06/07/22

Até agora, nada
















Para os influencers, os tiktokers engraçadinhos e os que dizem conhecer todo jogador de futebol do mundo (mesmo os que atuam no Oriente Médio), o Botafogo tem uma pedra preciosa em General Severiano.

Bom, hoje, aos 18 anos e com uma certa sequência de oportunidades, ainda não vejo essa riqueza toda. Aliás, não consegui enxergar 50% do tanto que falam dele. Mas obviamente reconheço que não é um pereba. Pelo contrário, já tivemos inúmeros, incontáveis atacantes (até experientes) muito piores nos últimos anos.

O fato é que existe o futebol de crianças e o de adultos.

Se ele é uma pedra preciosa, precisa ser muito lapidada...
...entre as crianças. 

Futebol de adulto não dá para ele. Tanto é, que sentimos falta (com inteira razão) do tecnicamente limitadíssimo Erison. Ao menos o "Touro" consegue disputar jogadas no corpo a corpo e mostra ser bem mais dinâmico. 

Enfim, nem ao céu e nem ao inferno, mas já vi vários jovens com os mesmos 18 anos rendendo e mostrando muito mais em outros clubes. E nem tinham toda "fama na base" do alvinegro. 

Isso tudo para dizer: Precisamos urgentemente de um camisa 9. 

Urgente mesmo!

Alguém que assuma sem dificuldades e coloque o Erison como opção no banco de reservas.

E o Matheus...bom, que seja lapidado rápido ou bem vendido enquanto tem mais fama do que bola entre os adultos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

30 comentários:

Sergio disse...

E não tem nada a ver com a idade, parece uma criança jogando com adultos. A distância do que faz no sub 20 para o profissional é muito grande.
Seria covardia falar do Pelé com 17 anos, mas eu muitos jogadores que subiram com 18, 19 anos que jogavam muita bola.
Não vou dizer que o MN seja pereba, mas longe, muito longe de ser essa jóia toda que falam. Além disso ele é fraco fisicamente, não aguenta o tranco. Seria necessário fazer um trabalho de fortalecimento, nas com a estrutura que o Botafogo tem, a turma que sobe parece que não ganha massa muscular, todos franzinos, e no futebol atual isso faz falta. ABS e SB!

Marcio disse...

Vejo o M. Nascimento ainda bem tímido e como não o acompanhei nos sub-alguma coisa, acho que mesmo que tenha talento, ainda precisa evoluir um bom percentual para entrar em um nível aceitável no futebol de fato profissional.
Também precisamos reconhecer que há muito o Botafogo não faz um jogador profissional com um mínimo de capacidade.
Posso estar enganado, mas os últimos formados de forma eficiente dentro de casa, que saíram e jogaram em outros clubes grandes, foram Luisinho Quintanilha, Djair e o André Silva (lateral em 1995). Tem o I. Rabello, mas este ainda não assumiu a titularidade no A. Mineiro...
Pode ser que a falta de referência, somadas a outras variáveis, podem prejudicar a chegada desses jovens.
Um bom exemplo é o Santos, que todo ano coloca uns jovens para jogar e os caras vão trazendo resultados; em 2021 negociou o Kaio Jorge com 19 anos com a Juventus e esse ano já tem lá o Marcos Leonardo de 19 anos, titularíssimo.
Por enquanto, embora não conte com a colaboração de um time minimamente organizado, M. Nascimento também não tem demonstrado a tal qualidade ímpar que afirmam ter.
Tomara que evolua!
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exatamente o que penso, Sergio. Pela fama que ele teve na base, eu esperava muito mais do que vi até agora. Por enquanto, um jogador absolutamente comum.

Marcio, vários muleques dos rivais sobem e mostram muito mais rápido do que o MN até o momento.

Abs e SA!!!

Jacob disse...

