09/08/22

Ninguém substitui

















Não importa o esquema tático.

Pode ser o 4-3-3, 4-4-2, 4-5-1, 5-3-2...enfim, até o 10-0-0. O Fato é que entre todos os jogadores do elenco alvinegro, eu considero apenas um insubstituível.

E não me refiro à pouca diferença entre o titular e substituto. A diferença dele para quem entrar é enorme, incontável.

Lucas Fernandes, disparado o destaque alvinegro nesse lamentável campeonato do Botafogo.

O único que mostra lucidez, visão, disposição, inteligência e técnica apurada. 

Sem o LF, o GLORIOSO vira um deserto. E provavelmente será assim no final de semana, contra o Atlético/GO.

Com a suspensão do Lucas, como tentar minimizar o desastre ali no meio e ataque?

Tarefa ingrata.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

25 comentários:

Damião disse...

O LC vai usar uma das quatro (péssimas) opções: recuando o Lucas Piazon ou L Oyama ou P. de Paula ou Romildo. Esses não tem rendido um terço do futebol que LF apresentou nas últimas partidas. Outra alternativa seria a escalação com três zagueiros, já que o técnico vem reclamando dos gols sofridos pelo alto, dando mais liberdade ao Tchê Tchê. Se o Botafogo não vencer o Atlético Goianiense no sábado, o LC pode ir preparando a bagagem, porque depois desse jogo, tem partidas difíceis tanto no Rio como fora.

Rodrigo Federman disse...

Damião, eu talvez começasse com o Oyama entre esses e tentaria adiantar um pouco o Carlos Eduardo. Reflexo da péssima montagem do elenco, que não tem um único armador. Nem o próprio LF é.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Embora não tenha jogador atuando como o L. Fernandes, penso que há um caminho lógico para tentar minimizar a situação que é jogar com 4 jogadores de meio de campo.
No meu entendimento, o maior problema do meio de campo do Botafogo está na sobrecarga, pois os jogadores não têm a marcação como características marcantes e para piorar o cenário, os 3 precisam marcar 4 adversários e quando saem para organizar o jogo, são marcados por 4, ou seja, tarefa muito árdua.
L. Castro passou da hora de deixar de ser teimoso e fazer o simples.

Ainda dentro do esquema de jogo, no domingo assisti ao jogo do Barcelona contra o Pumas (México) pelo torneio Joan Gamper e ambas equipes incitaram em um 4-3-3.
Entretanto, não vou tecer comentários técnicos e de resultado por questõs lógicas; a diferença é gigantesca.
Mas algumas movimentações que observei no 4-3-3 catalão não podem ser desconsideradas.
Quando os dois laterais estavam adiantados, e o Pumas nas poucas vezes que conseguiu chegava mais à frente, Busquets se colocava entre os dois zagueiros, fazendo uma linha de 3 na defesa;
Quando apenas o lateral esquerdo estava adiantado, o lateral direito, S. Roberto fazia a linha de 3 e Busquets se colocava à frente da zaga. Algumas vezes, quase se formava uma linha de 5 à frente da área...
No ataque, Raphinha e Dembélé, os dois pontas, em vários momentos trocaram de lado de atuação e inclusive o gol que o Dembélé marcou, Raphinha fez a jogada pela ponta direita e o francês estava centralizado.
E o Xavi pode ter optado por essas trocas porque o Raphinha "sempre jogou" pela direita, lado que o Dembélé também joga, embora seja ambidestro.
Ressalto que não me refiro à capacidade técnica dos jogadores e sim às movimentações.
Voltando ao Botafogo, penso que o L. Henrique tem melhor rendimento pelo lado esquerdo, pelo menos quando iniciou no Botafogo; Jeffinho também rende bem por lá; só que não custa, mesmo que o Jeffinho se "sacrifique em partes do jogo ao mudar de lado, o L. Henrique ter a oportunidade de jogar por aquele lado também.
O Botafogo do L. Castro tem uma infinidade de dúvidas e pouquíssimas certezas, infelizmente.
SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.

