15/07/22

Vaza todo mundo















Assim que terminou o vexame de ontem, o Erison se esquivou ao ser questionado sobre o Luis Castro.  Diferente do que fez o Carli, que falou:

"- Claro que sim  Ele é tao culpado quanto a genre. Aqui todos trabalhamos. Quando o Botafogo ganha, comemoramos todos. Quando perde somos todos culpados. Não é nada individual. Nosso grupo  volto a falar, é muito forte, está muito comprometido e é muito unido em nosso projeto e em nossas ideias".

Carli, qual é o projeto? Quais são essas ideias? 

Se vocês todos estão juntos, então, me desculpe, que saiam todos.  

Não dá mais.
 

SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

14 comentários:

JOTA disse...

RODRIGO, evitei comentar o que os "primos" falavam do LC como treinador em PORTUGAL, pois torcia para eles estarem errados, inclusive, certa vez, postei isso aqui no CB.
Há algum tempo, um deles enviou-me o que um "borduega" escreveu, em um semanário Português, sobre a vinda do treinador para o BOTAFOGO. Quando vi o nome do cidadão, saquei que eram ligados, pois alguns patrícios, quando têm algum destaque pessoal ou profissional, se acham superiores, suas ideias sempre são as melhores e devem ser seguidas pela "plebe rude e ignara", rsrs.
Acredito que o JT deva avaliar essa situação o mais rápido possível, pois parece-me que os jogadores não gostam do "PATRÍCIO SIMPÁTICO".
Concordo com o amigo, muitos devem vazar antes que a "vaca vá para o brejo".

JOTA disse...

RODRIGO, é fora do tema mas haja saco para assistir a qualquer partida de futebol na atualidade.
Acredito que seria melhor acabar com o impedimento, que evitaria bandeirinhas desonestos e agora o tal do VAR, para mim um autêntico engana trouxa, pois quem conhece sabe que as linhas podem ser manipuladas para atender a certos interesses.
Voltaria aos tempos antigos, quando o cronometro só era acionado com a bola rolando, assim acabaria com as mortes súbitas de jogadores para fazerem a famosa "cera técnica".
Quem paga para ver 90 minutos de futebol, assiste quando muito, 65 minutos de bola rolando.

Sergio disse...

Essa situação atual do Botafogo tem uma certa semelhança com 2004: falta de estrutura, falta de elenco, falta de confiança, lembrando que em 2004 o Botafogo tinha jogadores melhores qualificados como Valdo, Túlio, Fernando, Sandro,. Fez algumas partidas surpreendentes como o 5X1 no Internacional, mas também tou de 4 do Goiás na Copa do Brasil. O fato é que só se salvou na última rodada, era um clube em reconstrução devidamente destruído posteriormente.
Esse time atual é muito fraco, para se ter uma idéia, o único cruzamento decente foi feito por um garoto que entrou na lateral esquerda no segundo tempo. O Saravia por exemplo não consegue fazer um cruzamento que preste, ele não cruza, isola a bola, fora isso esse jogador não tem a menor noção do que seja marcação.
Desde de 2020 que nenhum treinador consegue dar padrão a esse bando. Nesse ano Botafogo teve 4 treinadores, o primeiro, o Paulo Autuori se mandou quando percebeu que não ia conseguir nada, curiosamente fez um bom trabalho no Atlético Paranaense. Depois veio o BL, trouxeram o Ramon Diaz que nem treinou o time mas sim seu filho e finalmente o Barroca que caiu junto com a barangada. No ano seguinte o Enderson conseguiu um milagre, mas esse milagre ficou restrito a segundona, pois quando subiu foi a mesma merda que está até agora.
O Luís Castro têm culpa? Em parte tem sim, mas o problema é muito mais profundo do que reduzir apenas ao treinador. Tirando as contratações que não estão dando resultado, as contusões e a falta de estrutura, o elenco herdado pela SAF é muito fraco, um dos piores do país e com a agravante que está sendo montado há poucos meses. É um milagre que esse time tenha 21 pontos no brasileiro. O elenco é ruim, muito ruim. Não temos um primeiro volante, laterais fracos, não tem armador nesse time, os atacantes são esforçados mas fracos, ninguém acerta um passar mais longo e tem dificuldades até a meia distância, ninguém sabe driblar nesse time e pasme, o que foi mais ousado ontem foi o Jefinho, um garoto.
Afirmo sem medo de errar, pode botar o treinador que quiser que esse time vai continuar essa merda. Na verdade, até gostaria que trocassem de treinador para ver se a coisa melhora, mas eu tenho dúvidas que isso aconteça, pois treinador nenhum ensina um jogador medíocre a saber o que fazer com a bola, às exceções são raras, ou será que foi um treinador que ensinou Pelé, Garrincha, Zico, Maradona, Cruyff, Messi, CR Ronaldinho Gaúcho, e dezenas de outros jogadores que brilharam?
Vou repetir: treinador prá mim é em torno de 20 a 30% responsável pelo sucesso de uma equipe, porém ele precisa ter pelo menos de 20 a 50 % de quem saiba jogar bola, caso contrário vai se dar mal.
Infelizmente a situação atual do Botafogo é muito delicada e para piorar os anos seguidos de frustrações decepções impedem de fato que se peça paciência ao torcedor botafoguense, estamos num momento muito delicado, precisamos de jogadores e precisamos saber se esse treinador dará conta tendo novos jogadores com qualidade ou se não vai conseguir.
Creio que o Textor vai manter o Luís Castro, que não é o principal culpado, mas tem responsabilidades, principalmente por ter aceitado o desafio sabendo das limitações e dificuldades. Nos resta é ter paciência nesse momento complicado e torcer para que venham jogadores qualificados, pois com o que temos até agora, a coisa tá muito feia. ABS e SB!