Vc disse o que venho dizendo há mto tempo: tá mais pra bijouteria que pra jóia. Já teve minutagem suficiente pra mostrar o mínimo de qualidade e até agora bem café com leite. Gostaria que fosse diferente mas, pra mim, nem pra reserva do Erison. DeIda o cara ficar sendo convocado pra seleção de amarelo e ficar disputando campeonato de fraldinha. Resumindo: pra futebol profissional mesmo aqui nesse futebol de baixíssima qualidade o MN é ruim e jamais será protagonista.
Jacob

keven disse...

Acho que ele tem pontencial pra mais,mas, não sei se vai estourar como prometem, ele demonstra até uma qualidade técnica.mas, precisa demais.
Queria só fazer um adendo, até agora nada de reforços estou na dúvida se realmente vão trazer alguém, ou se vão só ficar enrolando o torcedor.
Abs e SA!

João disse...

Vou na contramão da maioria das opiniões do blog, acredito bastante no potencial do Matheus Nascimento. Na posição que ele joga, ainda mais no futebol atual, é difícil o jogador explodir de uma hora pra outra. Obviamente, não acho que será nível Neymar ou algo do tipo. Veja por exemplo o tal Vinicius Jr, demorou bastante pra mostrar alguma coisa, já davam ele como promessa furada uns anos atrás. Se scouts de grandes times da Europa monitoram o rapaz, alguma qualidade ele deve ter.

Ainda tem a questão do Botafogo ser uma completa zona, o que na minha visão pode atrapalhar o desenvolvimento dessas promessas.

Enfim, no momento atual, acho que ele deveria jogar como um segundo atacante, saindo mais da área e buscando menos o contato, pois tem inteligência e qualidade pra isso. Mas o esquema estatutário com 2 pontas e 1 atacante teria que ser abandonado, coisa que não acredito que essa comissão técnica fará.

Espero que torcedores que não enxergam qualidade no rapaz não torçam contra, pelo menos. Comento isso porque já vi isso em arquibancada.

Rodrigo Federman disse...

Pai, mas você falou no primeiro jogo. Ali era injusto. Precisávamos avaliar com uma sequência mínima. Questão de justiça.

Keven, sim, pode ser um atacante bom, mas nada diferenciado. Ou realmente pode ter uma mudança brusca e estourar. Eu, hoje, fico com a primeira opção.

João, ninguém aqui disse ou torce contra. Pelo menos aqui no CB. Isso seria cretinice. O que falamos é que diferente dos tiktokers, não vemos nada de exuberante no futebol dele. Muito pelo contrário.

Abs e SA!!!

João disse...

Sim Rodrigo, por isso deixei claro "Comento isso porque já vi isso em arquibancada.". Nada relacionado com pessoas daqui.

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, João!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O que vejo atualmente é a imprensa esportiva muito mais preocupada em criar ídolos do que cuidar do que deveria ser a sua obrigação, informar corretamente e debater os fatos ocorridos.
O que mais tem por aí são craques criados por uma boa assessoria de imprensa, contando com a boa vontade da mídia esportiva.
SA!!!

Anônimo disse...

Se o Real Madrid viu nele um talento e uma futura contratação é por esse moleque tem algo a mostrar. Quando eu o vi pela primeira vez no profissional, se não me engano contra o Corinthians, percebi que se tratava de um jogador diferenciado, com toques de primeira, boa movimentação e habilidade. Lembro que rendeu elogios do Casagrande e do Renato Gaúcho. Parece que desaprendeu a jogar. De qualquer forma, que a diretoria não caia no erro de vendê-lo a preço de banana se aparece alguém interessado.

Marcelo Lopes

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio. É isso mesmo.

Marcelo, isso é relativo. Quantos erros o Real não cometeu também? Não acho que só porque o clube espanhol demonstrou um suposto interesse, ele (MN) tem tudo para ser craque. Eu confesso que até agora não vi nada de diferenciado no atacante.

Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Darei os meus pitacos.