Fora do post, mas dentro do nosso contexto !!

Temo que o Textor tenha sido enganado em sua chegada. Ele veio prometendo subir o sarrafo e tal, mas foi engodado por alguém. Dinheiro, não se pode negar, ele colocou uma nota preta. Por não ter conhecimento do nosso futebol, delegou autonomia a quem não tinha competência ou era mal intencionado mesmo.
Algumas contratações foram criminosas, tipo P.de Paula, Piazon, Sauer, Saravia, o Sá, o horrivel Vinicius de Tal e outros, Incluindo os meia boca L. Oyama e L. Henrique que o Botafogo deveria ter festejado quando o conseguiu vender pra Europa.
A restrição que eu tenho contra ele é essa tara de manter o Portuga até o fim, afinal qual será o nosso fim ?
Ele sempre falou que esse primeiro ano era pra se manter na primeira divisão, nada além disso. A torcida é que se contagiou na expectativa de algo mais grandioso.
O grande problema do Botafogo é a oscilação frequente. Além desse jogo modorrento de toques laterais improdutivos e atrasadas de bola sem a menor cerimônia.
É preciso um choque de ordem, e proibir de entrar em campo essa ratatuia descompromissada com o clube. Ou doa o sangue ou que vá pros quintos dos infernos.
Temo que a torcida chegue ao limite e deixe de comparecer aos jogos, pois pra passar vergonha, passamos em casa mesmo e não gastamos o nosso suado dinheiro.
Mas ainda assim, penso que nem tudo está perdido. A esperança está no ar !!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, exatamente. Acho que com essa perda, precisamos fortalecer o meio de campo. É melhor do que tê-lo totalmente enfraquecido.

Patinhas, eu concordo com o amigo. O JT está assumindo esse grande risco.

Abs e SA!!!

Fatos disse...

Lucas Fernandes e Victor Cuesta foram as melhores contratações da primeira janela. São titulares absolutos com os jogadores atuais, e em condições de brigar pela vaga entre os 11 mesmo quando qualificar mais o elenco.
Victor Sá e Sauer não dá pra avaliar, mais tempo no departamento médico do que em campo.
Patrick de Paula e Luis Oyama no meu pensamento inicial seria a dupla de volantes titulares, mas hoje são apenas reservas, LO então pouco entra.
Piazón e Saravia são exatamente o que eu imaginava que fossem, o primeiro com relativa técnica, mas muito lento e pouco vertical. Tbm esperava mais finalizações de fora da área. O segundo um kamikaze rs, voluntarioso, driblador, pega relativamente bem na bola, mas fraquinho na marcação, por isso não ficou no Inter, lá já era uma avenida.
Philipe Sampaio e Tchê Tchê achei boas contratações na época, reservas do nivel que times campeões tem, Sampaio numa defesa pouco vazada na França e Tchê Tchê se não como titular, sempre compondo grupos vencedores. Acabaram assumindo a posição de titular mais por causa da incompetência dos concorrentes, em especial PdP e Kanu.

Sergio disse...

Realmente o Lucas Fernandes está muito bem e acho que o problema não é o sistema, mas a incompetência de alguns jogadores, e acho que quem fez muita falta contra o Ceará foi o Marçal, pois no jogo contra o Atlético Paranaense com o Marçal na lateral esquerda o Jefinho se movimentava melhor, recebia bolas melhores e os deslocamentos e as penetrações foram bem executadas. Repare que as melhores jogadas do Botafogo contra o AP foram quase todas pelo lado esquerdo e o primeiro gol foi jogada pela esquerda. Contra o Ceará não tínhamos laterais de qualidade, o Saravia tá péssimo e o Daniel não tem qualidade para apoiar. Repare que o espaçamento entre o meio e a defesa contra o Ceará foi muito grande, o que não ocorreu contra o Atlético Paranaense, o time do Botafogo fez boa movimentação e abriu espaços. Seja lá qual for o esquema, sem laterais minimamente qualificados qualquer time perde muito a força.
O pior é que no próximo jogo o Lucas Fernandes não joga, quem entra? Bom, pelo menos o Marçal joga, mas não escalar o Rafael que diz que está pronto para jogar é incompreensível. ABS e SB!

