11/07/22

Mestre em "Desculpatologia"















Após a acachapante derrota de ontem, o técnico Luis Castro, para variar, apresentou várias justificativas para mais uma péssima apresentação do seu time:

"- Faltam elementos para mudar o jogo. Sim, somos uma equipe oscilante, até por isso. É natural que a equipe vá oscilar. Nós vemos grandes equipes sendo construídas em dois ou três anos. Para mim, foi uma surpresa muito grande quererem uma equipe construída em dois ou três meses. E todos estão de acordo com isso... Vamos tentar esse tempo recorde, mas acho um erro de análise querer equipes prontas nesse contexto. Vamos continuar no mesmo caminho e construir coisas nesse campeonato".

Desculpe, LC...
...mas se tem uma coisa que o Botafogo não faz, é oscilar.  

O time se apresentou/apresenta mal em 95% das vezes. E mesmo quando não tinha essa enorme lista de desfalques. Independente dos jogadores relacionados, não notamos qualquer evolução tática nesse bando que veste as cores preta e branca. São dois blocos: Zaga e ataque. O meio, que em tese deveria ser o coração de um grupo, inexiste. 

Para piorar, durante os jogos, o próprio treinador evidencia que não sabe o que fazer. Demora, demora... e quando mexe, geralmente faz cagada.

Tá difícil. O elenco é fraco sim, mas duvido que sejamos tecnicamente inferiores à Avaí, Goiás, Juventude, América, Cuiabá...
...e todos esses nos deram um banho.

Por enquanto, o trabalho do Luis Castro não é nada diferente de...péssimo!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

28 comentários:

André Abreu disse...

O cara tem que ser homem e assumir que o time está uma bosta. Não rende nada. Não tem jogada ensaiada, não tem nada. Ele LC é FRAQUINHO de mais. Quando estava ganhando ele não disse nada de desfalques. O ECTD não é melhor que o nosso, mas está rendendo muito melhor. Desculpas e desculpas...

Mudam os técnicos, mas o discurso continua o mesmo dentro do clube. Por mim, mudanças já!

Rodrigo Federman disse...

André, sim, sabemos das dificuldades, mas já era suficiente para o LC mostrar o mínimo. E nem isso ele conseguiu até o presente momento.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

Anônimo JOTA disse...
RODRIGO, disse anteriormente que torceria para os "primos" estarem errados quando perguntei a opinião deles sobre o LC.
Chego a triste conclusão que eles estavam certíssimos, pois é um treinador que se acha o tal, muito convencido e pelo andar da carruagem, parece que afundaremos com essa mala pesada. Até agora uma grande decepção, pois não disse ao que veio. Abra o olho enquanto é cedo JT.
O amigo foi muito bondoso quando disse que o time era mal treinado, pois pelo visto o "PSB" não apresentou nada de bom.
Vamos aguardar os novos capítulos da saga alvinegra.

Rodrigo Federman disse...

Jota, não dá para manter mais o LC. Teve tempo suficiente para dar alguma cara. E é incapaz!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

A construção final pode ser em 3 anos, está tudo certo, mas em 3 meses é preciso apresentar a parte da construção que esse tempo permite.
Ele, L. Castro, afirma que faltam elementos para mudar o jogo... Sim, mas mudar a forma de jogar este jogo é possivel, tanto que ele mesmo em determinado momento optou por jogar com três zagueiros.
No jogo de ontem, sem o V. Lopes e demais atacantes, foi com o L. Fernandes que é originariamente um meio de campo.
Assim, me pareceu óbvio que na volta para o segundo tempo e com a desvantagem no placar, desfazer o esquema com 3 zagueiros era algo quase que obrigatório, colocando em campo, por exemplo, o Jeffinho, originariamente atacante, para ajudar ao Erison.
Optou por voltar com o Chay no lugar do Romildo... O Romildo não fazia um grande jogo, claro, mas é melhor tê-lo no jogo, considerando possuir mais movimentação, do que um suposto libero que não sabe jogar como tal e preso na defesa, perdendo completamente a utilidade. O terceiro zagueiro, em tese, precisa saber jogar à frente da linha de zaga.
E Chay pouco contribui, em todos os sentidos.
Voltando ao Jeffinho, ou jogadores prontos para mudar o jogo, me parece ilógico que o Jeffinho pode ser exigido a modificar um panorama entrando aos 20 do segundo tempo e não pode entrar para jogar 45 minutos.
Na fria lógica, quem tem mais tempo não tem mais chances de acertar?
Para finalizar, me claro também que o L. Castro é técnico extremamente preso às teorias contidas nos livros táticos, esquecendo que há no futebol uma parte intuitiva que não pode ser ignorada.
Como bem disse o Garrincha ao Feola, segundo a lenda:

" Tá legal, seu Feola… mas o senhor já combinou tudo isso com os russos?”