Não acompanho youtubers, influencers, tiktokers (sequer sei direito o que é isso), vivo em outro universo paralelo. Mas ouço falar do MN de há muito, com informações partindo do próprio Botafogo FR. Sempre tratado pelo clube como um futuro craque, potencial jogador diferenciado.

É fato que ele vem sendo, quase sempre, convocado para as seleções brasileiras sub-isso e sub-aquilo. E que vem se destacando e fazendo gols. O que não significa, em absoluto, que vá se tornar um craque de bola no mundo do futebol profissional adulto.

Já me ocorreu que dentre os fatores que colaboram/colaboraram para seu destaque em todas essas divisões de base talvez esteja o fato de ele ser bem alto para a idade. Comparando-o com a maioria dos moleques de 15, 16, 17 anos, ele leva/levava vantagem nas disputas de corpo. Jogando contra adultos com o corpo já formado, mais fortes até, essa vantagem some.

Ele parece ter boa técnica, visão de jogo, inteligência. Ao mesmo tempo parece muito instável, inconstante. Tem boa movimentação e chute fraco.

Os times do Botafogo em que ele jogou não ajudam/ajudaram em nada ao centroavante de plantão. O que, entretanto, não impediu o Rafael Navarro de aparecer e fazer vários gols decisivos em 21 e, agora, o Erison.

Pelo que me consta, times europeus vivem monitorando os jovens jogadores desses mercados formadores. Aqui no Brasil devemos ser o maior, ou dos maiores, formador de jogador para exportação, quase uma commodity. Então é meio que natural o Ás estampá-lo em sua capa.

Lembrando que o xará dele e nosso velho conhecido Matheus Fernandes vivia sob o radar do Barcelona e acabou por lá. Não deu em nada e está de volta ao Brasil. Acho que é o que mais acontece, o jogador vai jovem, uma aposta, não dando certo acaba em mercados secundários ou até mesmo, sem espaço no exterior, retorna ao Brasil.

Sérgio e o Márcio, como de hábito, fizeram ótimas observações. O primeiro lembrando da nossa completa falta de estrutura, que leva os moleques a chegarem no profissional mal formados, fracos fisicamente. E o Márcio lembra das últimas revelações que formamos - tem tempo, muito tempo. E, completo eu, muitos dos nossos "crias", da tal "base-forte", na verdade vêm da base de outros clubes, tipo Nova Iguaçu, Resende, etc.

Enquanto não tivermos um CT decente, com profissionais gabaritados, será difícil, quase impossível, revelar bons valores e tentar ganhar algum dinheiro negociando-os.

Finalmente, beira o absurdo o Botafogo da SAF estar disputando o Brasileiro e a Copa do Brasil - esta, para nós, já nos seus estertores - tendo como centroavantes apenas Erison e Matheus Nascimento. Espero que esses absurdos não perdurem nem se repitam ao longo do processo de profissionalização do futebol do Botafogo.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, excelente análise. E o final do comentário é emblemático: Com SAF e toda uma equipe de profissionais remunerados com excelência, é um absurdo disputarmos Série A com Erison, Matheus e aquele outro guri de cabelo meio rastafari (não lembro o nome). É bizarro demais!
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu acho que essa de idade é muito relativo. O Paulinho do Vasco quando estreou em 2018 tava jogando muito, aliás foi sorte do Botafogo ele não ter jogado a última partida da final.
Não vou nem falar de Paulo Cesar Caju, Cláudio Adão, Reinaldo do Atlético Mineiro, esse foi um dos maiores centro avante a que vi jogando e com 18 anos já não tinha os 4 menisco, antigamente eu acho que batiam mais que hoje em dia.
O que eu acho que o MN pode vir até a ser um bom centro avante, mas acho que não é esse craque todo que estão querendo vender, e torço muito para estar errado.
Márcio, esqueceu do Alemão! Ainda tem o Josimar que foi um lateral muito bom. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

De total acordo, Sergio. Você pega vários muleques do ECTD, Santos, Flamengo, Atlético...já entram com 18 anos e mostram muito mais maturidade e futebol do que o MN até o presente momento.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, de fato faltaram, como também não citei o Mendonça, esse acima da média.
Tem também o Rogério Pinheiro, que atuou depois atuou no São Paulo, o lateral direito Zanata, que depois foi campeão brasileiro pelo Bahia e jogou no Palmeiras, A. Mineiro e até na seleção.
E por último cito o Helinho.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Marcio!
Abs e SA!!!

