01/08/22

O grande destaque





Aos trancos e barrancos, entre mortos e feridos, um jogador está se mostrando essencial e merecedor de aplausos mesmo nas (várias) derrotas do Botafogo.

O Lucas Fernandes é daqueles atletas que não espera a bola nos pés e a busca o tempo inteiro. Seja entre os zagueiros ou até mesmo lá na frente, finalizando inúmeras vezes em cada partida. 

Pena que, por enquanto, tem sido o único. 

Incansável, jogando por todo mundo. 

Se eu critico, faço questão de elogiar também: Uma bola dentro. De todos os reforços, é disparado o mais regular e participativo. Daqueles que o torcedor não consegue imaginar o time sem a sua presença. 

Tanto que, na minha lembrança, o elegi o melhor do time nas últimas três partidas seguidas. 

Agora só falta 95% do elenco entrar na mesma rotação...


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

21 comentários:

Marcio disse...

Lembro que os primeiros jogos do L. Fernandes foram bem modestos, contra o Goiás, lembro que começou a demonstrar uma melhor movimentação em campo.
Nos últimos jogos parece ter encontrado o seu melhor posicionamento e está sempre no caminho das jogadas do Botafogo.
Aliás, neste último jogo, confronto com o Corinthians, penso que as substituições do L. Castro privilegiando colocar apenas jogadores de ataque acabou por sacrificar o L. Fernandes e em menor escala, Tchê².
Sacou o P. de Paula e colocou L. Henrique; sacou Piazon para colocar M. Nascimento; sacou Jeffinho (que tem o drible) para colocar o péssimo V. Lopes...
Não seria mais vantagem colocar mais um no meio campo e retirar a obrigação do L. Fernandes ajudar na marcação, permitindo que tivesse livre movimentação a partir do meio de campo?
Apenas por função, quando ele sacou o P. de Paula e colocou o L. Henrique, obviamente a carga defensiva aumentou para os dois que restaram no setor.
Sem comparar capacidade técnica, antecipo, lembro do Guardiola ter centralizado o Messi para que participasse mais vezes do jogo e com o seu talento pudesse ser decisivo.
Roberto Dinamite recuou um pouco para que o jovem Romário pudesse ser mais decisivo.
Palavras do próprio Dinamite:

"O Romário surgiu da base, aí se ajeitou o time para dar uma liberdade. Por ser rápido, o time foi ajeitado para que ele saísse com liberdade. Eu vinha quase para o meio e lançava ou ele ou o Mauricinho. Romário fez muitos gols assim"

Eu não tenho formação em futebol, mas está cada vez mais claro que trabalham o futebol considerando um manual de boas práticas.
Antes do jogo, tem o esquema principal e a suas variáveis, mas nem sempre quando a bola rola as coisas saem conforme o imaginado, como aconteceu com a saída do Marçal...
Pois bem, o Marçal estava no 3º jogo, o Hugo se tornou reserva após 14 de julho, confronto contra o América MG, Copa do Brasil.
Com 15 dias não foi possivel explicar ao Hugo como jogar de forma mais simples, o mesmo para o Mezenga, orientar alguém de meio de campo para ajudar na cobertura, caso o lado esquerdo ficasse com muitos jovens?
Voltando ao L. Fernandes, hoje é o melhor jogador do Botafogo e por isso merece ter mais liberdade de ação.
SA!!!

JOTA disse...

RODRIGO, concordo plenamente que ele é o grande destaque até o momento.
Vamos aguardar as novidades do treinador para a próxima partida. Sem essa conversa fiada de que as contusões atrapalham, etc, etc.
Espero que não faça novamente as substituições mequetrefes como na última partida e nem pense em escalar os inúteis PDP e a "joia falsificada".
Até agora dou total razão aos "primos patrícios" nas criticas ao LC.

Rodrigo Federman disse...

Marcio, e parece que ele percebeu que se fizer apenas uma função, o time não rende. Por isso, corre e se movimenta em todas as faixas do campo. Pena que não tem companheiros a altura.

Isso aí, Jota.

Abs e SA!!!

Sergio disse...

Realmente o Lucas Fernandes tem sido o melhor jogador do Botafogo e com o Eduardo e o Tchê Tchê o meio ficou bastante dinâmico com uma movimentação interessante.
Márcio, olhando pro banco do Botafogo no último jogo não consigo ver muitas opções para melhorar o meio campo do Botafogo e manter PK e Piazon em campo seria perder tempo.
Acho que comparar o que o Guardiola tinha em mãos ou o caso do Dinamite, olha a diferença de nível deles para o que o Botafogo tem. Quando o Cruzeiro foi campeão da LA o Jairzinho jogou do mesmo modo que o que aconteceu com o Roberto Dinamite, ou seja, mais recuado, inclusive fazendo belos lançamentos.
JOTA, contusão não é conversa fiada ou você acha que contunde o Gatito aí entra quem, o Loureiro? Sai o Marçal entra quem, o Hugo? Sai Cuesta entra o Mezenga? Com esses jogadores o time melhorou ou ficou a mesma coisa? Acho que longe de ser conversa fiada, contusões atrapalham muito quando não se tem um elenco minimamente equilibrado coisa que o Botafogo não tem. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, disparado o nosso melhor jogador. O mais participativo e que demonstra ficar irritado com o futebol burocrático e/ou covarde apresentado pelo time nos jogos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Textor concedeu uma entrevista ao jornal L'Equipe...

