30/08/22

Ruim com ele, pior sem

















"- Não podemos ter duas verdades. Não podemos ter a verdade que há um mês atrás vocês diziam que era bom contratar um 9 e hoje a verdade já ser outra. A honestidade intelectual deve fazer parte de nós. É verdade que há um mês atrás dizia-se que precisávamos de um 9, que o Erison não estava produzindo, não tinha isso, aquilo… Essa era a análise de vocês. A verdade é que chegaram Tiquinho Soares e Júnior Santos, temos o Matheus Nascimento e o Erison. Havia que se tomar uma decisão. Quatro noves para uma equipe é demasiado, para qualquer equipe do mundo. Na análise entendeu-se que o Erison necessitava muito tempo de jogo, a Europa poderia dar esse tempo de jogo a ele e aqui poderia ter esse risco de ele não ter esse tempo de jogo".

Assim, o técnico Luis Castro tentou justificar a liberação do Erison para o fraquíssimo Estoril.

Faço algumas ponderações a respeito:

1- O Erison é um bonde. Tecnicamente limitado e apenas brigador. Isso é incontestável, mesmo para quem é fã do "El Toro" (babaquice criada pela parte da torcida TikToker).

2- Mesmo sendo um bonde, os números não mentem e o Erison é o artilheiro do time na temporada. Entre os seus poucos gols, alguns importantes e que nos garantiram pontos preciosos nesse Brasileirão. Por exemplo, diante do Flamengo no primeiro turno e Athletico/PR mais recentemente.

3- Contar/considerar a "joia de barro" como opção chega a ser bizarro. Como ele pode ter prioridade na disputa sem sequer apresentar a mesma disposição do Erison? E isso porque nem gols consegue marcar em jogos grandes.

4- Quem indicou, avalizou e contratou o Junior Santos deveria ser demitido por justa causa. Quem acompanha futebol consegue perceber - em poucos minutos - quando um jogador tem o mínimo de afinidade com uma bola. Não é o caso desse JS, que é horrível.

Diante disso tudo, é um absurdo alguém levar a sério o Luis Castro falar que o Erison não seria sequer a primeira opção no banco de reservas enquanto o Tiquinho estiver jogando. 


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

17 comentários:

João disse...

Acho que o título da postagem resume bem a situação.

Eu mesmo não tinha paciência alguma com o Erisson, mas considerando a porcaria que é o Jr Santos e que o tal do Tiquinho é uma promessa, deu pra ver que o Botafogo tem/terá grandes problemas no ataque.

Talvez o correto seria emprestar o Matheus e manter o Erisson.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, João!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Primeiro que afirmar que o Botafogo precisava de um centroavante com maior capacidade pelo fato do Erison ter limitações técnicas não significa colocá-lo como dispensável, pelo menos inicialmente.
A segunda questão é que bem ou mal, com as limitações, o Erison é o artilheiro do clube na temporada, o que o torna importante dentro do contexto.
A terceira questão é que observando os frios números, o Erison merecia receber a oportunidade de brigar pela titularidade...
Erison (23 anos) tem 30 gols em 97 jogos, média de 0,31 gol/jogo;
Tiquinho Soares (31 anos) tem 121 gols em 328 jogos, média de 0,37 gol/jogo;
Junior Santos (27 anos) tem 52 gols em 185 jogos, média de 0,28 gol/jogo;
Ou seja a decisão a ser tomada deveria ficar para o já próximo final de campeonato, novembro, já que nada garante de fato que os atacantes contratados sejam superiores ao Erison.
Não me recordo de ter visto algum clube liberar o seu artilheiro, com a desculpa de que precisa de tempo de jogo e sendo substituído por duas incógnitas.
O cara vem falar em honestidade intelectual quando o seu time marcou apenas 22 gols no brasileiro e o dispensável centroavante fez 7 gols, ou seja, 32% dos gols marcados... Só pode ser sacanagem.
Contratou o Cavani ou Suárez e resolve dispensar o Erison é uma situação, por Tiquinho Soares e Junior Santos é muito diferente.
E eu não me permito debater o M. Nascimento enquanto centroavante... Por razões óbvias!
Não tire o torcedor como otário porque o torcedor não é otário.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio! É exatamente isso!
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, e o André Mazzuco?
Textor explicou a saída do Erison, L. Castro também...
E ele, enquanto diretor de futebol, como se posicionou?
O trabalho dele precisa ser contestado também, pois está no bolo e teoricamente está acima do cargo do técnico.
Se o Textor e o Castro não "conhecem" o futebol brasileiro, ele deveria trazer esse conhecimento aos dois.
Só se estiver apenas para dizer amém.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, essa proteção do JT ao Mazzuco e LC é muito estranha e suspeita. Os trabalhos deles são péssimos e o JT, como super empresário que é, sabe que aqueles que não atingem bons resultados acabam "promovidos ao mercado de trabalho". rs
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Amigos, nesse processo de cessão do futebol profissional do Botafogo da associação privada (clube) para a sociedade anônima fechada (SAF) eu temia que o objetivo principal fosse o de ganhar dinheiro com transações envolvendo jogadores.

