05/07/22

Foi pura sorte
















Apesar da vitória de ontem, o técnico Luis Castro não gostou tanto do desempenho do time:

"- Colocamos mais um central e tivemos alguma dificuldade na saída de bola porque o Bragantino nos pressionava bem. Íamos para a saída de bola longa, mas não estávamos atentos à segunda bola. Melhoramos no segundo tempo. Estamos trabalhando bastante a saída de bola, mas ainda somos instáveis. Como uma continuidade, vamos encontrar melhores mecanismos".

Ok, foi bem isso mesmo. Mas, caramba, qual a dificuldade de tentar mudar a maneira (ou formação) do time jogar se você está vendo que está tudo espaçado e o time só dava chutão? Por que não ter povoado mais o meio de campo (havia jogadores no banco) ao invés de ficar os 90 minutos no sofrimento?

Ontem vencemos, mas não nos enganemos: Foi na sorte.

Nem sempre será assim. Haverá muitos momentos em que o treinador precisará tirar uma alternativa com o que tem à sua disposição.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Sergio disse...

A solução é simples, contrata jogadores que saibam entender o que eu jogar em conjunto, esses caras que estão jogando salvo algumas raríssimas exceções são muito fracos, erram passes de meio metro, não conseguem marcar, cruzam mal, não tem noção de espaço, repito, falta inteligência para jogar futebol. Assistir o Botafogo dos últimos anos tem sido um verdadeiro suplício, e pelo que estou vendo isso vai durar um bom tempo.Abs e SB!

Marcio disse...

Rodrigo hoje está embalado, em excelente fase... Duas postagens no mesmo dia!

Sobre essa opção com 3 zagueiros, não critico a tentativa inicial, alguns pontos precisam ser debatidos.
O problema maior é que esse 3º jogador precisa de qualidade técnica e liberdade nas ações; fazer as devidas coberturas quando sofre um ataque e com a posse de bola, também se apresentar para jogar.
E isso ajuda a explicar o imenso vazio no meio de campo, pois com a bola, os laterais avançam; kayque e P. de Paula precisam ajudar na organização e um outro do meio, ontem foi o L. Fernandes, se aproxima dos atacantes.
Esse "líbero", em tese, deveria ou poderia avançar e ocupar a função que seria do volante, aquele que protege a linha dos zagueiros.
Como isso não ocorre, Kayque, P. de Paula (que não vejo como exímio marcador) e os laterais começam a correr para trás de forma desesperada, quando da perda de bola, e o adversário tem todo o espaço possivel no meio de campo para articular as jogadas. Sem marcação no meio, para atrasar o adversário e permitir a recomposição defensiva, qualquer ataque é perigoso.
Ficam os três zagueiros dentro da área e um deles fica "sem função", quando a bola é rebatida, o adversário fica com o rebote porque à frente da área tem apenas Kayque e P. de Paula para "brigar" pela Bola.
Aquele que mais se aproxima do entendimento das coberturas em uma linha com 3 zagueiros é o Cuesta, que não por acaso faz várias antecipações... E isso acontece porque quando do avanço do Hugo, ele já se posiciona para fazer a devida cobertura.
Pelo lado direito de defesa isso não acontece, pois o zagueiro apenas passa a se movimentar após a bola estar no domínio do adversário, ou seja está atrasado.
E os laterais após perder a bola, voltam marcando por fora ou pelo centro do campo?
Se alguém está cobrindo a sua posição, outra está desguarnecida.
Isso é trabalho tático, quem cobre qual jogador, o que fazer se a bola sair pelo lado direito ou esquerdo...
Em resumo, estamos jogando em um, digamos, 3-4-3, sendo que 2 da linha de 4 são laterais... Os outros dois que poderiam ajudar na marcação, o 3º zagueiro e o L. Fernandes estão muito distantes da zona de meio campo, o que explica o vazio no setor.
SA!!!



Rodrigo Federman disse...

Sergio, eles são ruins no intelecto (fora o futebol), mas também falta muita orientação do comandante.

Marcio, foi um equívoco! Era a de amanhã, pois estarei ausente no periodo da manhã! rs Já refiz!

Abs e SA!!!

Frankstein Silva disse...

É o tal "Botafogo way" que querem implementar... não interessa o q tá rolando na partida, o time não muda a forma de jogar. Difícil.

Eduardo Samico disse...

Achei que as coisas do Botafogo estavam me deixando ainda mais doido. Primeiro, escrevi um comentário no celular, o que torna tudo mais complicado, enviei mas não apareceu. Será que enviei mesmo? Nunca saberei...

Depois vejo duas postagens, esta intitulada "Foi pura sorte" e outra a respeito da nossa jóia rara, tão rara que mal se nota. Volto agora ao Cantinho, só tem uma postagem...

Ainda bem que não estou vendo coisas. Talvez só fazendo uma bobagem ou outra ao celular.

Sei lá eu, acho que é tipo tempestade perfeita: jogadores absolutamente incapazes de executarem os fundamentos mais elementares do jogo a que se propõem disputar e um treinador igualmente incapaz de, até o momento, encontrar um norte, seja este qual for, para o time.

Jogamos com uma tal linha de 5 defensores que não passam segurança alguma. O meio-campo inexiste por completo - o melhorzinho, pasmem, vinha sendo o limitado Kayque que ao menos corre, se movimenta, toca e corre para receber na frente e tenta arrematar de fora da área. O ataque atual, com Vinícius Lopes e Matheus N. (ou mesmo o Erison), é inofensivo.

