29/07/22

Muita movimentação















O meio campista Carlos Eduardo falou sobre a desenvoltura do meio de campo botafoguense no último jogo, também já projetando o duelo contra o Corinthians:

"- O Lucas é um jogador bem participativo, eu também sou. Como ele também faz o 10, a gente pode sempre estar trocando. Uma hora ele ataca, eu defendo. Ou mesmo o Tchê Tchê pode sair e a gente segura como dois volantes. A minha característica é essa. Fazer tanto volante como meia e também chegar à frente para preencher espaços no ataque".

Se foi tudo pensado ou natural, não importa. O fato é que percebi exatamente isso diante do Athletico/PR: Os três jogadores mais centralizados em um revezamento constante (principalmente o CE com o LF). 

Eu gosto bastante dessas mudanças durante os confrontos. Inclusive, acho que poderia ser até mais aplicada também entre os homens de frente, não ficando apenas um ponta aberto pela esquerda e outro na direita. 

Tomara que CE, LF e Tchê Tchê repitam o bom jogo da semana passada, amanhã, em Itaquera.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

8 comentários:

Eduardo Samico disse...

Salve, Rodrigo, amigos do Cantinho...

Também percebi claramente a intensa movimentação dos jogadores, a constante troca de posições, sempre dando opções a quem tinha a bola.

O LF (como é bom digitar LF e não se tratar do Luis Fernando, heheh) já vinha se destacando, faltavam outros jogadores para propiciarem opções de passe, tabelas, etc. Talvez a melhora do Tchê Tchê, que pareceu despertar do sono profundo, tenha a ver com isso. Entraram o Marçal, o Carlos Eduardo, o insinuante Jeffinho.

É isso, que continuem assim, melhorando sempre. Não aguentava mais aquele estilo de jogo que lembra o futebol de botão da minha infância/juventude (ainda tenho o meu time de botão, agora com mais de 50 anos): quem tinha a bola se deslocava, os demais jogadores, todos estáticos. Aí, tome chutão e passes facilmente interceptados.

Aproveitando, sobre o Marçal e a postagem de ontem, além dos aspectos abordados, no que se refere à preparação adequada do nosso lateral-esquerdo, trago a matéria que li no Fogãonet.

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/marcal-identifica-problema-no-time-do-botafogo-e-fala-sobre-dupla-com-jeffinho-pela-esquerda-moleque-e-embacado/

Destaco esse trecho:
"O Jeffinho fazia seu primeiro jogo como titular (contra o Santos) e ele era um jogador que eu tinha muita dificuldade para marcar no treino. Eu sabia: “Pô, esse moleque vai ser embaçado, tem qualidade”. No jogo, eu falei para ele para parar na minha frente e não vir na minha linha, porque ele pode achar que vai ajudar mas vai estar atrapalhando. A primeira bola que o Jeffinho não veio me ajudar, eu dei um grito nele."

Ou seja, algo que há muito falamos aqui no Cantinho, sobre o jogador "enxergar" o jogo e tomar iniciativas, orientar os mais jovens, enfim, não serem meros autômatos acéfalos que fazem o que o "pofessô" manda.

Além de uma questão de personalidade, talvez tenha a ver com os anos de experiência com treinadores outros, diferentes dos nossos treineiros/motivadores/paizões.

Li em algum lugar um comentário sobre uma crítica que o Fernandinho (Athlético), que tem anos de vivência na Inglaterra, com treinadores de ponta, fez à forma de atuar deles no jogo do meio da semana contra o time da beira da lagoa.

Tomara que com esses jogadores rodados em outras praças, sem os chamuscas e mancinis da vida, a gente passe a ter um time mais forte e apto a correções de rumo sem ter a necessidade de o "pofessô" dar os toques. Que eles sugiram, participem, ajam como profissionais capacitados.

Abs.

Damião disse...

Tomara que o meio se saia tão bem, como no último jogo, mas ainda acho que a melhor formação, é a escalação de três zagueiros, principalmente contra um adversário forte, que vem bem no brasileiro e, além disso, joga em seus domínios. O botafogo precisa pontuar. Aguardemos...

Marcio disse...