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/08/01/john-textor-diz-ter-gastado-o-dobro-do-que-pretendia-no-botafogo.ghtml

Provavelmente muitas especulações irão ocorrer.

SA!!!

Marcio disse...

Uma observação que faço é que provavelmente a entrevista deve ter sido em inglês, obviamente traduzida para p francês... Do francês para o português pode mudar o sentido de algumas falas.
Mas antecipo que quando se dá muitas entrevistas, o risco de cometer um exagero na fala é um tanto elevado.
SA!!!

Marcio disse...

No Lance:

"No Botafogo, já gastei o dobro do que me pediram. Quando você começa a decidir por um time e vê que 10 ou 20 milhões podem te levar mais longe, você se apaixona pelo processo e gasta mais do que havia providenciado. Virou viral e estou gastando muito mais do que devia. Contratei jogadores que eu não deveria "

https://www.lance.com.br/botafogo/textor-diz-que-ja-gastou-o-dobro-do-que-o-esperado-no-botafogo-e-admite-erros-em-contratacoes.html

No GE:

" No Botafogo, já gastei duas vezes o que me foi pedido. Quando você começa a tomar decisões para um time, se você vê que 10 ou 20 milhões você pode ir mais alto, você se apaixona pelo processo e gasta mais do que o planejado. Isso viralizou no Brasil e estou gastando muito mais. E levei jogadores que eu não precisava"

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/08/01/john-textor-diz-ter-gastado-o-dobro-do-que-pretendia-no-botafogo.ghtml

"(...) Contratei jogadores que eu não deveria" é diferente de "(...)E levei jogadores que eu não precisava"

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu li. E ele próprio já manifestou o real sentido das suas declarações (antes que dê pano para manga).
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o melhor mesmo seria o Textor dar um tempo nessas entrevistas ou se for para falar do Lyon, que não fale dos outros e assim sucessivamente em cada clube.
O Botafogo já tem muitos problemas imediatos e ele não precisa dar "munições" para que as criticas à SAF sejam ainda mais acentuadas.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Concordo total, Marcio.
Abs e SA!!!

JOTA disse...

SÉRGIO, BEOCUTAS, portanto aceite quem pensa diferente de você.
Um treinador como o LC, que chegou cheio de marra e precedido de uma propaganda enganosa feita por jornalista "português amigo", até agora não disse ao que veio.
Caso você se lembre de minhas postagens iniciais, sempre disse que os meus patrícios não gostam do LC por diversos motivos, mas que eu torceria para que desse certo, pois independente de alguns gostos pessoais do treinador, o que me interessa é o sucesso BOTAFOGO.
Acho que ele é conversa fiada sim e ponto final. Não critico opinião de ninguém, embora discorde de várias, mas respeito as opiniões de todos. Sugiro que você faça o mesmo.

Rodrigo Federman disse...

Jota, com educação, todas opiniões são sempre respeitadas.
Abs e SA!!!

Damião disse...

O Lucas Fernandes foi uma aposta bem sucedida, a exemplo do Marçal e do Carlos Eduardo, que em apenas uma partida já mostraram categoria e que podem ajudar o time; na defesa tem o F. Sampaio, que vem crescendo, e o Tchê Tchê, que resolveu correr nas últimas partidas. Quanto aos demais ainda não mostraram um futebol convincente. Mas, a grande decepção da era JT, foi o PP.

Rodrigo Federman disse...

Damião, o LF já é fato. O Marçal tem dois bons jogos. O Eduardo, tudo indica que também, mas só foi uma partida. O LF já confirmou. Os outros dois ainda vão precisar de uma sequência mínima. Já o Sampaio, acho igual ao que já temos. Água de salsicha.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Meu caro JOTA, em nenhum momento tive a intenção desrespeitar sua opinião, e como você mesmo escreveu, eu apenas discordei do "conversa fiada" que pela definição significa papo furado, mentira. Entretanto as contusões existem de fato e prejudicam o desempenho da equipe. Perder um jogador importante que treinou a semana inteira e pouco antes partida passa mal e é vetado e aos 10 minutos perde um outro jogador que deu equilíbrio e qualidade ao setor esquerdo do time eu sinceramente não consigo ver onde está o "papo furado", pelo menos nessa situação. E posso ir mais além, pois o número de contusões que tem ocorrido no Botafogo beiram o imponderável e não há dúvida que atrapalham o desempenho.
Portanto, me desculpe se o ofendi, mas continuo achando que no caso das contusões não consigo ver isso como desculpa ou "papo furado", prá mim é um fato claro. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Grande, Sergio! As discordâncias de opiniões aqui no CB só comprovam que o espaço é diferenciado! Vocês/Nós somos fodas!
Abs e SA!!!

JOTA disse...

OK, SÉRGIO, desculpe se entendi errado, sem quaisquer problemas, afinal o nosso lema é BEOCUTAS,RSRSRSRS. Uma boa tarde e mais uma vez desculpas pela minha falha no entendimento de sua Msg.

Rodrigo Federman disse...

Valeu, Jota.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu gosto do Cantinho pela civilidade como um dos princípios básicos da convivência. Se em algum momento ofendi alguém peço mil desculpas, nunca uma discordância de minha parte e da maioria dos frequentadores do blog tem a intensão de ofensas pessoais. Nosso objetivo aqui é discutir o Botafogo, e pontos de vista diferentes são sempre bem vindos. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, não há que se desculpar em nada, amigo. Rs
Abs e SA!!!