01/07/22

Papai Noel também existe


















Após sermos humilhados pelo América, ainda somos obrigados a ver jogador falando em "trabalhar para o jogo da volta e que ainda dá para se classificar"...

Palavras do Kayque, ao final do jogo de ontem:

"- Acho que não tem nada perdido, tem o jogo de volta. Sabemos que vai ser difícil, mas futebol é isso. Está aberto ainda, não tem nada definido. Podemos chegar lá no Rio de Janeiro e fazer 3 a 0 neles também. A força do grupo vai mostrar quem somos nós".

Não fode, Kayque!

98% desse grupo é fraco, incompetente e joga sem tesão algum. Vocês são incapazes de vencer o América/MG. Quiçá, golear. 

Tudo bem que no futebol, tudo é possível...
...mas sério, alguém realmente acredita?

Não fode!


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo
Quando agente pensa que mudou tudo no clube e no time, vem a síndrome da gestão anterior , da postura do time anterior e as mesmas desculpas do passado.
Mais uma eliminação precoce da CB com o mesmo vexame das anteriores.
Sds

Fatos disse...

Seis faltas em toda a partida.
Num jogo eliminatório, fora de casa, levando um vareio, e fazem seis faltas.. nunca matam a jogada adversária..
Time frouxo.

Rodrigo Federman disse...

Ricardo, e foi vergonhoso demais mesmo!

Exato, Fatos. Time frouxo e vagabundo.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Eu acredito, com 99% de certeza que o América de MG passa de fase.
Afinal, são forças parelhas no futebol nacional (não sei se fui muito sutil…). E já que um dos times fez três a zero no primeiro jogo, não se mostra nada impossível que o mesmo time vença novamente o jogo da volta.
Levi

João Pedro disse...

Lamentável.

É capaz de tomar 3 x 0 dentro de casa.

Com Mateus Nascimento, o quase gol botafoguense, como camisa 9 vamos, no máximo, acertar 1 bola na trave, ver o goleiro fazer 2 defesaças e o zagueiro salvar 1 bola em cima da linha. Observando q o ataque do Botafogo é inofensivo, desde a chegada do Luís Castro a jogada é bola no Erison e ele chute de Qlqer jeito pra ver se entra.

Enderson Moreira, Levir Culpi, Celso Roth, Pericles Chamusca, Paulo Bonamigo, Givanildo Oliveira, Gilson Kleina, Zagallo, Joel Santana, Zé Ricardo, Jair Ventura, Vagner Mancini…Com milhões na mão entregariam muito mais q o Luís Castro, não tem isso de olhar pra frente, esse time pra olhar pra frente tem q se estabelecer no agora, e com Luís Castro ouso dizer q a torcida está dando o último suspiro, olha o q esse time vagabundo entregou nos jogos dentro de casa com a torcida em peso e fazendo uma festa linda…

O Botafogo fez um jogo bom q foi contra o Ceilândia. Ceilândia. Ceilândia. Aquilo do Inter foi tipo uma coisa q acontece a cada 50 anos no futebol.

Não dá.

Luis Castro é um técnico medíocre e tem uma equipe técnica medíocre, com isso só poderia formar um time medíocre.

Mas a culpa é do estádio, ct, torcida, dias de jogos, intervalo de jogos, time de série B, do morenão tatuado e com 98 de bíceps q deu um apavoro nos medíocres…

O Botafogo é exclusivo, nenhum outro time no Brasil tem esses problemas.

Marcio disse...

