu muito.

Lavamos a alma.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

Anônimo disse...

Pra mim essa vitória foi acima de tudo mérito do Português que tem um dos piores elencos do brasileiro na mão e ainda conseguiu achar um esquema que deu certo nessa partida e provavelmente vai continuar, o cara é bom kkk, só que tá com um elenco que briga pra não cair!
Abraços
André

João Pedro disse...

Que maravilha.

Costumava resumir este time como lamentável, porém hoje só precisavamos da vitória e ela veio.

Algumas pontuções:

1. Carli é embaçado.
2. Luís Castro teve humildade e isso pode gerar crescimento, pode ser q ele passe a entender q cada jogo é um jogo, jogar com Avaí é um jogo, Palmeiras é outro, Molambos é outro... Isso pode ser promissor.
3. A defesa hoje foi bem sólida, São Paulo ofereceu poucos riscos.
4. Patrick de Paula pode estar chegando drogado no treino, porém não é tão pior q os companheiros. Lucas Piazon não é tão pior q os companheiros. Não que tenham um nível elevado. Resumindo, jogador mediano tem q ser rotacionado.
5. Durante a abordagem da torcida essa semana temos um video em q o único q se manifesta é o Kayque, isso demonstra hombridade...Para coroar o gol. Maravilha.
6. Parabéns a torcida do Botafogo. Só nós sabemos o q é isso.

Seguimos na chatice e na torcida.

João disse...

Partidaça do Botafogo. Time competitivo, marcando muito e finalizando no gol do adversário. É isso que pedimos, conforme vc falou.

O Kayque fez uma partida esplendorosa, marcando, chegando na frente, jogando com muita intensidade. Acho que com o Oyama não temos isso. É cedo pra falar, mas talvez o Castro tenha que repensar a titularidade do japonês. Gostei muito dessa formação com 3 zagueiros e liberando os alas.

Eduardo Samico disse...

Kayque foi o símbolo desse time. Jogador limitado mas corajoso e empenhado. Eu já pedia ele no lugar do omisso e desinteressado Tche Tche desde o jogo contra o Goiás.
Carli também foi fundamental, ganhando todas. E, ao lado dele, Kanu e Cuesta também cresceram.
Vitória para dar um alívio. Mas ainda muito trabalho pela frente.
Abs.

Rodrigo Federman disse...

André, ok...mas demorou para enxergar o que era muito claro. Rs

João Pedro, realmente, o Carli não pode sair do time.

João, não foi muito técnica,porém, de muita entrega.

Perfeito, Eduardo.

Abs e SA!!!

keven disse...

Fala galera alvinegra.
Bom resultado para aliviar a situação. Queria fazer umas breves considerações:
1- que o carli não saia do time.
2- Patrick Paula jogou muito mal
3- que o portuga tenha entendido o elenco que tem nas mãos
4- o Saraiva ofensivamente é uma ótima opção
Abs e SA!

Anônimo disse...

Resolvi dar um voto de confiança e assisti na cervejaria artesanal de um amigo torcedor do time da cruz errada.
Vi o jogo tomando uma IPA no frio de Petrópolis. Vi o jogo afetando indiferença… vai que desse certo. E deu!
Dois destaques: primeiro, torcedores, queremos ver o time mordendo o tempo inteiro. Foi o que aconteceu. Até mesmo o tal PK fez o mínimo que dele se espera (que tome tino, esse juvenil…). Segundo, a disposição do treinador em mudar o modo de armar a “equipa”. Deu certo hoje. Aguardar as próximas. Um raro momento de mitigação dos efeitos da crise.
Para terminar, Joel Carli já pode ir para aquele muro dos ídolos do Botafogo. Independentemente de questões contratuais/trabalhistas, não há como não reconhecer que quando o hermano adentra o relvado, ele encarna o espírito que honra o Botafogo. Grande Carli!
Levi

Damião disse...

Há muito tempo venho defendendo a mudança do sistema defensivo, atuando com três zagueiros. Espero que na próxima partida, que terá a ausência de Kanu e Cuesta, suspensos, o LC insista com três zagueiros (se tiver essas peças disponíveis) e mantenha o restante do time. Que não venha com Daniel Borges na Lateral esquerda e nem o Saravia de ponta.

João disse...

Esqueci de falar, menção honrosa pro Hugo. Partida segura na defesa e com chegadas produtivas na frente. E conforme já falaram aí, o Patrick não pode deixar de jogar nesse time. Mesmo com a fanfarrice, tem que entrar, pois o pouco que mostra já tem muita qualidade.