Sergio disse...

É isso, mesmo sem estrutura o Botafogo ainda conseguiu revelar bons jogadores, incluiria o Gustavo do time de 89, entrou na primeira partida da final e jogou muito.
Agora imagina com estrutura que o Textor quer.
Lembrando que uma das maiores revelações que o Botafogo teria, o Edmundo, foi parar no Vasco por causa de um diretor, ou melhor, a mulher dele. Que história mal contada. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio.
Abs e SA!!!

André Abreu disse...

Fala Rodrigo e amigos! Tem potencial pra jogar bem, não é craque. Mas tem noção que a bola é redonda. Uma coisa tem que ser dita, a bola quase não chega na área pra finalizar. Hj o atacante do Botafogo joga quase uns 20m fora da área. Com a estrutura óssea do moleque fica difícil disputar com zagueiros maiores. Eu queria ver o time com uma bom meia de ligação podendo municiar esse moleque pra ver o que acontece. Pra mim ainda vale o esforço de mantê-lo no grupo.

Rodrigo Federman disse...

Fala, André. Sim, não é um bonde. Mas já tem idade e recebeu oportunidades suficientes para mostrar muito mais.
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Bom dia!!


O MN é muito franzino, ainda não desenvolveu fisicamente o suficiente para encarar os zagueiros mais parrudos. Me parece que falta/faltou um trabalho específico do Botafogo com o MN para desenvolvê-lo fisicamente, ganhar musculatura, peso, etc.

AC

Rodrigo Federman disse...

AC, eu até acho que ele ganhou uma massa e tal. Mas parece que sente medo quando encara adultos. Surgem dificuldades em fundamentos básicos e posicionamento.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Só para deixar claro, não sou contra à realização de um trabalho sério para que o jogador tenha as suas capacidades técnicas melhoradas. Em várias oportunidades citei o exemplo do Telê, que fez do atacante Cafu um lateral de carreira sólida e vencedora.
Do Adriano Imperador sobre ter "aprendido" a fazer gols com o Cesare Prandelli; o técnico italiano o fazia permanecer após o treino para trabalhar as ações de domínio de bola e finalizações dentro da área. Adriano, não custa lembrar, era lateral durante todo o seu tempo na base...
Quem o colocou para atacante de área, se eu não estiver enganado, foi o Carlos Alberto Torres.
Obviamente eu não duvido que os técnicos entendam da parte tática e as suas variáveis no futebol, também não afirmo que para ser vencedor é necessário ter sido jogador de futebol, Arrigo Sacchi é a comprovação...
Entretanto, os exemplos do Cafu e do Adriano me fazem questionar quantos técnicos têm a capacidade de bem orientar os jogadores na prática.
Não sei o motivo por não ter, mas da mesma forma que tem treinador de goleiros, deveria ter um para a zaga, outro para meio de campo, ataque...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, perfeito.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A conclusão que chego é que nos anos 70, 80, M. Nascimento e tantos outros não seriam jogadores de futebol no profissional...
Eles não teriam disposição para enfrentar uma zaga com Abelão, Moisés, Orlando Lelé, Renê...
Se hoje que tem jogos transmitidos, árbitro de vídeo tomando conta de todas as ações (pelo menos dizem que está para isso), que protegem a integridade do jogador, naquela época, sem todas essas proteções, não tocariam na bola.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, não seriam sequer gandulas!
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Acho que vc é doente isso sim

Rodrigo Federman disse...

Tiago , eu e seu pai, ferinha.
Abs e SA!!!