Marcio disse...

Não vou retirar a parte da responsabilidade que cabe aos dirigentes da SAF, uma parte que não é pequena, inclusive, mas vou de forma extrema escrever o que penso neste momento.
Caso eu ocupasse algum cargo de decisão dentro da SAF, considerando a cultura de derrota entranhada no clube, a tal cultura organizacional, que tanto influencia no clima, descartaria todos os nomes que tiveram contato com essa aceitação pacífica dos maus resultados.
O Botafogo precisa urgentemente de novas lideranças dentro de campo, não será com Carli, Kanu (não vai virar Real Madrid da noite para o dia) e Gatito Fernández e tantos outros.
Não vou debater a qualidade técnica, mas o fato claro e evidente é que não estão acostumados a levantar taças, a brigar por títulos.
Em 1989 o time não acreditava que poderia ser campeão, considerando as condições do clube, apenas Emil acreditava, como relatou o Espinosa.
Naquele elenco, tinha o Ricardo Cruz, tricampeão carioca e brasileiro no Fluminense; Mauro Galvão campeão brasileiro invicto no Internacional, em um dos maiores times deste clube; Victor, campeão de tudo no Flamengo.
Sem as condições ideais, uma pressão absurda que esses jogadores atuais jamais passaram no futebol, o time suportou e superou as dificuldades e levantou a taça.
Voltando aos tempos atuais, o que esperar de um clube onde o Seedorf foi tido como "chato" por vários companheiros, basta ver as entrevistas de vários jogadores da época...
Qual nível de excelência todos eles atingiram na carreira? O problema era o Seedorf, com uma carreira que esses caras jamais passaram perto?
Essa de perderam ou venceram todos é chover no molhado e nem deveria ser citada em entrevista.
E essa situação do objetivo ser a permanência na série a, parece aquele estudante que precisa de média 5 apara ser aprovado e se esforça apenas para obter a nota necessária para a aprovação e não para obter o melhor conhecimento que a instituição de ensino pode oferecer.
Antes da SAF escrevíamos por aqui que se desse o orçamento do Bayern, ainda assim o Botafogo naufragaria; que se contratassem o Messi, ainda assim naufragaria.
Está na hora de implementar outras mudanças mais radicais e quem não se enquadrar, que saia.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Jota, mas acho que não são todos! O Carli mesmo, o esperou para descer aos vestiários junto.

Sergio, tá faltando comando geral. E nem me refiro ao JT, mas sim ao péssimo Diretor de futebol.

Marcio, concordo total contigo.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sérgio, faço algumas considerações sobre o que escreveu em relação à participação do L. Castro enquanto ´técnico.

