21/09/22

É isso aí














O Marçal foi daquelas contratações certeiras.

Lateral de força e técnica, chegou e tomou conta do lado esquerdo de uma maneira absoluta, imediata.

Questionado sobre a rápida adaptação, o jogador respondeu:

"- Estou feliz com minhas prestações, temos coisas que precisamos melhorar e vamos tentar. Mas fico feliz que tenha sido rápido, que estou ajudando minha equipe e quero continuar ajudando nos próximos jogos. Sobre adaptação, sinceramente, nem pensei muito que eu teria tempo para me adaptar. Estou no meu país, falo português e o ruim é se adaptar lá fora".

Perfeito! Colocou um ponto final na babaquice de "passei anos fora e preciso me readaptar". Como o Marçal falou, são brasileiros, falam o idioma, conhecem o clima, cidades, comida...sem frescura.

E sem desculpa também. 

Tanto que, se o atleta quiser, ele mostra seu valor logo. Basta ter dedicação e vontade.

Caso explícito do Marçal.


SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

24 comentários:

Eduardo Samico disse...

Além do bom futebol apresentado, tenho gostado da postura do Marçal. E antes que digam que ele chegou e ficou treinando um tempo até que chegasse a tal janela do meio do ano, lembro que o Philipe Sampaio mal chegou, por falta de zagueiros disponíveis, teve que entrar como titular. Entrou e deu conta do recado. Não teve problemas de adaptação ao feijão preto com arroz nem com o clima tropical.

Abs.

Anônimo disse...

Eziel - espero que nos próximos tenhamos a dupla Rafa e Marcal nas laterais… Essa dupla passa mais segurança pra zaga.

Rodrigo Federman disse...

Exatamente, Eduardo.

Eziel, a dupla de zaga já é muito mais segura independente dos laterais também.

Abs e SA!!!

Marcio disse...

E o Marçal, pelo visto, não é chegado ao tal futebol acadêmico, onde várias teorias são conjugadas para explicar o que deveria ser mais do que elementar.
O futebol é simples!
Logo após começar a sua trajetória dentro de campo com a nossa Camisa, disse o Marçal:

“Acompanhava muito pouco o Campeonato Brasileiro, mas costumo dizer que futebol é futebol em todo lado(...)"

https://br.bolavip.com/futebol/Pedi-para-o-time...-Marcal-expoe-bastidores-e-aponta-fragilidade-no-elenco-do-Botafogo-20220728-0177.html

E futebol é futebol em todo lado, ainda mais atualmente onde todos praticamente adotam a mesma forma de jogo, praticamente anulando características marcantes de algumas das mais tradicionais escolas futebolísticas.

Indo além, aproveitando os pronunciamentos do Marçal, ele também fez a respeito do ocorrido com o V. Jr. lá na Espanha, mas não é exatamente esse tema que trago e sim sobre a característica de jogo do citado e que ele colocou o Jeffinho no contexto.

"Acho que o Vinícius tem que continuar sendo o Vinícius e o Neymar tem que continuar sendo o Neymar. É isso que diferencia o jogador brasileiro, que são felizes jogando. A pior coisa é você pegar um Jeffinho da vida para marcar... Os moleques são lisos, vão para dentro. Quando fazem gol, eles vão fazer o quê? Meter um joinha? Os moleques são embaçados, têm que continuar fazendo aquilo que eles fazem de melhor"

https://www.lance.com.br/botafogo/marcal-do-botafogo-sai-em-defesa-de-vinicius-junior-apos-episodio-de-racismo.html

