31/07/22

Quem sabe, um dia...
















Apesar da péssima partida, poderíamos ter pelo menos empatado na noite de ontem.

O 0 a 1 diante do Corinthians veio após uma falha do fraco Mezenga, que até outro dia, estava no time B ou era quinta opção no elenco principal.

E aí vem a questão que ninguém consegue me convencer do contrário: Se o jogador está no banco, ele está apto para o jogo. E se não entra em campo, a responsabilidade é do comandante.

Nada justifica o Adryelson (que não conheço e por enquanto trato como aposta) entre os suplentes e Mezenga de titular.

Sem desculpa de ritmo de jogo ou entrosamento. Se isso tudo pesa e depende de tempo, não poderia sequer ser relacionado para o jogo.

Repito: Ninguém me convence a aceitar essas coisas.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

JOTA disse...

RODRIGO, por mais que eu tente aguentar as peripécias do LC, chego a conclusão que os "primos da terrinha" têm razão sobre o que me disseram do gajo. Até compreendi os motivos de poucos o defenderem quando de sua indicação para treinar o BOTAFOGO.
Como bem disse o JOÃO, é o autêntico ROLANDO LERO como treinador. Ontem, ouvi algumas de suas declarações após a partida, um festival de besteirol e ele, como se acha o tal, não teve culpa alguma.
Espero que o JT esteja atento e faça as devidas cobranças, pois pelo andar da carruagem, caso não vençamos as três próximas partidas, que são teoricamente mais fáceis, a Z4 estará bem próxima.
Vamos aguardar, QUEM SABE UM DIA o BORDUEGA caia na real.

Marcio disse...

Rodrigo, concordo parcialmente com o seu argumento, mas vou tentar explicar um possivel motivo pela manutenção do Mezenga entre os titulares.
Se o Adryelson, que afirmo não conhecer o futebol, fosse o Mauro Galvão, não tenho praticamente dúvidas que seria o titular; a opção pelo Mezenga pode ter sido na intenção da manutenção do time que venceu ao A. Paranaense e que, segundo vários comentários, foi bem.
O que o L. Castro não contava e deveria, fosse a perda de dois jogadores que elevaram o nível de atuação da Equipe.
Todo o problema iniciou-se com a saída do Marçal e que o próprio técnico identificou:

"Sabemos que o Marçal é fundamental pela forma como comunica com Jeffinho e com Mezenga, que são dois meninos. Ele tem essa capacidade de orientar. É natural que com a saída do Marçal tenha nos deixado com uma maior fragilidade."

(https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/07/30/luis-castro-lamenta-desfalques-mas-elogia-o-botafogo-fizemos-um-jogo-aceitavel-e-positivo.ghtml)

Assim, considero que pode ter faltado um trabalho com o Mezenga sobre a possibilidade de eventualmente não ter mais a orientação do Marçal, ou seja, saber que a partir da saida do citado lateral, deveria a passar a jogar da forma mais simples possivel, ser um zagueiro exclusivamente rebatedor.
Inclusive, após a falha, em um lance o Mezenga jogou a bola para lateral, sem arriscar uma outra jogada...
Um outro problema, esse de forma mais geral, está na formação dos jovens do Botafogo; quando chegam aos profissionais são de uma timidez absurda.
E isso, no meu entendimento, vem da cultura de derrotas existentes.
Para se ter uma noção de como deveria ser preparado o Time para esse confronto, o Corinthians em 2022, antes do jogo de ontem, tinha 22 partidas e com apenas 8 gols sofridos e apenas uma derrota e 7 empates, ou seja, o nível de dedicação e atenção no jogo deveria ser ímpar. Não poderia falhar na defesa e aproveitar a chance clara que eventualmente surgisse, falhamos nas duas situações e com os jovens.
Indo ainda mais longe, me reporto mais uma vez à passagem do Seedorf, que é quase uma unanimidade jogadores da época se referirem aos "exageros" que cometia, quando fazia as devidas cobranças.
Por último a declaração do Kanu, em 2021, sobre o Botafogo virar Real Madrid.
Deste modo, não discordo sobre o fato de que se o jogador foi relacionado, tem de estar pronto para jogar, mas me parece claro também que há uma falta clara de imposição do Botafogo enquanto organização, o projeto é de longo prazo, desde que nos curtos e médios tenham bons resultados.
Para terminar, um questionamento:
Gatito teve indisposição contra o A. Mineiro e não foi a campo, ontem foi o Eduardo, Hugo se sentiu mal dentro de campo... O que está ocorrendo?
O Botafogo não sabe decidir.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, a sequência agora servirá para definir o futuro do time no campeonato.