Noticia em 25/02/2022:

"Luís Castro ainda não foi oficializado como treinador do Botafogo, mas já começou a entender qual é a realidade do clube. O português teve conversas iniciais com o departamento de futebol, iniciou análises sobre o elenco e projeções futuras e deu até aval sobre nomes que estão na "lista de desejos" do Glorioso no que diz respeito a reforços."

https://www.lance.com.br/botafogo/luis-castro-tem-reunioes-com-departamento-de-futebol-do-botafogo-analisa-cenario-e-da-aval-por-reforcos.html

Nesta época, ainda segundo as noticias, estava tudo acertado entre o técnico e o Botafogo, faltando apenas resolverem como se daria a liberação dele junto ao Al-Duhail.
Se considerarmos tal noticia como verdadeira, o L. Castro tem mais do que os 20% ou 30% de responsabilidade a que você fez referência.
Me permitindo ir além na análise, essa noticia mostra que, em tese, o departamento de futebol trabalhou certo e, sem querer ser didático, explico o meu entendimento.
Contratado o técnico, quem cuida do futebol começa a buscar os jogadores que se encaixam naquilo que o técnico entende de futebol, o seu estilo. O tal "scouting" vai buscar os nomes, através de estudos, e entrega uma lista reduzida para o técnico aprovar o nome prioritário a ser contratado, considerando também o orçamento disponível.
Se o L. Castro foi consultado e avalizou, ele tem mais responsabilidades do que quem efetivou tais contratações. Ele poderia, em tese, negar todos os nomes indicados.
Passo agora a tentar mostrar as incoerências do técnico...
Como ele quer jogar com a chamada linha alta de defesa, se os zagueiros, inclusive o Sampaio e Cuesta, que foram contratados, não são jogadores de explosão e velocidade?
Sabedor que o Saravia é muito ofensivo e deficiente na marcação, quem fica encarregado de fazer as devidas coberturas? A zaga é lenta e os volantes são jogadores que de composição na marcação e não de efetiva marcação...
Em resumo, a primeira noticia sobre as contratações, aquilo que o L. castro pensa sobre futebol e as apresentações do Botafogo, me dão a sensação de que o citado técnico avaliou mal o cenário.
Ressalto que sou contra a técnico indicar jogadores de forma absoluta, sem maiores avaliações, mas bem sei que não se pode contratar jogadores ao estilo do Guardiola para trabalhar com Klopp e vice-versa.
Para terminar, não estou comparando jogadores, mas o Zidane no Real Madrid efetivou o Casemiro no lugar do James para que a cobertura do Marcelo fosse melhorada, o resultado todos sabemos.
O meio de campo anterior era formado por Kroos, Modric, e James Rodrigues... É ruim? Não! Mas quem marca?
Além disso, sacou Bale e colocou o Isco, formando 4 jogadores no meio campo.
No Barcelona de Guardiola, D. Alves nunca foi um exímio marcador, mas contava com Puyol na cobertura... Abidal que era o lateral esquerdo, também fazia a zaga e nos avanços do D. Alves formavam uma linha de 3 e ainda contava com o retorno do excelente Busquets, que dependendo da situação, se colocava como zagueiro fazendo novamente a linha de 4 e D. Alves voltava marcando pelo meio de campo.
O Saravia é uma avenida, isso é um fato, mas quem está encarregado por fazer a cobertura?
Se for um volante, quem entra na posição do volante após essa movimentação?
O Sarávia está no ataque e na recomposição volta marcando pelo lado ou volta por dentro para ocupar outros espaços?
Deixo claro que não estou aqui afirmando que a função do técnico é fácil, mas algum esboço do que deveria ser feito dentro de campo já era para ter sido mostrado.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, exatamente isso! Passa muito pelo técnico, mesmo sabendo que tudo (ou muita coisa) está errado.
Abs e SA!!!

Damião disse...

Na minha opinião, se JT insistir com o LC mesmo depois de tantos resultados negativos, e virão outras derrotas, o Botafogo vai lutar para não cair. O próximo confronto pelo brasileiro, é uma pedreira. Mais uma derrota nesse momento, poderá ser a gota d'água. Aguardemos ansiosamente...

Rodrigo Federman disse...