"(...) A pior coisa é você pegar um Jeffinho da vida para marcar... "
Espero que o Marçal se posicione junto ao L. Castro e que o técnico tenha a capacidade de saber ouvir.
E a fala do Marçal vem de encontro ao que penso sobre colocar o Jeffinho para marcar e diminuir em parte a sua melhor capacidade, superar o seu marcador através dos dribles.
Vai marcar uma, duas, três vezes... Vai se desgastar e quando tiver a bola não terá força para chegar ao ataque. E talvez o mau jogo do Jeffinho frente ao Coritiba encontre resposta nas preocupações defensivas.
E isso não significa que o ponta não se coloque a impedir um passe ao lateral ou que receba a bola de forma limpa, mas descer marcado... Sou contra!
Para terminar, pelo que observei em muitos jogos, Marçal provavelmente briga para ser o melhor lateral do campeonato, fora o Arana, do A. Mineiro, que vinha bem até a contusão, não vejo quem tenha feito mais e melhor.
Até porque se veio da Premier League, o campeonato de mais alto nível técnico do planeta, segundo a maioria afirma, não seria aqui no Brasil, tecnicamente fraco, que teria maiores dificuldades.
E o Marçal tem feito declarações opostas a esse maldito futebol moderno.
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Muito bom, Marcio. Tomara mesmo, que o Marçal tenha personalidade para, quando quiser opinar, falar sem receio ao LC. Jogador sabe o que deve ser feito. Precisam ser obedientes, porém, se faz necessário uma certa dose de "irresponsabilidade tática" aos mais talentosos.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, o jogo observado de fora é um e de dentro do campo é outro.
O "já combinou com os Russos?", supostamente dito pelo Garrincha contém muita verdade.
Nem sempre os melhores planos ocorrem da forma esperada.
É preciso aproveitar a capacidade de improviso do ainda jovem Jeffinho e desequilibrar os planos iniciais do adversário.
Resta saber o que se passa na cabeça do L. Castro...
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Sim, Marcio. Perfeito.
Abs e SA!!!

Sergio disse...

Eu havia lido boas referências do Marçal assim que ele foi contratado e vi alguns vídeos da PL, muito embora melhores momentos não dê de fato para avaliarmos um jogador, mas o que vi me agradou, e isto se confirmou com as atualizações seguras na LE do Botafogo, boa contratação, pois além da segurança na defesa, bons passes também orienta os companheiros.
Diga- se de passagem que o Botafogo está formando uma boa defesa com Cuesta, Adryelson e Marçal. Só falta um lateral direito. Tomara que o Rafael acerte aquele lado direito ou então que o tresloucado Saravia volte a jogador um futebol menos alucinado, torço muito por isso. ABS e SB!

Rodrigo Federman disse...

Sergio, eu não conhecia, mas foi uma boa surpresa mesmo. Não é craque, porém, muito regular (em um nível bem aceitável).
Abs e SA!!!

Eduardo Samico disse...

Fora do assunto, mas achei interessante.

"Botafogo avança na estruturação da área de Scouting com a chegada de novos profissionais e investe no mapeamento de jovens atletas para a base; Everson Rocha é o novo Coordenador de Captação"

Mais, aqui no link: https://www.botafogo.com.br/ler-noticia.php?cod=7165

Abs.

Eduardo Samico disse...

Sérgio, meu caro, não tenho a menor esperança que o Saravia apresente um "futebol menos alucinado", como você gentilmente se referiu ao nosso imprudente lateral.

O Marcio sempre lembra do Cafu sendo insistentemente treinado pelo Telê para se desenvolver e se aprimorar nos fundamentos ofensivos demandados para a lateral. E ele conseguiu. A minha lembrança dele era a de um jogador medíocre - na acepção da palavra. Acabou consagrado e extremamente bem sucedido em sua carreira. Palmas para ele, dedicadíssimo, e para o Mestre Telê Santana.

Não vejo quem possa ensinar ao Saravia os fundamentos da marcação de um ponta esquerda nem acho que, ainda que tivéssemos um Carlos Alberto Torres a lhe orientar, ele possa vir a se tornar um lateral capaz de não ser uma avenida. Cruzamentos, caso ele treinasse à exaustão, até poderia aprender alguma coisa...