Pois é!
Todos no futebol pretendem minimizar os seus defeitos e maximizar as suas virtudes, mas precisam se preparar para as enormes variáveis que podem ocorrer no jogo; contusões, expulsões suas e do adversário, entre outras mais.
L. Castro, enquanto técnico, não pode permanecer abraçado até o fim as suas teorias, pois isso não é convicção.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Exato, Marcio. Poderíamos ter mais paciência para esperar esses tais 3 anos, se nesses 3 meses tivéssemos algum indício de que algo está sendo feito dentro de campo. Por enquanto, eu não vejo.
Abs e SA!!!

Luciano_CE disse...

Bom dia Rodrigo. Além da teimosia e da falta de humildade de LC, o maior erro cometido nessa temporada foi revelar o "objetivo" dessa temporada que é permanecer na primeira divisão e no meio de tabela. Qual a motivação desses jogadores fracos e sem sangue vão ter em se doar e correr mais e dar a vida em campo com esse tipo de planejamento derrotista traçado? Vai ser o mais do mesmo até o fim dessa temporada. Mais uma eliminação vergonhosa da CB e terminando o brasileiro em 16° foi alcançado a merda estabelecida. Digo meta.
ABS E SA

Rodrigo Federman disse...

Luciano, eu nem acho que esses jogadores tenham QI para essa interpretação. O problema é bola no pé mesmo. E limitação do comandante.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, esses caras envolvidos com futebol adoram transformá-lo em coisa de laboratório de estudos científicos; sempre vêm com essa conversa de planejamento, para dar um ar importante ao trabalho.
O que eles não falam, mesmo sendo obrigatório em qualquer projeto, é sobre a forma de monitorá-lo, aferi-lo, considerando os indicadores de desempenho e assim estar preparado para uma mudança de curso, caso imprevistos apareçam.
Daqui a 3 anos o Botafogo deverá estar deste modo... Que seja! Só que isso é planejamento estratégico...
E o planejamento tático e operacional, como está?
Outro dia o Kanu disse que o Botafogo não se transformaria em Real Madrid do dia para noite... Na boa, isso não é tema para jogador; ele deve estar preocupado em estar bem preparado e ganhar o jogo. Pode contribuir dentro daquilo que está ao seu alcance.
Cara, está extremamente chato no futebol atual todos se colocarem com linguagem sobre planejamento estratégico, quando não conseguem nem fazer o básico.
O Torcedor médio quer saber de ganhar o jogo, o campeonato... Não se preocupa com teorias de gestão aplicadas ao esporte.
E um outro problema é que a imprensa ouve e não faz os questionamentos pertinentes, quando eles começam com essa conversa que poucos entendem ou tem interesse em entender.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Pois é, Marcio. Por isso eu detesto o futebol moderno e os seus fãs, loucos por termologias patéticas e análises de "scouting" frio! rs
Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Não assisti ao jogo, muito menos os tais melhores momentos. Compromisso mais interessante na hora da aguerrida peleja...
Esse Botafogo já encheu o saco. Fiquei otimista no início do ano, mas o encanto já foi quebrado. Iludi-me nos jogos contra o São Paulo, Inter e desprezível número dois.
Acreditei no Luis Castro no início, mas já quero que o sujeito saia e dê lugar a outro que faça o time correr.
O ano já acabou e, mais uma vez, fazendo as contas dos malditos 46 pontos.
Uma última observação. Alguém aí já viu aqueles "bastidores" depois de vitórias do Botafogo?
Seguem sempre a linha de que inexistem seres infelizes nas redes sociais, impressionante.
Quero ver um "astidores" após uma derrota, com o bate boca correndo solto no vestiário...
Essas palhaçadas me fazem lembrar do Poema em linha reta, do grande Fernando Pessoa:
"Nunca conheci quem tivesse levado porrada
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo..."
Uma pequena obra prima, que tem vínculo direto com essa postura de "gente feliz" na internet, do Botafogo fazendo "bastidores" da vitória. Mas deixo o restante do poema submetido à curiosidade dos amigos.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Levi, isso que é triste. O encanto foi mesmo para o ralo. E será difícil eles resgatarem o otimismo do torcedor.
Abs e SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

Estou com uma dúvida cruel. Parece que eu lí, vamos subir o sarrafo e eu entendi vamos baixar !
Por favor, me ajude refrescando a minha mente. Afinal o que foi dito, eu lí errado ?

Rodrigo Federman disse...

Hahaha! Não entendi, Patinhas. Aonde isso?
Abs e SA!!!

Sergio disse...