Sergio disse...

Patinhas, ontem eu ouvi uma live na rádio Botafogo, muito boa, foram esclarecidas muitas dúvidas, e grana realmente não é o problema, além do projeto da SAF estar muito bem amarrado, leio críticas completamente infundadas de gente que não tem a menor noção de como a coisa é.
Acho que o grande problema atual do Botafogo é a sua estrutura de futebol que é péssima, além do que, na minha opinião o diretor de futebol é muito fraco. Mas o projeto tem um objetivo claro: reestruturar o clube em médio e longo prazo, e como foi falado aos quatro cantos, esse ano é ficar na série A, e acho que o Botafogo vai permanecer na primeira , mas será sofrimento até o fim.
Outra coisa que percebi é que para 2023 já está sendo planejado, e então teremos um time bem melhor e contratações melhores. Esse ano, depois da grana que o Textor colocou e foi mal empregada, não devemos esperar muita coisa. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Também acho, Fatos. Porém, considero a disparidade do LF para os demais meio campistas muito maior do que a do Cuesta para os demais zagueiros.

Sergio, eu cansei de esperar o Rafael. Pela moral que tem, acho que sim, caberia vir dele também, mais demonstração de entrar em campo e colaborar também.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Sobre o Textor, caso não tenha feito, precisa cobrar por melhores resultados de forma mais incisiva,

Agora, o que precisa ter é equilíbrio nas criticas.
Outro dia conversava com um torcedor e ele ao tecer criticas ao Textor em relação ao Botafogo, colocou Crystal Palace e RWD Molenbeek, para confirmar o seu, digamos "pessimismo".
Afirmou que o clube inglês continuou no meio da tabela e o clube belga não conseguiu o acesso.
Disse a ele que as criticas em relação aos escolhidos para tomar conta do futebol e até a escolha do L. Castro estavam dentro do contexto, mas o que o Textor fez ou poderia fazer nos outros clubes precisava considerar alguns fatores;
O primeiro fator é que o Textor não é sócio majoritário no Crystal Palace, já li que tem 18%, ou seja, inicialmente tem poder de decisão proporcional.
Já no RWD Molenbeek, onde adquiriu 80% em 12 de janeiro deste ano...
Tendo o Textor como proprietário, fez 13 jogos pela reta final da temporada regular e mais 2 pelo play-off, onde não conseguiu o acesso para primeira divisão. Considerando que o campeonato tem 28 rodadas e o tradicional calendário europeu, me parece à distância que o Textor não tinha muito o que fazer.
Não levaria méritos em caso de acesso e nem levaria culpa pelo não acesso.