Marcio , mas se contrataram o cara, imagino que seja pensado "pelo menos melhor do que o Mezenga". Se contrataram sem essa certeza, já afirmo: Erro crasso.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu ia escrever ou menos o que o Márcio escreveu, realmente a saída do Marçal destruiu o lado esquerdo do Botafogo e a confiança do Mezenga foi pro saco, além de complicar a vida do Jefinho que tinha no Marçal um jogador que tem bom passe, com o Hugo o Jefinho não recebeu nenhuma bola decente, só na podre. Repare que até a saída do Marçal o Corinthians não se criava no lado esquerdo, após a saída do Marçal o Corinthians praticamente só atacou pela esquerda. E sobre o Adryelson eu penso que seria um risco colocar em campo um jogador que não atua desde de maio e caso falhasse já ia começar a fritura do jogador.
Eu acho que o elenco do Botafogo não tem muitas opções em todas as posições e isso dificulta muita o trabalho do treinador. O cara treina a semana inteira com o Eduardo, Tchê Tchê e Lucas Fernandes, pouco antes do jogo perde o Eduardo, o meio campo que mostrou uma dinâmica interessante com esses 3, com a entrada do burocrático PK que parece completamente sem compromisso, lento, desinteressado, a movimentação do meio campo com intenso revezamento, troca de posições e criatividade, simplesmente acabou e, com isso compromete tanto lá atrás como lá na frente, afinal o jogo é pensado no meio.
Infelizmente até o momento o Patrick de Paulo tem sido um peso morto. Futebol ele tem, mas falta vontade, e espero estar errado, mas foi uma grana jogada fora.
O que está acontecendo com o Botafogo em relação as contusões é um caso a ser estudado, o melhor zagueiro quebrou a cara literalmente, o Marçal com 15 minutos sente um incômodo na coxa, o Eduardo passa mal e tem febre, fora o Hugo, sem contar com as contusões sérias do Rafael, Carlinhos e Kaike, ou seja, é muita coisa estranha acontecendo, parece que o destino joga contra o Botafogo, e acho uma sacanagem atribuir somente ao treinador as derrotas. Olha pro elenco, e eu pergunto: quem nesse elenco além dos recém chegados tem qualidades para mudar uma partida? Luís Henrique? Completamente fora de forma, VL, DG, Barreto, MN, Saravia? não tem, pode procurar, o time titular que jogou contra o Atlético Paranaense que já vinha crescamdo desde o jogo contra o CAM, foi razoável contra o Santos perdendo essas duas partidas por falhas individuais, melhorou consideravelmente contra o Atlético Paranaense, mas eis que o destino não perdoa o Botafogo e desmonta o meio campo e o lado esquerdo contra o Corinthians, aí fica complicado, e mais uma vez, falha individual e boba.
Dizem que tem sapo enterrado em GS, eu acho que não tem só sapo, tem rã, rato, cachorro, coelho, cabra, morcego e um cemitério lá em baixo de GS, só isso explica tanto azar, fora a maldição do clube ter sido dirigido pelos " notáveis amadores" por décadas. Tá difícil. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, de fato, a saída do Marçal matou o time, mas eu não consigo admitir ter um reforço no banco (e que já está no clube há mais de uma semana) com Mezenga de titular.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu não arriscaria colocar o Adryelson. O Mezenga foi razoável contra o AP, mas tinha o Marçal que dá moral, com a saída dele simplesmente a defesa desmontou.
Torcendo para que não seja nada demais no Marçal, e linque não tinha uma contusão há 3 anos! O que acontece com a preparação do Botafogo? Torcendo para a volta do Cuesta e do Eduardo e que contratem um centro avante, pois o Erison é esforçado, faz seus golzinhos, mas falta muita coisa. Matheus Nascimento tem que melhorar muito, PK tá dando raiva. E torcendo para que venham jogadores que realmente mudem esse quadro aterrador, e torcendo mais ainda para que essa contusões inexplicáveis parem de uma vez por todas. Que sina! ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, se contrataram e o cara estava relacionado, tenho certeza que não foi para ser reserva de Mezenga. Considero absurdo demais isso.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O fato claro no meu entendimento é que a evolução do Botafogo enquanto time passa e muito pela falta de lideres no campo, ainda mais após a fala do Marçal sobre a pouca comunicação dentro de campo.
Um exemplo clássico foi a saída do Canhota para o São Paulo (lembro pela 1254ª vez)... O Botafogo parou de vencer, mesmo ainda com times magníficos, e o São Paulo voltou a vencer. Não foi coincidência.
A questão é encontrar jogador com este perfil, mesmo que não tenha a técnica do Canhota, que é quase impossível de tê-la.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, além de jogadores que já cheguem como absolutos e não mais apostas. Estamos igual casa lotérica.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