Mas tomara eu queime minha língua e o Saravia mostre dotes até então ocultos e a gente passe a ter uma saudável disputa dele com o Rafael pela titularidade da lateral direita.

Abs.

Rodrigo Federman disse...

Eduardo, rapaz, se com toda essa equipe (quantitativo) não tivermos boas prospecções, eu desisto. Hehehe
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Fora do Post.

Quem é quem no Departamento de Scouting do Botafogo:

Alessandro Brito: Head Scout
Raphael Rezende: Coordenador de Mercado
Henrique Simões: Coordenador de Analytics
Alfie Assis: Coordenador de Desempenho
Everson Rocha: Coordenador de Captação
Vinicius Bispo: Analista de Desempenho
Rodrigo Mira: Analista de Desempenho
Brunno Noce: Scout Pro
Cristian Costa: Scout Pro
William Santos: Scout Pro

https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2022/09/21/botafogo-amplia-area-de-scouting-e-monitora-jovens-na-america-latina.ghtml

Segundo essa mesma matéria, além de toda a análise através de ferramentas, estão fazendo também a observação "in loco', inclusive no exterior.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, haja coordenador! Esse setor não deve ser nada barato.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, que tem muita cabeça não se discute, mas não há motivos para que reclamem de acúmulo de funções e justamente por isso, os resultados devem ser excepcionais e o mais rápido possivel.
Que não me venham com zagueiro "de bola alta ofensiva interessante".
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

De acordo, Marcio.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Mais um fora do Post:

"O Cruzeiro divulgou a lista com os atletas relcionados para o jogo desta noite contra o Vasco, às 21h, no Mineirão. Uma vitória leva o time celeste de volta à Série A, depois de três anos disputando a Série B. Três jogadores ficaram de fora. Segundo o clube, Jajá reclamou de dores após uma pancada na coxa esquerda sofrida no treino. Bidu não foi relacionado, de acordo com a assessoria do Cruzeiro, por causa de ''assuntos particulares''. E Chay não foi escolhido por opção técnica."

https://www.hojeemdia.com.br/esportes/cruzeiro/cruzeiro-divulga-relacionados-para-enfrentar-o-vasco-jaja-bidu-e-chay-n-o-jogam-1.921954

Parece que o Chay não possui capacidade ociosa.

SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Marcio, nunca me enganou.
Abs e SA!!!

Daniel disse...

To sentindo um viés de alta, de coração. Esse jogo contra o Goiás, não quero criar expectativa, mas analisando racionalmente é um jogo que podemos vencer. Time equivalente ao deles, até ligeiramente melhor, numa condição - visitante - que o time parece gostar de jogar (mais reativo), eles sem seu artilheiro, não acharia uma zebra, colocaria em 55% a 45% de chance pra gente, e, acontecendo isso, terminaríamos a rodada em 9º, a uma posição da pré-libertadores faltando 10 rodadas. Claro, dar uma secadinha no America, mas é fazer a nossa parte na quarta, aliás vamos fechar a rodada.

SA

Rodrigo Federman disse...

Daniel, por mim, nem fico analisando os outros. Prefiro focar jogo a jogo apenas buscando as vitórias.
Abs e SA!!!

Marcio disse...

Rodrigo, um dos problemas é que o Botafogo trabalha muito para criar craques, ídolos, e muitos embarcam nessas propagandas.
O Chay está dentro desse contexto, embora reconheça que foi um bom colaborador na série B.
Reconhecer quem fez um bom trabalho está dentro do contexto, mas não pode se tornar escravo de uma situação por "gratidão"..
SA!!!

Rodrigo Federman disse...

Total de acordo, Marcio. Até dá para fazer certa comparação com o Jr. Santos por causa de um bom jogo. Rs
Abs e SA!!!

Fatos disse...

Isso aí, fazer a nossa parte

Rodrigo Federman disse...

Sim, Fatos.
Abs e SA!!!