Particularmente, embora desde sempre a meta declarada é a permanência na série A, creio ser muito rasteira, pelo tamanho do investimento e por acreditar que é possivel apresentar um futebol bem mais aceitável.
Quanto às frustrações, após algumas declarações do próprio Textor, alguns meios se colocaram uma dimensão extremamente exagerada às várias especulações.
Cavani, Mertens, Suarez... Eram contratações de fato possíveis, considerando o que o Botafogo poderia apresentar de meta em 2022?
Entre as várias críticas possíveis ao Textor, no Botafogo, concordo com Patinhas quando da insistência no L. Castro, que mesmo que seja um bom técnico, parece não conseguir engrenar por aqui, talvez pela insistência em um único esquema tático.
Como temos poucas informações sobre o que ocorre internamente no clube, tomara que o americano tenha feito as cobranças necessárias em sua última passagem pelo RJ, repito.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, estou de pleno acordo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Toda a situação atual do Botafogo está muito complicada e obscura, com negociações que não se concretizam, contusões sem fim, time confuso, parece que nada tem dado certo, muito diferente do que pensávamos que iria acontecer.
De certa forma parece um pouco com a situação quando o Emil bancou o Botafogo, quanta coisa equivocada foi feita até que ele começou a acertar. E de certa forma essa situação do time está muito parecida com a de 2004, muito embora numa situação financeira muito inferior a atual, clube sendo reestruturado, time não se acertando e fugindo do rebaixamento na última rodada, e se não me engano com um empate fora de casa e o concorrente direto perdendo, Márcio, você que é bom em pesquisa me socorram.
Amigo, como era fácil torcer para o Botafogo na minha juventude, e como tem sido difícil em especial nesse século XXI. A gente não gosta, mas haja sofrimento, outra torcida não aguentaria, "há coisas que só acontecem ao Botafogo". Continuar sendo torcedor do Botafogo é um ato heróico e de amor, amor inexplicável. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, meu medo é eles contratarem na pressa só para dar um cala boca e sem critério algum.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Rodrigo, como disse anteriormente, ontem ouvi um debate d na Rádio Botafogo, cujo fundador Davi Nunes, o Gajo participou ativamente da construção da SAF. Algumas falas me chamaram a atenção. A primeira na verdade ouvi em outra oportunidade, mas todos nós sabemos: a política do Botafogo é bum nojo.
O trabalho anterior a. SAF foi muito bem feito pela administração Durcesio e a contratação do Jorge Braga foi fundamental para o Botafogo, principalmente na negociação das dividas do clube.
Sem a SAF o Botafogo acabava, o buraco era muito maior do que imaginávamos. E o JT apesar dos problemas, em especial ser centralizador, mas sem ele, adeus BFR.
Outra coisa é que parte da grana da SAF foi utilizado para pagar dividas, coisa que já sabíamos.
A grana que vai entrar ano após ano está muito bem definida no contrato da SAF, mas o investimento principal em 2023 é reestruturante: um CT de primeira que agregue toda a parte do futebol, do futebol profissional ao infantil, uma academia em estilo europeu.
Lembrando que na reestruturação do Palmeiras eles chegaram a cair antes de chagar ao nível atual, e o Flamengo em 2013 só não caiu pelo sub mundo do futebol, palavras dos participantes, a verdade é que eles já foram ajudados em outras oportunidades, e 1995 é a das mais vergonhosas, tanto quanto o caso flamenguista
Curiosamente no Rio tem dois times que sempre são beneficiados, lembrando que o ectd tá na primeira divisão sem ter disputado a segunda.
O fato é que precisamos ter paciência pois o trabalho está sendo feito, o trabalho é longo e penoso, mas também é bem verdade que ter paciência a está altura é um ato heróico. ABS e SB!

Patinhas disse...

Ter o meu comentário chancelado pelo Sérgio e Márcio, me deixou feliz por entender que são mestres nas opiniões nesse cantinho.

Marcio disse...

Sérgio, os rebaixados em 2004 foram os seguintes:
Pela ordem, Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio.
Na 45ªe penúltima rodada, campeonato com 24 clubes, o Botafogo tinha 50 pontos e 11 vitórias; Criciúma 49 pontos e 13 vitórias; Vitória 48 pontos e 13 vitórias. Guarani tinha 46 pontos e não tinha como alcançar o Botafogo e o Grêmio já estava rebaixado com 39 pontos.
A situação do Botafogo não era boa, pois se empatasse em numero de pontos com um concorrente, perderia no numero de vitórias, que era o 1º critério de desempate, e era o único que jogaria como visitante.
Na última e derradeira rodada, o Botafogo foi ao Paraná enfrentar o A. Paranaense, que brigava pelo título com o Santos, estava em 2º lugar com 1 ponto a menos do que o líder Santos.
O Criciúma recebeu o Coritiba; o Vitória recebeu a Ponte Preta.
O Botafogo empatou em 1 a 1 com o A. Paranaense, gol do Schwenck, e foi aos 51 pontos; o Criciúma empatou em 3 a 3 com o Coritiba e foi aos 50 pontos; o Vitória foi derrotado pela Ponte por 2 a 1, permanecendo com 48 pontos.
E foi assim que o Botafogo escapou do rebaixamento em 2004 e no último jogo profissional do Valdo,

Uma curiosidade:
No 1º turno, Botafogo e A. Paranaense empataram no Caio Martins por 1 a 1, gols de Schwenck e Washington "Coração Valente"; no 2º turno, o citado jogo que valeu a manutenção na 1ª divisão, os gols foram marcados pelos mesmos jogadores.

