13/07/22

Ataque: Não havia planos B e C















O nome do atacante Luiz Adriano, ex-Palmeiras, voltou a ser ventilado nas internas de General Severiano.

E não é uma novidade, afinal, o Botafogo tem tara por sempre insistir nas mesmas figuras.

Agora, é curioso...

A diretoria passou meses falando em Zahavi e garantindo que o clube tinha planos B e C, caso a negociação com o israelense melasse. 

E melou.

Considerando que depois da primeira investida (antes mesmo do Zahavi ser especulado), o Luiz Adriano voltou à pauta, desculpem, mas eu duvido que houvesse, de fato, outros nomes alinhados. Ou seja, o Botafogo perdeu tempo com o ex-PSV e agora está atirando para tudo que é lado e na base do desespero.

A não ser que alguém realmente acredite que voltar a falar em LA faça parte de um planejamento e estudo de mercado (scouting)...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

19 comentários:

keven disse...

O elenco do Botafogo está ficando mal montado , está sem critério. Acho que talvez mais jogadores devam sair quando acabar o campeonato, porque por exemplo: fecharam com o Luís Henrique e um tal de ovjeda destaque do campeonato argentino,onde os dois jogam pelo lado esquerdo, sendo que por aquela lado tem o Victor Sá, e o piazon, e para jogar do lado direito só temos o suaer que está machucado .
Enfim é torcer para o time se reforçar mais, liberar mais uns jogadores ruins que estão nesse elenco e torcer para 2023 ser melhor.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, nessas horas eu realmente não consigo acreditar que o elenco esteja sendo montado seguindo um planejamento. Parece tudo à esmo, atirando pra todo lado.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Acho que é apenas uma especulação, mais uma, uma cavada...
Não custa lembrar, Rodrigo, que o Zahavi era uma escolha pessoal do Textor e não, digamos, por "estudos".
Sem afirmar que o Zahavi se enquadra na situação, pois não o conheço o seu futebol, alguns jogadores não precisam de maiores análises para serem contratados. O L. Adriano precisa de uma análise competente.
Como o Botafogo está investindo um valor considerável e ainda tem necessidades claras no elenco, muitos nomes são colocados como de interesse, por jornalistas para "venderem" noticias e até mesmo por parte de quem cuida da carreira dos jogadores para se colocar no mercado.
Para terminar, tenho críticas às escolhas do departamento de futebol, mas entendo que o Botafogo enquanto clube ainda não tem estrutura para contratar jogador que seja uma unanimidade técnica.
Quando essa barreira for quebrada e o primeiro grande nome for contratado, talvez a tarefa se torne mais fácil.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pode ser (e tomara que seja), Marcio. Mas mesmo com a escolha pessoal do Textor, o próprio cansou de afirmar que havia planos B e C. O Zahavi já descartou tem mais de 15 dias e até agora, nada. Preocupante.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, precisamos considerar que se o tal "scouting" existir de fato e de direito, não é responsável pelas aprovações e contratações, ele apenas vai buscar os jogadores com as características necessárias e que se enquadrem ao modelo de jogo proposto pelo técnico.
O técnico diz, por exemplo, preciso de um zagueiro canhoto com tais características... O "scouting" vai apresentar os "melhores" nomes, o técnico escolherá um e o clube vai tentar viabilizar a contratação.
O que é diferente do técnico indicar nomes, o que sou totalmente contrário.
Assim, sem aliviar os possiveis erros do futebol no que diz respeito às contratações, me parece claro que dentro do entendimento do L. Castro sobre futebol, as contratações a ele "atendem".
Observe que não se fala em um armador, um "10"... Ou seja, a contratação de vários volantes e jogadores que atuam pelas pontas não é fruto do acaso...

Para complementar, trago o que disse em 2017 o brasileiro Eduardo Santoro, que foi ou é "scout" do Manchester City:

"Na primeira temporada, Pep reuniu todos os scouts e disse o que esperava de cada posição. Em cima disso, vamos destrinchando as características técnicas, táticas, físicas e mentais. Nós vamos ver até quando ele não vai jogar para ver as ações fora do campo para analisar o caráter. Quanto mais informações você tem, menor será a chance de erros"

http://www.espn.com.br/noticia/746245_pela-cartilha-de-guardiola-e-com-40-olheiros-como-manchester-city-garimpa-e-desenvolve-promessas-pelo-mundo