É verdade Márcio. Eu vou repetir o que já escrevi aqui, chorei quando venderam o Canhota. Repare que ele foi campeão em todos os times que jogou, até aquele time.meia bomba do ectd de 73 ele acertou. Infelizmente coisas muito estranhas aconteceram no Botafogo, uma delas foi a perseguição ao Afonsinho pelos dirigentes, simplesmente por usar barba e cabelo comprido, acabou ganhando passe livre ou a estranha saída do Edmundo.
Quem teve os dirigentes que nós tivemos da metade década de 70 prá cá, salvo duas honrosas exceções, não precisa de adversário nem de inimigo.
Lembrando o caso Seedorf, considerado um chato e exigente por querer profissionalismo. Parece que para muitos o futebol no Botafogo é um estorvo. ABS e SB!



Rodrigo Federman disse...

Infelizmente, Sergio. Nada muda.
Abs e SA!!!

André Abreu disse...

Além de tudo, o que mais de incomoda no Botafogo é a presença do derrotismo. Faltam líderes e na beira do campo alguém com vontade de ganhar. Porra, time perder e os caras andando de primeira. Se vc não tem técnica, compensa com a vontade. Desse time de ontem, somente LF e Erisson mostram essa força pra querer ganhar. O Jefinho corre olhando pra cima. E alguém tem que contratar o Romário pra treinar o MN. Todo jogo o moleque perde um gol. O cara Conseguiu cabecear nas mãos do Cássio. 20 jogos e 10 derrotas. O orador da Beira do campo podia pedir seu chapéu e vazar. Já deu! Time não mostra força em momento nenhum.

Marcio disse...

Sérgio, sofremos e muito com péssimas administrações e que sempre fizeram questão, além de tudo, de comunicar o Botafogo de forma mais do que negativa para o público.
Há muito a ser remado por essa SAF, questões estruturais e de mentalidade, quase que principalmente.
O Espinosa sempre contava que ao chegar ao Botafogo em 1989, ninguém acreditava ser possível conquistar o título... Apenas Emil Pinheiro acreditava.
E naquele time tinha Mauro Galvão, Victor, Ricardo Cruz, todos acostumados a grandes conquistas.
Emil comprou umas bolas, coletes, apito e mandou o Espinosa trabalhar.
Naquela época, foi preciso alguém de fora do clube para nos trazer um mínimo de dignidade esportiva, fez mais do que isso.
Hoje estamos na mesma situação.
A SAF não veio como uma situação para melhorar algo bom e sim porque não havia mais caminho plausível.
por mais que tenhamos criticas à SAF e elas devem ser feitas, fato é que não vou esquecer que o Botafogo está em dificuldades por causa dos muitos "ilustres isso e aquilo desde 1500" que administraram o clube por longos anos.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

André, falta tudo...ou quase tudo, amigo.