Claro que uma entidade de futebol profissional, seja ela uma associação privada, seja uma SAF, não pode ser sistematicamente deficitária e pessimamente gerida como foi o caso do Botafogo de Futebol e Regatas - e também o da quase totalidade dos clubes brasileiros.

Mas, dizia eu, eu tinha esse receio, o de que o empreendimento do norte-americano buscasse o lucro na atividade comercial e não no campo desportivo - li em algum lugar recentemente que o esgoto tem previsão de receita na casa do bilhão e que deve ser superavitário no próximo exercício.

Voltando ao Botafogo, esperava que a SAF, como em qualquer outro empreendimento empresarial, começasse devagar, com despesas superando as receitas uma vez que é todo um processo que se inicia. E que tivéssemos uma gestão PROFISSIONAL, ou seja, capaz, eficiente, usando as modernas ferramentas disponíveis para tocar um clube de futebol, ainda que depauperado, como é o Botafogo após décadas e amadorismo e total incapacidade de seus dirigentes (limito-me à incapacidade pois é o que salta aos olhos de todos; mais não posso falar).

E o que estamos vendo nesses poucos meses de SAF? O acionista majoritário e controlador da bagaça com muita conversa fiada, muita fanfarronice (tem mais dinheiro para contratar que o Barcelona), um aparente deslumbramento e algumas insistências incompreensíveis. Esta com o LC é uma delas. Lembremos que o JT, e o Botafogo, esperou pelo LC por um tempão (não lembro, nem vou pesquisar; foram semanas? meses? o cara chegou em cima do laço para o Brasileiro). Por que essa opção renitente? Não conheço o trabalho do LC, vai ver ele é ótimo gestor para empreender a parte que compreende as instalações de uma equipa - heheh- de futebol profissional, com CT integrando das divisões de base até o elenco principal. Mas do que se pode perceber, do time em campo, nesse quesito ele vem deixando a desejar.

(pausa... Rodrigo, o texto ficou longo demais, extrapolou o limite; vai em duas partes)

Eduardo Samico disse...

(continuação da novela)

Nem vou falar desse Andre Mazzuco... E lembrando também que ele é apenas um gerente, um funcionário. Ele tem as competências dele, no sentido de atribuições inerentes ao cargo, mas a responsabilidade é de quem o contratou. E quem é que responde pela SAF? O sr. John Textor... Já exerci funções gerencias em empresas privadas. Tinha as minhas atribuições, minha área de atuação, mas respondia a um superior - fosse outro empregado como eu ou fosse o dono do negócio. Se eu fizesse lambanças, desse prejuízos, comprometesse o planejamento da empresa, o pé na bunda era inevitável, claro!

Como é que se explica a "maior contratação da história do Botafogo" (clube que se nunca se notabilizou por grandes contratações e que vem há algumas décadas ladeira abaixo, trouxe Didi, Gérson, Fischer, Túlio, Bebeto, Seedorf, Loco Abreu - calma, Patinhas, lembro do "Caneludo" menos pela técnica refinada e mais pela postura e currículo) ser uma bola fora como essa do tal Patrick de Paula, que deve ser a 37ª opção para o meio-de-campo???

Temos pelo menos 3 ponteiros canhotos e temos que improvisar o ponta-direita. Gastou-se uma grana trazendo jogadores a rodo, mas se trata de várias apostas. Será que era esta a diretriz? Traz gente de 2ª linha, aposta no azarão mesmo, vai que dá certo e a gente vende com lucro? Por que não se contratou nenhum bom jogador no mercado sul americano?

E as novelas, tipo Zahravi, Ojeda, Cavani... Pra no final acabarmos depositando nossas esperanças no Tiquinho Soares, pqp!!!! Nem falo desse Junior alguma coisa, pois esse já se mostrou um bonde da pior qualidade. Nem empurrador de bola pra dentro do gol pareceu ser...(lembrei agora, com saudades, do Chicão do time de 92).