No futebol tudo é possivel, desde que o resultado ruim seja fruto de uma jornada infeliz e não por falta de competência no trabalho. O Botafogo não tem feito grandes jogos para ter esse tipo de esperança neste momento.
Em outras oportunidades, quando do Botafogo anterior à SAF, sempre questionei a forma como se comunicava com o público, hoje estou acreditando que há o mesmo problema de comunicação, principalmente no interior.
Vemos todos os dias falas confirmando e reafirmando que planejamento é de longo prazo, que esse ano de 2022 não é para grandes expectativas e tudo mais.
Como esse tipo de "comunicado" é percebido pelos jogadores?
Sem querer me aprofundar em teorias administrativas, sabemos todos que o planejamento de longo prazo é o estratégico, os macros objetivos do Botafogo... Assunto para CEO e correlacionados.
E os planejamentos tático e operacional?
Outro dia, o Kanu disse que o Botafogo não se transformaria em Real Madrid do dia para noite... E desde quando é tarefa do Kanu verbalizar como e quando o Botafogo irá se transformar em Real Madrid?
O time de futebol do Botafogo de tanto ouvir falar em planejamento de longo prazo parece jogar confortavelmente acreditando que "hoje" não precisa ganhar, ou seja, precisará vencer "apenas" daqui a 5 anos...
Um exemplo prático de que o planejamento tático e operacional está sendo ignorado é o caso do Erison.
Sem discutir capacidade técnica, o fato é que hoje ele é o goleador do time, o que o coloca como um jogador imprescindível... Pois bem, sentiu um desconforto no aquecimento para o jogo contra o Fluminense e não foi entre os onze iniciais. Ficou no banco.
Entrou com o jogo em andamento e nitidamente não estava em suas melhores condições.
Considerando que o Botafogo tinha um compromisso importante, decisivo, pela Copa do Brasil, não seria mais lógico tê-lo deixado de fora contra o Fluminense e tratá-lo para tê-lo em condições para o jogo contra o América?

Disse o L. Castro:

"A equipe terá que mudar muito a sua atitude competitiva para poder reverter o resultado..."

Está claro que não entenderam a importância do jogo, o encararam como mais um "treinamento" para serem vitoriosos daqui a 5 anos.
E quem tem a responsabilidade de cobrar os resultados possíveis mais imediatos?
Estão todos muito confortáveis, sem objetivos de curto prazo. Isso é um erro.
Que o Textor comece a cobrar e indicar de forma clara e objetiva o papel que cada um deve desempenhar na Organização.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Levi, eu também acho. A vaca foi pro brejo. Só um milagre para nos salvar.

João Pedro, tá tudo errado. Muito errado!

Sim, Marcio. Para eles é sempre fácil ficar falando e justificando fracassos, pois continua sem cobrança interna. Os caras agora recebem em dia, têm paparicos que nunca tiveram e mesmo assim são covardes.

Abs e SA!!!

André Abreu disse...

O LC é um Marcelo chamusca português! Fraco fraco. Discurso pomposos e nada de resultado. O clube precisa de tempo pra ser reestruturar, mas com o elenco que tem atualmente poderia e deveria render melhor. Culpa exclusivamente dele. O time não apresenta nada de novo. Ele está perdido, melhor ser mais digno e pedir o boné. A vaca foi pro brejo na CB e não pode deixar ir no CB. Como tem grana, tem que trazer alguém d3 ponta pra treinar esses putos. Pois putos estamos nos com mais uma eliminação.

Anônimo disse...

Esse Kayque mesmo que se apresentou bem em apenas 2 jogos e já teve contrato renovado até 2025. Com direito a videozinho e tudo mais. Kayque! Foi só isso acontecer e já vimos um outro jogador em campo, pois pra que se esforçar se meu salário está garantido? E deve ser um belo de um salário. Muita coisa precisa mudar. Ah, sim, já fomos eliminados. Com esses perebas não viramos nem a pau. Abs e sa Jorge

Klaus disse...

Não centro as críticas no elenco. Não temos como mudar isso a curto prazo, ainda mais com a recusa de bons jogadores de vir para o Botafogo.
Por mais fraco que seja o elenco, é superior ao América/MG e igual ou superior a quase metade dos elencos que existem na série A.
O problema é LC. Não dá mais para ele. Ele está perdido. Ele pode ser um bom técnico de times competitivos, que podem disputar os primeiros lugares, mas esse não é caso do Botafogo.
Ontem eu ouvi um cara que respeito muito dizer: Enderson Moreira estaria fazendo um trabalho muito melhor e jamais tomaria 3x0 do fraco América-MG. Concordo totalmente com ele.

Marcio disse...

Voltando um pouco ao passado, ultimamente tem aparecido algumas entrevistas de jogadores que atuaram com o Seedorf... Todos de alguma forma ou outra o colocam como um cara "chato"...
Seedorf não foi "problema" no Ajax, Internazionale, Milan e Real Madrid, foi no Botafogo.
Quando questionado se jogaria o campeonato carioca de 2013, muitos jornalistas duvidaram... Vai jogar em Bangu? Ao retornar de férias afirmou categoricamente que "se tem taça eu estou dentro".
O cara estava acostumado a competir, vencer, como foi nos vários clubes pelo qual passou.

