11/09/22

Decepcionante (mais uma vez)

















O Botafogo de sempre.

Aquele que empolga quando joga fora do Rio de Janeiro.

Aquele que joga um balde de água fria em seu torcedor, quando o Niltão é lotado e a euforia é grande.

Foi assim o 0 a 0 com o América.

Mais um péssimo resultado do segundo pior mandante do Brasileirão.

Um pontinho miserável que nada adianta na tabela de classificação e que, mais uma vez, faz a sua torcida sair com raiva, decepcionada.

Diante dos equilibrados 90 minutos, eu faço apenas duas observações: Não se tira o Lucas Fernandes para a entrada do Gabriel. Nunca! Assim que não dá para ter Piazon sequer como opção no banco.

Dito isso, o espaço está aberto para os comentários dos amigos.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

29 comentários:

João disse...

Mancini x Barroca português: 4 jogos, 2 vitórias e 2 empates pra Mancini, com um material humano bem pior. O time do Botafogo é visivilmente mal treinado e só consegue fazer alguma coisa com times mais abertos.

As substituições como sempre são uma lástima. O cara matou o jogo do Botafogo com a entrada de jogadores extremamente lentos e burocráticos, caso do Gabriel Pires e do Piazon. Tiquinho se matando na frente sem ter com quem jogar. Já falei aqui que se o Haaland jogasse nesse time do Botafogo ele teria dificuldade em fazer gol.

Rodrigo Federman disse...

Concordo total contigo, João!
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Enfim, amigos, esse time está fadado a brigar na beira do Z4, tentando escapar dela. É uma merda. Desisto. Para não correr risco de Z4, temos que fazer 17 pontos em 36 a disputar, ou seja, quase 50% de aproveitamento. Atualmente temos 39% de aproveitamento. Jogamos no lixo mais de 12 pontos em casa, jogando contra times inferiores ao nosso. Esse LC é um engodo.

João disse...

Ah, me esqueci, justiça seja feita, o Saravia foi mal no 1T mas melhorou demais no 2T, jogando melhor que o seu par do outro lado.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, é isso! Será tenso até o final.

Verdade, João!

Abs e SA!!!

Marcio disse...

No 1º tempo o Botafogo forçou mais o jogo pelo lado esquerdo, com Jeffinho e Marçal e ainda com a colaboração do T. Soares que saiu bastante da área para jogar por ali também.
E assim criou algumas poucas jogadas para finalização, pois o meio de campo pouco criou e em alguns momentos houve precipitação.
No segundo tempo, o Botafogo voltou tentando jogar também pelo lado direito e deu sinais de que poderia ser mais incisivo.
Mas por volta dos 20 minutos, L. Castro procedeu as substituições e no meu entendimento foi muito mal. L. Piazon no lugar do V. Sá e G. Pires no lugar do L. Fernandes....
Piazon não ajuda na construção e não tem a jogada de linha de fundo e salvo se houve problemas físicos, não observei motivos para substituição do L. Fernandes, mas já que fez, penso que poderia ter entrado com o Danilo e ter adiantado o Tchê².
O problema desse maldito e estatutário 4-3-3 do L. Castro é o fato de que é limitador quando é preciso alterar a dinâmica do jogo.
O melhor seria iniciar no 4-4-2, com liberdade extrema para o Jeffinho, já que ao utilizar pouco o "ponta direita", Jeffinho fixo na esquerda encontra uma marcação mais apertada.
Mesmo assim, obrigou o goleiro adversário a boas defesas.
Era um jogo de paciência
Algumas observações:
L. Castro dá sinais claros de que trabalha para o jogo se preocupando apenas com a sua própria equipe, esquecendo-se que não tem condições de fazer prevalecer o seu jogo sobre o adversário. Não é o Manchester City.
Por ter apenas três jogadores no meio de campo, teve dificuldades em ser superior no setor e teve também de arriscar muitas bolas longas. Isso prejudicou e muito o trabalho dos atacantes.
Piazon, como expliquei acima, não tem jogo de linha de fundo e nem ajuda na construção.
Saravia tem muitos problemas para estabilizar a marcação e traz algumas instabilidades a linha defensiva.
A mais completa falta de jogadas ensaiadas nos escanteios e faltas.
Obviamente que era um jogo de paciência, onde o adversário parou quase todas as jogadas com o recurso das faltas, mas era possivel vencer com um pouco mais de planejamento tático.
Óbvio também que é um processo de construção, mas o L. Castro está demasiadamente vagaroso e com algumas insistências exageradas, como o Piazon e o tal 4-3-3.
São raros os jogos em que eu tenha entendido o trabalho do técnico como aceitável e, pior, parece não saber mobilizar o time para decidir.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, foi exatamente isso. E as mexidas do LC, em minha opinião, não foram felizes.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Não vi o jogo mas estava vendo os melhores momentos e o que vi foi o Botafogo perder muitos gols ou melhor, o goleiro do América estava inspirado, fez pelo menos umas 5 defesas importantes. Quanto ao América, joga no erro por isso arma uma retranquinha e para furar esse tipo de jogo precisa de jogadas individuais mais agudas.
Mas como só vai os melhores momentos não posso analisar o jogo no total, mas o que vi ele que o Botafogo precisa melhorar as finalizações e ter um banco que possa modificar a maneira do time, e isso o time do Botafogo no momento não tem. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, mas no total, foi um jogo equilibrado. Só que mais uma vez pecamos.
Abs e SA!!!