Pra encerrar, essa agora do empréstimo do Erison. Emprestar o artilheiro do time, com todas as imensas limitações que todos sabemos que ele tem, para seguir na luta contra o rebaixamento contando com esse Junior Bonde?!?!?

Realmente, tudo muito mal parado. Muita falação (construir estádio, aproximar a torcida do campo no Nilton Santos, correndo atrás de instalações para o CT, etc) e pouca efetividade. Muita contratação de jogadores no máximo medianos e outros tantos para o tal time B, com resultados pavorosos. O tal setor de inteligência - existe??- que logo no início tinha aquele cidadão que era jornalista, Rafael Resende, acho, e mais outros, que fim levou?

Enfim, tudo muito mal parado, mal explicado - ou nem explicado, e o Botafogo desperdiçando uma oportunidade de conquistar uma classificação para algum tornei continental em 23. No máximo ambicionamos a permanência na série A.

Pior de tudo é pensar que era isso ou encerrar as atividades em definitivo. Se bem que já nem sei o que é pior - morrer com o pouco que restou de dignidade ou virar um entreposto comercial, um Crystal Palace do futebol tapuia, garimpando jogadores e negociando com times médios de Portugal, Bélgica, etc.

Desculpem-me pelo longo desabafo. O Botafogo segue cansando sua torcida.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Grande, Eduardo! Sensacional, meu amigo. Ser botafoguense é muito difícil, sofrido. Até mesmo, quando se trata de uma situação em que, em tese, deveria ser só felicidade do início ao fim. Mas até com esse cenário, parece que sempre tem algo que joga contra, dificulta. E pior que muitas vezes, esses dificultadores vêm de dentro do próprio clube.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Amigo, eu já nem tenho mais paciência de comentar essas coisas que acontecem como Botafogo, se der errado nós ficaremos tristes, mas acho que o Boss ficará mais, pois com certeza vai perder dinheiro.
Na verdade tenho andado meio pessimista com essa situação atual do Botafogo, não que esperasse que a SAF com menos de 6 meses fosse fazer milagres, mas tá muito difícil ver o Botafogo entra ano são ano e é sempre a briga para não cair. Acho que não vai cair, mas também acho que não vai a nenhuma competição internacional, o que é uma pena. Bom, na verdade ninguém prometeu que seria um ano fácil, mas sim sem sustos, mas o Botafogo sem sustos não seria o Botafogo. ABS e SB!

Eduardo Samico disse...

Cara, difícil... Tudo bem, entendo perfeitamente um jogador preterir o Botafogo para ir para um Palmeiras, esgoto, S.Paulo... Times com tradição (a nossa tradição remonta a jogadores que eu, com 62 anos, não vi jogar) e histórico RECENTE de participação em campeonatos continentais, fases finais de Copas do Brasil, disputa pelo título do Brasileiro.

Então eu entendo o jogador que cozinha na negociação com o Botafogo, por ora uma promessa de reestruturação, e acaba por fechar com um clube que disponha de CT, por exemplo.

(Fui pesquisar agora um jogador que fechou com o Palmeiras após o Botafogo ter manifestado interesse ao longo de 439 semanas, foi o tal Bruno Tabata)

Mas, falando do Palmeiras, estamos reclamando do tal Mazzuco, a quem eu desconhecia solenemente. Pois bem, o Palmeiras tem lá na mesma funçao o nosso velho conhecido, e de quem tanto reclamávamos, o Anderson Barros. E lá eles se veem livres de um aparente encosto como o Patrick de Paula e contratam e mantêm jogadores que fazem a diferença - tá legal, eles apostam também, vide o Navarro.

E nós?

Já não é falta de dinheiro.

Muitas perguntas sem resposta.

Abs.

Eduardo Samico disse...

Esse texto do Fogaonet vai meio na linha do que comentei, ao falar do LC. Pode ser um ótimo diretor de futebol, mas, penso eu, sua principal atividade é montar, treinar, gerir um time de futebol minimamente bem sucedido.

Longe de mim de ter saudades de Everest ou do Enderson Moreira, que saiu de forma totalmente distinta daquela do filho do grande Jairzinho. Mas esses dois conseguiram, com bem menos recursos, obter bons resultados.

Lembro também do Dorival Jr. Treinador sem grandes conquistas, pegou o esgoto mal das pernas, considerando-se o elenco "estelar" (para os padrões locais) e orçamento milionário, e mudou tudo da água para o vinho.