Exatamente, Marcio.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Márcio, destruir ė fácil, construir leva tempo, muito tempo. Se não fosse a SAF adeus Botafogo. Estão reclamando da demora nas contratações alegando que tem grana mas porque não compra, só se esquecem do investimento inicial nas dividas do que a SAF herdou das nefastas gestões. É muito difícil em tão pouco tempo com uma estrutura precária montar um super time, isso leva tempo.
André, me desculpe, mas treinador não consegue dar forças a quem não tem, enquanto não admitirmos que o elenco é em grande parte uma bosta vamos jogar tudo na conta do treinador. O Cuca tá no Galo e já tomou duas porradas, é culpa dele, afinal é um grande treinador porque não fez um time infinitamente melhor que o do Botafogo jogar bem, por que perdeu?
O Botafogo com um elenco fraco, cheio de problemas, cheio de desfalques, falhas individuais absurdas e jogam tudo na conta do treinador. Ele tem problemas mas jogar tudo na conta dele no mínimo falta de discernimento. ABS e SB!

Patinhas disse...

Rodrigo.

Ainda sobre o jogo de ontem. O Botafogo não perdeu só por causa da falha do Mezenga. O Botafogo já entra com 60% de chances de derrota, pois nenhum time é capaz de ter objetivos mais altos entrando com P de Paula e Piazon entre os titulares.
Se não bastasse esses perebas indolentes, a marcação frouxa em nosso campo é um convite ao baile pro adversário seja ele qual for. A marcação tem que começar no meio campo.
É preciso acabar de uma vez por todas essa mania de jogar pros lados e pra trás. A falha do Mezenga começou de uma trapalhada no domínio de bola, por causa dessa infinidades de toques pra trás.
O que parece é que os jogadores em campo não sabem o que fazer quando tem a bola nos pés. Eles são lentos, pensam com dificuldades e logo são abafados pelos adversários. O time é ou tem que ser uma engrenagem onde cada um tem o seu papel a exercer. Quando eles não entendem ou não são cobrados por esses deveres de ofício, o caos está formado.
Procure ver quantas vezes a bola depois de estar próximo da área do Corinthians em 3 ou 4 toques estava de volta as mãos do Gatito.
O botafogo padece de alguns valores individuais, porém é preciso ter vontade de vencer e sobretudo usar velocidade, sem as quais continuaremos nesse rame rame.

Cinco notas: O Jefinho ainda é o mais veloz e abusado, mas sozinho não vai a lugar nenhum.
O L. Fernandes é uma grata surpresa, mas igualmente não pode vir buscar a bola na defesa e correr todo o campo pra triangular com os atacantes.
O Erison, que segundo dizem é fominha, vai dialogar com quem ?
O Luiz Henrique é um enganador, e vai nos causar ainda muita raiva.
A Jóia do arco no cabelo, eu não vou comentar, vou deixar pro Jacob falar, ele sabe das coisas e viu isso antes de todo mundo por aqui.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, entendo e concordo, mas só fazendo um adendo: A torcida cobra pela demora nas contratações porque quem prometeu foi o próprio JT. Quanto ao treinador, eu já discordo um pouco. São 11 derrotas em 15 jogos. Isso é grave.

Patinhas, somos campeões no jogo caranguejo. Hehehe

Abs e SA!!!

Damião disse...

Tenho que aceitar e concordar que, se não fosse a SAF, o Botafogo iria fechar as portas, até aí correto. O problema é que o JT prometeu um time competitivo, para ficar na primeira divisão do Brasileirão nesta temporada, concordo. O que não podemos aceitar, é o nível das contratações realizadas, em sua maior parte, até o momento e a demora em trazer outros jogadores para as posições carentes, como atacante mais experiente, cabeça de área e em segundo momento, mais um goleiro, outro volante, centroavante, para encorpar o plantel. Alguns que chegaram já mostraram que pouco tem a contribuir para o crescimento do time. O Botafogo está às portas da zona de rebaixamento, precisando vencer as duas partidas em seu reduto, antes de pegarmos o nosso grande rival. Repito, em futebol promessa também é dívida. SA.