Rodrigo Federman disse...

Keven, mesmo assim, o PP com orientação é cobrança pode ser muito útil.

Levi, concordo em gênero, número e grau.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O Botafogo foi a campo com 3 zagueiros, uma mudança atrasada, mas uma tentativa extremamente válida.
E eu não gosto de esquema com 3 zagueiros, mas a minha preferência nada significa e, na verdade, esquema bom é aquele que atende a necessidade do time.
E foi justamente isso que ocorreu, a defesa estava o tempo todo bem protegida e o gol não foi ameaçado; o que faltaram foi uma melhor criação no meio de campo e melhor posicionamento dos atacantes e tomadas de decisão.
Mas este meio de campo, teve um Piazon que cadencia o jogo e o P. de Paula que por vezes se desliga; entretanto o Kayque colocou o meio de campo no bolso, não por uma técnica apurada, embora tenha feito um gol muito bonito, e sim por uma movimentação incansável, pois marcou de maneira implacável, se movimentou, foi opção de passe, finalizou... Cumpriu todas as demandas necessárias para um jogador de meio de campo.
Algumas observações:
1) A disposição empregada independe de esquema, escalação ou jogo. Precisa sempre estar presente;
2) Espero que neste primeiro momento, esse esquema que protege mais a defesa seja o primário, as variáveis podem aguardar um pouco;
3) Kayque, ganhou a titularidade, pois foi o melhor em campo em um jogo complicado, mesmo sem ter tantos jogos entre os profissionais;
4) Em qualquer condição, não seria um jogo fácil, considerando o adversário, mas por tudo o que aconteceu ao Botafogo nesses dias, a resposta foi muito positiva, muito além dos 3 pontos. O Time estava muito pressionado.
5) L. Castro mostrou que se desejar, consegue pensar fora das suas preferências, como disse em entrevista ao chegar ao Botafogo. Que continue assim.

Para terminar, o São Paulo teve a bola e não soube o que fazer com ela, pouco ameaçou, isso é a realidade desse campeonato brasileiro nivelado por baixo
O Botafogo ainda não tem capacidade técnica para jogar dentro do adversário, fazer prevalecer o seu jogo. Isso não significa jogar esperando um gol ao acaso; pode jogar para vencer, claro, e de forma mais simples.
Que seja um recomeço, um ótimo recomeço.
SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo. O futebol é simples, alguns gênio é que complica ! Hoje tivemos a marcação que a muito temos implorado. Velocidade, garra e jogamos pra frente, não tivemos aquele joguinho irritante de toque laterais e pra trás. Vamos ver se daqui pra frente a coisa entra nos eixos.

JOTA disse...

RODRIGO, acredito que o "patrício simpático" caiu na real e, com os jogadores que dispõem, mudou o esquema suicida para um bem melhor. Com essa mudança, não pagamos um novo vexame e conseguimos vencer uma equipe superior tecnicamente.
O LC entendeu que não sendo possível usar o seu esquema favorito, teria de adaptar um que fosse melhor para o time. Simples assim como amigo gosta de escrever, rsrsrs.

Rodrigo Federman disse...

Damião, há quanto tempo não pedíamos um fim ao maldito 433, né?

João, gostei do jogo do Hugo também.

Marcio, isso mesmo. E vale destacar que a simples mudança do esquema fez até o Piazon ter pequenos bons rompantes. Quase milagre mesmo! rs

Abs e SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Patinhas.

Jota, que ele tenha percebido em definitivo isso. Algo que era tão óbvio e que falávamos desde sempre, né?