"Seu Feola, o senhor já combinou com os russos?", perguntou Garrincha ao então treinador da seleção de 58. Márcio, agora eu te pergunto: qual foi o fator de desequilíbrio: o Feola ou o Garrincha?
Outra história famosa de 58. Contra a Áustria Nilton Santos avança, Feola desesperado grita, volta Nilton, volta, o genial lateral continua, vendo o que está para acontecer o Feola grita:vai, vai e culmina com um belo gol do Nilton Santos. Uma outra pergunta: até onde vai a interferência do treinador e a decisão do jogador?
Acho que o treinador é 20 a 30% do que um time pode fazer em campo. Como ressaltou o Saldanha sobre 58 "se o Garrincha fosse sueco a Suécia seria campeã".
Longe de eximir o Luís Castro da responsabilidade do time estar jogando tão mal, mas não acho que seja apenas culpa dele, é dele entre diversos outros fatores, e a falta de qualidade de grande parte desse elenco é uma delas.
E não adianta querer dizer que o Enderson isso, o Enderson aquilo, porque a bem dá verdade dos times que subiram a única vitória foi contra o Coritiba. Perdeu e empatou para Avaí e Goiás, não conseguiu vencer os menos piores, Guarani e Cruzeiro, venceu bem o péssimo time do Vasco, e venceu os eternos times da segundona. E acompanhando as críticas pós jogos o que mais lia eram reclamações que o time ganhava mas não jogava bem. Foi campeão, ainda bem, mas em nenhum momento o time foi o que gostaríamos, mas vitórias apagam o desempenho. O jogo contra o rebaixado Brasil de Pelotas foi triste de se ver apesar da vitória, Botafogo sufocado pelo pior time da competição.
Repito: até onde vai o que o treinador pode fazer e o que o time pode corresponder? Nilton Santos sempre declarou que quem ganhava ou perdia os jogos eram os jogadores.
O Kloop é um grande treinador? Eu acho, será que foi culpa dele o Liverpool perder um caminhão de gols contra o Real Madri na final?
Repito, jogar a culpa exclusivamente no treinador é muita sacanagem, mas faz parte da cultura do torcedor.
E mais uma vez repito, treinador pode ajudar a ganhar mas também pode ajudar a perder, mas não é o único culpado.
Veja esse elenco do Botafogo, fraco, Tá no nível de segunda divisão dos mesmos times que perdeu, e isso foi dito aos quatro cantos ao final da segunda divisão: esse time não dá para a primeira divisão, isso é fato. E os reforços? A maioria ainda não disse ao que veio.
Mas o mais incrível é esse elenco horroroso do Botafogo ter 21 pontos, o mesmo número do Flamengo que tem um elenco muito superior e vários jogadores que jogam juntos há uns 3 anos, e estar a 9 pontos do líder Palmeiras. A campanha é ruim, sim, é ruim, mas convenhamos, isso é elenco para brigar entre a décima e décima quarta posição.
O treinador tem culpa? Tem, mas há muitos outros culpados.
Para terminar, alguém escreveu que o time do Botafogo tá no mesmo nível do Fluminense, quem dera, basta ver o desempenho deles desde o poderosíssimo carioca até agora e o deles, o time do Botafogo é muito inferior, tá no nível de Goiás, Avaí, e outras tranqueiras. Não adianta tapar o sol com a peneira, a tragédia é completa. Vai melhorar, quem sabe. ABS e SB!

Marcio disse...

Sérgio, infelizmente não temos jogadores com liderança técnica e muito menos com liderança tática.
Lembro do De Rossi se recusando a entrar em um jogo pela repescagem para a copa de 2018, frente a Suécia, quando a Itália precisava vencer por 1 a zero para provocar a prorrogação ou 2 a zero e conseguir a classificação imediata. Tudo ocorreu já na reta final do jogo...
Apontando para o atacante Insigne, disse o De Rossi:

"Que c... entro eu? Não devemos empatar, devemos vencer! "

Sensacional o De Rossi!

E no Botafogo, Carli e Gatito, por exemplo, não podem falar com o L. Castro que "neste momento não precisamos jogar com três zagueiros, estamos perdendo"?

Seria fácil para o De Rossi entrar em campo e demonstrar a disposição e a dedicação sempre demonstradas nos gramados, até eventualmente tentando fazer o improvável gol salvador... E sairia de campo com o dever cumprido.
Eu não falo de desrespeitar a autoridade dos técnicos, mas me parece que eles desejam apenas uma obediência cega e não aceitam o jogo intuitivo.
Veja que os jogadores sempre vêm com o discurso que vai colaborar... A depender, melhor dizer que não sabe jogar em outra função diferente e que prefere brigar na original.
Especificamente sobre o L. Castro, argumentam que ele não conhece o futebol brasileiro...
Ele questiona os jogadores que conhecem?
Carli, Gatito, Saravia, Cuesta, e tantos outros que tem boa quantidade de jogos aqui no Brasil já chamaram o técnico para conversar?