Ia acabar esquecendo de colar o link...
https://www.fogaonet.com/blog-da-redacao/pitacos-botafogo-contratou-diretor-esportivo-trazer-luis-castro-esta-faltando-resultado-tecnico/

É isso, amigos.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Sergio, meu receio é esse também. Se o cara ficar perdendo dinheiro, vai cansar de vez. E aí ferra tudo em definitivo.

Eduardo, eu não ficaria surpreso se soubesse que houve algum problema do Erison com o próprio LC, sabia? Essa negociação está muito estranha.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

Faço uma observação a mais sobre a saída do Erison.
Tenho a impressão que a decisão pelo empréstimo foi de baixo para cima, ou seja, Textor pode ter definido pela saída após saber que o Erison não mais seria utilizado.

Conforme o Rodrigo trouxe, trecho do que disse o L. Castro:

"(...)A verdade é que chegaram Tiquinho Soares e Júnior Santos, temos o Matheus Nascimento e o Erison. Havia que se tomar uma decisão. Quatro noves para uma equipe é demasiado, para qualquer equipe do mundo. Na análise entendeu-se que o Erison necessitava muito tempo de jogo, a Europa poderia dar esse tempo de jogo a ele e aqui poderia ter esse risco de ele não ter esse tempo de jogo"

https://www.terra.com.br/esportes/botafogo/luis-castro-comenta-saida-de-erison-do-botafogo-ha-um-mes-diziam-que-era-bom-contratar-um-9,4954e04113b22a11cc3646a4ec860f71j3ru1spa.html#:~:text=N%C3%A3o%20podemos%20ter%20a%20verdade,Essa%20era%20a%20an%C3%A1lise.

Disse o Textor:

"É importante não só o desenvolvimento como pessoa e jogador, mas também que o valor dos nossos ativos seja cultivado, mantido e situado na melhor posição para crescimento.
"Nós acreditamos que o tempo do Erison seria desafiador aqui. Hoje temos várias opções para goleador.
"Quando trazemos dez jogadores, nem todo mundo fica. Nós achamos que ele estará melhor lá. Ele nos fará bem indo para lá. Mas nós não estamos em um negócio de queimar um ativo de 10 milhões de dólares no banco. Então, nós queremos vê-lo jogando"

https://www.meiahora.com.br/esportes/botafogo/2022/08/6474838-stjd-nao-julgara-expulsoes-do-botafogo-contra-o-internacional.html

O L. Castro disse que 4 atacantes é demasiado para qualquer equipe e que na análise entendeu-se que o Erison precisava de muito tempo de jogo...
Obviamente que o Textor poderia se debruçar sobre os números do Erison e questionar os porquês de não mais servir e até impedir a saída, mas optou por não desvalorizar um ativo de 10 milhões de dólares no banco de reservas.
O que pode estar acontecendo uma demasiada carta branca para o L. Castro, Mazzuco e outros...
Em 2021, quando o futebol cogitou a contratação do Fernandão, o Jorge Braga foi contra, segundo as noticias.
Quando o Freeland não queria demissão do Chamusca, foi voto vencido, segundo as noticias...
Sou contra a autonomia ampla e irrestrita, até porque não existe profissional que não se equivoca em tomadas de decisão.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Por isso também acho que essa decisão veio muito do LC. E por algum motivo que não saberemos.
Abs e SA!!!

André Abreu disse...

Parece que nem todos do grupo são a favor do LC. Eu não lembro em qual foi o jogo, mas o Erison ficou puto com a substituição. Parece que rola um racha no grupo.

Eu não emprestaria agora, ainda mais com o JS já mostrou que não tem intimidade com a redonda. E se o tiquinho voltar e se machucar?! É um planejumento!

Digo e repito, o problema hj é o LC e toda sua comissão. Tiraram o treinador de goleiros Flávio Tenus. Olha como o Gatito piorou. Tem o fator idade, mas parece que faltam instruções.

Além de tudo que foi dito, me incomoda a falta de vontade de ganhar de todos que estão dentro do clube. Só quem se incomoda é o pobre do torcedor, que tem que ficar ouvindo que o time está em transição e tudo vai dar certo. Pqp, é muito azar a gente ter dinheiro e continuar na mesma lama.

Rodrigo Federman disse...

André, isso porque o próprio Tiquinho também não deixa de ser uma aposta, né? rs
Abs e SA!!!