Como disse o Jéfferson, Seedorf:

"(...)Claro que a cobrança dele em certos momentos era muito forte. Mas é um cara chato para o bem. É que às vezes ele tentou mudar as coisas muito rápido. Acho que em três, quatro meses ele tentou mudar coisas que duraria talvez anos. Então acho que nisso que ele pecou(...)"

http://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/04/jefferson-critica-exageros-de-seedorf-tentou-mudar-coisas-muito-rapido.html

Seedorf, em 2012, após o Botafogo empatar com a Portuguesa no Canindé, como jogou apenas no segundo tempo, fez exercícios após o jogo, ainda no gramado, durante 20 minutos e revelou:

"Hoje tive de completar com o treino, senão perco um dia de trabalho. Como estou em fase de preparação, não dá para ficar três dias sem treinar. Foram 20, 25 minutos de trabalho, decidimos fazer isso para dar um complemento. É preciso para ficar bem, crescer mais"

https://www.terra.com.br/esportes/portuguesa/inusitado-seedorf-treina-sozinho-no-caninde-apos-empate,21e8e7fed62aa310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

E quais condições de trabalho o Botafogo tinha à época?
Qual planejamento do Botafogo para o Longo prazo?
Naquilo que estava ao alcance, Seedorf fez e sem precisar esperar pelo O. de Oliveira, Assumpção, Anderson Barros...
Assim, em várias oportunidades falamos sobre a cultura da derrota que estava impregnada no clube, que faria até o CR7 ou Messi sucumbirem.
A SAF veio e algumas destas derrotas nos remetem a total falta de vontade de vencer que sempre revelamos em nossos debates.
Me parece claro que a cultura anterior não foi quebrada, embora reconheça que muito há de ser corrigido nessa implementação da SAF.
Se para quebrar esse paradigma for preciso se desfazer de todo e qualquer remanescente, que assim seja feito.
Por último, temos o caso do Honda, que está muito distante da capacidade de jogo do Seedorf, mas que enquanto jogador tentou contribuir com o Barroca em relação à organização tática do Time para enfrentar o São Paulo... Foi barrado...
Liderar é muito mais do que puxar grito de guerra em vestiário, é debater internamente com o técnico e companheiros a melhor estratégia para vencer um jogo...
L. Castro revelou de inicio que se preciso fosse, mudaria o esquema para ter uma melhor performance dos jogadores.
Algum jogador ou os chamados lideres foram até ele para relatar um possivel desconforto com a forma como estão sendo escalados?
Me incomoda muito essa falta de proação dos jogadores do Botafogo.
Se não mudar a postura, ter sangue nas veias, pode trazer o Lewandowski para o ataque e Modric para o meio de campo... Todos vão fracassar de forma miserável, vencidos que serão pelo apatia geral.

SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, um dileto parente da saudosa Terrinha enviou-me uma MSG dizendo mais ou menos o seguinte: " quando o saudoso primo perguntou-me o que eu achava do LC eu lhe disse que a EMPÁFIA dele era maior do que a sua capacidade como treinador. Não entendi os motivos de sua contratação por um clube Brasileiro, pois por aqui ninguém o quer. Como você gosta de dizer é um autêntico BORDUEGA".
Adaptei a MSG recebida para o português falado no Brasil, rsrsrs.
Saudades de COVILHÃ e da Serra da Estrela, região onde ficam os vinhedos familiares.
É um belíssimo lugar que vale a pena conhecer quando forem a Portugal, no verão é claro, pois o frio no inverno é de "renguear cusco", rsrsrs.
Concordo que pagar um baita salário a esse PATRÍCIO SIMPÁTICO" e a meu ver enganador, não faz sentido.
Caso o JT acredite em Papai Noel, como disse o amigo, quem sofrerá é o torcedor alvinegro, aguentando essa mala sem alça do alto de sua empáfia.

JOTA disse...

RODRIGO, faltou apenas completar que um treinador escalar CHAY e DG como titulares, não merece ser levado à sério.

Rodrigo Federman disse...

André, não sei se renderia muito melhor (pois o elenco é uma grande merda), mas daria sim, para apresentar ao menos conjunto e um esquema tático minimamente organizados.

Jorge, pensei nisso outro dia. O Kayque fez dois grandes jogos e do nada teve contrato renovado até 2025. Até ontem, era última opção no banco. Não faz o menor sentido. Tudo na base da emoção e nada da razão. Igual o Chay, que encantou alguns ingênuos no primeiro turno de Série B e teve contrato prorrogado até 2024.