Se o L. Castro tivesse chegado e encontrado um elenco formado, a cobrança seria uma, pois obviamente encontraria jogadores fora daquilo que pensa sobre futebol... Mas ele chegou junto com a maioria dos contratados e obviamente os nomes passaram pela a sua análise e por isso a cobrança precisa ser mais pesada.
O questionamento a ser feito inicialmente, antes até do trabalho do "scouting", é se contrataram o técnico certo considerando o planejamento do Botafogo.
O "scouting" é auxiliar e até o presente momento, parece não estar abaixo das expectativas exigidas pelo clube; se há erro, está no alto da pirâmide.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Isso mesmo, Marcio! O lance é que o elenco ainda me parece mal montado a beça. Ainda não vejo critérios, sei lá.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Já estou farto de ouvir especulações sobre bons nomes que nunca resultam em nada. Então aparecem notícias de negociações com meras apostas. Está complicado. Temo muito o rebaixamento, é uma possibilidade real.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, eternas novelas.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Pelo que eu li, o Luís Adriano interessava na primeira janela, no momento atual ele foi oferecido ao Botafogo, mas não é um unanimidade a sua contratação e o Botafogo não vão fazer nenhuma proposta
Acho que pelo mal momento vivido desde o ano passado não vale a pena além da idade e não precisar mais de futebol, tá rico. Acho uma furada. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, de acordo. Eu já acho absurdo até o nome ter sido ventilado! rs
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

...e o tempo vai passando e nós seguimos disputando o Brasileiro e prestes a despedirmo-nos da Copa do Brasil com a aposta Erison e a jóia da base M. Nascimento. Ah, sim, e agora tem entrado um rapaz de nome Daniel Cruz, acho, que me é completamente desconhecido. Acho que ele tampouco tem muita intimidade com a bola...

Bem, ao menos ainda não falaram em tentar Barcos, William Potker, Rafael Moura, não!, péra! Este já "jogou" pelo Botafogo em 2021.

Falando sério, estou baixando as expectativas e aguardando a tal janela para ver quem virá para o Botafogo.

Se há décadas, havendo apenas os meios de comunicação impressos e em número bem limitado, já havia cavadas e especulações, imaginem agora com canais no youtube, portais, perfis, contas, programas nos canais de esporte, o diabo! Tudo aos montes... Então é um tal de especular A, B, C que eu nem me ligo mais. James Rodriguez, Cavani, Luis Suarez...

Sei que além do Marçal e do L. Henrique (está confirmado mesmo?), chegou um certo Carlos Eduardo, agora chamado só de Eduardo.

E também foi contratado um gerente de futebol, acho que é esta a denominação do cargo. O Mazzuco é diretor-executivo. Que essa estrutura do futebol profissional funcione e funcione bem.

Abs.

Sergio disse...

Faleceu hoje o ex goleiro do Botafogo Cao. Excelente goleiro, contra o Flamengo em 68 partida valida pela taça GB fez milagres, partida terminou 0X0, e o Flamengo deu a volta olímpica pois se considerou campeão, pois faltava apenas o Bonsucesso, mas este venceu e colocou o Botafogo na final.
Descanse em paz Cao. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Isso que mais me incomoda, Eduardo. O tempo passou e quando alguém chegar (se chegar) ainda precisará se adaptar, etc.

Sim, Sergio. Que o Cao descanse em paz!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

O grande problema é que o debate feito nos diversos meios de comunicação se apega ao que é apenas possibilidade.
Não vão chegar 400 reforços, virão somente fulano e beltrano...
Não vejo discutir se os jogadores estão sendo escalados em suas melhores posições; se o L. Castro está extraindo dos seus jogadores as suas melhores performances, se o L. Castro está escolhendo o melhor esquema tático, considerando os jogadores disponíveis...
O fato é que nem ou mal, a SAF gastou um dinheiro considerável na montagem do time, se a qualidade não é a adequada, é uma outra conversa. E ainda tem o chamado time B.
Honestamente, penso que o Botafogo está um rendimento bem abaixo das suas possibilidades e isso passa pelo trabalho do técnico.
Um outro debate importante é que se entendermos como verdade que o dinheiro foi mal investido, ou seja, só contrataram jogadores ruins, não adianta entregar mais dinheiro nas mãos daqueles que contrataram na chamada 1ª janela.
Qual a garantia que agora será melhor investido?
Eu "não quero" que contratem jogador de renome e sim que entre em campo e jogue futebol de qualidade... Mas não sou louco de dizer que contratação bombástica não agita o ambiente e vende muitas noticias.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. Abordou todos os pontos com a habitual mestria. 100% de acordo.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Pois é, Rodrigo.
Muitos se esquecem da história do próprio Botafogo, como em 1989 quando Emil Pinheiro contratou Valdir Espinosa.
Consta, mais ou menos nesse sentido, que Emil perguntou ao Espinosa qual jogador ele queria que fosse contratado, sem conhecer o elenco o técnico pediu um tempo para uma melhor análise...
No fim, resolveu prosseguir com aqueles que já estavam no grupo e acho que a única contratação foi o Marquinhos, lateral esquerdo, contratado do Coritiba.
E o Botafogo acabou campeão sem jogar com centroavante, pois o Criciúma era originariamente jogador de meio campo.
Sem contar que em 1988 o Botafogo tinha no elenco nomes como Claudio Adão e Éder... Foi o 6º lugar no carioca, atrás até do Americano.
São muitas variáveis que fazem um time ter sucesso ou não.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Marcio. É isso mesmo.
Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

Como esse cara é horrível e indisciplinado, eu acredito que esse o Botafogo traz. Se fosse craque ficaria só no blá blá blá.

Rodrigo Federman disse...

Patinhas, tenho essa preocupação também. Hehehe
Abs e SA!!!