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Gostei do time, muita garra, muito suor. Verdade seja dita que o Luís Castro já havia dito que se o que ele gostaria taticamente não desde resultado ele mudaria, e teve a humildade de mudar e fez o time jogar bem. Mesmo fortalecendo a defesa e o meio o time não abdicou de buscar o gol, tanto que o número de finalizações foi bastante expressivo. Claro que faltam peças que dêem aquele toque diferenciada, mas não podemos deixar de ressaltar a luta e a vontade de vencer, além da tentativa de acertar a última bola.
Hoje gostei até do Piazon, e vejo que o Patrick tem tudo para recuperar seu futebol, mesmo não sendo brilhante teve uma boa participação, mas o nome do jogo foi o Kaike, com um belo gol e uma disposição incomum correndo o tempo todo.
Impressionante também é com o Carli passa confiança para a zaga, hoje o Kanu não foi estabanado.
Se esse time jogar com essa disposição sempre, pode não ganhar, mas a torcida estará ao seu lado, mesmo depois de , 4 jogos sem vencer, e lá estava a glóriasa torcida do Botafogo, essa nunca abandona sua paixão.
Menção honrosa para o Hugo, Saravia bem, Cuesta, enfim, mesmo sem ser um elenco brilhante deu provas que pode brigar por uma melhor colocação.
No post anterior eu falei que estranhamente estava com vontade de assistir o jogo e acrescentei que o Botafogo consegue ser gigante quando menos se espera, e foi. Repito: vitória épica. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, ainda bem que mudou. Apesar de eu ter impressão que só mudou pela pressão desde o último jogo (e não por convicção ou vontade de verdade), pelo menos parou com aquele engessado esquema anterior.
Abs e SA!!!

André Abreu disse...

Fala Rodrigo e amigos! Colocou alguém que saiba marcar e alguém na zaga que saiba zaguerar, as coisas aconteceram. Ao meu ver, esse esquema com 3 zagueiros funciona com um experiente e 2 mais novos, pois quando pegar um time com atacantes rápidos, conseguir chegar junto. Nesse caso, Carli/Cuesta, kanu e teremos que ter uma 3 opção. Meio campo com kayke, Oyama, PDP, alguém pra ser o cara do meio campo (quem eu não sei).

Por ora, comemorar essa Vitória que foi muito importante. E o LC tem que parar com essa merda de 433. Não temos elenco momento pra isso. Estou com vc Rodrigo, ele só mudou hj por livre e espontânea pressão.

SA.

Klaus disse...

LC mudou sua cabeça e o time entrou com muita vontade. Esses foram os milagres que construíram nossa merecida vitória.

Rodrigo Federman disse...

André, o simples fato de ter povoado mais o meio de campo fez toda a diferença.

Isso aí, Klaus.

Abs e SA!!!

Klaus disse...

André, é exagero dizer que temos um dos priores elencos. Nosso elenco é suficiente para ficar no meio da tabela. Sem as derrotas vexatórias e inexplicáveis para Goiás e Avaí, estaríamos agora em 3º. LC parece que entendeu que o esquema tático que ele quer ainda não é possível, talvez seja com a chegada de bons reforços.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, sim. É um elenco bem ruim, mas que jogando com raça pode ficar ali pela oitava ou nona posições.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre elenco...
Um dos piores resultados do Brasil em copas foi em 66, sem discutir a qualidade dos jogadores, na verdade nem precisa, pois à época não faltavam craques, o Brasil não foi tão bem.
A história diz que foi uma bagunça...
Obviamente não vou comparar o atual elenco do Botafogo com um onde não faltavam craques, mas alguns que estiveram em 66, arrebentaram em 70, o que mostra que nem sempre um elenco que se mostra ruim, de fato é.
Antes de definirmos se o elenco do Botafogo é ruim, precisamos entender se estão jogando no melhor esquema, pois este passa também pelas ações individuais.
Não vamos nos esquecer que o Canhota afirma que foi o lançador que foi por causa dos grandes atacantes com quem atuou; isso explica muita coisa, capacidades complementares.
O Garrincha prendia logo de cara, dois na marcação; com os dribles constantes, logo chegava um terceiro para a cobertura, ou seja, sobravam 7 para marcar 9... Superioridade em qualquer setor.
Agora mesmo o CR7 estava sendo contestado no M. United... O problema é ele ou do time que nada produz desde a saída do Ferguson?
O que o Messi pensou depois de não ver no meio de campo o Xavi e o Iniesta?
Se em uma equipe meio bagunçada fica ruim para os craques, o que falaremos sobre uma equipe mediana como a do Botafogo?
O fato é que o elenco do Botafogo, ainda em formação, pode não ser tão pior do que os restantes, pois não vejo em time algum jogador com capacidade de desequilibrar, talvez o Arrascaeta seja hoje o jogador mais próximo dessa qualidade.
O que não pode é o Botafogo desejar fazer o que não está na sua capacidade e proporcionar aos adversários facilidades, como fez em muitos jogos.
Pretendo ver um Botafogo dominante, mas hoje não tem como e assim que seja pragmático.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, claro que são muitas variantes, mas analisando nomes e o pouco que sabemos das técnicas dos jogadores, eu considero o elenco atual fraco.
Abs e SA!!!