Todo e qualquer time cresce de produção quando tem jogadores que se complementam ou suplementam em suas características. Claro que considerando possuírem qualidades técnicas em bom nível.
Se um ou outro tivesse a obrigação de fazer constantemente a recomposição pelo fato do companheiro não ter condições de fazê-la, o desgaste seria muito maior.
O cara pode fazer duas, três vezes, não durante todo o jogo.
O revezamento, em tese, permite que os jogadores do setor estejam em excelentes condições físicas por todo o jogo.
Quando o Canhota diz que só foi um grande lançador porque jogou com grandes atacantes, não está exagerando.
É puramente lógica, pois é sempre melhor jogar ao lado de quem sabe alguma coisa de futebol.
Voltando ao C. Eduardo, ele também inclui nessa condição o Tchê², que li comentários afirmando que teve boa participação contra o A. Paranaense, ou seja, uma mudança de nomes no time pode fazer um outro jogador subir de produção.
Espero que que venham atuações ainda melhores com o melhor entrosamento.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, putz, nem fala. Podermos citar LF e ser o Lucas Fernandes ao invés do Luiz Fernando é sensacional! hahaha! No mais, é isso mesmo: Os três do meio deram uma intensidade bem legal ao setor. Que mantenham e melhorem jogo a jogo.

Damião, o problema é que hoje não temos os 3 bons zagueiros disponíveis! Dois dos melhores ainda estão voltando de contusões.

Disse tudo, Marcio. É isso aí!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fui ler a entrevista do Marçal, a qual o Samico fez referência.
Dois trechos que achei importante:

"Sou um jogador que normalmente falo bastante dentro e campo, mas percebi que tínhamos pouca comunicação dentro de campo. Percebi que alguns jovens precisavam mais de um estímulo para ativar e entrar no jogo. No primeiro lance contra o Santos, a bola vem para o ponta, eu dou uma chegada nele e coloco a bola para fora, nada especial, mas aquilo animou meu time. Na bola seguinte, fiz que ia cabecear, dominei, pedi para o time rodar, ficar com a bola… Isso traz confiança para o time "

"Acompanhava muito pouco o Campeonato Brasileiro, mas costumo dizer que futebol é futebol em todo lado. Quando eu cheguei aqui, nesse tempo que eu treinei sem poder jogar, observei mais meus companheiros do que os adversários. Observei que tínhamos uma qualidade imensa dentro do plantel, e o mister tem uma visão incrível do que é o futebol. Então, tentei perceber onde minhas qualidades se encaixariam melhor"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/marcal-identifica-problema-no-time-do-botafogo-e-fala-sobre-dupla-com-jeffinho-pela-esquerda-moleque-e-embacado/

O Marçal em pouco tempo identificou que o time tinha pouca comunicação dentro de campo.
Ele atuou somente em dois jogos e conseguiu observar coisas que outros mais experientes, Fernández e talvez o Carli não tenham observado. O Gatito eu jamais observei nele capacidade de liderar seja lá o que for em relação à defesa; O Carli, apenas por questionamento mesmo.
Inclusive no trecho que o Samico trouxe, quando o Marçal fez referência ao Jeffinho, fica claro a importância de orientar o posicionamento correto.
Não custa questionar...
Embora problemas de cobertura e proteção à linha de zaga pelos jogadores de meio de campo ocorreram uma enormidade de vezes, por que os chamados lideres não tentaram corrigir?
Por que ninguém mandou o Saravia segurar um pouco o ímpeto e tentar marcar de forma mais eficiente?
Por que ninguém pediu para um volante ficar mais preso à defesa?
Por último é uma porrada nesse tal futebol moderno, que inventa uma série de desculpas, uma série de dificuldades sobre jogar aqui ou alí
"(...)Acompanhava muito pouco o Campeonato Brasileiro, mas costumo dizer que futebol é futebol em todo lado. Quando eu cheguei aqui, nesse tempo que eu treinei sem poder jogar, observei mais meus companheiros do que os adversários(...)"

Claro que torço para o Marçal sempre jogar em ótimo nível no Botafogo, mas sei que em algum momento não terá uma boa atuação.
Além disso, claro, ele está iniciando a sua jornada por aqui, tem um longo caminho para percorrer, mas independente do que ocorrer no futuro, nada invalidará o que disse nessa entrevista.
Como bem disse o Samico, o que sempre comentamos aqui no Blog.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Marcio. Depois lerei com calma também.
Abs e SA!!!

Flavio disse...

Bom dia a todos, só espero que a arbitragem não prejudique o Fogão, o war transformou os árbitros em sopradores de apito. Sas

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Flavio.
Abs e SA!!!