Sergio disse...

Rodrigo, também podemos fazer a análise dos números de forma diferente, pois em 20 jogos são 7 vitórias, 3 empates e 10 derrotas. Analisando dessa forma o time perdeu a metade dos jogos mas pintou na outra metade.
Veja, o SP está 2 pontos a frente do Botafogo porque empatou 11 vezes, mas só venceu 5 partidas, o Internacional, Atlético Mineiro só tem uma vitória a mais que o Botafogo, mas perderam menos, e com times melhores que o do Botafogo, então a situação do Botafogo apesar de não ser o que gostaríamos e menos aterradora do que aparenta ser. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Damião, a questão é que ele prometeu jogadores diferenciados. Por ora, está apenas nas apostas.

Sergio, mesmo tentando ver com o copo meio cheio, acho ruim o retrospecto. Principalmente quando consideramos o futebol apresentado (na parte tática) até o momento.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre as promessas do Textor e a possibilidade de contratar jogadores de maior expressão, um exemplo.
O River Plate, segundo as noticias, tinha praticamente tudo acertado com o Luis "El Pistolero" Suárez.....
Os argentinos caíram na Libertadores e o centroavante uruguaio acabou por retornar ao seu clube inicial, Nacional.

Disse o centroavante:

"“Fiquei muito empolgado com a possibilidade de ir para o River lutar pela Libertadores. Era um sonho ganhar uma taça na América do Sul. Como o River ficou de fora, essa possibilidade cai”

https://www.cnnbrasil.com.br/esporte/em-entrevista-luis-suarez-diz-que-nao-vai-jogar-no-river-plate/#:~:text=O%20atacante%20uruguaio%20Luis%20Su%C3%A1rez,ao%20jornal%20Ovaci%C3%B3n%2C%20do%20Uruguai.

E o Nacional não está em condições superiores ao River Plate, creio.
Independente de ter ou não competência nas contratações, variável como ter grandes campeonatos para disputar em condições de vencer também entra na conta.
Por isso que essa meta ser de apenas permanecer na 1ª divisão é um risco, pois é preciso considerar como será essa permanência.
Uma situação é demonstrar competitividade e evolução, outra é ser uma situação do "acaso".
Inclusive uma classificação para uma Sul-Anericana não significará bom campeonato, pois brasileiros podem vencer a Libertadores e a própria Sul-Americana em 2022 e também o campeão da Copa do Brasil estar no bloco de cima, abrindo vaga para todos, disputarem competições internacionais, só ficando o 16º de fora, como já ocorreu.
Aliás, vejo até jogadores do Botafogo repetindo o tal "planejamento de longo prazo"...
Será que realmente eles entendem o que são planejamentos estratégicos, táticos, operacionais, considerando os curto, médio e longo prazos?
SA!!!

Sergio disse...

Mas você queria o que com esse time? Tá acima do que esse time pode produzir sem bons reforços. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Total de acordo, Marcio.

Sergio, concordo em partes. Eu queria, pelo menos, que tivessem vencido Avaí (derrota em casa), Goiás (derrota em casa), Juventude (empate em casa). Isso seria o mínimo, pois nenhum desses 3 têm elencos melhores que o nosso. E jogamos com eles no RJ.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

São coisas do futebol, é duro realmente, mas elencos melhores que o nosso tiveram derrotas desse tipo, como o Flamengo perdendo em casa para o Fortaleza, o Palmeiras em casa para o Ceará, o ectd que tem um superior ao Juventude mesmo jogando fora. Não consola naturalmente o resultado ruim de outros times mas o Botafogo historicamente tem esses tropeços. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Sergio. Mas vai além de apenas resultados. Só mostramos futebol em 2,5 jogos em toda essa campanha. É pouco demais.
Abs e SA!!!