André Abreu disse...

Enquanto tivermos o LC as chances de vitórias serão pequenas. 11 jogo sem o time conseguir fazer um gol. Faltam muitas coisas no time. Time não mostra nada de diferente. Extremamente engessado e quando a torcida vaia, o LC ainda fica puto.

Não tem jeito, o certo seria trocar esse engodo!

Rodrigo Federman disse...

André, realmente ele é muito mais fraco que o time.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

L. Castro:

"Devido ao cansaço trocamos dois jogadores (Lucas Fernandes e Victor Sá e, a equipe continuou estabilizada, por cima, foi um grande segundo tempo, só não foi traduzida em gols porque o melhor jogador em campo do América foi claramente seu goleiro"

https://www.fogaonet.com/noticias-do-botafogo/luis-castro-elogia-segundo-tempo-do-botafogo-contra-o-america-mg-mereciamos-ter-vencido-fomos-muito-constantes/

Como assim, por cansaço?
Quando foi substituído, V. Sá vinha atravessando o seu melhor momento no jogo.
E se foi por causa da parte física e não tática, por que colocou o Piazon?
São jogadores completamente diferentes... Não seria mais óbvio colocar o L. Henrique, que tem maior velocidade do que o Piazon?
E quanto ao L. Fernandes, G. Pires também é um jogador de dinâmica diferente e assim, penso que deveria ter feito "duas" modificações, uma física e outra tática; colocar o Danilo Barbosa (não o G. Pires) de volante e adiantar o Tchê² que poderia facilitar a vida do Eduardo

Esse L. Castro é um mundo de incoerência.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, eu já estou separando algum trecho para o post de amanhã. Esse LC é medíocre.
Abs e SA!!!

Jacob disse...

Minha base de comparação: Fluminense. Considero nosso time (titular) até melhor. A diferença? O Fernando Diniz e o Luiz Castro. Tão simples quanto isso. E olha que o FD ainda tem mta estrada pela frente, não é tecnico ganhador e costuma ser despedido. Repara no time do Fluminense: parece time de criança. Porrada de jogador uma ao lado do outro, na defesa, no meio e no ataque. A distância máxima entre eles não deve passar de 2metros. Sabe aquele treino de bobinho em círculo, um tocando rápido pro outro pro bobinho não pegar a bola? Repara, é assim que o FD treina o time.
O nosso? Distância entre os jogadores, de pelo menos, uns 300km de distância um do outro. Repara se não é assim.
Impossível sair alguma jogada, tabela ou algo que possa surtir efeito. Tiquinho tava cansado de tanto voltar, matar no peito, fazer pivô e esperar um avião trazer alguém pra tabelar com ele.
Isso é falta de treino e trainador.
Os jogadores são em qualidade muito superior à (falta) do LC, por isso, não sai coisa alguma.
Ele obriga o Jeffinho e o Victor Sá a jogarem com uma âncora no limite da lateral. Não deixa que possam ir pro meio pra confundir a defesa. Não os troca de um lado pro outro durante os jogos. Fica fácil pro treinador adversário, basta colocar neguinho em cima dos 2 e anula as melhores possibilidades de perigo.
Ele (LC) é mto fraco. Não sabe ler jogo do time adversário apesar do estafe cheio de scoult.
Depois dos jogos as lenga-lengas de respostas de desculpas.
Os jogadores têm se esforçado e mto, justiça seja feita, por isso não os culpo. Falta, no entanto, treino e treinador.
Troca 6 por 1/2 dúzia ou então por menos de 1/2 dúzia.
Tirar o Lucas Fernandes, deveria ser proibido.
Enfim, não sei se vamos ficar ou cair mas se cair não é culpa dos jogadores e se permanecer é mérito deles.

Os jogadores, em parte, tem um pouco de culpa, pois, como a maioria já é bem rodada poderia dar uma peitada e mudar seus posicionamentos durante os jogos na maior. Exemplo: tem uma foto da Copa de 70 e no meio de campo (após o retorno do 1° tempo) tem o Carlos Alberto, Pelé e o Gerson em reunião. Passados alguns anos perguntaram ao Gerson o que estavam conversando e ele abriu o jogo: Zagalo mandou jogar assim, então, deixamos ele falar e, ali naquela foto estávamos combinando em mudar e jogar do nosso jeito. Lógico e evidente que NÃO tô fazendo comparação entre os Deuses e os terráqueos de agora do nosso time mas só pra dizer que os mais experientes poderiam fazer algo parecido (dissimulado pra ele não perceber). Se é pra ser vaquinha de presépio então reduz os salários pra 10 merrecas.

Rodrigo Federman disse...