Klaus, eu divido a culpa entre todos eles: Jogadores, LC, comissão técnica e Mazzuco!

Pois é, Marcio. A gente sabe da importância e necessidade de estruturar o clube, mas estão usando como muleta para justificar trabalho mal feito.

Jota, sim. E eu não creio que o JT fará algo. Se acontecer alguma coisa, será pelo próprio LC.

Abs e SA!!!

keven disse...

Pela entrevista dada ontem do chamusca português,pode esperar mais resultados negativos, sabemos que no futebol há muita panelinha,e principalmente depois de ontem a tendência é aumentar a panela até estourar.
Ele praticamente chamou os jogadores dele de ridículos e ruins(sabemos que eles são)mas, não é assim que as coisas funcionam.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Keven, falarei um pouco sobre isso no post de amanhã.
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Andou em campo ontem. Lamentável.

Rodrigo Federman disse...

Todos eles, Fatos. Ninguém se salvou.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Sinceramente eu não tenho nem mais paciência para falar sobre o Botafogo, broxei mais a vez. Parece que nada vai prá frente no clube, parece que foi incorporado espírito de derrota e tá difícil resolver isso.
É inacreditável que o time consiga fazer duas partidas muito boas nos dando esperança e de repente a coisa degringola, é um time bipolar, é a única explicação para tantos contrastes entre partidas. Ou então cada vez menos entendi o Castro e ele cada vez menos consegue transmitir e fazer o time jogar.
Interessante é que o time quando parecia entender se perde, novamente se encontra e novamente faz uma partida, suponho eu pois não vi, abaixo da crítica.
Mais um ano sem disputar a copa do Brasil, virou rotina. Acho difícil beirando o impossível que o Botafogo se classifique, mas futebol sempre tem supresas.
Sem querer defender quem quer que seja no Botafogo, mas já vi coisas incríveis com outros derrotas surpreendentes, como o Flamengo perder uma classificação para o América do México em pleno Maracanã quando bastava apenas o empate para ele. A seleção brasileira tomar de 7, ou o Palmeiras ganhando de 3 do Vasco sofrer uma virada em casa perdendo por 4X3, ou mesmo o Botafogo conseguir sem campeão sul americano com aquele time de 93
Porém nada disse me consola, a coisa tá chata, irritante em todos os sentidos, parece que essa sina do Botafogo não termina nunca. Desanimador. ABS e SB!

Sergio disse...

Duas coisas:
João Pedro, dos citados o único que faria algo com milhões seria o Zagallo e fez, o resto é tudo comum, talvez o Levir e incluiria o Jair Pereira. Lembrando que o Joel foi eliminado na LA pelo América do México quando dirigia o flamengo em pleno Maracanã quando bastava um empate.
Essa fixação que o Enderson faria um trabalho melhor parece devaneios provocados pela frustração do momento. Os únicos times de tradição que ele venceu seja na seria B ou A foi o combalido Vasco e o Coritiba. Não venceu o Cruzeiro, o Flamengo, o Avaí, o Fluminense,, jogo esse que reclamou que precisava de reforços depois de tomar um nó do Abel Braga e foi demitido pelo Textor.
Pode até ser que o LC seja uma M, mas o time é muito fraco e inconsistente, mas julgar um treinador com menos de 20 jogos e faltando peças por contusão eu um pouco precipitado.
Lembrando que o amado Cuca quando no Botafogo com um time muito melhor que esse foi protagonista de vários vexames, sendo que contra o River Plate foi de doer. O Cuca é bom treinador? Eu acho que é, mas demorou a ganhar um título expressivo, precisou ter um bom time, embora o Botafogo de 2007 fosse um bom time.
Repito, não estou querendo defender ninguém do Botafogo, acho que está tudo mal conduzido, mas daí a julgar com tão pouco tempo de trabalho é complicado, inclusive porque o Botafogo nem estrutura de um clube grande tem, o Botafogo atual é terra arrasada, e isso começou 75 com a venda de GS, o clube perdeu a referência e não conseguiu grana, ou melhor, o que conseguiu sumiu. o JOTA conhece a história.
Tudo bem que a frustração é muito grande, mas convenhamos, nem o Mourinho dava jeito nessa draga, pedia demissão no primeiro treino, que eu acho que é o que o Luís Castro deveria fazer. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

É isso, Sergio. O Botafogo consegue nos levar do paraíso ao inferno em questão de pouquíssimo tempo. Infelizmente.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Eu vou repetir o que comentei aqui no Blog em outras oportunidades.
Se o L. Castro pedir para sair ou o Textor resolver demiti-lo, que venha um outro de fora do pais, pode ser até do Zimbábue.
Se o técnico escolhido for bom, não tem essa de "entender" o futebol brasileiro, entre outras coisas, pois não faltam informações disponíveis... A questão é saber como essas informações são ou serão utilizadas.
SA!!!