Damião, domingo é outra derrota certa! Já nem conto com ponto algum.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu escrevi sobre questões táticas os 20 a 30%. Não dá prá comparar o que os grandes clubes europeus tem a disposição, o que podem contratar e o que uma SAF com 4 meses pode fazer. Será que esses jogadores apesar de serem avaliados pelo Castro eram o que ele queria ou o que ele poderia ter no momento. O próprio Textor afirmou textualmente que eram apostas e que caso não fosse como ele esperava teria a segunda janela. O que o Botafogo contratou era o que estava a disposição, eu pergunto: onde o Botafogo encontraria no meio da temporada brasileira e jogadores estrangeiros ou brasileiros com contratos vigentes jogadores para contratar? Eu duvido que o John Textor iria investir fortunas na primeira janela pagando multas rescisórias.
Outro questão é que o elenco do Botafogo é todo remendado, incompleto e tirando 3 ou 4 que foram avaliados pelo Luís Castro, o resto é sobra da gestão anterior e contratações emergenciais, fica outra pergunta: onde o Botafogo contratou volantes chamados de contenção? Quantos armadores tem no elenco? Quantos laterais minimamente qualificados tem, ou atacantes de lado e centro avante? E ainda é preciso levar em conta o número de baixas por contusão no elenco.
Em outros tempos foi possível fazer o que você sugeriu,alguém para cobrir o lateral, o Dirceu fazia isso muito bem e o Marinho avançava descompromissado em relação a marcação, mas a distância entre o Saravia e o Marinho Chagas ofensivamente é quilométrica, e não só ofensivamente. Prá começar o Saravia não consegue chegar na linha de fundo, acertar um passe de 2 metros e não sabe cruzar, ele não cruza, isola a bola, e isso não foi só ontem.
Que o elenco é mal montado não há a menor dúvida, mas será que a responsabilidade é toda do treinador ou existem uma série de dificuldades para montar um elenco em pouquíssimo tempo, repetindo, a disponibilidade do mercado mesmo tendo dinheiro é complicado. O Textor não tem gênio da lâmpada que numa esfregada a saf resolveria todos os problemas em pouco tempo: um CT decente, jogadores de qualidade com elenco que possibilidade mudanças estruturais numa partida,. O problema é que a torcida e me incluo nisso, que com dinheiro o Boss traria quem quisesse e bem entendesse e faria a acontecer, só que a realidade é bem outra.
Lembrando que toda e qualquer contratação é uma aposta. Lembra do ataque de 95 do Flamengo, Sávio, Romário e Edmundo? Dois craques e um excelente jogador, esse ataque só não foi para a segunda divisão pela virada da mesa.
Por acaso você conheceu o time do Camburão do Botafogo em 1977? Pois é, cheio de craques, só cito dois, PC Caju e Dé o Aranha, deu em que? Você em 72 apostaria suas fichas no desconhecido Marinho Chagas?
Felizmente ou infelizmente futebol não é uma ciência exata, há uma série de percalços pelo caminho. Quem diria que aquele timaço de 68 em 69 perderia o tri principalmente por ter perdido e empatado com o Bonsucesso. Futebol tem lógica, mas nem sempre ela funciona. Eu nunca imaginaria em tempo algum, mesmo mal posicionado em campo que a seleção brasileira pudesse perder por 7X1, seja lá de que seleção fosse, não tinha jogadores em campo para isso. Futebol é flórida.ABS e SB!

Marcio disse...

Fora do Post:

"O dilema Cristiano Ronaldo: por que a elite europeia não quer o craque?
Aos 37 anos, atacante ainda oferece gols em profusão, mas tem se tornado cada vez mais difícil acomodá-lo nas premissas de jogo coletivo vigentes, com ênfase na pressão"

https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/blogs/gringolandia/post/2022/07/15/o-dilema-cristiano-ronaldo-por-que-a-elite-europeia-nao-quer-o-craque.ghtml

A idade chega para todos... Inevitável!
Em 39 jogos na temporada 2021/22 ele marcou 24 gols, sem contar os jogos pela seleção.
Cada um tem uma opinião, mas ouso afirmar que se ele estivesse no comando do ataque do Chelsea ou do City, com a quantidade de chances que criaram frente ao Real Madrid, talvez não tivessem amargado a desclassificação.
É tudo muito legal, moderno, como dizem, mas se não tiver quem coloque a bola no fundo do gol...

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, o lance é que essa segunda janela também está sendo bem estranha. Hehehe

É isso, Marcio.

Abs e SA!!!

Anônimo disse...

Estou começando a achar que o EM estava certo em colocar o Barreto de titular absoluto naquele meio de campo....


AC

Rodrigo Federman disse...

AC, em hipótese alguma. E nem de brincadeira.
Abs e SA!!!