Disse tudo, Pai. Concordo 100%.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, vou aguardar o seu Post, mas não sei se você e os demais observaram um fato.
Hoje os que entraram no jogo de hoje, G. Pires e Piazon, também foram para o jogo no segundo tempo do confronto contra o Fortaleza.
lá no Ceará, G. Pires entrou no lugar do Eduardo e Pizaon no lugar do V. Sá. Ele também mandou a campo o péssimo Jr. Santos e o Kanu.
Em meu comentário após o jogo, você e eu debatemos sobre as modificações e tentei explicar o porquê de ter achado "saudáveis" as modificações efetuadas pelo L. Castro, pelo que captei das modificações do Vojvoda:

(...)Rodrigo, entendi as mudanças como saudáveis pelo que estava ocorrendo no jogo.
As chances do Botafogo em um 4-3-3 construir um contra-ataque, perdendo em números de jogadores a partir do meio de campo para a defesa, seria muito difícil.
Obviamente que podemos discutir a escolha pelo G. Pires e principalmente do péssimo Jr. Santos.
O Vojvoda no segundo tempo colocou o Hércules que é volante de mais de posse no lugar do defensivo Zé Wellison; Lucas Lima no lugar do Sasha que é volante; Otero que é meia no lugar do Titi que é zagueiro; trocou os dois atacantes, Romarinho e Robson por Pedro Rocha e Silvio Romero.
Ou seja, ele pensou em ganhar o meio de campo com Hércules, L. Lima, Otero e Galhardo, que desce para ajudar na construção e mais as subidas dos laterais.
Com isso, teria a chance de aproveitar dentro da área o Romero, P. Rocha e a chegada do Galhardo que poderia anular uma possivel sobra.
Pelo menos eu acho que foi nessa linha de pensamento as ocorrências do jogo.

E em contextos completamente diferentes dos jogos, Fortaleza joga de forma muito diferente do América, ele faz duas substituições praticamente iguais.
Lá no Ceará, ele precisava não perder o meio de campo e com a vantagem, desacelerar o jogo, tudo o que o Fortaleza não desejava, para eles é melhor um jogo de trocas mais francas.
Hoje as substituições do L. Castro levaram o jogo para dentro do que desejava o América naquele momento com 3/4 disputados, uma completa morosidade para levar pelo menos 1 ponto na bagagem.
Tanto que o América até passou a atuar com 4 no meio de campo com a entrada do Matheusinho aos 24 do 2º tempo, quando L. Castro já tinha efetuado as suas.
Ou seja, como deu certo no jogo passado, ele parece desconsiderar as ocorrências e repete os mesmos passos, como em um processo mecanizado.
No futebol é preciso ter uns 10% fora da lógica e assim surpreender o adversário.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, o LC sempre faz até as mesmas triviais mexidas. O cara é fraquissimo na leitura do jogo e adversário.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

Novamente a rodada nos favoreceu muito. A distância para a Z4 e para o G8 continua em 5 pontos. E ainda entramos no G12 (com vaga para sul-americana) Parece que há uma conspiração para ajudar o medíocre LC. Mas até quando teremos essa sorte? A sequência de jogos fáceis está perto de acabar, depois virão pedreiras.

Rodrigo Federman disse...

Klaus, a sorte tem fim. Ela não é eterna.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

É o que sempre escrevo, uma eventual classificação para a Sul-Americana não vai transformar o trabalho do L. Castro em algo de excelência.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Perfeito, Marcio.
Abs e SA!!!

Klaus disse...

O Goiás de Jair Ventura quase bateu o time titular do Flamengo, que empatou aos 42 do segundo tempo. Nos últimos 5 jogos, o time venceu 3, empatou 2 e foi para o G-9. O Botafogo do famigerado LC perde do time reserva do Flamengo e sai empatando com um monte de bosta dentro de casa... Repugnante!

Anônimo disse...

Fora do contexto do jogo:?
Fui ver minha mãe, que mora longe de mim.
Nem me dei conta de que o jogo de hoje estava marcado no horário em que aconteceu.
Quando vi o resultado, aqui, é que me dei conta de que o Botafogo é resultado direto pelo meu desinteresse pelo futebol nos dias que correm.
Na boa? F0d4-se!
Levi

Anônimo disse...

Daqui a cinco ou mais anos estaremos por aqui, reproduzindo os mesmos comentários que estamos fazendo desde os últimos vinte anos, quais sejam, o Botafogo se tornou um clube mediano no que concerne ao cenário nacional.
Na boa? Estou sem paciência para aturar esse estado de coisas.
Levi

Rodrigo Federman disse...

Possa crer, Klaus.

Levi, infelizmente é uma realidade.

Abs e SA!!!

keven disse...

O tiquinho demonstra ser muito bom jogador e vem justificando a aposta.mas,do jeito que o time joga ele não vai fazer a diferença.
Abs e SA!

Rodrigo Federman disse...

Verdade, Keven!
Abs e SA!!!

Andre disse...

Verdade, João, mas o fato, da vida teal, e que dificilmente o Botafogo vence quando Saravia esyá em campo.

Rodrigo Federman disse...

Discordo, André! O Botafogo não ganha de ninguém seja com Saravia, Daniel, Marçal, Hugo, Cuesta, Kanu, Eduardo, Lucas, etc.
Abs e SA!!!