SA!!!

Patinhas disse...

Rodrigo.
Sei que ninguém por aqui está com saudades do Luiz Fernando, e pelo que jogou aqui nem eu !Na semana passada vi um jogo do Atlético GO e ele esteve muito bem, inclusive fazendo gol.
Hoje acompanhei o jogo deles contra o Nacional pela Sulamericana e ele novamente se portou de maneira interessante se deslocando com velocidade e toques rápidos e tendo feito 2 gols.
Não sei o que acontece, mas parece que o Botafogo tem um amor platônico com a lentidão, com má vontade, com esse futebol caranguejo de ser. É impossível um atacante de velocidade apresentar algo produtivo nesse time indolente. A maioria dos treinadores que por aqui passaram, tinham aquela máxima de recuar atacantes pra marcar os pontas adversários. Eu lembro do Barroca que colocou o Pimpão recuado pra impedir o avanço do possante Apodi, pode um negócio desse ? Nós temos agora um excelente ponta, o Jefinho, mas será que ele vai aguentar por muito tempo vir buscar a bola no meio e ter 70/80 metros pra correr até chagar a linha de fundo ? Tem o L. Henrique que pra mim é um jogador apenas mediano com grife europeia, que tem na velocidade a sua única virtude, mas o time jogando pros lados e pra trás ele logo vai cair em desgraça com a torcida. Outro sacrificado, mas chamado de burro é o Erison que também precisa receber a bola com velocidade e tem que vir buscar o jogo. Mas enfim, o portuga não tem esse olhar periférico, então vida que segue !!!

Patinhas disse...

Sérgio, eu me tornei botafoguense com 10 anos e o time era um assombro com Manga, Nilton Santos Didi, Garrincha, Quarentinha, Amarildo e o caquético Zagalo.
Depois veio aquela safra maravilhosa com Leônidas, Gerson, Nei Conceição, Rogério, Roberto Jairzinho e Paulo Cesar.
Te entendo quando vc diz "como era fácil ser alvinegro".
Hoje a vontade é viver o passado, esquecendo o presente. E como diz aquela música do Taiguara...E que o passado abra o presente pro futuro, que não dormiu e preparou o amanhecer, o amanhecer, o amanhecer. Hoje estou nostálgico e filosófico. rsrsrsr.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, de fato, ter paciência ê tudo que temos há 40 anos. Ninguém aguenta mais. Rs

Patinhas, deixemos o Luiz Fernando reinando bonito lá por Goiânia mesmo. Hahahaha

Marcio, aquele jogo de 2004 foi muito tenso.

Abs e SA!!!

PAULO FERNANDO disse...

Deveria liberar mais o C.Eduardo para criação e entrar com outro meia. Acho que o P. Paula tá devendo, então que pague na bola.

Rodrigo Federman disse...

Paulo, eu iria de Oyama, adiantando Tchê e Carlos Eduardo. E talvez até colocando o Patrick também, abrindo mão do LH.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

O L. Fernando não foi bem no Botafogo, Grêmio...
É daqueles casos onde o jogador não tem condições de buscar um melhor nível no futebol.
Existem vários exemplos no futebol.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, jogador de clube pequeno mesmo.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Valeu Márcio, bela pesquisa. Eu me lembrava que o Botafogo tinha empatado o jogo, mas achava que tinha sido contra o Coritiba e também me lembrava que dependia de outro resultado, ou seja, que sufoco.
Será que esse ano será assim? Espero que não, simplesmente porque o coração já tá fraco de tanta decepção.
Patinhas, tive a sorte de ver o time de 62, é bem verdade que me lembro muito pouco, mas o de 67/68 eu lembro. Confesso que tenho saudades. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, hoje eu não tenho mas a saúde de 18 anos atrás. Nem pensar nisso, por favor! hehehe
Abs e SA!!!