Complicado...

Abs.

JOTA disse...

RODRIGO, não seja injusto dizendo ter sido pura sorte, rsrsrs, pois assim o amigo estará duvidando da competência do mais famoso treinador Português de todos os tempos, o PATRÍCIO SIMPÁTICO, que os "primos da terrinha" conhecem muito bem e, segundo eles, é apenas um poço de vaidades.
Repito que torço para o LC acertar, pois independente de gostar dele como treinador ou não, o que me interessa é ver o BOTAFOGO bem no CB.
Soube um dos motivos pelo qual o LC tem alguns simpatizantes, mas prefiro não comentar, pois aqui tratamos apenas de futebol, rsrsrs.

Rodrigo Federman disse...

Frankestein, haahahha... faz sentido!

Hahahaa. Eduardo, tudo efeito do jogo de ontem! Mexe com nossa cabeça por completo! hahaha! Na verdade, o post de amanhã será o que publiquei por uns instantes sem querer! rs

Jota, pura não...foi total sorte! hahahah

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Amigo, o jogo de ontem foi um dos piores que presenciei na minha vida acompanhando futebol e em especial o Botafogo. Foi tão ruim que me deu um profundo mal humor.
Acho que esse jogo vai como o pior que vi do Botafogo superando um Botafogo 0X0 América RJ no final da década de 70. Esse jogo foi taí ruim e sonolento que a maior emoção foi um sujeito bêbado que resolver dormir no antigo placar do Maracanã, o cara rolou e caiu na geral, foi um tumulto e a única coisa que lembro daquele jogo. Ontem pelo menos teve um mínimo de emoção, seja com o var ou as picotadas dos jogadores.
Estou muito preocupado com o caminho que o Botafogo tá seguindo, e esse papo de reforços está enchendo o saco. Minha impressão é que não vai vir nada de bom. Tomara estar redondamente enganado. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. Só vi o 2 tempo e achei sofrível. Duro de ser visto mesmo.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Nossa sorte é que tirando 4 a 5 times, o resto é limitado, por isso estamos apenas a 3 pontos do G6, Mas, por motivo do equilíbrio por baixo, estamos apenas a 4 pontos da Z4. Temos que arrancar 6 pontos nos 4 últimos jogos do 1º turno. Fechando em 27 pontos, teremos um segundo turno mais tranquilo para garantir a série A e lutar por uma sul-americana. Mas sem boas contratações o risco de desastre é enorme.

Rodrigo Federman disse...

Sim, Klaus. É muito equilibro...nivelado por baixo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Esse negócio de reforços e as especulações desses yuotubers já dando no saco, que gente chata. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, sim. Esses caça-cliques engraçadinhos são uns porres.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Até o momento, a verdade é que a maioria dos nomes especulados como contratações não tiveram confirmação alguma de quem comanda o Botafogo.
É Rafael Carioca, Junior Urso...
E muitos da Torcida compram essas "informações" e descem o sarrafo, sem saber o que é verdade ou não.
Poderiam ter contratado algum jogador? penso que sim!
Mas por enquanto apenas a reclamação sobre a demora pode ser plausível, se vai vir jogador bom, médio ou ruim, é preciso aguardar.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e seguem especulações avulsas. Mais volante? Tá bizarro.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, se fosse um "Xabi Alonso" eu não veria problema...
Agora, está me parecendo claro que o L. Castro enxerga os jogadores de meio campo com obrigatoriedade de atacar e defender com a mesma capacidade.
Ou seja, não trata os jogadores do setor por posições especificas, gostam do jogador multitarefas, tudo de acordo com o tal "futebol moderno".

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, quem dera....quem dera. Não é o Xabi, nem o Xavi...mas o Junior Urso. Heheheheh
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, dependendo do futebol que o Júnior apresentar, caso seja contratado, boa parte da torcida poderá hibernar.
SA!!!

Tiago Almeida disse...

Já estão queimando o Luís castro kk,acho que vcs pensam que um time vencedor é montado em dois meses,Luis castro é bom treinador aí se mandar ele embora vai trazer quem,o Jair ventura,Celso Roth,

Rodrigo Federman disse...

Grandes chances, Marcio. Hahahah

Tiago, queimando? Desde quando criticar (com argumentos) é queimar? Putz...

Abs e SA!!!

Marcos Antonio disse...

Esse botafogo atual é um tremendo Robin wood ganhou do flamengo,São Paulo,Internacional,Ceará,Fortaleza a maioria libertadores.
Agora conseguiu ter a proeza de perder do possante avai,Goiás,Curitiba e empata com juventude em casa.

Marcio disse...

Fora do Post:
Me dei ao trabalho de assistir ao confronto Boca Juniors e Corinthians, um jogo tecnicamente fraco, mas...
O que fez o centroavante Benedetto no jogo foi um absurdo.
Uma penalidade máxima desperdiçada durante o jogo, mais duas chances claríssimas de gols com a bola rolando também desperdiçadas e para fechar o pacote, nas disputas das penalidades, quando poderia classificar o time argentino, jogou a bola praticamente fora do estádio...
Atuação deplorável, uma das piores que já assisti no futebol, onde o perdeu um perdeu todo mundo não se enquadra.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcos Antônio, isso é DNA de Botafogo purinho.

Sim, Marcio. Também assisti.

Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

Acontece que vc reclama de tudo se acha o dono da verdade

Rodrigo Federman disse...

Tiago, não gostou? Não precisa voltar fera. A porta de saída é serventia da casa para você.
Abs e SA!!!