Sobre o Garrincha, hoje seria preterido por um ponta qualquer que ajudasse na recomposição defensiva...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, ele com certeza não é o único culpado, mas tem grande parcela, porque vemos times tão fracos quanto, mas que conseguem apresentar o mínimo de padrão.

Exatamente, Marcio. Não há mais esse tipo de jogador aqui.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Grandes equipes de fato são construídas em dois ou três anos, mas não é isso que se cobra dele, e sim UM MÍNIMO de organização, seu time é um bando em campo, e nos quase cinco meses a frente do comando técnico o time devia ao menos estar com a defesa acertada e não transformando os atacantes de Cuiabás e Américas Mineiros da vida em jogadores do Bayer de Munique

Sergio disse...

Márcio, o Garrincha foi preterido sim, o Joel era o titular em 58 simplesmente porque ajudava na marcação e o Garrincha era muito individualista, mas foi o cara que mais serviu centro avante a na sua época. Lembrando que o Garrincha só foi convocado porque o Julinho então na Fiorentina não quis jogar na seleção simplesmente por atuar fora do país e não achar justo ir no lugar de alguém que atuava no Brasil.
Nilton Santos chegou a ser reserva do Preço, sabe quem é? Eu não. O Didi chegou a ser reserva do Moacir Cabeça, daí a famosa frase"treino é treino, jogo é jogo". Se o futebol brasileiro dependesse dos seus "professores" e dirigentes estávamos lascados. Lembrando que o Romário só foi em 94 pela pressão popular, o treinador do "gol é só um detalhe" não queria ele. É mole! ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Fatos.

Sergio, ainda bem que deu tempo para a história acertar esses rumos. Rs

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Outra declaração bizarra nessa mesma entrevista foi dizer "temos Jeffinho e Daniel Cruz, mas não estão prontos para a Série A ainda"..
Porra, se não estão prontos pra série A porque então ele relacionou os jogadores para uma partida de série A?
E os jogadores de Goiás, Avai, América-MG e Cuiabá, estão prontos pra série A?

Sergio disse...

E como o Botafogo é um clube com muita sorte, o Vitor Cuesta fraturou ossos do crânio, não temos lateral esquerdo no momento e apenas dois centro avantes um forte, voluntarioso mas apenas razoável, o outro um garoto que joga igual a um garoto. Estamos dentro d'água! Infelizmente só em sonho o Botafogo vencerá o América Mineiro por 3 ou mais gols. ABS e SB!

Marcio disse...

Sérgio, os seus relatos só comprovam que o Brasil é reconhecido no futebol pelos muitos craques e não pelos trabalhos dos técnicos.
Aliás, para não ser injusto sobre o jogador não tentar colaborar com os técnicos, teve um japonês que jogou na Europa, México e em Copas do Mundo que tentou participar e foi barrado. Historia essa relatada pelo próprio técnico.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Fatos, ele se perde nas desculpas.

Nem fala, Sergio. Tema da postagem de amanhã (já escrita e programada).

Exatamente, Marcio.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Lembra do Ganso na final do Paulista,pelo Santos, não lembro o ano. O cara fazia uma partida excepcional, dominava o meio controlava o jogo, segurava a bola, aí Dorival resolve tirar o Ganso, e este o que fez, disse que não via sair e não saiu.
Outro dia vendo uma entrevista do Bebeto sobre a final da CB de 99, ele lamenta até hoje o GN ter tirado ele faltando 10 minutos para terminar o jogo, pois ele queria dar o título ao Botafogo e tinha certeza que poderia fazer o gol da vitória. Ele Bebeto jogou com uma infiltração no joelho, ele mesmo pediu pois não queria ficar fora do jogo. Se sacrificou e o "professor fez M". Não se tira um jogador que pode decidir, mas os nossos "professores!" ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, personalidade é para poucos!
Abs e SA!!!

Tiago Almeida disse...

O técnico tá certo não se faz um time campeão em tres meses,vcs mesmos vivem falando que os jogadores não prestam e querem que ele faz milagre,o Liverpool de kloop demorou 4 anos para começar a dar resultados,e olha que lá só tem craques,aí manda o Luís castro e embora e vai trazer quem, Jair ventura, Zé Ricardo?

Rodrigo Federman disse...

Tiago, sinto muito se você não consegue ter opinião própria e repete o que lê de outros. E sinto mais ainda se você não consegue interpretar os motivos apresentados por todos.
Abs e SA!!!