Ricardo disse...

O America parecia estar com dois ou três jogadores a mais. Uma atuação vergonhosa!!! Time sonolento e preguiçoso pra kcete!
Já estamos eliminados e ainda acho que seremos derrotados novamente no jogo de volta.
Estou muito puto!!! E já faz 24h dessa merda de jogo.

Damião disse...

Mudou os fundamentos, mas a cabeça do Botafogo continua na segunda divisão e se algo não mudar, imediatamente, é pra onde iremos na temporada de 2023. Time ridículo, técnico falastrão e já demonstrou claramente, que não tem a mínima intimidade com o futebol brasileiro. A ficha caiu, aquela cena midiática do JT desfraldando a bandeira do Botafogo, foi tudo teatral para iludir a torcida alvinegra. Para nós, apaixonados pelo Fogão, o que interessa é time competitivo, coisa que não temos. Só baranga, exceto um ou dois atletas....

Rodrigo Federman disse...

Marcio, tô contigo nessa.

Foi mesmo, Ricardo. Foi um baile.

Damião, tá desanimador mesmo, cara.

Abs e SA!!!

Damião disse...

A humilhação vai ser maior, pois vão perder para o América em pleno Nilton Santos. O time só fez uma ou duas partidas boas no Brasileiro, na copa do Brasil só havia jogado com times das séries C ou D. Não venham com babaquice que não cola. O time é ruim. Ponto.

Rodrigo Federman disse...

Damião, a chance é grande.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fui pesquisar como é o trabalho do L. Castro em relação a números:

Temporada 2016/17, 41 jogos (18 vitórias, 9 empates e 14 derrotas), com 50 gols marcados e 43 gols sofridos;
Temporada 2017/18, 37 jogos (14 vitórias, 8 empates e 15 derrotas), com 51 gols marcados e 60 gols sofridos;
Temporada 2018/19, 39 jogos (18 vitórias, 7 empates e 14 derrotas), com 56 gols marcados e 37 gols sofridos;
Temporada 2019/20, 46 jogos (31 vitórias, 8 empates e 7 derrotas), com 104 gols marcados e 54 gols sofridos;
Temporada 2020/21, 37 jogos (19 vitórias, 8 empates e 10 derrotas), com 61 gols marcados e 40 gols sofridos;
Temporada 2021/22, 42 jogos (25 vitórias, 8 empates e 9 derrotas), com 96 gols marcados e 49 gols sofridos.

Vale dizer que nestes números de 2021/22 estão os jogos no Botafogo...
Antes de chegar ao Brasil, L. Castro fez 26 jogos (18 vitórias, 5 empates e 3 derrotas), com 75 gols marcados e 30 gols sofridos.
Somente no Botafogo são 16 jogos (7 vitórias, 3 empates e 6 derrotas), com 21 gols marcados e 19 gols sofridos.

Claro que é preciso considerar os contextos das equipes que treinou em seus respectivos campeonatos, pois os números no Rio Ave, Chaves, Vitória (Portugal de 2016 a 2019)) precisam ser analisados de forma diferente daqueles no Shakhtar Donetsk (de 2019 a 2021)...
Entretanto, os números de gols sofridos pelas suas equipes sempre foram muito elevados; considerando que tem média de gols marcados superior a 1, talvez um melhor trabalho defensivo pudesse ter garantido algumas vitórias.
Não retiro o que penso sobre os jogadores terem uma atitude proativa em relação o que ocorre dentro de campo, mas a análise fria dos números talvez possa significar que o problema não seja a capacidade técnica do time, ainda desentrosado.
Precisamos entender quem é o L. Castro técnico, a sua filosofia de jogo.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Interessante, Marcio. E os números agora caíram bastante!
Abs e SA!!!